Futebol
Já há veredito sobre lance de Doumbia no Braga - Sporting; João Ferreira é muito claro
21 Out 2026 | 13:45
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
23 Fev 2024 | 20:56 |
Após um longo período de ausência, Iván Fresneda regressou aos relvados, no empate do Sporting, diante do Young Boys (1-1). O lateral direito dos verdes e brancos entrou aos 85 minutos, para o lugar de Ricardo Esgaio, e mereceu uma ovação do público presente no Estádio José Alvalade. Depois do apito final, revelou não estar na melhor forma física.
“Primeiro tenho de agradecer ao corpo técnico, equipa médica e colegas de equipa nestes meses, que foram difíceis para mim. Sempre estiveram comigo e estou agradecido. Como me senti? Senti-me bem, obviamente preciso de tempo para estar a 100 por cento”, começou por referir Iván Fresneda, defesa do Sporting.
“Agora que voltei só penso em ajudar a equipa. Sempre estive feliz aqui, a vida é incrível e agora ainda mais. Tenho de continuar. Liga Europa? Para mim, que é o meu primeiro ano a jogar Liga Europa é um orgulho ter minutos, algo espetacular”, atirou o espanhol, que custou aos cofres do Sporting 9,8 milhões de euros, mais 2 por objetivos, sendo que o Valladolid tem 10% de uma futura mais-valia.
“Primeiro temos de pensar no jogo de domingo e ver o que acontece. Os adeptos? São incríveis. Não sabia a dimensão enorme que tinha este clube. Sempre que jogamos fora de casa é como jogar aqui em Alvalade. É uma sensação incrível. Tive muitas mensagens deles de apoio nas redes sociais nestes meses e só tenho de lhes agradecer”, finalizou o lateral do Sporting.
Esta temporada, Iván Fresneda – avaliado em 13 milhões de euros – realizou apenas seis encontros, fruto de ter estado lesionado: quatro na Liga Europa, um na Liga Portugal Betclic e outro na Taça de Portugal. Ao todo, o espanhol contabilizou 171 minutos. O jogador de 19 anos tem contrato com o Sporting até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
Novo ranking internacional coloca os leões entre a elite mundial dos clubes formadores, com números que demonstram a dimensão do talento produzido em Alvalade
21 Out 2026 | 17:07 |
O Sporting voltou a ganhar destaque no panorama internacional, desta vez pelo trabalho realizado na formação. O Observatório de Futebol CIES divulgou esta quarta-feira, um ranking dos melhores clubes formadores do mundo, com os leões a figurarem entre os dez primeiros classificados.
A formação verde e branca ocupa o sétimo lugar da lista mundial, com uma pontuação de 85,3 e um total de 77 jogadores formados pelo Clube a competir em 49 ligas analisadas. Os números reforçam a presença do Sporting entre as referências internacionais na descoberta e desenvolvimento de jovens talentos.
O ranking elaborado pelo CIES - que já colocou João Simões em destaque - tem em conta o número de jogadores formados por cada clube que atuam nas competições abrangidas, assim como o nível desportivo das ligas, o tempo de jogo e a idade dos futebolistas. Desta forma, a classificação procura avaliar o impacto da formação de cada emblema no futebol profissional.
No topo da tabela surge o Benfica, com 101,3 pontos e 93 jogadores formados, seguido dos argentinos River Plate, com 95,9 pontos e 94 atletas, e Boca Juniors, que soma 91,7 pontos e 93 jogadores. Ainda assim, o Sporting mantém-se entre os 10 clubes mais bem classificados, estando à frente do 9º classificado Real Madrid.
A presença leonina neste ranking volta a colocar em evidência a importância da Academia Cristiano Ronaldo no desenvolvimento de talentos para o futebol nacional e internacional. Com 77 jogadores formados identificados no estudo, o Sporting confirma o seu lugar entre os clubes de referência mundial nesta área.
Confira a tabela:
Médio espanhol dos dragões pisou futebolista dinamarquês de forma ostensiva, acabando por lesionar o ex capitão dos verdes e brancos
21 Out 2026 | 16:43 |
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, dia 21 de outubro, a equipa de arbitragem nomeada para a 9.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Miguel Nogueira foi o escolhido para apitar o encontro entre Sporting e Académico de Viseu.
O juiz da Associação de Futebol de Lisboa o foi eleito árbitro principal do duelo e contará com Paulo Brás e Nuno Pires como assistentes. Já o quatro juiz será Flávio Duarte, enquanto que o VAR contará com o contributo de Luís Ferreira. Valdemar Maia será o AVAR.
O histórico de Miguel Nogueira a arbitrar o Sporting não é, de todo, favorável aos leões. O árbitro apitou o encontro Clube de Alvalade e Porto, da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal da época passada (0-0), e deixou escapar em claro uma entrada bárbara de Gabri Veiga sobre Morten Hjulmand.
Vale lembrar que o médio espanhol dos dragões pisou o futebolista dinamarquês de forma ostensiva, acabando por lesionar de forma arrepiante o ex capitão (Recorde AQUI), que viria a ser substituído por Daniel Bragança no arranque da segunda parte.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo para a Liga no próximo domingo, dia 25 de outubro, frente ao Académico de Viseu. O encontro, a contar para a 9.ª ronda do Campeonato, diante da turma orientada por Bruno Pinheiro, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.
Emblema britânico continua determinado em avançar pelo jogador e terá mesmo deixado cair interesse em Matías Soulé, da Roma
21 Out 2026 | 15:26 |
O Sunderland não desiste de Geny Catamo e prepara-se para voltar à carga pelo extremo do Sporting já no mercado de transferências de janeiro. O emblema inglês mantém o internacional moçambicano como um dos principais alvos, depois de ter visto duas propostas recusadas pelos leões no verão.
Na altura, os black cats, orientados por Régis Le Bris, começaram por oferecer 30 milhões de euros, acrescidos de 10 milhões em objetivos. Perante a resistência da direção liderada por Frederico Varandas, aumentaram a proposta para 33 milhões de euros, mais 7 em bónus, mas nem essa investida convenceu os responsáveis leoninos a abrir mão do jogador.
O Sporting manteve-se firme na sua posição e apontou para os 40 milhões de euros como valor necessário para negociar a saída. O extremo, de 25 anos, tem contrato com os verdes e brancos até junho de 2029 e uma cláusula de rescisão fixada nos 60 milhões de euros, fatores que reforçam a posição negocial do clube de Alvalade.
De acordo com o portal britânico 'TEAMtalk', o Sunderland continua determinado em avançar pelo jogador e terá mesmo deixado cair o interesse em Matías Soulé, da Roma, para concentrar esforços na contratação do ala leonino. Ainda assim, a concorrência promete ser forte, uma vez que Newcastle, Everton, Leeds United, Bournemouth e Brentford também estarão atentos às exibições do extremo.
O interesse crescente dos clubes ingleses surge numa fase em que Geny Catamo atravessa o melhor arranque de temporada da carreira. Ao serviço da equipa orientada por Rui Borges, o internacional moçambicano soma dois golos e quatro assistências em 10 jogos oficiais.