Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
23 Dez 2025 | 23:50 |
O Sporting venceu o Vitória por 4-1 em Guimarães, na 15.ª jornada da Liga Betclic, e, no final do encontro, Rui Borges deixou elogios à exibição da equipa, respondeu a críticas externas e destacou a união do grupo. O treinador leonino rejeitou a ideia de um Sporting fragilizado, sublinhou a qualidade coletiva apresentada e aproveitou ainda para dedicar o triunfo a Iván Fresneda, que perdeu um familiar.
"Foi uma boa vitória, grande vitória", afirmou, à SportTV, destacando que a equipa esteve sempre ligada ao jogo. Segundo o técnico, "com bola tivemos sempre muita qualidade" e o segundo golo é exemplo disso mesmo, descrevendo-o como "uma jogada extraordinária".
O treinador aproveitou também para responder às opiniões que apontavam o Sporting como diminuído antes do encontro. "Hoje li ou ouvi que este era um Sporting diminuído. O Sporting diminuído foi bicampeão a época passada e hoje voltou a mostrar isso". Para Rui Borges, a equipa demonstrou que continua forte, independentemente das ausências.
R. Borges sobre Rui Silva: "Faz parte, eles sabem que todos vão falhar"
Sobre o erro de Rui Silva que surgiu no golo dos minhotos, o técnico foi claro na defesa dos seus jogadores: "Faz parte, eles sabem que todos vão falhar. O treinador vai assumir qualquer erro. Seja de quem for, não há problema nenhum". Rui Borges sublinhou ainda o espírito de união existente no grupo.
R. Borges: "Quero dedicar a vitória ao Iván, que teve a infelicidade do falecimento de um familiar"
Por fim, o treinador deixou uma dedicatória especial e uma mensagem aos adeptos. "Quero dedicar a vitória ao Iván, que teve a infelicidade do falecimento de um familiar", disse, acrescentando que a equipa deve continuar focada em si própria: "O Sporting tem de se agarrar a ele próprio". Rui Borges terminou desejando boas festas: "Deixar também um Feliz Natal a todos, com muita saúde".
Iván Fresneda a chorar:
Internacional grego é um dos nomes que consta no boletim clínico dos verdes e brancos, mas o fim deste calvário deverá estar para breve
24 Jan 2026 | 10:45 |
Fotis Ioannidis apenas deverá regressar às opções do Sporting diante do Nacional, a 1 de fevereiro. A informação foi confirmada por Rui Borges, em antevisão à partida frente ao Arouca, mas sem grandes garantias sobre o tempo que falta de recuperação ao jogador.
O internacional grego lesionou-se logo ao minuto 4 da partida diante do Vitória de Guimarães, para a Taça da Liga, quando fez um remate de pé esquerdo em que dividiu a bola com um adversário. O jogador ainda forçou para permanecer em campo, mas cerca de 20 minutos depois acabou por pedir substituição devido às dores que estava a sentir.
Vale lembrar que esta se trata da mesma lesão que o avançado do Sporting sofreu diante do Santa Clara, para a Liga, no início de novembro - um traumatismo no ligamento do joelho esquerdo. Por isso mesmo, o Gabinete de Performance dos leões não pretende arriscar um regresso prematuro do jogador à competição.
Assim sendo, fora Fotis Ioannidis, Rui Borges não poderá com Eduardo Quaresma, Salvador Blopa, Geovany Quenda e Nuno Santos para o encontro deste sábado, dia 24 de janeiro, pelas 18h00, em partida válida para a 19.º jornada da Liga Portugal Betclic.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 21 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 931 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.
Condições meteorológicas têm sido uma das principais preocupações dos verdes e brancos para a deslocação ao reduto arouquense
24 Jan 2026 | 10:09 |
Na conferência de imprensa de antevisão à deslocação a Arouca, Rui Borges foi questionado sobre a eventualidade de a partida deste sábado ser disputada sob queda de neve. "Espero e acredito que eles (os jogadores) estejam preparados para essa exigência, seja com neve, seja com bola cor de laranja ou amarela, seja o que for", respondeu o técnico. Mas o que dizem, afinal, as previsões meteorológicas para a hora do encontro?
Segundo os dados divulgados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a probabilidade de neve no concelho de Arouca existe, mas restringe-se ao período entre a madrugada e o início da manhã. O fenómeno deverá ocorrer sobretudo em zonas situadas "acima dos 800/1000 metros, baixando a cota para 600/800 metros, com acumulação da ordem de 20 a 30 centímetros acima dos 1000 metros", conforme indicado no portal do organismo.
Para o horário do jogo, marcado para as 18h00, a previsão aponta apenas para chuva e vento fraco, com rajadas entre os quatro e os seis quilómetros por hora. As temperaturas deverão oscilar entre os cinco e os oito graus. Independentemente da presença ou não de neve, a expectativa é de uma noite fria na vila arouquense, algo habitual nesta fase do ano.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 24 de janeiro, frente ao Arouca. O encontro, a contar para a 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Vasco Seabra, jogar-se-á às 18h00, no reduto adversário.
De momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela classificativa do Campeonato Nacional, com 45 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 42, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 52 pontos.
Jogador encontra-se a passar por uma ausência prolongada de 14 meses, mas deverá estar prestes a ser reintegrado nos trabalhos dos leões
24 Jan 2026 | 09:44 |
Nuno Santos tem vindo a realizar trabalho no relvado nas últimas semanas e a reintegração no plantel principal aproxima-se. A informação foi avançada por Rui Borges, que, na conferência de antevisão ao encontro com o Arouca, indicou que o jogador deverá cumprir o primeiro treino sob a sua orientação já “na próxima semana”.
“Fico muito feliz se isso acontecer e tenho quase a certeza que isso vai acontecer, se Deus quiser”, declarou o treinador, recordando ainda que, na semana anterior, o esquerdino se chegou a disponibilizar para seguir com a equipa na deslocação ao terreno do Athletic Bilbao, a contar para a Liga dos Campeões.
Se o cenário se confirmar, o 'camisola 11' estará perto de colocar um ponto final numa ausência prolongada de cerca de 14 meses. A lesão ocorreu a 26 de outubro de 2024, no duelo frente ao Famalicão, quando sofreu uma rotura do tendão rotuliano do joelho direito. Dias depois, o atleta, agora com 30 anos, foi submetido a cirurgia e iniciou um processo de recuperação que acabou por se estender além do inicialmente previsto.
Com um período tão longo de inatividade, o regresso à competição será feito de forma faseada, começando pela recuperação do ritmo de treino antes de voltar gradualmente aos jogos oficiais pelo Sporting, com o objetivo de não correr riscos desnecessários nessa fase.
Nuno Santos – avaliado em 7 milhões de euros – chegou ao Sporting em 2020, oriundo do Rio Ave, a troco de 4,15 milhões de euros (dados Transfermarkt). Desde então, o ala de 30 anos contabiliza 196 encontros, 34 golos, 42 assistências e sete títulos conquistados (três Campeonatos Nacionais, uma Supertaça Cândido de Oliveira, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga).