Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Viktor Gyokeres voltou a marcar, na vitória do Sporting, por 3-2, sobre o Boavista. O sueco fez apenas o segundo golo dos últimos cinco jogos, mas João Pereira, quando questionado sobre uma possível 'seca' do matador, defendeu o atacante leonino.
"Podem esperar o trabalho máximo da estrutura para continuar a ganhar. O Viktor? Atenção que o ponta-de-lança não serve só para fazer golos", começou por dizer o técnico verde e branco, ilibando o desempenho recente do 'camisola 9' dos leões.
"Há muito trabalho envolvido. Ele é mais um jogador que tem muitos minutos nas pernas, corre muito, pressiona, faz sprints. Valorizo várias coisas, não só os golos", admitiu João Pereira, deixando elogios rasgados ao avançado do Clube de Alvalade.
Viktor Gyokeres - avaliado em 70 milhões de euros – foi utilizado em 24 encontros (2.000 minutos) esta temporada ao serviço do Sporting, onde apontou 26 golos e fez cinco assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação pelo ‘camisola 9’. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Treinador dos verdes e brancos abordou assunto do qual não costuma falar, após ter sido questionado pela imprensa presente no Estádio José Alvalade
|
0O Sporting venceu o Boavista, por 3-2. No final do encontro, João Pereira foi questionado sobre as ausências e, apesar de admitir que não costuma abordar os atletas que não vão a jogo, explicou que o plantel tem vários indisponíveis, o que atrasa a adaptação a novas ideias.
"Eu quando perdia não gostava de falar dos jogadores que estão de fora. Soa sempre a desculpa. Hoje estou mais contente, os jogadores também, os adeptos inclusive. Mas a verdade é que temos muitos lesionados, temos de gerir muitos deles, e muitos que continuam a fazer muitos minutos", começou por dizer.
"Tenho de lhes tirar o chapéu. As pessoas esquecem-se de algumas coisas importantes. Podemos dizer que hoje tivemos novamente dois miúdos de 17 anos a jogar, o Morten, o Viktor, que jogaram nas seleções. Continuam a fazer tudo para dar a volta ao ciclo em que nos encontrávamos. Tirar-lhes o chapéu por todo o sacrifício". admitiu João Pereira.
Com a vitória – a 18.ª em 24 encontros na presente temporada –, os comandados de João Pereira seguem na liderança da Liga Portugal Betclic, com 36 pontos. O segundo lugar é ocupado pelo Benfica, que tem 31 pontos, mas menos dois jogos. No terceiro posto, está o Porto com 31 (menos um jogo).
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 18 de dezembro, frente aos açorianos do Santa Clara, em jogo relativo aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.
Jogador dos verdes e brancos tem sido destaque esta temporada, mas ligação com a baliza adversária foi visada por pilar dos leões
|
0qO Sporting venceu o Boavista, por 3-2, na 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Geovany Quenda voltou a ser titular no lado esquerdo do ataque, à semelhança do que tinha acontecido diante do Club Brugge. No final do encontro, João Pereira explicou a opção.
"Conheço bem o Quenda, esteve muito tempo comigo nos sub-23 e a posição dele era a do Trincão. Foi utilizado como ala, mas como recurso", começou por dizer o treinador dos verdes e brancos, questionado sobre o facto de Marcus Edwards ter perdido o lugar na frente.
"Sei que tem caraterísticas para jogar ali, do lado esquerdo experimentámos. Tem bom passe, definição, falta-lhe golo e vai ganhar isso. Está a corresponder ao que lhe foi pedido", admitiu João Pereira, garantindo que o jovem terá de melhorar a finalização.
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado no Clube de Alvalade apontou 11 golos e fez sete assistências na conta pessoal.
Geovany Quenda - avaliado em 15 milhões de euros - leva 24 partidas na presente temporada, nas quais disputou 1.610 minutos dentro das quatro linhas. O desequilibrador canhoto tem, para já, uma assistência e dois golos apontados. Na Supertaça, diante do Porto, e frente ao Famalicão.
Treinador dos verdes e brancos vê nova baixa no plantel dos leões, que tem sido atormentado por lesões nos últimos tempos
|
0Jeremiah St. Juste é baixa por tempo indeterminado. O central do Sporting vinha a ganhar ritmo na equipa, mas foi afastado da vitória diante do Boavista (3-2), devido a um síndrome gripal que o vai manter fora das escolhas de João Pereira até recuperar.
A informação foi revelada pelo Clube de Alvalade, momentos antes do início da partida. Tudo apontava para que o neerlandês voltasse ao onze inicial, após ter sido suplente utilizado frente ao Club Brugge, mas o técnico dos leões não contou com o 'camisola 3' por motivos de saúde.
O defesa junta-se assim a um lote extenso de indisponíveis para as próximas partidas: Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Hidemasa Morita e Daniel Bragança não poderão contribuir nos encontros que aí vêm, tendo todos data de previsão de regresso apenas em 2025.
Na temporada passada, St. Juste – avaliado em 8 milhões de euros – fez 20 encontros: 11 no Campeonato Nacional, quatro na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Ao todo, nos 1.026 minutos que disputou, o jogador de 27 anos marcou um golo e fez uma assistência. Este ano, apenas soma 11 partidas (436 minutos).
Jeremiah St. Juste chegou ao Sporting em 2022, oriundo do Mainz, da Bundesliga, a troco de quase 10 milhões de euros. Desde então, o defesa-central neerlandês realizou 58 encontros, marcou dois golos, fez uma assistência e conquistou um Campeonato Nacional (2023/24). O atleta tem contrato com os leões até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.