Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting venceu o Porto (1-0), em Leiria, graças ao golo de Viktor Gyokeres, e garantiu a presença na final da Taça da Liga, que se vai realizar no próximo sábado, diante do Benfica ou do Braga. Na conferência de imprensa, Rui Borges foi questionado sobre o interesse em Alberto Costa, lateral do Vitória de Guimarães, mas optou por elogiar Iván Fresneda, ala dos leões.
"O Alberto é um jogador do Vitória, não é do Sporting. Logo por aí, não posso falar mais do que isso. O Fresneda eu disse ontem na antevisão que é jogador do clube. É um jogador em quem acredito, tem trabalhado muito bem, tem uma personalidade muito boa, trabalha imenso".
"Hoje teve oportunidade, porque a mereceu. Fez um belíssimo jogo, uma primeira parte não tão bem em termos ofensivos, podia ter tomado decisões melhores, mas defensivamente esteve muito bem. A segunda parte foi muito boa em termos ofensivos e defensivos. O miúdo teve a oportunidade, agarrou-a, é jogador do Sporting e conto com ele sempre", afirmou.
De recordar que Alberto Costa, caso se mude para o Sporting, vai reencontrar Rui Borges, técnico que o lançou na equipa A dos vimaranenses antes de trocar o Vitória de Guimarães pelo emblema de Alvalade, depois da saída de João Pereira após uma crise de resultados.
O atleta tem uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros no contrato renovado em outubro até 2028. Formado no Vitória de Guimarães, Esta temporada, Alberto Costa leva 20 jogos, 15 como titular, pela primeira equipa dos vimaranenses, somando um golo e duas assistências.
Técnico falou sobre ala do Clube de Alvalade que foi titular no lado direito da defesa, tendo sido substituído apenas aos 89 minutos do encontro
|
0Rui Borges fez o rescaldo do duelo entre o Sporting e o Porto das meias finais da Taça da Liga. O conjunto de Alvalade venceu por 1-0 e é o primeiro finalista da competição. No final do encontro, o técnico avaliou a exibição de Iván Fresneda, ala que tem sido apontado à saída, e diz que o jogador "vai ser um grande lateral direito no futuro".
"Saí satisfeito com toda a equipa, a atitude competitiva foi muito boa. Os primeiros 25 minutos da segunda foram de muita qualidade. O Maxi fez um grande jogo, tem muita energia e às vezes ajuda os colegas. O Iván não tem muitos minutos, mas percebeu muito bem o que tinha que fazer. É um jogador em quem acreditamos imenso. Acho que vai ser um grande lateral direito no futuro", referiu.
"Senti que nos faltava um pouco de energia e pedi isso ao intervalo. Entrámos muito bem na segunda parte, fizemos uma segunda parte muito boa. Depois mesmo com o bloco mais baixo o Porto não criou um claro perigo. Comportamento de toda a equipa foi fantástico", referiu.
Na atual época de 2024/25, Iván Fresneda - avaliado em sete milhões de euros – soma 11 encontros com a Listada verde e branca. No total, o 'camisola 22' dos leões disputou 348 minutos não tendo, para já, qualquer golo ou assistência na conta pessoal.
De recordar que Iván Fresneda chegou ao Sporting para ocupar o lugar deixado por Pedro Porro, que rumou a Inglaterra para reforçar o Tottenham. O lateral espanhol assinou contrato com o os leões até junho de 2028, com uma cláusula de rescisão que ronda os 80 milhões de euros. Na altura, custou aos cofres de Alvalade uma quantia a rondar os 9 milhões de euros.
Técnico do emblema verde e branco mostrou-se feliz com a passagem à final da Allianz Cup, mas lamentou problema físico que afetou jogador
|
0O Sporting derrotou o Porto por 1-0, esta terça-feira, dia 7 de janeiro, em jogo a contar para as meias-finais da Taça da Liga. Após a partida, Rui Borges mostrou-se satisfeito com o triunfo dos seus pupilos, mas lamentou a lesão de Matheus Reis ainda na primeira parte do encontro.
"Infelizmente é o único senão do jogo. O Matheus Reis passou por algum descanso por causa das gripes, ele fisicamente sentia-se bem, mas o futebol é isto. A equipa ganhou por ele também", referiu o técnico depois de analisar a vitória dos verdes e brancos.
"Entrámos bem nos cinco minutos e depois fomos caindo. A linha defensiva estava a baixar demasiado cedo, o que não ajudava a linha média. Fomos equilibrando o jogo e a primeira parte foi muito equilibrada. Em termos ofensivos não estávamos a conseguir buscar esses espaços, mas perto do intervalo conseguimos", apontou.
Esta temporada, Matheus Reis - avaliado em 7 milhões de euros - soma 24 partidas, nas quais disputou 1.337 minutos e soma uma assistência. Apesar do pouco tempo que passou dentro de campo este ano, o brasileiro foi o nono mais utilizado pelos leões em 23/24, o quinto em 22/23 e o sexto em 21/22.
Ao todo, desde que chegou aos verdes e brancos oriundo do Rio Ave, Matheus Reis já realizou 180 partidas, ao longo das quais marcou três golos e fez oito assistências. O jogador é tido como um exemplo de trabalho no balneário, além de ser um dos mais polivalentes do plantel, jogando tanto como central como a lateral.
Ponta de lança sueco voltou a brilhar pelo Clube de Alvalade e foi eleito o melhor em campo no duelo frente aos azuis e brancos nas meias da Taça da Liga
|
0Viktor Gyokeres fez o único golo do jogo entre Sporting e Porto (1-0) das meias finais da Taça da Liga, em duelo disputado esta terça-feira, dia 7 de janeiro. Na flash interview, o ponta de lança sueco - que foi eleito o melhor em campo - revela o que disse Rui Borges ao intervalo.
"Acho que perdemos algumas bolas nas transições, mas defendemos bem e acabámos por merecer a vitória. Rui Borges disse que tínhamos que fechar o meio campo melhor. Não os deixar jogador pelo meio, puxá-los para fora e acho que acabámos por defender bem".
"Temos sempre que tentar ir mais longe o possível em todas as competições. E estamos na final. Agora temos de vencer igualmente no sábado. Braga ou Benfica? Qualquer um dos adversários é complicado", referiu o ponta de lança do Clube de Alvalade
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 29 encontros: 17 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.480 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 31 golos e fez seis assistências.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação pelo ‘camisola 9’. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.