Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

JESUS CORREIA: ETERNO VIOLINO

Membro dos cinco violinos marcou 156 golos em 200 jogos pelos leões e conquistou inúmeros títulos pelo Sporting CP. Jesus Correia faria hoje 96 anos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Se fosse vivo, António Jesus Correia faria hoje 96 anos. Serão sempre poucas as palavras para adjetivar o que o membro dos cinco violinos fez pelo Sporting CP. No entanto, os números ajudam-nos a perceber a dimensão da lenda em questão. No futebol, envergou a listada verde e branca mais de duas centenas de vezes, tendo feito o gosto ao pé por 156 vezes, e conquistado sete Campeonatos Nacionais, três Campeonatos de Lisboa e três Taças de Portugal.


https://twitter.com/Sporting_CP/status/1246032579335159808


Jesus Correia nasceu a 3 de abril de 1924. Começou a jogar hóquei em patins, no Paço de Arcos. Foi lá que Joseph Szabo o foi descobrir e, após ter sido recusado no futebol do Belenenses, ingressou no Sporting CP. A estreia oficial pelo Clube de Alvalade aconteceu a 17 de outubro de 1943, numa partida frente ao “Os Fósforos”, que os leões venceram por 4-2. Nessa mesma temporada, apesar de pouco utilizado, estreou-se a marcar a 23 de janeiro de 1944, diante do Vitória de Guimarães. Num jogo em que o Sporting CP venceu os vimaranenses por 6-0, Jesus Correia marcou dois golos.


Na temporada seguinte, afirmou-se em definitivo, tendo realizado 23 jogos e marcado 19 golos. Para lá das muitas exibições de encher o olho, entre as quais o hattrick frente à UD Oliveirense, Jesus Correia marcou o único golo da vitória leonina frente ao Olhanense, na final da Taça de Portugal.

Com a listada verde e branca registou inúmeros feitos, mas talvez um dos mais impressionante foram os seis golos que marcou, em Espanha, ao Atlético de Madrid, a 5 de setembro de 1948, na vitória leonina por 6-3. Contudo, o extremo direito da frente de ataque que as defesas mais temiam não se ficou apenas pelo futebol. No hóquei em patins, por Portugal, venceu, por exemplo, sete (!) Campeonatos do Mundo, entre outras competições internacionais.


A divisão entre hóquei e o futebol haveria de ditar a separação precoce entre “Necas”, como era carinhosamente conhecido, e o Sporting CP. Em setembro de 1952, a direção verde e branca faz um ultimato a Jesus Correia, obrigando-o a escolher entre o relvado e o rinque. As lendas têm sempre um lado mítico e a resposta do eterno membro dos cinco violinos confirma a regra: “Tenho 28 anos. Mercê de uma vida muito recatada, foi-me possível até esta idade jogar futebol e hóquei sem quebra de forças. Os anos, porém, contam: 14 ao serviço do hóquei, oito no futebol. Quase todos os dias, às primeiras horas da manhã, treino de futebol. Depois o emprego, que nunca quis nem quero deixar. À noite, hóquei, jogo ou treino. Tive de olhar pelo meu futuro e descanso mais no hóquei”.

Desta forma, Jesus Correia abandonou a carreira futebolística numa fase demasiado precoce, o que revela ainda mais a grandiosidade dos feitos que alcançou. Foi o último dos cinco violinos a morrer, tendo-nos deixado a 30 de novembro de 2003.

Como referi no início do artigo, os adjetivos ou números nunca conseguirão demonstrar com exatidão a dimensão de Jesus Correia. Cabe ao Sporting CP e à sua massa adepta manter viva a lenda de “Necas”.

Um eterno obrigado, Jesus Correia.


Futebol

"Agora não o posso comprar": David Eklund 'irritado' com jogador do Sporting

Dirigente recorda momentos iniciais da carreira de craque verde e branco e como passou por uma enorme transformação física

David Eklund descobriu Gyokeres, estrela do Sporting
David Eklund descobriu Gyokeres, estrela do Sporting

  |

Icon Comentário0

David Eklund foi o responsável pela descoberta de Viktor Gyokeres. O scout observou o avançado no Aspudden-Tellus e levou-o para o Brommapojkarna. Anos mais tarde, com o craque a encantar com a camisola do Sporting, o dirigente recorda como tudo começou. 


"Quando o apresentei ao BP, o academy manager não o queria contratar, dizia que ele não era bom tecnicamente. Mas era fisicamente muito forte, sim, e, em segundo, conseguia marcar golos de todo o lado. Era tão bom nisso que eu achei que o resto não importava", disse, ao Expresso.


David Eklund recorda que Gyokeres "era um bocadinho lento e gordinho" e, desde que começou a brilhar no Sporting, nunca mais viu qualquer jogo do avançado sueco. Questionado sobre os motivos, o scout foi bastante direto: "Porquê? Agora já não o posso comprar".


Viktor Gyokeres - avaliado em 70 milhões de euros foi utilizado em 11 encontros (1.005 minutos) esta temporada ao serviço do Sporting, onde apontou 12 golos e fez três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.

Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação pelo ‘camisola 9’. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.



Futebol

"Amorim pode não querer, mas...": Luís Pedro Sousa garante que técnico vai deixar o Sporting

Chefe de redação do jornal Record acredita que palavras do treinador verde e branco não correspondem à verdade e justifica motivos para tal

Luís Pedro Sousa acredita que Rúben Amorim vai sair do Sporting
Luís Pedro Sousa acredita que Rúben Amorim vai sair do Sporting

  |

Icon Comentário0

Com a ida de Hugo Viana para o Manchester City e a possibilidade de Pep Guardiola não renovar, Rúben Amorim tem sido um dos nomes mais falados para o cargo de treinador. No entanto, o técnico do Sporting garante "não ter nada a ver" com os ingleses. Luís Pedro Sousa, chefe de redação do jornal Record, não partilha a mesma opinião.


"Rúben Amorim bem pode, nos tempos mais próximos, tentar tirar o tema Manchester City da agenda mediática. Bem pode dizer que nada tem a ver com o colosso inglês e que o seu caminho é diferente do de Hugo Viana. Por muito que repita a narrativa e se esforce por passar a mensagem, tanto para o interior como para o exterior, de foco total no Sporting, a verdade é que as circunstâncias não o ajudam", disse, no diário desportivo.


"Além de ser um profissional bem-sucedido, o que o torna, automaticamente, num alvo dos principais clubes europeus, precisará que Pep Guardiola renove (e não só por uma época) para que a narrativa que vem interpretando nos últimos dias seja definitivamente absorvida", prosseguiu.


"Por muito que queira fazer crer o contrário, Amorim será, pelo menos num futuro a médio prazo, o treinador preferido do diretor-desportivo do Manchester City, que é alguém, obviamente, com poder de decisão para escolher as equipas técnicas que vão comandar os destinos dos citizens nos tempos mais próximos", admitiu.

"Amorim pode não querer pensar no assunto, por ser algo que não controla, por ser verdadeiro o foco no Sporting ou até por temer que tudo isto se transforme numa traumática obsessão, mas os sinais são sólidos. E podem tornar-se flagrantes", terminou Luís Pedro Sousa.



Futebol

Renan Brito faz revelação sobre jogador do Sporting: "Ficou no top-5"

Antigo futebolista chegou a passar pelo Valencia e esteve muito atento ao último jogo da formação comandada pelo técnico Rúben Amorim

Renan Brito orientou Bruno Ramos antes da chegada ao Sporting
Renan Brito orientou Bruno Ramos antes da chegada ao Sporting

  |

Icon Comentário0

Bruno Ramos estreou-se pelo Sporting, frente ao Portimonense. O central foi lançado por Rúben Amorim e jogou 81 minutos no duelo da Taça de Portugal. Renan Brito treinou o jovem no Barra, ainda antes de chegar a Portugal, e acompanhou de perto o encontro dos leões.


"O Bruno Ramos demonstrou sempre muita qualidade. Mesmo jovem, já jogava nas categorias acima, frequentava as pré-temporadas e era chamado em alguns momentos durante a época. Sempre esteve em destaque. Ele esteve muito bem nos sub-17 aqui, fomos campeões catarinenses, fez jogos de grande nível. Demonstrou ser um jogador muito competitivo. Isso, aliado à sua capacidade física e técnica, poderia levá-lo a esse nível", disse, ao jornal O Jogo.


"Foi uma estreia segura, não comprometeu. Os primeiros jogos, sobretudo num defesa, são importantes para ganhar confiança. Depois, com espaço e outras oportunidades, pode mostrar todo o potencial. E difícil para um defesa conseguir demonstrar tudo no primeiro jogo. Um defesa tem outras coisas envolvidas no jogo, cometer um erro é diferente naquela posição", explicou.


Questionado sobre a velocidade do central, o ex-guardião do Valencia recordou que "Quando fez os testes aqui, chamou a atenção pela velocidade, que está nos parâmetros dos clubes que fazem parte do grupo que o Hoffenheim acompanha e troca informações. Na velocidade ficou no top-5, se não me engano, mesmo sendo um jogador jovem".

Tal como o nosso Jornal noticiou em Exclusivo no passado dia 1 de outubro (Saiba mais AQUI), a Direção do Sporting pretende contratar Bruno Ramos em definitivo. O jogador brasileiro de 19 anos despertou a atenção de Rúben Amorim nas primeiras sessões de trabalho da época, sendo que o técnico tem estado atento ao desenvolvimento do canarinho, que chegou a fazer intercâmbio nos alemães do Hoffenheim.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Olha, olha! Manchester United quer juntar titular do Sporting a Bruno Fernandes
Futebol

Olha, olha! Manchester United quer juntar titular do Sporting a Bruno Fernandes

 

Icon Comentário0
Champions a quanto obrigas: Amorim forçado a riscar jogador do Sporting da convocatória
Futebol

Champions a quanto obrigas: Amorim forçado a riscar jogador do Sporting da convocatória

 

Icon Comentário0
Será? Amorim pode ter reforço de peso no Sturm Graz - Sporting
Futebol

Será? Amorim pode ter reforço de peso no Sturm Graz - Sporting

 

Icon Comentário0