
Futebol
Bernardo Palmeiro e Flávio Costa tentam ala-direito! Sporting pode fechar israelita de 20 anos
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Francisco Trincão é o jogador com mais assistências (oito) nos principais campeonatos europeus. O extremo do Sporting está num momento de forma bastante elevado, o que não passa despercebido a Carlos Pereira, antigo jogador dos leões e irmão de Aurélio Pereira.
"Trata-se de um jogador com uma criatividade incrível, um pé esquerdo fantástico. Esta é a melhor fase da carreira dele. Tem muita qualidade. Não foi por acaso que também o Barcelona se mostrou interessado. Cada vez mais é um jogador pensador, fortíssimo no último passe. Tem vindo a subir degrau a degrau em termos qualitativos é cada vez mais um jogador pensador", disse ao jornal A Bola.
Questionado sobre se a Liga dos Campeões poderá ser uma ajuda para a boa forma dos atletas, Carlos Pereira revelou: "Também tive essa oportunidade, os jogadores sabem que têm uma montra muito boa e os aspetos motivacionais aumentam. Jogadores com palcos diferentes também se motivam, aliado à sua capacidade técnica. Será importante (para João Pereira), tem sido um jogador que tem evoluído e tem mostrado cada vez mais maturidade e confiança".
Em 2024/25, Francisco Trincão já leva três golos e sete assistências em 18 jogos, com 1.502 minutos em campo. O extremo dos verdes e brancos tem tido um grande arranque de temporada, depois de ser uma das peças fundamentais do título conquistado na época anterior.
Ao todo, desde que chegou ao Sporting, oriundo do Barcelona, Francisco Trincão – avaliado em 23 milhões de euros – leva 118 jogos disputados, ao longo dos quais apontou um total de 26 golos e 21 assistências. O internacional português custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 10 milhões de euros por 50% dos direitos económicos.
Avançado desequilibrador será orientado por Rui Borges, mas só ficará em Avalade durante a próxima temporada, já tendo destino definido
|
Geovany Quenda foi um dos protagonistas da histórica temporada do Sporting, o que lhe valeu uma mudança para o Chelsea, mas apenas em 2026/27. O jovem fica emprestado aos leões na próxima temporada e garante que o Clube de Alvalade é o único foco, não tendo ainda esquecido a festa de bicampeão.
"Ainda não senti isso (final da Taça), mas o sábado vai ficar na minha memória. Ainda estou a viver um sonho. Este momento foi muito importante para mim e para a minha família. As melhores recordações foram na saída do Estádio, quando a minha família me foi abraçar, mas o Marquês [de Pombal] vai ser inesquecível. Já esperava há muito tempo e foi importante", recordou, à agência Lusa.
"Próxima época? Tenho é de ajudar o Sporting a ganhar títulos"
"Vai ser igual, da mesma forma como o primeiro dia em que aqui cheguei. Representar o Sporting tem de ser sempre um orgulho, vai ser sempre assim, todos os dias. Eu tenho é de ajudar o Sporting, onde for, até a guarda-redes faço, se for preciso. Tenho é de ajudar o Sporting a ganhar jogos e a ganhar títulos", admitiu.
Apesar de ainda ficar mais uma temporada em Alvalade, Quenda não esconde que vai "sentir saudades". "Foi o Clube que me recebeu quando eu tinha 12 anos. Trataram-me sempre desta forma e só tenho a agradecer", terminou o jovem 'camisola 57' dos leões
Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - leva 51 partidas (sendo o mais novo de sempre a atingir esta marca pelo Sporting), nas quais foi utilizado ao longo de 3.582 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, seis assistências para os companheiros de equipa e três golos apontados.
Futebolista muito importante no sucesso recente dos verdes e brancos não esconde amor ao Clube de Alvalade, mas admite preocupação
|
Geny Catamo quer ficar no Sporting "a vida toda". O ala-direito dos leões não escondeu o grande amor que sente pelo Clube de Alvalade e abordou ainda o facto de o Amora ser detentor de 75% dos seus direitos económicos, algo que a SAD verde e branca já está a tentar resolver.
"Por um lado, preocupa-me, mas também não me posso distrair do foco que tenho na minha vida profissional e pessoal, deixo para os meus representantes e para o Sporting a resolução dessa situação", disse, ao jornal O Jogo, sobre o facto de os leões terem apenas 25% do seu passe.
"No 5-1 com o Ajax percebi que os adeptos não nos deixam"
Questionado sobre o que espera para o futuro, Geny foi direto: "Por mim, ficava (a vida toda)". "Criei uma paixão inexplicável (pelo Club). Lembro-me bem do primeiro jogo para o qual fui convocado da Liga dos Campeões, perdemos por 5-1 com o Ajax, mas, naquela noite, percebi que, ainda que tivéssemos perdido por muitos, os adeptos estiveram lá e puxaram por nós. Durante a semana, foi a mesma coisa, e, no jogo seguinte, não mudou nada, e ganhámos por muitos", atirou.
Talismã do Sporting em jogos contra o Benfica, o 'camisola 21' admitiu que, na rua, os adeptos encarnados "não são muito amigáveis [risos]". "É engraçado. Por vezes, saio e ouço umas bocas" revelou o moçambicano, garantindo que "não se torna uma questão desconfortável". "Sou um bocadinho brincalhão e acho isso engraçado. Vou continuar a defender o Sporting até à morte porque esse é o meu lema".
"Golos no dérbi sabem de forma diferente"
Apesar de ter marcado três golos importantíssimos ao eterno rival, Geny Catamo admitiu: "Não desvalorizo os golos que marco noutros jogos. Todos os jogos são importantes, mas, quando se trata de um dérbi, o nível aumenta substancialmente. É evidente que esses golos sabem de forma diferente. Durante a semana só se fala nesses jogos. Não são apenas os golos, a semana toda é diferente. És obrigado a estar mais concentrado. Trata-se de jogos muito intensos e inspiração tem de estar presente. E quando a inspiração esta la, sinto-me imparável, não apenas eu, mas toda a equipa. Ninguém consegue ganhar-nos", terminou.
Jogador dos verdes e brancos colocou hipótese em cima da mesa e admitiu ser bastante feliz em Alvalade, depois de uma época histórica
|
O Barcelona terá tentado a contratação de Maxi Araújo, antes de o Sporting negociar com o Toluca. No entanto, o uruguaio garante que o interesse culé existiu, mas os seus agentes não terão transmitido essa hipótese, bem como a de reforçar Benfica ou Porto, rivais dos leões.
"Bem, a mim diretamente, da parte do meu agente, nunca foi falado. Não sei se era verdade ou não, mas na verdade tinha decidido pelo Sporting quando me comunicaram do interesse. E só queria vir aqui. E hoje estou muito feliz", disse, sobre os rivais, em entrevista ao jornal A Bola, garantindo.
"Falou-se muito do Barcelona, mas os meus agentes nunca disseram nada"
Sobre o interesse do Barcelona, Maxi revelou: "sim, falou-se muito mas nunca me disseram nada. Tenho uma grande relação com eles e falamos muito do que está na mesa, o real". No entanto, o 'camisola 20' explica que a situação foi diferente quando se mudou para Alvalade - onde está muito feliz.
"Quando me falaram do Sporting foi mais ou menos o que me aconteceu com o Toluca. Quando me falaram do Toluca, eu não queria mais ouvir outras ofertas, porque sabia que era o lugar onde seria feliz. E aconteceu o mesmo com o Sporting", garantiu o jovem.
"Sporting foi amor à primeira vista"
Maxi admitiu ainda que o Clube de Alvalade foi "amor à primeira vista" e que terá sido a sua melhor decisão: "Foi sempre algo com que sonhei, jogar aqui na Europa, e é como digo, quando me comunicaram do interesse do Sporting, era o único Clube que queria, deixei isso nas mãos de Deus e ele quis que viesse aqui para ser feliz. E sou muito feliz", terminou.