Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
16 Nov 2024 | 10:10 |
Francisco Trincão é o jogador com mais assistências (oito) nos principais campeonatos europeus. O extremo do Sporting está num momento de forma bastante elevado, o que não passa despercebido a Carlos Pereira, antigo jogador dos leões e irmão de Aurélio Pereira.
"Trata-se de um jogador com uma criatividade incrível, um pé esquerdo fantástico. Esta é a melhor fase da carreira dele. Tem muita qualidade. Não foi por acaso que também o Barcelona se mostrou interessado. Cada vez mais é um jogador pensador, fortíssimo no último passe. Tem vindo a subir degrau a degrau em termos qualitativos é cada vez mais um jogador pensador", disse ao jornal A Bola.
Questionado sobre se a Liga dos Campeões poderá ser uma ajuda para a boa forma dos atletas, Carlos Pereira revelou: "Também tive essa oportunidade, os jogadores sabem que têm uma montra muito boa e os aspetos motivacionais aumentam. Jogadores com palcos diferentes também se motivam, aliado à sua capacidade técnica. Será importante (para João Pereira), tem sido um jogador que tem evoluído e tem mostrado cada vez mais maturidade e confiança".
Em 2024/25, Francisco Trincão já leva três golos e sete assistências em 18 jogos, com 1.502 minutos em campo. O extremo dos verdes e brancos tem tido um grande arranque de temporada, depois de ser uma das peças fundamentais do título conquistado na época anterior.
Ao todo, desde que chegou ao Sporting, oriundo do Barcelona, Francisco Trincão – avaliado em 23 milhões de euros – leva 118 jogos disputados, ao longo dos quais apontou um total de 26 golos e 21 assistências. O internacional português custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 10 milhões de euros por 50% dos direitos económicos.
Moçambique foi eliminado da Taça das Nações Africanas e o jogador dos leões irá regressar mais cedo que o esperado às opções de Rui Borges
07 Jan 2026 | 10:35 |
Nem tudo é mau: Geny Catamo é esperado na Academia Cristiano Ronaldo esta quarta-feira, dia 7 de janeiro. Depois de Moçambique ter sido afastado da Taça das Nações Africanas, o 'camisola 10' prepara-se para reintegrar os trabalhos do Sporting e dar mais uma opção a Rui Borges.
Numa altura em que os verdes e brancos se encontram a passar por uma verdadeira tormenta no que a lesões e a ausências diz respeito, o regresso do internacional moçambicano surge como um verdadeiro alívio para o treinador que, fruto da eliminação da Allianz Cup, terá mais tempo para preparar o regresso à Liga Portugal Betclic.
Vale lembrar que Moçambique caiu nos oitavos-de-final da CAN, depois de ter sido goleado pela Nigéria, por 4-0. Geny Catamo foi titular no conjunto de Chiquinho Conde, mas está fora da competição e vai juntar-se ao plantel de Rui Borges.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma já 20 partidas. Nos 1.094 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto conta com três golos e assistiu os companheiros de equipa em outras três ocasiões.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Gonçalo Brandão jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.
Leões foram eliminados da Taça da Liga, frente ao Vitória de Guimarães, por 2-1, indo para dois jogos consecutivos sem vencer na temporada
07 Jan 2026 | 10:20 |
Ousmane Diomande, central do Sporting, continuará a desfalcar os leões. O pilar defensivo da equipa leonina esteve presente na vitória da Costa do Marfim, na última terça-feira, por 3-0 frente ao Burkina Faso, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça das Nações Africanas (CAN).
A permanência de Diomande na competição tem sido uma dor de cabeça para Rui Borges. Além da ausência do central africano, um dos seus titulares habituais, juntam-se as ausências de Zeno Debast e, agora, de Eduardo Quaresma, ambos por lesão, obrigando o treinador a adaptar Matheus Reis no eixo da defesa para fazer dupla com Gonçalo Inácio.
O jogo ficou resolvido ainda na primeira parte, com Amad Diallo a inaugurar o marcador aos 20 minutos e Yan Diomande a ampliar a vantagem aos 32’, antes de Bazoumana Touré fechar o resultado aos 87'. A performance sólida da equipa reforça a ambição da Costa do Marfim em conquistar um bicampeonato africano consecutivo.
Os “elefantes” surgem como uma das seleções favoritas a vencer a competição. Não só pelo historial e pela qualidade do plantel, mas pelos resultados na competição. A Costa do Marfim terminou em primeiro no Grupo F, com sete pontos, os mesmos de Camarões, e à frente de Moçambique, de Geny Catamo, já eliminado da competição, e do Gabão.
A Costa do Marfim terá agora um encontro de alta dificuldade frente ao Egito, a contar para os quartos de final, no próximo dia 10, com os dois gigantes do continente africano a lutarem por um lugar nas meias-finais e pela manutenção do sonho de sagrar-se campeã.
Há novidades sobre a novela entre o antigo treinador dos leões e o emblema inglês, sendo conhecidos mais motivos para o 'divórcio' entre as partes
07 Jan 2026 | 10:09 |
O jornal britânico Daily Mail revelou novos detalhes sobre o desgaste progressivo da relação entre Ruben Amorim e a direção do Manchester United, um processo que culminou na rescisão contratual oficializada na passada segunda-feira, após o empate (1-1) frente ao Leicester City, em Elland Road. Curiosamente, há muito Sporting à mistura.
De acordo com a publicação, a estratégia definida pelos red devils para o mercado de transferências esteve no centro das tensões entre as partes. Desta vez, são identificados quatro nomes bem conhecidos do universo leonino que o treinador português terá sugerido, sem sucesso, para reforçar o plantel de Old Trafford: Ousmane Diomande, Salvador Blopa, Morten Hjulmand e Geovany Quenda.
Ruben Amorim conhecia bem o quarteto da sua passagem pelo Sporting e acreditava que estes poderiam encaixar na sua ideia de jogo e ajudar a acelerar o processo de reconstrução do clube inglês. Contudo, sentiu que a sua visão para o futuro do Manchester United não estava a ser partilhada pela hierarquia, o que acabou por aprofundar o fosso entre treinador e administração.
O cenário agravou-se ainda mais com a situação de Geovany Quenda. A jovem promessa do Sporting está a caminho de Inglaterra no final da temporada 2025/26, mas para reforçar o Chelsea, num negócio avaliado em cerca de 50,7 milhões de euros, podendo chegar aos 53 milhões mediante objetivos. Segundo a mesma fonte, o extremo chegou a ser vetado pela direção do United por apresentar um perfil considerado demasiado semelhante ao de Amad Diallo, atualmente ao serviço da Costa do Marfim na CAN.
Já os restantes alvos provenientes de Alvalade acabaram igualmente por não avançar, por diferentes razões, contribuindo para o crescente descontentamento de Ruben Amorim no Manchester United, mas não foram os únicos. O técnico luso também terá recomendado a contratação de Nuno Mendes (PSG), Emiliano Martínez e Ollie Watkins (ambos do Aston Villa). No entanto, a estrutura diretiva optou por outras soluções, apostando em Patrik Dorgu (Lecce), Senne Lammens (Antuérpia) e Benjamin Sesko (Leipzig), escolhas que acabaram por evidenciar a rutura definitiva entre treinador e clube.