Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

GONÇALO PORTUGAL: UM HERÓI DISCRETO

É dia de Jogador da Semana e, desta vez, depois da excelente exibição no dérbi frente ao eterno rival, o guardião verde e branco foi a escolha da redação Leonino para este destaque

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

16 Mar 2020 | 11:03 |

Icon Comentário0

28 anos. Figura principal do nosso tricampeonato de futsal e, na última quinta-feira, também destaque no dérbi eterno da Taça de Portugal, que os leões venceram por 5-3, em Matosinhos (LER AQUI). Número 1 na camisola e, como tal, número 1 no principal risco do jogo: a baliza. Já perceberam de quem estamos a falar?


O Jogador da Semana para a redação Leonino é Gonçalo de Sousa Portugal, ou Gonçalo Portugal, como é conhecido no mundo do futsal. É altura de dar valor àqueles que, na maioria dos jogos, podem muitas vezes assumir o risco de ser considerado o herói ou o vilão. É a questão de se ser guarda-redes: muitas das vezes, quando têm uma exibição importante e segura ao longo dos 40 minutos – no caso desta modalidade em particular – não têm o destaque suficiente. No entanto, se forem “culpados” de algum golo, as atenções viram-se para eles. É por isso que estamos hoje aqui a destacar Gonçalo Portugal que, além de um elemento essencial no balneário do Sporting CP, surge nos momentos de crise com uma atitude calma e de segurança, que acaba por passar para toda a equipa. Passemos, então, à última partida. Nos últimos minutos de jogo, o SL Benfica de Joel Rocha optou pelo 5 para 4, algo que acabou por não resultar, muito graças à atenção e concentração de Gonçalo Portugal, que, nesses momentos finais, foi fulcral para garantir a vitória dos leões. Se não viu, veja abaixo o resumo da partida e conte o número de defesas do nosso guardião. (Sim, nós contámos, só neste vídeo estão oito, sendo que a terceira defesa deu em golo do Sporting CP).


https://www.youtube.com/watch?v=CDGw2oJibYo


O guardião verde e branco está em Alvalade desde 2007/08, tendo ingressado nos juniores C da modalidade, vindo do Shotokai Queluz. Até esta data, o nosso número 1 já teve dois empréstimos: AD Fundão (2014/15) e Quinta dos Lombos (2015/16). Neste momento, está completamente estabilizado na equipa de Nuno Dias e é uma das suas peças essenciais.

Esta época, Gonçalo Portugal já participou em 22 partidas e marcou dois golos, dividindo a baliza com Guitta – um dos melhores guarda-redes do mundo – e Bernardo Paçó – uma jovem promessa -, o português acaba por ser a estabilidade no meio de três opções muito distintas. Optando por um jogo mais entre os postes, onde é forte, esta época Gonçalo tem vindo a experimentar, cada vez mais, as subidas pela ala e a melhoria do seu jogo de pés, algo que tem testado em conjunto com Raúl Oliveira, histórico treinador de guarda-redes do Sporting CP e ex-guardião.



Modalidades

2 craques do Sporting são chamados à seleção A do Brasil

Leões voltam a marcar presença num palco internacional de peso e há dois nomes do plantel verde e branco que receberam agora uma novidade de destaque

Sporting tem dois jogadores chamados à seleção do Brasil de futsal para a Copa das Nações: Felipe Valério e Rufino são os convocados
Sporting tem dois jogadores chamados à seleção do Brasil de futsal para a Copa das Nações: Felipe Valério e Rufino são os convocados

24 Set 2026 | 12:41 |

Icon Comentário0

O Sporting está representado na convocatória da seleção brasileira de futsal para a Copa das Nações, competição que vai decorrer entre os dias 14 e 18 de outubro, no Paraná. Os leões colocam dois jogadores às ordens do selecionador Marquinhos Xavier, numa lista que também conta com atletas do Benfica.


Os dois nomes leoninos escolhidos são Felipe Valério e Rufino, que vão representar o Brasil numa competição internacional de grande exigência. A presença dos jogadores do Sporting reforça o peso que o emblema verde e branco continua a ter na seleção brasileira de futsal.


Felipe Valério é o mais experiente dos dois, contabilizando já 61 internacionalizações pela seleção brasileira. O futsalista surge, assim, como uma das figuras com maior experiência internacional entre os atletas chamados por Marquinhos Xavier para esta competição.


Já Rufino - contratado neste verão -  parte com um registo bastante mais curto ao nível da seleção principal, somando atualmente quatro internacionalizações pelo "Escrete". A Copa das Nações apresenta-se, por isso, como uma oportunidade para o jogador do Sporting aumentar esse número e conquistar ainda mais espaço nas opções do selecionador.

Além dos dois leões, a convocatória brasileira inclui também Arthur e Cléber Souza, ambos do Benfica. Arthur é o jogador com mais internacionalizações entre os quatro representantes portugueses, com 86 jogos, enquanto Cléber soma 15. O Brasil vai defrontar uma competição que conta ainda com Afeganistão, Cabo Verde, Indonésia, Japão e Peru.


Veja a lista de escolhidos:


Modalidades

Jogador do Sporting envolvido em episódio de violência e atingido com garrafa na cabeça

Atleta ficou de fora das opções do treinador verde e brancos na partida seguinte e ainda são notórias marcadas do episódio, uma vez que foi suturado

Diogo Santos, jogador de futsal do Sporting, esteve envolvido num episódio de violência num espaço noturno em Lisboa
Diogo Santos, jogador de futsal do Sporting, esteve envolvido num episódio de violência num espaço noturno em Lisboa

22 Set 2026 | 11:21 |

Icon Comentário0

Diogo Santos, jogador de futsal do Sporting, esteve envolvido num episódio de violência num espaço noturno em Lisboa, a 12 de setembro, e acabou por ser atingido com uma garrafa de vidro na zona da cabeça, necessitando de ser suturado no rosto.


Segundo o jornal Record, o ala de 23 anos encontrava-se acompanhado pelo colega Bruno Maior quando ocorreu a altercação. Diogo Santos ficou com o olho esquerdo bastante afetado, embora não tenha apresentado qualquer queixa junto das autoridades.


O episódio aconteceu poucas horas depois da vitória do Sporting sobre o Portimonense, por 1-0, na jornada inaugural da Liga Placard, disputada no Pavilhão João Rocha a 11 de setembro. Diogo Santos tinha sido titular nesse encontro.


Quatro dias depois, o internacional português ficou fora da ficha de jogo diante da AD Fundão, partida que os leões venceram por 7-0. Contactado sobre a ausência, o Sporting indicou que o jogador não foi utilizado devido a uma lesão num pé.

Diogo Santos regressou à competição este domingo, na goleada por 8-2 frente ao Famalicão. O 'camisola 7' começou no banco e foi lançado durante a partida em questão, apresentando ainda algumas marcas visíveis junto ao olho esquerdo.



Modalidades

⁠Atenção! Sporting anuncia bilhetes esgotados para dérbi com o Benfica

Mesmo numa fase inicial da competição, os adeptos da formação verde e branca fazem questão de estar presentes e de demonstrar apoio à equipa

Com três vitórias em três jornadas, a formação do Sporting contará com casa cheia no dérbi frente ao Benfica
Com três vitórias em três jornadas, a formação do Sporting contará com casa cheia no dérbi frente ao Benfica

21 Set 2026 | 16:00 |

Icon Comentário0

No próximo domingo, dia 27 de setembro, há dérbi de futsal marcado para o Pavilhão João Rocha. O pontapé de saída será dado às 16h45 e os comandados de Nuno Dias irão contar com o apoio dos Sportinguistas que esgotaram as bancadas dos verdes e brancos.


Desta forma, o Sporting informou, esta segunda-feira, através dos seus órgãos de comunicação oficiais, de que já não existem bilhetes disponíveis para a partida frente ao Benfica, a contar para a terceira jornada da fase regular da Liga Portuguesa.


No entanto, antes de receber a equipa da Luz, os leões deslocaram-se até ao norte de país para defrontar a equipa do Famalicão. Apesar de terem iniciado o encontro em desvantagem, a formação leonina conseguiu inverter o resultado e venceu por 8-2.


Por outro lado, a equipa comandada por Cassiano Klein deslocou-se até ao Algarve para defrontar a equipa do Portimonense, de onde apenas conseguiu sair com um empate a duas bolas (2-2). Apesar de terem estado a vencer por 2-0, a equipa do Algarve igualou o resultado.

Com três vitórias em três jogos realizados, fruto da antecipação da sétima jornada, a formação verde e branca entrará em campo com a ambição de consolidar o primeiro lugar na Liga Placard. Já a equipa do Benfica terá de reunir esforços para impedir que o seu grande rival se afaste na tabela classificativa.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting aproveita escorregadela do Benfica e goleia em Famalicão pela liderança isolada (8-2)
Modalidades

Sporting aproveita escorregadela do Benfica e goleia em Famalicão pela liderança isolada (8-2)

21 Set 2026 | 09:32

Icon Comentário0
Oficial! Sporting vai participar de Taça Intercontinental e já há adversários - Exclusivo confirmado
Modalidades

Oficial! Sporting vai participar de Taça Intercontinental e já há adversários - Exclusivo confirmado

18 Set 2026 | 16:28

Icon Comentário0
Jogador do Sporting suspenso entra em campo após dérbi com Benfica e leva novo castigo
Modalidades

Jogador do Sporting suspenso entra em campo após dérbi com Benfica e leva novo castigo

17 Set 2026 | 10:23

Icon Comentário0