Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

JESUS CORREIA: ETERNO VIOLINO

Membro dos cinco violinos marcou 156 golos em 200 jogos pelos leões e conquistou inúmeros títulos pelo Sporting CP. Jesus Correia faria hoje 96 anos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

03 Abr 2020 | 15:41 |

Icon Comentário0

Se fosse vivo, António Jesus Correia faria hoje 96 anos. Serão sempre poucas as palavras para adjetivar o que o membro dos cinco violinos fez pelo Sporting CP. No entanto, os números ajudam-nos a perceber a dimensão da lenda em questão. No futebol, envergou a listada verde e branca mais de duas centenas de vezes, tendo feito o gosto ao pé por 156 vezes, e conquistado sete Campeonatos Nacionais, três Campeonatos de Lisboa e três Taças de Portugal.


https://twitter.com/Sporting_CP/status/1246032579335159808


Jesus Correia nasceu a 3 de abril de 1924. Começou a jogar hóquei em patins, no Paço de Arcos. Foi lá que Joseph Szabo o foi descobrir e, após ter sido recusado no futebol do Belenenses, ingressou no Sporting CP. A estreia oficial pelo Clube de Alvalade aconteceu a 17 de outubro de 1943, numa partida frente ao “Os Fósforos”, que os leões venceram por 4-2. Nessa mesma temporada, apesar de pouco utilizado, estreou-se a marcar a 23 de janeiro de 1944, diante do Vitória de Guimarães. Num jogo em que o Sporting CP venceu os vimaranenses por 6-0, Jesus Correia marcou dois golos.


Na temporada seguinte, afirmou-se em definitivo, tendo realizado 23 jogos e marcado 19 golos. Para lá das muitas exibições de encher o olho, entre as quais o hattrick frente à UD Oliveirense, Jesus Correia marcou o único golo da vitória leonina frente ao Olhanense, na final da Taça de Portugal.

Com a listada verde e branca registou inúmeros feitos, mas talvez um dos mais impressionante foram os seis golos que marcou, em Espanha, ao Atlético de Madrid, a 5 de setembro de 1948, na vitória leonina por 6-3. Contudo, o extremo direito da frente de ataque que as defesas mais temiam não se ficou apenas pelo futebol. No hóquei em patins, por Portugal, venceu, por exemplo, sete (!) Campeonatos do Mundo, entre outras competições internacionais.


A divisão entre hóquei e o futebol haveria de ditar a separação precoce entre “Necas”, como era carinhosamente conhecido, e o Sporting CP. Em setembro de 1952, a direção verde e branca faz um ultimato a Jesus Correia, obrigando-o a escolher entre o relvado e o rinque. As lendas têm sempre um lado mítico e a resposta do eterno membro dos cinco violinos confirma a regra: “Tenho 28 anos. Mercê de uma vida muito recatada, foi-me possível até esta idade jogar futebol e hóquei sem quebra de forças. Os anos, porém, contam: 14 ao serviço do hóquei, oito no futebol. Quase todos os dias, às primeiras horas da manhã, treino de futebol. Depois o emprego, que nunca quis nem quero deixar. À noite, hóquei, jogo ou treino. Tive de olhar pelo meu futuro e descanso mais no hóquei”.

Desta forma, Jesus Correia abandonou a carreira futebolística numa fase demasiado precoce, o que revela ainda mais a grandiosidade dos feitos que alcançou. Foi o último dos cinco violinos a morrer, tendo-nos deixado a 30 de novembro de 2003.

Como referi no início do artigo, os adjetivos ou números nunca conseguirão demonstrar com exatidão a dimensão de Jesus Correia. Cabe ao Sporting CP e à sua massa adepta manter viva a lenda de “Necas”.

Um eterno obrigado, Jesus Correia.


Futebol

Conrad Harder pode, afinal, render mais alguns largos milhões ao Sporting

Com a muito provável chegada de Fotis Ioanndis, internacional dinamarquês deve abandonar Alvalade e deixar verba importante nos cofres

Conrad Harder pode render quase 30 milhões de euros aos cofres do Sporting. Rennes é o destino mais provável para o dinamarquês
Conrad Harder pode render quase 30 milhões de euros aos cofres do Sporting. Rennes é o destino mais provável para o dinamarquês

29 Ago 2025 | 07:58 |

Icon Comentário0

Conrad Harder pode mesmo vir a sair do Sporting e rumar ao Rennes, mas a grande novidade é a verba pela qual o negócio se pode vir a fazer. De acordo com as últimas informações, o negócio pelo ponta-de-lança dinamarquês estará na ordem dos 30 milhões de euros, com bónus incluídos.


O Sporting redobrou as discussões com o Rennes pelo seu ponta de lança dinamarquês e alcançou uma base de entendimento que pode chegar até aos 30 milhões de euros, entre o montante fixo, na casa dos 26 milhões, e variáveis, na ordem dos 4 milhões”, revela o jornal Record, na edição desta sexta-feira.


Com a contratação de de Luis Suárez e mais que provável chegada de Fotis Ioannidis ao Sporting, Conrad Harder entende que o melhor caminho para a sua carreira é abandonar o Clube de Alvalade. Depois de numa primeira fase o Milan ter surgido como destino provável, agora o Rennes aparenta estar na pole position.


A relação de Conrad Harder com Rui Borges nunca foi fácil. Na temporada passada, e apesar de ter sido opção aquando da lesão de Viktor Gyokeres, o técnico do Sporting nunca escondeu que não morria de amores pelo internacional dinamarquês, apelidando mesmo o atleta de “trapalhão”.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Conrad Harder - avaliado em 24 milhões de euros - participou em quatro partidas: uma enquanto titular e três na condição de suplente utilizado. Nos 103 minutos em que foi utilizado por Rui Borges, so ‘camisola 9’ do Clube de Alvalade já apontou um golo.



Futebol

Ex-técnico do Benfica coloca em causa chegada de Ioannidis ao Sporting: "Não está"

Antigo treinador do eterno rival dos leões abordou processo que pode culminar na contratação do internacional grego para os verdes e brancos

Rui Vitória, antigo técnico do Benfica, recusou comentar a mais que provável mudança de Fotis Ioannidis para o Sporting
Rui Vitória, antigo técnico do Benfica, recusou comentar a mais que provável mudança de Fotis Ioannidis para o Sporting

29 Ago 2025 | 07:46 |

Icon Comentário0

Rui Vitória recusa comentar a mais que provável mudança de Fotis Ioannidis para o Sporting. Após o Samsunspor – Panathinaikos da Liga Conferência e depois de o próprio jogador ter comentado o tema, o antigo técnico do Benfica afirmou que as negociações entre os clubes ainda não estão finalizadas.


Rui Vitória sobre chegada de Ioannidis ao Sporting: "Não está finalizado"


“Neste caso específico não quero falar sobre o Ioannidis pois não gosto de falar do que não está finalizado”, atirou Rui Vitória, colocando em causa que o negócio entre Sporting e Panathinaikos pelo ponta-de-lança esteja fechado. Porém, ao que tudo indica, a transferência vai mesmo acontecer.


“De um modo geral posso dizer que fizemos as transferências que pretendíamos e estou muito satisfeito com os jovens que chegaram. Todos querem jogar ao mais alto nível e conquistar títulos. Acredito que neste momento posso fazer dois onzes de grande qualidade”, finalizou Rui Vitória, mostrando-se contente com os atletas à sua disposição.

Relativamente a Fotis Ioannidis, o Sporting deve pagar qualquer coisa como 22 milhões de euros fixos, mais 3 mediante a concretização de determinados objetivos individuais e coletivos. Os leões deixam, ainda, na mão do Panathinaikos uma percentagem de uma futura mais-valia significativa.


Na última temporada de 2024/25, ao serviço do Panathinaikos, Fotis Ioannidis - avaliado em 15 milhões de euros - teve números abaixo do esperado. Em 42 partidas disputadas, o avançado marcou por 11 ocasiões e assinou duas assistências. Na presente época, soma quatro jogos ainda sem qualquer contribuição para golo.


Futebol

Bernardo Palmeiro traça objetivo do Sporting para a Liga dos Campeões: "Satisfeito"

Director-geral para o futebol profissional dos verdes e brancos analisou equipas que saírem em sorte aos leões na prova milionária

Bernardo Palmeiro analisou equipas que o Sporting irá defrontar na Liga dos Campeões e definiu objetivo dos verdes e brancos para a prova milionária
Bernardo Palmeiro analisou equipas que o Sporting irá defrontar na Liga dos Campeões e definiu objetivo dos verdes e brancos para a prova milionária

29 Ago 2025 | 07:28 |

Icon Comentário0

Bernardo Palmeiro considera que o objetivo do Sporting na Liga dos Campeões tem de ser de ir o mais longe possível. Na reação ao sorteio da prova, o diretor-geral para o futebol profissional dos leões analisou as equipas que saírem ao Clube de Alvalade e perspetivou o clássico diante do Porto.


Bernardo Palmeiro sobre objetivo do Sporting para a Liga dos Campeões: "Ir o mais longe possível"


"O Sporting está muito satisfeito por estar na Liga dos Campeões, de participar nesta competição, a mais prestigiante a nível de clubes. Temos uma grande responsabilidade de estar a representar o Sporting, mas também todo o país. Representamos Portugal e temos a obrigação de fazer o melhor possível", começou por referir Bernardo Palmeiro.


"Estamos perante a maior competição de clubes, em que o Sporting está presente, mas também todos os outros clubes e os nossos rivais são grandes clubes. Portanto, o nosso objetivo é chegar o mais longe possível, representar o Sporting da melhor maneira possível e o país da melhor maneira possível", acrescentou o diretor-geral para o futebol profissional do Clube de Alvalade.

Bernardo Palmeiro sobre o Sporting - Porto: "Jogo num momento importantíssimo"


"Contamos com os adeptos do Sporting para a Liga dos Campeões, que nos apoiem na Liga dos Campeões. Estamos com um estádio novo, um estádio espetacular e contamos muito com o apoio dos adeptos”, acrescentou Bernardo Palmeiro, destacando as mudanças recentes no Estádio José Alvalade.

 “Antes da Liga dos Campeões, temos esse grande jogo. Um jogo contra o nosso rival, um jogo num momento importantíssimo para o Clube e esperamos que o estádio esteja cheio e com os adeptos a apoiar para sairmos vitoriosos e continuarmos a nossa caminhada rumo ao tricampeonato", finalizou Bernardo Palmeiro, fazendo a antevisão do Sporting – Porto.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Ioannidis fala de acordo com o Sporting, mas deixa alerta: "Não entendi bem"
Futebol

Ioannidis fala de acordo com o Sporting, mas deixa alerta: "Não entendi bem"

29 Ago 2025 | 07:17

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Pedro Baltazar admite evolução de pilar do Sporting: "Não fui adepto ao início"
Futebol

Exclusivo Leonino - Pedro Baltazar admite evolução de pilar do Sporting: "Não fui adepto ao início"

28 Ago 2025 | 17:25

Icon Comentário0
Dirigente do Deportivo fala sobre futuro de Yeremay e dá esperança ao Sporting
Futebol

Dirigente do Deportivo fala sobre futuro de Yeremay e dá esperança ao Sporting

28 Ago 2025 | 17:57

Icon Comentário0