Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

JESUS CORREIA FARIA 97 ANOS

Com a listada verde e branca, membro dos ‘Cinco Violinos’ fez o gosto ao pé mais de 150 vezes. Recorde aqui a história e alguns dos feitos da eterna lenda dos leões

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

03 Abr 2021 | 15:03 |

Icon Comentário0

António Jesus Correia faria, este sábado, 3 de abril, 97 anos. Nas redes sociais, o Sporting fez questão de lembrar a sua eterna glória. https://twitter.com/Sporting_CP/status/1378317595145867267 Serão sempre poucas as palavras para adjetivar o que o membro dos cinco violinos fez pelo Sporting. No entanto, os números ajudam-nos a perceber a dimensão da lenda em questão. No futebol, envergou a listada verde e branca mais de duas centenas de vezes, tendo feito o gosto ao pé por 156 vezes e conquistado sete Campeonatos Nacionais, três Campeonatos de Lisboa e três Taças de Portugal. Jesus Correia nasceu a 3 de abril de 1924. Começou a jogar hóquei em patins, no Paço de Arcos. Foi lá que Joseph Szabo o foi descobrir e, após ter sido recusado no futebol do Belenenses, ingressou no Sporting CP. A estreia oficial pelo Clube de Alvalade aconteceu a 17 de outubro de 1943, numa partida frente ao “Os Fósforos”, que os leões venceram por 4-2. Nessa mesma temporada, apesar de pouco utilizado, estreou-se a marcar a 23 de janeiro de 1944, diante do Vitória de Guimarães. Num jogo em que o Sporting CP venceu os vimaranenses por 6-0, Jesus Correia marcou dois golos. Na temporada seguinte, afirmou-se em definitivo, tendo realizado 23 jogos e marcado 19 golos. Para lá das muitas exibições de encher o olho, entre as quais o hattrick frente à UD Oliveirense, Jesus Correia marcou o único golo da vitória leonina frente ao Olhanense, na final da Taça de Portugal. Com a listada verde e branca registou inúmeros feitos, mas talvez um dos mais impressionante foram os seis golos que marcou, em Espanha, ao Atlético de Madrid, a 5 de setembro de 1948, na vitória leonina por 6-3. Contudo, o extremo direito da frente de ataque que as defesas mais temiam não se ficou apenas pelo futebol. No hóquei em patins, por Portugal, venceu, por exemplo, sete (!) Campeonatos do Mundo, entre outras competições internacionais. A divisão entre hóquei e o futebol haveria de ditar a separação precoce entre “Necas”, como era carinhosamente conhecido, e o Sporting CP. Em setembro de 1952, a direção verde e branca faz um ultimato a Jesus Correia, obrigando-o a escolher entre o relvado e o rinque. As lendas têm sempre um lado mítico e a resposta do eterno membro dos cinco violinos confirma a regra: “Tenho 28 anos. Mercê de uma vida muito recatada, foi-me possível até esta idade jogar futebol e hóquei sem quebra de forças. Os anos, porém, contam: 14 ao serviço do hóquei, oito no futebol. Quase todos os dias, às primeiras horas da manhã, treino de futebol. Depois o emprego, que nunca quis nem quero deixar. À noite, hóquei, jogo ou treino. Tive de olhar pelo meu futuro e descanso mais no hóquei”. Desta forma, Jesus Correia abandonou a carreira futebolística numa fase demasiado precoce, o que revela ainda mais a grandiosidade dos feitos que alcançou. Foi o último dos cinco violinos a morrer, tendo-nos deixado a 30 de novembro de 2003.


Fotografia de Sporting




Futebol

Exclusivo Leonino – Pilar do Sporting desilude Varandas e pode ter lugar em risco

Estrutura verde e branca ainda está a analisar o recente trabalho realizado para tomar a decisão final, mas perspectivas não são as melhores

Exclusivo Leonino – Varandas avisou Micael Sequeira, treinador da equipa de futebol feminino do Sporting, que pode ter o lugar em risco
Exclusivo Leonino – Varandas avisou Micael Sequeira, treinador da equipa de futebol feminino do Sporting, que pode ter o lugar em risco

05 Nov 2025 | 03:00 |

Icon Comentário0

Micael Sequeira pode ter o seu lugar em risco no Sporting, sabe o Leonino. Os recentes resultados da equipa de futebol feminino do Clube de Alvalade têm vindo a desagradar a estrutura de Frederico Varandas, que se encontra a analisar qual a melhor medida a tomar.


Segundo informações de fonte próxima do processo, em declarações ao nosso Jornal, o treinador das leoas tem ainda uma oportunidade para 'reagir' a esta senda mais negativa que vive ao leme da turma do Sporting, mas os responsáveis verdes e brancos não darão grande margem, uma vez que esperam títulos nesta época desportiva.


Para já, o empate para a Taça da Liga (1-1, Rio Ave) e a derrota na Liga BPI (3-2, Torreense) fizeram abanar a confiança da Direção do Sporting em Micael Sequeira, apesar de leões terem confiado no técnico mesmo após a sua equipa não ter garantido a qualificação inédita para a fase de liga da Champions League - descendo à Taça da Europa feminina, onde se encontra nos oitavos de final.


Com a recente derrota - a segunda em 10 jogos na presente temporada - as comandadas de Micael Sequeira encontram-se, por esta altura, no segundo lugar do campeonato nacional, com 10 pontos somados. O Benfica é líder (13).

O emblema verde e branco mantém o foco na Liga BPI. O próximo encontro do Sporting está marcado para sábado, dia 8 de novembro, frente ao Braga, às 15h00. O duelo diante da turma orientada por Marwin Bolz jogar-se-á no Estádio Amélia Morais, no Minho.



Futebol

Rui Borges abraçou jogador da Juventus que passou pelo Sporting: "É um miúdo com qualidade"

Treinador do Clube de Alvalade marcou presença na conferência de imprensa, após o empate na quarta jornada da Liga dos Campeões

Rui Borges falou do abraço dado a jogador que passou pelas camadas jovens do Sporting e agora representa a Juventus
Rui Borges falou do abraço dado a jogador que passou pelas camadas jovens do Sporting e agora representa a Juventus

04 Nov 2025 | 23:48 |

Icon Comentário0

Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa, após o empate entre Juventus e Sporting (1-1). O técnico destacou primeira parte leonina, identifica dores de crescimento mas, no geral, regressa a casa satisfeito com o empate em Turim. Além do mais, falou do abraço dado a Francisco Conceição, jogador que passou pelas camadas jovens dos leões.


Rui Borges sobre F. Conceição: "É um miúdo, um jogador que é reconhecido pela sua qualidade e pela sua competitividade"


"Ali no momento, olhei e vi alguém que é do nosso país e acabamos por ter um carinho diferente. É um miúdo, um jogador que é reconhecido pela sua qualidade e pela sua competitividade, alguém que respeitamos", disse o treinador, depois de avaliar a exibição do Clube de Alvalade.


"Acho que na primeira parte tivemos as duas coisas. Tivemos a capacidade, inspiração e qualidade em termos de jogo posicional no processo ofensivo. No defensivo, conseguimos anular, às vezes com maior dificuldade, mas jogámos contra uma grande equipa. Na segunda parte, faltou um pouco mais de inspiração para controlar melhor o jogo com bola, mas tivemos o compromisso e a atitude competitiva. O jogo foi difícil, contra um adversário com muita qualidade, num campo difícil. Teve de tudo um pouco. A equipa deu uma grande resposta e se queremos andar entre os melhores temos de ter esta capacidade, humildade e coragem com e sem bola", referiu.

Rui Borges: "Não jogámos contra uma equipa qualquer. É uma grande equipa, em sua casa, perante os seus adeptos"


O treinador falou no poderio europeu da Juventus: "Não jogámos contra uma equipa qualquer. É uma grande equipa, em sua casa, perante os seus adeptos, onde ainda ninguém ganhou esta época. Tivemos muita qualidade na primeira parte. Fizemos o 1-0, o Francisco Trincão acertou depois na barra. Não tivemos tantos remates como costumamos ter no nosso campeonato, mas a exigência é muito maior. Eles tiveram dois remates para duas defesas do Rui Silva na primeira parte. Na segunda, eles tiveram alguma superioridade e nós tivemos alguma posse, mas pouco objetiva".

Rui Borges falou ainda no que não correu tão bem: "Fomos perdendo alguma frescura e notava-se nas tomadas de decisões. Andámos mais vezes em transições e não queríamos andar nesse jogo. Houve mais frescura da Juventus, mas só conseguiram perigo nos últimos minutos. Até aí, estávamos competitivos e a linha defensiva estava muito bem. Jogamos contra grandes equipas e o desafio é sermos constantes na qualidade de jogo durante mais tempo. No nosso campeonato, temos tido essa capacidade, mas aqui a exigência é muito maior", completou.


Futebol

Rui Borges analisa exibição de dupla no Juventus - Sporting: "Estavam a ter alguma dificuldade"

Treinador do emblema verde e branco marcou presença na conferência de imprensa, em Turim, e analisou prestação dos seus jogadores

Na conferência de imprensa, Rui Borges confessou que dupla do Sporting teve "algumas dificuldades" frente à Juventus
Na conferência de imprensa, Rui Borges confessou que dupla do Sporting teve "algumas dificuldades" frente à Juventus

04 Nov 2025 | 23:10 |

Icon Comentário0

No final do empate (1-1) do Sporting em casa dos italianos da Juventus, em duelo da quarta jornada da Liga dos Campeões, Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa e analisou a exibição dos seus jogadores, confessando que Georgios Vagiannidis e Geovany Quenda tiveram "algumas dificuldades".


R. Borges: "Na segunda parte até melhoraram um bocadinho, mas faltava alguma frescura"


"Na primeira parte ambos estavam a ter alguma dificuldade. Estávamos a deixar rodar e encarar a nossa linha defensiva, o que nos obrigava a correr muito mais. Na segunda parte até melhoraram um bocadinho, mas faltava alguma frescura. Para ser honesto, fiquei tentado a mexer mais cedo pela dificuldade que estávamos a ter nesse espaço, que até era o lado mais forte da Juventus", começou por dizer o técnico.


R. Borges sobre João Simões: "Esteve em dúvida até ao início do jogo"

Relativamente a João Simões, Rui Borges admitiu que o médio não esteve a 100% durante a semana: "Esteve em dúvida até ao início do jogo. Teve um pequeno percalço no treino, mas sentia-se muito bem hoje e fez um belíssimo jogo. Quando saiu, estava no limite do esforço e saiu pelo cansaço".


Sobre o facto de Luis Suárez ter começado no banco em detrimento de Fotis Ioannidis, o treinador explicou que não se tratou de qualquer problema físico: "Foi por opção. Teve, também, um ligeiro desconforto no joelho no jogo passado, mas não era impeditivo", justificou.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Borges radiante com gesto de titular do Sporting: "Percebo e não estou surpreendido"
Futebol

Rui Borges radiante com gesto de titular do Sporting: "Percebo e não estou surpreendido"

04 Nov 2025 | 22:47

Icon Comentário0
Pote foi eleito o MVP do Juventus - Sporting, mas vai dar prémio a colega: "Empatámos graças a ele"
Futebol

Pote foi eleito o MVP do Juventus - Sporting, mas vai dar prémio a colega: "Empatámos graças a ele"

04 Nov 2025 | 22:27

Icon Comentário0
Sporting empata com a Juventus e segue na luta pelo playoff na Liga dos Campeões (Vídeos)
Futebol

Sporting empata com a Juventus e segue na luta pelo playoff na Liga dos Campeões (Vídeos)

04 Nov 2025 | 22:03

Icon Comentário0