Futebol
Exclusivo Leonino - João Gião recusa empréstimo e quer comprar lateral do Sporting
26 Jun 2026 | 16:51
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
16 Abr 2024 | 18:52 |
Giorgio Furlani nega que estejam em curso negociações para a venda de Rafael Leão. O diretor executivo do Milan concedeu uma extensa entrevista ao ‘Supertele’, emitido pela DAZN, e diz que o emblema rossoneri não precisa de vender os seus maiores ativos.
“Nós não precisamos de fazer vendas para recuperar das perdas. Sendo um clube lucrativo, temos a possibilidade de investir desde o início. Leão, Maignan e Theo Hernández estão felizes por permanecer no Milan e têm contratos longos”, começou por dizer.
E prosseguiu tecendo inúmeros elogios ao futebolista que cumpriu a sua formação no Sporting: “Rafael Leão é um jogador extraordinário, e, quando quer, é impossível travá-lo. É um belíssimo rapaz, que está sempre a sorrir, pelo que é bom fazer parte de um grupo com ele”.
Ekrem Konur, jornalista especializado no mercado de transferências, na sua conta no X, escreveu recentemente: “O PSG pode mesmo avançar pelo avançado do Milan, Rafael Leão, isto caso Marcus Rashford não queira abandonar o Manchester United. O português tem uma cláusula de rescisão de 175 milhões de euros”.
Contas feitas, se Rafael Leão rumar ao PSG por 175 milhões de euros, o emblema liderado por Frederico Varandas teria direito a 8,75 milhões, que correspondem ao mecanismo de solidariedade da FIFA, 5% do valor total da transferência. Resta saber se o negócio irá mesmo para a frente, dado que os responsáveis italianos só aceitam libertar o português pelo valor da cláusula.
Esta temporada, Rafael Leão – avaliado em 90 milhões de euros – realizou 40 encontros. Nos 3.078 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o ex-jogador do Clube de Alvalade marcou 13 golos e fez 11 assistências na conta pessoal.
Rafael Leão estreou-se com a Listada verde e branca a 12 de outubro de 2017, na deslocação do Sporting ao reduto do Oleiros, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal, tendo até feito o gosto ao pé. Ao todo, pelo Clube de Alvalade, o avançado fez apenas cinco encontros, marcando dois golos e fazendo uma assistência, antes de rescindir na sequência da invasão à Academia, em 2018.
Confira aqui o golaço de Rafael Leão na última partida do Milan frente ao Sassuolo:
Leões arrancam trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo com várias caras novas já confirmadas, como Issa Doumbia, Silas Andersen, Pedro Lima e Rodrigo Zalazar
27 Jun 2026 | 12:40 |
O Sporting já começou a preparar a nova temporada com uma abordagem muito clara ao mercado: os reforços foram assegurados com antecedência, mas novas entradas dependem diretamente de saídas no plantel. A ideia da SAD passa por equilibrar o investimento com as vendas, deixando o mercado praticamente “fechado” até surgir encaixe financeiro.
Nesse contexto, os leões arrancam os trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo com várias caras novas já confirmadas, como Issa Doumbia, Silas Andersen, Pedro Lima e Rodrigo Zalazar, reforços que chegaram para colmatar diferentes posições do plantel.
A estratégia de Bernardo Palmeiro e de Frederico Varandas passa agora por uma lógica de gestão: só haverá novas contratações caso saiam jogadores importantes, sobretudo ativos valorizados e com mercado internacional. O objetivo é evitar desequilíbrios financeiros e manter o controlo do investimento.
Entre os nomes mais sonantes que podem sair surgem Francisco Trincão, Pote, Gonçalo Inácio e Ousmane Diomande, todos jogadores com forte procura nas principais ligas europeias. A SAD sabe que qualquer transferência destas peças poderá desbloquear novas oportunidades no mercado, incluindo alvos já identificados para reforçar o plantel.
Em Alvalade, a sensação é de que o plantel ainda não está fechado, mas o ritmo das operações vai depender totalmente das propostas que chegarem. Maxi Araújo é outro caso seguido de perto por clubes da Premier League, embora o Sporting prefira manter o jogador e só equaciona a saída por valores praticamente irrecusáveis.
Apesar de ter renovado contrato recentemente até 2030, possibilidade de transferência nunca deixou de estar em cima da mesa para o jogador
27 Jun 2026 | 11:20 |
Francisco Trincão está cada vez mais perto de deixar o Sporting e o cenário mais provável passa por já não integrar a pré-temporada da equipa orientada por Rui Borges. A saída deverá ficar definida durante o período de férias do jogador, que se encontra atualmente ao serviço da Seleção Nacional no Mundial.
Tudo indica que o último jogo realizado antes da final da Taça de Portugal, frente ao Torreense, poderá ter sido o derradeiro do atleta com a camisola leonina. Tanto o jogador como a estrutura do Sporting acreditam que o ciclo em Alvalade chegou ao fim, segundo o jornal 'A Bola'.
O jogador terá direito ao habitual período de descanso, sendo precisamente nessa fase que o futuro deverá ficar resolvido. O futebolista prepara-se para encerrar uma passagem de quatro temporadas pelo Sporting, durante a qual somou 208 jogos, marcou 47 golos, fez 51 assistências e conquistou dois Campeonatos e uma Taça de Portugal.
Apesar de ter renovado contrato recentemente até 2030, a possibilidade de transferência nunca deixou de estar em cima da mesa. A Premier League continua a ser o destino preferido do jogador, com o Sporting a apontar a um encaixe entre os 40 e os 50 milhões. Também o Milan está na corrida.
Os leões investiram um total de 18 milhões de euros para garantir a totalidade do passe, depois de uma primeira época por empréstimo do Barcelona. Na última temporada, o camisola 17 voltou a assumir um papel de destaque, participando em 54 encontros, com 13 golos e 15 assistências.
Clube de Alvalade está atento ao mercado nacional e está em negociações com os minhotos para garantir contratação de futebolista
27 Jun 2026 | 09:20 |
O Sporting está atento ao mercado nacional e em negociações com o Gil Vicente para garantir a contratação de Rodrigo Rodrigues. O extremo, de 18 anos, é visto como um reforço para a equipa B leonina, que continuará a competir na Liga 2 na próxima temporada.
A possível chegada do jovem enquadra-se na estratégia adotada pela SAD verde e branca de recrutar talentos em fases iniciais da carreira, segundo o jornal 'A Bola'. O objetivo passa por antecipar a concorrência e potenciar atletas antes da sua valorização no mercado.
Rodrigo Rodrigues destacou-se recentemente ao serviço da equipa de sub-23 do Gil Vicente, contribuindo para a conquista da Taça Revelação. O atacante marcou um dos golos na primeira mão da final frente ao Santa Clara e foi uma das figuras da campanha da formação de Barcelos.
O crescimento do jovem refletiu-se também na integração na equipa principal do Gil Vicente, pela qual somou quatro jogos oficiais. O atleta já representa Portugal nas seleções jovens, acumulando internacionalizações e afirmando-se como um dos habituais convocados da equipa de sub-19.
Caso o negócio seja concluído, o extremo - avaliado em 100 mil euros - deverá juntar-se à equipa agora orientada por Tiago Fernandes, reforçando um plantel que continuará a servir de ponte entre a formação e a equipa principal, numa aposta clara do Clube no desenvolvimento de jovens com margem de progressão.
Exclusivo Leonino - João Gião recusa empréstimo e quer comprar lateral do Sporting
26 Jun 2026 | 16:51
Apontado ao Sporting fala de rivalidade com Trincão: "Sem fazer asneiras..."
26 Jun 2026 | 17:27
Paulo Robles deixa aviso sobre Palhinha no Sporting: "Apetites que não são muito benéficos"
26 Jun 2026 | 11:16