Futebol
Pote quebra silêncio sobre saída do Sporting: “Queria participar e jogar, mas…”
02 Out 2026 | 09:24
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
28 Nov 2024 | 06:59 |
Viktor Gyokeres tem sido um dos principais nomes do Sporting falados após a partida frente ao Arsenal. Desta vez, no entanto, o motivo é o de uma exibição menos bem conseguida em comparação ao que já tem habituado o mundo do futebol. A imprensa inglesa tem caído em cima do internacional sueco desde então.
"Era uma noite importante, mas falhou o teste. Pareceu desesperado por um momento que nunca chegou. Foi, simplesmente, incapaz de aguentar a bola contra a força e o poderio do dueto defensivo do Arsenal", escreveu o portal football.London.
"Diz-se que Gyokeres pode valer até 100 milhões de euros este verão. Para valer tanto, um jogador tem de ser capaz de ultrapassar todos os desafios. Contra dois defesas de grande qualidade, como Gabriel e William Saliba, ficou curto", pode ler-se ainda.
Viktor Gyokeres - avaliado em 70 milhões de euros – foi utilizado em 20 encontros (1.640 minutos) esta temporada ao serviço do Sporting, onde apontou 24 golos e fez quatro assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação pelo ‘camisola 9’. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Viktor Gyokeres é uma autêntica máquina. Confira aqui:
Técnico dos verdes e brancos tem 'problema' para gerir a frente de ataque dos leões no atribulado mês de outubro que acabou de iniciar
02 Out 2026 | 10:32 |
Fotis Ioannidis prepara-se para regressar ao onze inicial do Sporting. O avançado de 26 anos tem uma titularidade no horizonte e deverá começar de início diante do Braga ou, quatro dias depois, na deslocação ao terreno do Lens, para a Liga dos Campeões.
Segundo o jornal A Bola, a escolha dependerá sobretudo da condição em que Luis Suárez regressar dos compromissos internacionais pela Colômbia. Independentemente da decisão de Rui Borges, o cenário traçado prevê que Ioannidis seja titular num dos dois próximos encontros dos leões.
O internacional grego chega a esta fase com argumentos reforçados. Somou 148 minutos ao serviço da seleção nesta pausa e esteve particularmente inspirado no empate a duas bolas frente aos Países Baixos, no qual assinou um golo e uma assistência.
Ioannidis já tinha começado a temporada como primeira opção para a frente de ataque do Sporting. Um problema na zona lombar, sentido por altura do encontro com o Alverca, interrompeu essa sequência e permitiu a Suárez recuperar terreno e assumir a titularidade.
Agora, a situação pode voltar a abrir espaço ao helénico. O colombiano marca há sete encontros consecutivos, mas terá pela frente uma longa deslocação após os compromissos da seleção. Caso regresse em condições, deverá manter o lugar frente ao Braga; nesse cenário, Ioannidis fica apontado ao onze diante do Lens.
Se o desgaste de Suárez aconselhar maior cautela, Rui Borges poderá antecipar a aposta no grego para a Pedreira. A gestão ganha importância devido à curta distância entre os dois desafios e à necessidade de o Sporting apresentar soluções frescas numa fase exigente do calendário.
Verdes e brancos vão enfrentar um mês de outubro bastante apertado com várias partidas para três competições diferentes e o técnico exige rotação
02 Out 2026 | 10:07 |
João Simões está cada vez mais perto de voltar a somar minutos pela equipa principal do Sporting. Depois de ultrapassar uma longa recuperação a uma fratura no quinto metatarso do pé direito, o médio de 19 anos tem ganho ritmo em Alcochete e aponta agora ao regresso em pleno.
O jogador voltou à competição a 14 de setembro, pela equipa B, frente ao Lusitânia de Lourosa, e tem aproveitado a pausa para as seleções para trabalhar de perto com Rui Borges. A ausência de vários internacionais reduziu o grupo disponível e permitiu ao 'camisola 8' ganhar terreno junto da equipa técnica.
A deslocação ao terreno do Braga, marcada para 9 de outubro, pode já abrir espaço para João Simões, mas a ideia de Rui Borges passa sobretudo por recuperá-lo para as exigências da Liga dos Campeões. Quatro dias depois da visita à Pedreira, o Sporting defronta o Lens, em França.
A proximidade entre os dois compromissos deverá obrigar Rui Borges a promover alguma rotação, cenário que pode beneficiar diretamente o jovem médio. João Simões está fora das escolhas das seleções portuguesas nesta pausa e chegará ao regresso das competições com várias sessões de trabalho acumuladas em Alcochete.
A Champions não é, de resto, um palco desconhecido para o jogador formado no Sporting. Na última temporada, João Simões disputou 10 encontros na prova milionária, nove deles como titular, num total de 654 minutos. Foi precisamente na Liga dos Campeões que realizou o último encontro oficial antes da longa paragem. O médio alinhou na segunda mão dos quartos de final frente ao Arsenal, no Emirates, e esteve perto de marcar já em período de compensação, num remate de pé esquerdo que passou pouco ao lado.
Internacional grego regressou da seleção com bastantes queixas, mas situação pode não ser tão problemática como inicialmente esperado
02 Out 2026 | 09:44 |
Georgios Vagiannidis pode, afinal, recuperar a tempo da deslocação do Sporting ao terreno do Braga. O lateral-direito regressou mais cedo da seleção da Grécia devido a um desconforto muscular, mas os cenários de maior gravidade foram entretanto afastados pelo departamento médico leonino.
Segundo o jornal A Bola, o jogador de 25 anos já foi observado em Alcochete e existem hipóteses reais de estar disponível para Rui Borges no encontro de 9 de outubro, na Pedreira. Vagiannidis tinha sido substituído ao intervalo da vitória grega frente à Alemanha, por 1-0, depois de ter cumprido os 90 minutos diante da Sérvia.
A possível recuperação abre novamente uma solução que Rui Borges tinha traçado antes da lesão. A ideia passava por utilizar Vagiannidis no corredor direito e deslocar Iván Fresneda para a esquerda, permitindo gerir Maxi Araújo após uma pausa internacional particularmente desgastante.
O internacional uruguaio vai regressar ao Sporting depois de uma viagem superior a 42 mil quilómetros pela Ásia, onde passou por Japão, Coreia do Sul e Índia. A elevada utilização ao serviço do Uruguai obriga a uma gestão cuidada, sobretudo tendo em conta o ciclo exigente que os leões terão pela frente após a pausa FIFA.
Caso Vagiannidis esteja mesmo apto, Rui Borges poderá evitar lançar Maxi de início em Braga e reduzir o risco de sobrecarga física. Fresneda já foi utilizado anteriormente no lado esquerdo e a coexistência dos dois laterais no mesmo onze não é uma novidade para a equipa técnica.
Pote quebra silêncio sobre saída do Sporting: “Queria participar e jogar, mas…”
02 Out 2026 | 09:24
Ioannidis mostra o que vale! Avançado do Sporting marca e assiste pela Grécia (vídeo)
02 Out 2026 | 08:58
Exclusivo Leonino - Contestação aperta Micael Sequeira e Varandas toma posição no Sporting
01 Out 2026 | 15:51