Futebol
Sporting evita Benfica no sorteio, mas pode haver dérbi na final da Taça da Liga
04 Fev 2026 | 16:47
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
15 Abr 2025 | 12:32 |
Está a aquecer a novela de mercado entre o o Sporting e o Panathinaikos, com os leões prontos a investir forte para garantir dois dos maiores talentos do futebol grego: Vagiannidis e Ioannidis. A SAD liderada por Frederico Varandas quer fechar os dois reforços por 30 milhões de euros, mas um detalhe inesperado pode baralhar as contas, e vem diretamente de Milão.
O Inter, de Itália, detém 38% dos direitos económicos de Vagiannidis, lateral direito de 23 anos, e está a exigir o pagamento da sua fatia caso se concretize a transferência para Alvalade. O Panathinaikos, por sua vez, quer encaixar oito milhões de euros limpos com a venda, empurrando para o Sporting a responsabilidade de pagar os três milhões que cabem aos italianos. Resultado: a operação pode chegar aos 11 milhões de euros só por Vagiannidis.
O Sporting, contudo, não está disposto a subir tanto. Os leões começaram por oferecer seis milhões de euros, valor prontamente rejeitado, e mais tarde subiram a proposta para oito milhões, incluindo variáveis. Ainda assim, os gregos mantêm-se firmes quanto à sua exigência.
Além de Vagiannidis, a estrutura de futebol verde e branca mantém o radar bem apontado a Ioannidis, avançado que foi o grande alvo do clube no último verão. O negócio acabou por falhar na reta final, mas os leões não desistiram e querem juntar os dois gregos numa só contratação. O Fulham, de Marco Silva, antigo técnico leonino, também está interessado, mas segundo a imprensa inglesa, o Sporting está em vantagem e pode fechar o acordo em breve.
O Panathinaikos, orientado por Rui Vitória e com Fyssas como diretor-desportivo, está atualmente no segundo lugar da liga grega, o que reforça a visibilidade dos seus jogadores. Se o Sporting conseguir ultrapassar os obstáculos financeiros, Vagiannidis e Ioannidis poderão vestir de verde e branco na próxima época e reforçar ainda mais um plantel que promete lutar por tudo.
Apesar das dificuldades, emblema verde e branco mantém a intenção de prolongar o vínculo com o jogador, a quem reconhece potencial de crescimento
05 Fev 2026 | 03:00 |
O processo de renovação de contrato de Mauro Couto com o Sporting tem conhecido alguns entraves nas últimas semanas, sabe o Leonino. O jogador tem sido uma peça central nas negociações, com vários pontos ainda por definir, o que tem atrasado a chegada a um entendimento final entre as partes.
Apesar das dificuldades, ao que o nosso Jornal apurou, o diálogo entre as partes nunca foi interrompido. O Clube mantém a intenção de prolongar o vínculo (que é válido até 2027) com o atleta, que é visto internamente como um elemento importante para o projeto desportivo a médio prazo.
As negociações já prosseguem há alguns meses (tal como o Leonino adiantou, em Exclusivo), sendo que ambas as partes demonstram confiança num desfecho positivo. Ainda assim, não existe qualquer acordo fechado, nem valores totalmente definidos.
O Sporting mantém-se tranquilo quanto ao desenrolar do processo, acreditando que será possível encontrar uma solução que vá ao encontro das expetativas do clube do jogador de 20 anos. Até lá, o dossiê Mauro Couto continua em cima da mesa, com novidades esperadas apenas quando houver um consenso definitivo.
Mauro Couto - avaliado em 450 mil euros - tem 1.028 minutos somados em 17 partidas pela equipa B do Sporting, com dois golos marcados e duas assistências na conta pessoal. O jogador já conquistou um Campeonatos Nacional e uma Taça de Portugal pelo Clube de Alvalade.
Clube de Alvalade reforça ligação com bases leoninas para potencializar desenvolvimento dos atletas e dar frutos no futuro
04 Fev 2026 | 17:49 |
O Sporting assinou esta terça-feira acordos de protocolos com vários Núcleos do clube espalhados pelo país, mais concretamente os do Solar do Norte, de Aveiro, Ançã e Olhão. Na nota publicada no site oficial, o emblema leonino dá conta de que esta acaba por ser uma ligação reforçada, desta feita entre a Academia de Alcochete e as referidas associações que representam vários associados dos verdes e brancos.
Desta forma, é reforçada uma parceria que pode inclusive trazer vários jogadores jovens pertencentes aos diversos Polos Sporting para a Academia principal. Na Academia Cristiano Ronaldo, marcaram presença todos os presidentes dos quatro Núcleos em causa, isto além de Carlos Tavares, Pedro Ilharco e Rodolfo Silva, representantes do scouting do Sporting localmente e ainda Ricardo Correia, coordenador do departamento de estratégia, avaliação e talento do clube.
Em declarações aos meios do Clube de Alvalade, Paulo Gomes, co-director geral da Academia, destacou o momento. "É muito importante para o Sporting ter esta ligação com os seus Núcleos espalhados pelo país. Estes quatro, em concreto, trabalham em harmonia com o futebol de formação do Sporting. Dignificam e mostram o trabalho que é feito pelo Sporting a nível local e regional", assumiu.
Por sua vez, Rúben Santos, presidente do Núcleo sportinguista de Aveiro, apontou que "é muito importante vincar esta ligação", enquanto Armando Jesus, presidente do Núcleo de Ançã, considerou como mote "viver o Sporting 24 horas por dia e ser úteis ao clube". "É importante que o talento se concretize e o resultado mede-se pelo número de atletas que todos os anos entram na Academia", referiu ainda António Magalhães, líder do Solar do Norte, Núcleo leonino da cidade do Porto, ao passo que António Cerejo, homólogo no Núcleo de Olhão, corroborou: "De ano para ano temos sedimentado esta relação com a Academia e queremos continuar a apostar no desenvolvimento desta parceria".
Vale lembrar que o fundador do Núcelo sportinguista de Leiria, Bernardes Dinis, recorreu, há uns dias atrás, às suas redes sociais para dar conta dos estragos que as cheias provocaram no espaço do Museu do Sporting, em Leiria, que reúne inúmeras peças relacionadas com o Clube de Alvalade.
Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, a equipa de arbitragem para o clássico
04 Fev 2026 | 17:12 |
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) comunicou a equipa de arbitragem nomeada para o clássico contra o Porto, da 21ª Jornada da Liga Portugal Betclic, que será liderada por Luís Godinho, que esteve presente na eliminação do Sporting contra o V.Guimarães na Taça da Liga.
O juiz da Associação de Futebol de Évora contará com Rui Teixeira e Pedro Mota como assistentes. Já o quatro juiz será Hélder Carvalho, enquanto que o VAR do duelo contará com o contributo de Tiago Martins e o AVAR ficará encarregue por Pedro Felisberto.
Luís Godinho não traz boas memórias aos adeptos do Clube de Alvalade e já foi criticado por Sousa Cintra, após um empate muito polémico frente ao Famalicão (2-2) em 2020/21, onde o árbitro anulou um golo aos leões, que daria o triunfo, e expulsou elementos da equipa leonina.
Sousa Cintra chegou a afirmar que o árbitro parecia ter “alergia ao Sporting” e sugeriu ainda que o seu desempenho teria sido orientado por “interesses” externos, pedindo que o Conselho de Arbitragem tomasse medidas diante da atuação considerada incompetente. Após o encontro, ficou célebre a expressão de Ruben Amorim: "Onde vai um vão todos".
Antes do duelo decisivo de dia 9 de fevereiro, o Sporting volta a entrar em campo esta quinta-feira, dia 5, frente ao AVS. O encontro, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á no Estádio José Alvalade pelas 20h45.