
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Viktor Gyokeres está a viver uma temporada de sonho no Sporting e não esconde as suas ambições de alcançar o topo dos goleadores europeus. O avançado sueco ultrapassou recentemente o egípcio Mohamed Salah, do Liverpool, na luta pela Bota de Ouro, um prémio atribuído ao melhor marcador das ligas europeias pela European Sports Media. Gyokeres, com 38 golos na Liga Portuguesa, não vai descansar até alcançar a glória máxima e pretende terminar a temporada no topo da classificação de goleadores da Europa.
A luta pela Bota de Ouro não será fácil, mas o avançado sueco tem a seu favor o apoio total da equipa e do treinador Rui Borges, que tem adaptado a estratégia ofensiva do Sporting para maximizar as capacidades do sueco. Borges tem mostrado sensibilidade em relação à ambição do seu goleador, utilizando o poder ofensivo de Gyokeres como um pilar fundamental da manobra ofensiva da equipa. O treinador até se desfez em elogios ao sueco após a vitória por 5-0 sobre o Bessa, no qual marcou quatro golos, revelando que ainda não descobriu nenhum ponto fraco no avançado.
Apesar da vantagem numérica de Gyokeres sobre Salah na Liga Portuguesa, o coeficiente de Portugal é 1,5, o que faz com que o jogador leonino acumule 57 pontos, enquanto o egípcio beneficia de um coeficiente de 2 na Premier League. Este fator pode ser um entrave para o camisola '9' alcançar o topo da classificação de goleadores, mas a sua motivação permanece intacta. Além disso, a incrível média de golos por jogo que tem registado desde a chegada de Rui Borges, 1,13 golos por jogo, deixa todos em Alvalade confiantes de que o sueco poderá alcançar feitos ainda mais impressionantes.
Gyokeres também está a apenas quatro golos de bater o recorde de Mário Jardel no Sporting, que em 2001/2002 marcou 42 golos numa única temporada da Liga. E o recorde de Yazalde, com 46 golos, que ainda mantém a Bota de Ouro recebida há 50 anos, também está ao alcance do sueco se continuar a sua fantástica forma nos três jogos restantes da temporada.
A caminho de recordes históricos e com um futuro brilhante pela frente, Gyokeres promete ser o nome que todos os sportinguistas irão recordar como um dos maiores goleadores que já passaram por Alvalade. Agora, só resta saber até onde o sueco conseguirá chegar nesta temporada inesquecível.
Com os registos impressionantes que o jovem de 26 anos tem apresentado ao longo desta temporada, muitos são os tubarões europeus que têm os radares neste momento mais ativados do que nunca. No entanto, parece que existe um clube inglês que está mais perto de contratar Viktor Gyokeres. O que se sabe é que o avançado sueco quer continuar num clube que esteja presenta na Liga dos Campeões.
Diretor do jornal A Bola deixa muitos elogios a um jogador fundamental da equipa verde e branca e fala sobre a luta pela conquista do campeonato
|
Sporting e Benfica protagonizam uma disputa renhida pela conquista do campeonato, estando igualados no topo da classificação, com 75 pontos. Luís Pedro Ferreira, diretor do jornal A Bola, destaca a luta intensa entre leões e encarnados e deixa muitos elogios a Viktor Gyokeres que, na opinião do jornalista, “merece vencer a Bota de Ouro”.
“A luta dos dois rivais eternos continua taco a taco, golo a golo, com um coletivo encarnado a ter de lutar contra o maior fenómeno que se viu nos relvados portugueses em muitos, muitos anos”, começa por afirmar Luís Pedro Ferreira, num artigo de opinião publicado no jornal A Bola, referindo-se a Gyokeres.
O jornalista considera ainda que, independentemente de quem vença o campeonato, o goleador sueco será sempre o melhor: “Viktor Gyokeres será, de forma unânime, o jogador do campeonato, mesmo que o Sporting não o vença e o sueco merece, sem dúvida, ser Bota de Ouro europeu. Não é fácil, porque Gyokeres tem de marcar sempre muito mais que os outros, mas seria inglório estar tão perto e não o conseguir”.
Destacando as goleadas de Sporting e Benfica nos respetivos jogos da 31ª jornada, Luís Pedro Ferreira diz que os rivais estão atentos a todos os detalhes na luta pelo título: “Entre uma goleada e outra, a certeza que havia é de que antes de o Sporting ir à Luz não haveria campeão; na próxima jornada, saber-se-á se ambos podem fazer a festa no grande jogo ou apenas um. Até lá, joga-se tudo no pormenor, da gestão dos amarelos, aos minutos de compensação. Todos correm para a Luz, e que cheguem lá como o dérbi e esta disputa merece: com Benfica e Sporting na máxima força para realmente ver quem é melhor este ano”.
Vale lembrar que o dérbi entre Sporting e Benfica, referente à 33ª jornada da Liga Portugal Betclic, está agendado para as 18h do próximo dia 10 de maio (sábado), no Estádio da Luz. Antes, os verdes e brancos medem forças com o Gil Vicente, num jogo marcado para o próximo domingo, às 20h30, no Estádio José Alvalade.
Jogador que esteve ausente dos relvados durante um largo período de tempo voltou à competição e já partilhou uma mensagem com os apoiantes
|
É uma das melhores notícias do ano para os adeptos do Sporting! Pedro Gonçalves - conhecido no mundo do futebol como Pote - está oficialmente de regresso à titularidade na equipa verde e branca, e já reagiu ao seu regresso, através das redes sociais.
"Joga e luta com a garra de um leão", escreveu Pote, nas suas redes sociais, junto com uma fotografia sua durante o encontro. A publicação conta, de momento com mais de 12 mil 'likes' e milhares de comentários de adeptos do Sporting, encantados com o regresso do português.
Apesar de ter sido titular pelo segundo encontro consecutivo - após ser escolhido por Rui Borges na partida da Taça de Portugal, frente ao Rio Ave - Pote voltou a ser substituído, tal como em Vila do Conde, ao intervalo do encontro. O treinador explicou os motivos, após o término da partida no Bessa.
"Sim, era algo que também estava um bocadinho definido. O Pote tinha feito 45 minutos, não teve uma semana normal para recuperar", disse o Rui Borges, garantindo que já era sabido de antemão que o internacional português não podia cumprir a totalidade do jogo.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 30 milhões de euros – leva 16 encontros: 11 na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 999 minutos disputados, o internacional português marcou cinco golos e fez seis assistências.
Futuro de Gyokeres no clube de Alvalade parece traçado, mas um pormenor pouco conhecido pode atrasar a transferência milionária do avançado sueco
|
A transferência de Viktor Gyokeres pode ser decidida muito em breve, mas o momento exato para sua concretização está em jogo. O avançado sueco, que se tornou um dos maiores goleadores da história recente do Sporting, está a atrair olhares de grandes clubes europeus, principalmente da Inglaterra. No entanto, um fator financeiro específico pode determinar quando a sua transferência será oficializada.
De acordo com Pedro Sousa, comentador do NOW, o futuro de Gyokeres está ligado ao ano financeiro do clube de Alvalade. O especialista acredita que o desempenho do avançado nos últimos jogos da temporada, incluindo uma possível Bota de Ouro e a final da Taça de Portugal, não terá impacto no momento da sua transferência. "Tudo somado, eu acho que, tudo o que ele venha a fazer até ao fim, mesmo sendo Bota de Ouro, nestes três jogos mais um jogo que é a final da Taça de Portugal, não terá impacto na transferência", explicou Pedro Sousa.
O que realmente importa, segundo o comentador, é o ano financeiro do clube. "Os clubes funcionam: o ano financeiro acaba a 30 de julho, como as épocas desportivas, não é como as empresas que acaba a 31 de dezembro", acrescentou. Isto significa que, mesmo com a enorme valorização de Gyokeres, a sua venda só será efetivamente oficializada a partir de julho, quando o ano financeiro do Sporting terminar.
O Sporting já conseguiu fechar o seu ano financeiro com as vendas de jogadores como Quenda, Essugo e Edwards, o que dá maior margem de manobra para concretizar a venda do avançado sueco. "O Sporting já fez o seu ano financeiro com a venda do Quenda e do Essugo e agora, junto a do Edwards... já fez largamente o seu ano financeiro", afirmou Pedro Sousa.
Com 52 golos em 48 jogos na temporada 2024/25, Gyokeres continua a ser uma das figuras mais cobiçadas no mercado. O seu desempenho extraordinário pelo Sporting e a sua capacidade de decisão têm colocado o clube no centro das atenções, mas a sua saída do clube só será concretizada no novo ano financeiro. O clube leonino, assim aguarda com paciência a janela de transferências, consciente de que o camisola '9' tem mercado e que a sua saída pode representar uma grande quantia para reforçar as suas contas. Recorde-se que existe um clube inglês, bastante interessado em Viktor Gyokeres.