
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Frederico Varandas vai recandidatar-se à Presidência do Sporting. O mandato do atual líder máximo dos verdes e brancos termina em 2026, mas com o Plano Estratégico - apresentado por André Bernardo na passada quinta-feira - para os próximos 10 anos, o dirigente leonino pretende continuar em funções.
Segundo o jornal A Bola, a ideia "está em maturação", mas é possível que Varandas queira estender o mandato até 2030, de forma a acompanhar de perto o crescimento do Clube e das infraestruturas do Estádio José Alvalade, como apresentado pelo administrador da SAD verde e branca.
O diário desportivo refere, no entanto, que, caso Varandas termine a jornada como Presidente do Sporting, haverá um sucessor interno - tal como tinha noticiado em Exclusivo o Leonino, no passado dia 28 de novembro de 2023.
Frederico Varandas foi eleito pela primeira vez em 2018, arrecadando 42,32% dos votos. O segundo posto, com 36,84% pertenceu a João Benedito, antigo guardião do futsal verde e branco, com José Maria Ricciardi a fechar o pódio - 14,55%. No total, votaram 22.510 mil Sócios.
Em 2022, o Presidente leonino foi reeleito, com uma maioria esmagadora. Varandas arrecadou 85,8% dos votos, contra os 7,3% de Nuno Sousa e 2,95% de Ricardo Oliveira. A afluência às urnas baixou, registando-se apenas 14.795 Sócios votantes.
Varandas admitiu a entrada de um novo investidor na SAD do Sporting:
Treinador verde e branco quebra silêncio e deixa recado direto antes do jogo decisivo que poderá quebrar jejum de 71 anos em Alvalade
|
Na antevisão da última jornada do campeonato, que poderá consagrar o Sporting como bicampeão nacional ao fim de 71 anos, Rui Borges aproveitou para esclarecer o que muitos consideraram um 'bate-boca' com o Vitória de Guimarães. As declarações do técnico, após o dérbi, causaram polémica, mas o treinador leonino não fugiu às perguntas e colocou tudo em pratos limpos.
“Vocês levam as coisas para o lado que quiserem”, começou por afirmar, visivelmente tranquilo perante a agitação mediática. Rui Borges fez questão de sublinhar que, antes das palavras que geraram tanta especulação, falou bastante bem do clube minhoto desde os jogadores à equipa técnica. “Estou completamente desligado do ruído”, garantiu, assegurando que está focado apenas no Sporting e no objetivo de conquistar o título.
O treinador deixou claro o seu apreço pelos vimaranenses, reconhecendo a importância que teve no seu percurso. “Se estou aqui, devo ao Vitória também”, afirmou, agradecendo à antiga equipa pela oportunidade que lhe deu e reconhecendo a competência que encontrou no D. Afonso Henriques.
Questionado sobre a possibilidade de um empate que favoreça ambas as equipas - caso o Benfica não ganhe em Braga -, Rui Borges foi perentório: “Têm também um objetivo enquanto clube e vão entrar superconcentrados, focados e motivados", mas admitiu que Sporting "quer ganhar".
O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 18 de maio, frente ao Vitória de Guimarães, em jogo válido para a 34.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O duelo diante da turma de Luís Freire tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio José Alvalade e decide o título.
Em conferência de imprensa, treinador da equipa verde e branca comentou situação que causou muita polémica, depois do dérbi frente ao Benfica
|
O empate 1-1 no dérbi frente ao Benfica, no passado sábado, colocou o Sporting em excelente posição para se sagrar bicampeão nacional. Depois do encontro no Estádio da Luz, os adeptos do Clube de Alvalade protagonizaram festejos efusivos. Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo frente ao Vitória de Guimarães, Rui Borges disse que compreende a alegria dos apoiantes leoninos e assegurou que a equipa continua focada.
“Não desagradou e tive a oportunidade de falar disso no final do jogo. A alegria é natural, mas é uma alegria no sentido de estarmos prestes a jogar a decisão em nossa casa. Eles sentem que serão importantes. A euforia percebe-se”, começou por afirmar o treinador do Sporting.
Rui Borges garantiu ainda que a equipa verde e branca está totalmente concentrada na conquista dos três pontos, no jogo frente ao Vitória de Guimarães: “Para a equipa, sabem bem que não ganhámos. Temos 100 minutos para jogar amanhã e é isso que vai decidir. Temos de ser capazes de ultrapassar uma grande equipa para sermos campeões. É nisso que estamos focados”.
Vale lembrar que, com o empate frente ao Benfica, o Sporting garantiu vantagem no confronto direto frente aos encarnados – o primeiro critério de desempate previsto nos regulamentos da Liga. Os festejos dos adeptos leoninos, após o dérbi, deram muito que falar e foram criticados por algumas figuras do Clube de Alvalade, como o antigo jogador Fernando Mendes.
Este sábado, em caso de triunfo na receção ao Vitória de Guimarães, o Sporting celebrará a conquista do título de campeão nacional. O jogo é referente à 34.ª e última jornada da Liga Portugal Betclic e será arbitrado por Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria. Os leões estão na liderança do campeonato, com 79 pontos, e estão, assim, a um pequeno passo de conquistar o bicampeonato.
Verdes e brancos disputam última jornada da Liga Portugal Betclic diante dos minhotos e, se igualarem resultado do Benfica, são campeões nacionais
|
Morten Hjulmand vai falhar o Sporting - Vitória de Guimarães. Em antevisão à partida, Rui Borges não escondeu que o 'camisola 42' faz muita falta, mas não quis estabelecer uma comparação com a receção ao Gil Vicente, na qual o dinamarquês entrou apenas na segunda parte.
"Os jogos são totalmente diferentes. É um jogador importante, tem peso por ser o nosso líder dentro de campo, é o nosso capitão. Claro que tem peso", admitiu Rui Borges, não escondendo que Morten Hjulmand é um dos grandes destaques do plantel.
Apesar da ausência do capitão, Rui Borges garante que "a equipa tem sido capaz de responder", uma vez que "o espírito coletivo é muito grande. "A crença, a coragem e a ambição deste grupo são infinitas", assegurou o treinador do Sporting, mostrando-se preparado para a partida.
Na presente temporada, Hjulmand - avaliado em 45 milhões de euros - soma 46 partidas: 28 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outra na Supertaça. No total, o capitão dos leões disputou 3.767 minutos, tendo feito três golos e duas assistências.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 18 de maio, frente ao Vitória de Guimarães, em jogo válido para a 34.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O duelo diante da turma de Luís Freire tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio José Alvalade e decide o título.
Futebol na TV (16 de maio) Cristiano Ronaldo e filho em dia de decisões e Chelsea - United na agenda