Futebol
Geny Catamo tem sido baixa do Sporting, mas vai receber recompensa das grandes
09 Jan 2026 | 07:55
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
03 Abr 2020 | 15:41 |
Se fosse vivo, António Jesus Correia faria hoje 96 anos. Serão sempre poucas as palavras para adjetivar o que o membro dos cinco violinos fez pelo Sporting CP. No entanto, os números ajudam-nos a perceber a dimensão da lenda em questão. No futebol, envergou a listada verde e branca mais de duas centenas de vezes, tendo feito o gosto ao pé por 156 vezes, e conquistado sete Campeonatos Nacionais, três Campeonatos de Lisboa e três Taças de Portugal.
https://twitter.com/Sporting_CP/status/1246032579335159808
Jesus Correia nasceu a 3 de abril de 1924. Começou a jogar hóquei em patins, no Paço de Arcos. Foi lá que Joseph Szabo o foi descobrir e, após ter sido recusado no futebol do Belenenses, ingressou no Sporting CP. A estreia oficial pelo Clube de Alvalade aconteceu a 17 de outubro de 1943, numa partida frente ao “Os Fósforos”, que os leões venceram por 4-2. Nessa mesma temporada, apesar de pouco utilizado, estreou-se a marcar a 23 de janeiro de 1944, diante do Vitória de Guimarães. Num jogo em que o Sporting CP venceu os vimaranenses por 6-0, Jesus Correia marcou dois golos.
Na temporada seguinte, afirmou-se em definitivo, tendo realizado 23 jogos e marcado 19 golos. Para lá das muitas exibições de encher o olho, entre as quais o hattrick frente à UD Oliveirense, Jesus Correia marcou o único golo da vitória leonina frente ao Olhanense, na final da Taça de Portugal.
Com a listada verde e branca registou inúmeros feitos, mas talvez um dos mais impressionante foram os seis golos que marcou, em Espanha, ao Atlético de Madrid, a 5 de setembro de 1948, na vitória leonina por 6-3. Contudo, o extremo direito da frente de ataque que as defesas mais temiam não se ficou apenas pelo futebol. No hóquei em patins, por Portugal, venceu, por exemplo, sete (!) Campeonatos do Mundo, entre outras competições internacionais.
A divisão entre hóquei e o futebol haveria de ditar a separação precoce entre “Necas”, como era carinhosamente conhecido, e o Sporting CP. Em setembro de 1952, a direção verde e branca faz um ultimato a Jesus Correia, obrigando-o a escolher entre o relvado e o rinque. As lendas têm sempre um lado mítico e a resposta do eterno membro dos cinco violinos confirma a regra: “Tenho 28 anos. Mercê de uma vida muito recatada, foi-me possível até esta idade jogar futebol e hóquei sem quebra de forças. Os anos, porém, contam: 14 ao serviço do hóquei, oito no futebol. Quase todos os dias, às primeiras horas da manhã, treino de futebol. Depois o emprego, que nunca quis nem quero deixar. À noite, hóquei, jogo ou treino. Tive de olhar pelo meu futuro e descanso mais no hóquei”.
Desta forma, Jesus Correia abandonou a carreira futebolística numa fase demasiado precoce, o que revela ainda mais a grandiosidade dos feitos que alcançou. Foi o último dos cinco violinos a morrer, tendo-nos deixado a 30 de novembro de 2003.
Como referi no início do artigo, os adjetivos ou números nunca conseguirão demonstrar com exatidão a dimensão de Jesus Correia. Cabe ao Sporting CP e à sua massa adepta manter viva a lenda de “Necas”.
Um eterno obrigado, Jesus Correia.
Internacional português vestiu capa de herói em San Siro e garante ponto precioso para a equipa de Massimiliano Allegri num duelo de cortar a respiração
09 Jan 2026 | 09:38 |
Rafael Leão assumiu o papel principal no Milan – Genoa, um duelo vibrante que terminou com uma igualdade a um golo. O avançado luso foi decisivo ao evitar a derrota caseira em San Siro, resgatando um empate valioso para a equipa de Massimiliano Allegri num jogo marcado pelo sofrimento até ao fim.
O golo salvador surgiu apenas no tempo de compensação, ao minuto 90+2. Com o Milan em desvantagem no marcador, Rafael Leão respondeu da melhor forma a um pontapé de canto e enviou a bola para o fundo das redes. O lance, pleno de oportunidade, impediu a festa do adversário.
Olhando para a classificação, o Milan segue na perseguição ao líder. A equipa ocupa atualmente o segundo lugar da Serie A, com 39 pontos conquistados, estando a três pontos de distância do primeiro classificado, o Inter. O Napoli, com 38 pontos, está no terceiro posto.
Os rossoneri viram já as atenções para o próximo desafio, agendado para domingo, dia 11 de janeiro. A equipa visita a Fiorentina no Stadio Artemio Franchi, num encontro marcado para as 14h00. O jogo é relativo à 20.ª jornada da Serie A e a turma do antigo jogador do Sporting procurará regressar às vitórias.
Na temporada 2025/26, ao serviço do Milan, Rafael Leão – avaliado em 70 milhões de euros – leva 14 encontros disputados: 12 na Serie A e dois na Taça de Itália. Nos 926 minutos em que foi opção de Massimiliano Allegri, o antigo jogador do Sporting - que está prestes a garantir reforço - marcou oito golos e fez uma assistência.
Recentes afirmações do presidente do Clube de Alvalade não terão caído bem junto do emblema liderado por André Villas-Boas
09 Jan 2026 | 09:23 |
O Porto apresentou uma queixa formal contra Frederico Varandas junto do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, na sequência das declarações do presidente do Sporting após o triunfo frente ao Vitória de Guimarães (4-1), a 23 de dezembro.
Na zona mista do Estádio D. Afonso Henriques, o líder leonino deixou duras críticas ao passado da arbitragem nacional, apontando responsabilidades aos principais rivais e aos seus antigos presidentes, algo que não terá caído bem a André Villas Boas.
“Durante décadas, a arbitragem não era independente, tinha um dono. Porto e Benfica. Décadas. Com nomes. Pinto da Costa, Luís Filipe Vieira. Eu tenho 46 anos, vocês são da minha geração e crescemos assim”, afirmou Frederico Varandas no momento em questão.
Segundo informação revelada pelo jornal Record, a direção portista estranhou a ausência de qualquer reação por parte do Conselho de Disciplina da FPF e da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, o que terá motivado a formalização da queixa contra o presidente do Sporting.
De momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela classificativa do Campeonato Nacional, com 42 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 39, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 49 pontos.
Jovem jogador do Clube de Alvalade já foi operado e fez questão de quebrar o silêncio após horas complicadas internado no hospital
09 Jan 2026 | 09:00 |
Eduardo Quaresma recorreu às redes sociais na tarde de quinta-feira, dia 8 de janeiro, para partilhar uma imagem captada num quarto da CUF Tejo, em Lisboa. Na fotografia, o defesa surge deitado e a proteger o lado esquerdo do rosto, zona que foi alvo de intervenção cirúrgica na sequência de uma fratura sofrida na noite de ontem, após um lance aparatoso na primeira meia-final da Allianz Cup.
“Sportinguistas, já fui operado e correu tudo bem. Obrigado por todas as mensagens de força e carinho. Vemo-nos em breve… Acreditem!”, escreveu o central, de 23 anos, que aproveitou ainda para agradecer ao corpo clínico responsável pela cirurgia, liderado, segundo o próprio, pela doutora Cátia Mateus.
Conforme avançado anteriormente, o jogador do Sporting vai agora cumprir um período de paragem, estimado em pelo menos três semanas, antes de poder regressar à competição, previsivelmente com proteção adequada. Tudo indica que tal deverá acontecer a 4 de fevereiro, frente ao AFS.
Apesar da publicação feita a partir da unidade hospitalar, o jornal Record avança que Eduardo Quaresma já recebeu alta e encontra-se agora em casa, a recuperar. Por agora, é expetável que o defesa falhe os duelos exigentes contra Casa Pia, PSG, Arouca, Athletic Bilbao e Nacional.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Eduardo Quaresma – avaliado em 15 milhões de euros – realizou 15 jogos: seis na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Nos 1.088 minutos em que esteve em campo, o defesa marcou um golo e fez duas assistências.