
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Portugal e Dinamarca entram em campo na próxima quinta feira, dia 20 de março, para disputar a primeira mão dos quartos de final da Liga das Nações, que se joga no Parken Stadium, em Copenhaga, capital dinamarquesa. O jogo, que pode contar com muitos jogadores do Sporting, já tem árbitro nomeado.
A UEFA escolheu o juiz de nacionalidade bósnia Irfan Peljto, para comandar os destinos do Dinamarca - Portugal, marcado para as 19h45 da próxima quarta feira. Ao seu lado, vai ter dois compatriotas como árbitros assistentes: Senad Ibrisimbegovic e Davor Beljo.
De resto, o organismo que tutela o futebol na europa, revelou também os restantes oficiais na partida entre as seleções lusa e dinamarquesa: Milos Gigovic estará no papel de quarto árbitro. O neerlandês Pol van Boekel será o VAR, assistido pelo seu compatriota Richard Martens (AVAR).
De relembrar que esta partida, que vale o acesso à final four da Liga das Nações, pode contar com um total de seis jogadores do Sporting em campo. Do lado da seleção nacional, Roberto Marínez chamou os leões Rui Silva, Gonçalo Inácio, Geovany Quenda e Francisco Trincão para representar as cores nacionais no duplo desafio da comeptição europeia de seleções.
Por outro lado, Brian Riemer, treinador da Dinamarca, chamou, como habitualmente, Morten Hjulmand para representar o seu país. Para além do médio, promoveu uma estreia importante nos convocados da seleção principal nórdica: Conrad Harder, avançado verde e branco, também foi chamado e poderá participar no desafio.
Presidente dos leões quer definir futuro de vários jogadores verdes e brancos em breve; Extremo moçambicano aparece no topo da lista
|
Geny Catamo tem ganho muita importância no Sportin nos últimos tempos. O internacional por Moçambique já estava em bom plano com Ruben Amorim, mas deu o salto para um novo patamar com Rui Borges, o que, como contamos neste Exclusivo Leonino, lhe deve valer a renovação de contrato em breve.
Este prolongamento do vínculo de Geny Catamo surge devido aos bons desempenhos do extremo do Sporting. Frederico Varandas, Presidente dos leões, quererá recompensar o craque moçambicano pelas boas prestações com um aumento salarial para acompanhar o novo estatuto do jogador na equipa.
Relembrar que, em 2023, o Sporting chegou a acordo com Geny Catamo para uma renovação de contrato que, na altura, deixou o extremo ligado aos leões até 2028. A SAD verde e branca teria, assim, pelo menos mais uma temporada antes da renovação se tornar um assunto urgente em Alvalade.
No entanto, Frederico Varandas não estará interessado em esperar para arrumar o assunto por muito tempo. O Presidente do Sporting terá intenções de renovar já com Geny Catamo, para começar a segurar os jogadores mais importantes dos leões, e não ter de viver situações complicadas no futuro, como aconteceu com Hidemasa Morita ou Jeremiah St. Juste, jogadores que não aceitaram renovar contrato, e terão de ser vendidos este verão, sob pena dos leões não receberem qualquer verba quando deixarem o Clube.
A renovação de contrato de Geny Catamo não deve ter qualquer implicação na compra do passe do moçambicano ao Amora. Os leões têm intenções claras de resgatar o restante do passe do extremo ao Clube português, mas, por enquanto, as negociações não têm fim à vista.
Jogador que não entrava nas contas do Clube de Alvalade no início da época começou de início e deixa 'colchoneros' mais longe do primeiro lugar
|
O Las Palmas, com Dário Essugo, venceu o Atlético Madrid (1-0), na noite deste sábado, dia 19 de abril, nas Ilhas Canárias, em jogo da 32.ª jornada da Liga espanhola. O médio emprestado pelo Sporting foi titular na equipa da casa e ajudou à vitória frente à formação orientada por Diego Simeone.
Foi um jogo com muita combatividade e só no final surgiu o golo que ditou o triunfo. Javier Muñoz conseguiu marcar numa jogada de insistência aos 90+3 minutos. O golo ainda foi invalidado pela árbitra assistente por alegada falta, mas o VAR confirmou a legalidade da jogada.
Com este resultado, a formação orientada por Diego Simeone mantém-se nos 63 pontos e encontra-se no terceiro lugar, a 10 pontos do líder Barcelona, ficando ainda mais longe da conquista do troféu. Já o conjunto de Diego Martínez sai da zona de despromoção, no décimo sétimo posto, com 32 pontos.
A desilusão dos jogadores dos colchoneros contrastou com a euforia de jogadores e adeptos do Las Palmas que, em comunhão, festejaram a saída da linha de água, ainda que com um jogo a mais em relação ao Alavés, 18.º classificado, que entra em campo apenas no domingo diante do Sevilha.
A cedência de Dário Essugo - que vai rumar ao Chelsea em 2025/26 - aconteceu nos últimos momentos do mercado de transferências do verão de 2024. Em Espanha, o médio rapidamente conquistou um lugar de destaque, tornando-se uma das principais referências da equipa, tendo já participado em 21 encontros na La Liga, somando 1.582 minutos e um golo marcado.
Figura histórica do Clube de Alvalade diz ser um admirador do goleador sueco, apesar de reconhecer que será difícil resistir ao assédio dos tubarões europeus
|
Ivaylo Iordanov acredita na permanência de Viktor Gyokeres na próxima temporada desportiva de 2025/26. A glória do emblema verde e branco diz estar muito satisfeito com as prestações do avançado leonino e, apesar de reconhecer que será difícil resistir ao assédio dos tubarões europeus, crê que pode ser possível manter o futebolista.
"É uma máquina"
"É uma máquina. Ele tem classe, evoluiu bastante desde que chegou ao Sporting e isso faz com que também trabalhe muito para a equipa. Não posso dizer o que vai acontecer no futuro. Aproveitando este espírito da Páscoa, o que posso dizer é que o futuro a Deus pertence", começou por dizer ao jornal Record.
O antigo jogador búlgaro lembra, pelas suas características físicas e atléticas, o camisola 9 do Sporting "tem capacidade para jogar muito mais anos, pode ir para um grande clube aos 30 anos" e sublinha que todos os cenários têm sido construídos "sem saber qual é a vontade" do jogador, que foi recentemente questionado sobre o interesse do Arsenal.
"Espero que produza o suficiente para atingir o grande objetivo - ganhar os jogos que faltam e assim conquistar as duas competições em que ainda está envolvido"
"Claro que há clubes muito ricos que podem pagar a cláusula de rescisão, mas, mesmo nesse caso, ele pode decidir ficar. Não posso falar em nome dele. Ele é que sabe. Para já, está no Sporting, eu, como Sportinguista, estou satisfeito e espero que produza o suficiente para atingir o grande objetivo - ganhar os jogos que faltam e assim conquistar as duas competições em que ainda está envolvido", deseja o agora diretor da Federação Búlgara de Futebol.
Ivaylo Iordanov evita comparar o jogador com os futebolistas do seu tempo: "Cada um na sua época foi importante para o Sporting. Se não, teríamos de falar de Jardel, Jordão, Manuel Fernandes ou dos 'Cinco Violinos'. Todos deram o máximo pela equipa. Por isso, todos são lembrados", conclui Iordanov.
Vitória de Scott Parker na segunda-feira vai enriquecer cofres do Sporting em muitos milhões