Futebol
Negócio fechado! Jogador sensação da Liga foge ao Sporting e é reforço do Benfica por 6M
23 Dez 2025 | 18:52
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
24 Dez 2025 | 00:08 |
Após a vitória do Sporting frente ao Vitória de Guimarães (4-1), Frederico Varandas reagiu à polémica do lance com Morten Hjulmand diante do Santa Clara, admitindo que não considera que haja grande penalidade. Na zona mista, o Presidente dos leões refere ainda que Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira dominaram a arbitragem em Portugal durante anos.
“Vínhamos aqui desfalcados. Temos tido algumas lesões, ausências pela CAN, mas mostrámos a força do grupo, do plantel. Foi um jogo à bicampeão”, começou por afirmar, na zona mista, após a vitória da equipa. Sobre a arbitragem, assumiu que já esperava as perguntas e explicou a sua postura.
“O Sporting, na vitória ou na derrota, mantém a sua postura. Também somos humanos e cometemos falhas. Há dias em que não estamos tão bem. Mas tento sempre não fugir à postura que entendo ser a de gerir um clube desportivo e ter a cultura desportiva necessária. Sou obrigado a vir defender sobretudo o bom nome do Sporting. Quem não se sente não é filho de boa gente.”
F. Varandas: “Durante décadas, a arbitragem não era independente, tinha um dono. Porto e Benfica. Décadas. Com nomes. Pinto da Costa, Luís Filipe Vieira"
O Presidente lembrou ainda que, historicamente, a arbitragem em Portugal não era independente: “Durante décadas, a arbitragem não era independente, tinha um dono. Porto e Benfica. Décadas. Com nomes. Pinto da Costa, Luís Filipe Vieira. Eu tenho 46 anos, vocês são da minha geração, e crescemos assim. Crescemos onde o erro era normal, seja do treinador, do jogador, do presidente ou do árbitro, teve uma forma completamente desproporcionada”.
Frederico Varandas defendeu que atualmente a arbitragem é independente e que os erros são humanos: “Quando digo livre e independente não é uma arbitragem sem erros. Tem erros. O que não admito é que me digam que a arbitragem está pior, que este ano está horrível, que antes era muito boa. Está pior em quê? A arbitragem, hoje, não tem dono. Não tem. E o que acontece? Se a arbitragem for assim, numa maratona de 34 jornadas, é normal que os erros humanos sejam proporcionais entre vários clubes. As pessoas não estão preparadas, inclusive parte da comunicação social, para ver erros a favor do Sporting”.
F. Varandas: "Penálti assinalado pelo João Pinheiro. Minha opinião: não é penálti"
Quanto ao lance específico com Hjulmand, Varandas foi categórico: “Eish, o que é isto? Erros a favor do Sporting. Vamos lá, Santa Clara. Penálti assinalado pelo João Pinheiro. Minha opinião: não é penálti, mas vamos dizer a verdade do lance. Vejo ex‑árbitros, comentadores, árbitros que sabem a verdade. Andou‑se 14 minutos a tentar encontrar uma falta? É mentira”, disse
Sobre o VAR, o dirigente máximo dos leões também criticou a demora na análise do lance: “O VAR, para mim mal… Há um toque na cara? Há. O VAR faz referência ao João Pinheiro a dizer que há penálti. E a seguir estiveram, de forma inexplicável, 13 ou 14 minutos a ver se há fora de jogo. Foi completamente incompreensível como ficam 12 minutos a tentar encontrar um fora de jogo. O que aconteceu? Escândalo nacional. Não se falava noutra coisa”, concluiu
Na flash interview, treinador leonino rejeitou a ideia de uma equipa fragilizada, sublinhou a qualidade coletiva apresentada e dedicou triunfo ao ala espanhol
23 Dez 2025 | 23:50 |
O Sporting venceu o Vitória por 4-1 em Guimarães, na 15.ª jornada da Liga Betclic, e, no final do encontro, Rui Borges deixou elogios à exibição da equipa, respondeu a críticas externas e destacou a união do grupo. O treinador leonino rejeitou a ideia de um Sporting fragilizado, sublinhou a qualidade coletiva apresentada e aproveitou ainda para dedicar o triunfo a Iván Fresneda, que perdeu um familiar.
"Foi uma boa vitória, grande vitória", afirmou, à SportTV, destacando que a equipa esteve sempre ligada ao jogo. Segundo o técnico, "com bola tivemos sempre muita qualidade" e o segundo golo é exemplo disso mesmo, descrevendo-o como "uma jogada extraordinária".
O treinador aproveitou também para responder às opiniões que apontavam o Sporting como diminuído antes do encontro. "Hoje li ou ouvi que este era um Sporting diminuído. O Sporting diminuído foi bicampeão a época passada e hoje voltou a mostrar isso". Para Rui Borges, a equipa demonstrou que continua forte, independentemente das ausências.
R. Borges sobre Rui Silva: "Faz parte, eles sabem que todos vão falhar"
Sobre o erro de Rui Silva que surgiu no golo dos minhotos, o técnico foi claro na defesa dos seus jogadores: "Faz parte, eles sabem que todos vão falhar. O treinador vai assumir qualquer erro. Seja de quem for, não há problema nenhum". Rui Borges sublinhou ainda o espírito de união existente no grupo.
R. Borges: "Quero dedicar a vitória ao Iván, que teve a infelicidade do falecimento de um familiar"
Por fim, o treinador deixou uma dedicatória especial e uma mensagem aos adeptos. "Quero dedicar a vitória ao Iván, que teve a infelicidade do falecimento de um familiar", disse, acrescentando que a equipa deve continuar focada em si própria: "O Sporting tem de se agarrar a ele próprio". Rui Borges terminou desejando boas festas: "Deixar também um Feliz Natal a todos, com muita saúde".
Extremo confidenciou que colega de balneário tem atravessado dias complicados e entregou-lhe o prémio de melhor em campo
23 Dez 2025 | 23:09 |
Francisco Trincão falou após a goleada do Sporting sobre o Vitória (4-1), na 15.ª jornada da Primeira Liga, e comentou a importância do resultado e do seu desempenho na partida. O extremo confidenciou que Iván Fresneda teve "uma semana difícil" e entregou-lhe o prémio de melhor em campo.
F. Trincão: "Feliz pela vitória e pelo apoio dos adeptos"
"Todos os golos são importantes, é bom marcar e ajudar a equipa. Feliz pela vitória e pelo apoio dos adeptos", afirmou, à SportTV, mostrando-se feliz com o triunfo. O jogador realçou que a equipa sabia da dificuldade do jogo e que foi essencial dominar a posse de bola em várias fases da partida.
"Sabíamos que ia ser difícil, mas soubemos ter bola. Acho que jogámos bastante bem, principalmente na primeira parte, depois também é preciso sofrer", disse. Questionado sobre o lance em que o guarda-redes verde e branco acabou por errar, o avançado preferiu sublinhar a união do grupo.
F. Trincão: "Dedico o prémio ao Iván Fresneda, teve uma semana difícil"
"Erro de Rui Silva? Sabemos que somos um grupo e estamos unidos. Dedico o prémio ao Iván Fresneda, teve uma semana difícil. O erro faz parte do futebol, mas soubemos ser família", explicou. O internacional português focou-se no futuro e no trabalho que ainda falta fazer na época, mostrando concentração coletiva: "Estamos só focados no nosso. Há muitos jogos pela frente, fazer o nosso trabalho e no fim vemos o que acontece", terminou.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Francisco Trincão - avaliado em 35 milhões de euros - soma 24 partidas. O avançado internacional português foi titular em quase todos jogos oficiais. Até ao momento, registou nove golos e seis assistências na conta pessoal.
Clube de Alvalade somou terceira vitória consecutiva em todas as competições e mantém-se na perseguição ao Porto, que tem mais cinco pontos
23 Dez 2025 | 22:45 |
O Sporting derrotou o Vitória de Guimarães por 4-1, esta terça-feira, dia 23 de dezembro, em jogo a contar para a 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O Clube de Alvalade voltou assim a vencer e mantém-se na perseguição ao primeiro lugar. Veja AQUI como decorreu a partida.
Num duelo disputado no Estádio D. Afonso Henriques, os leões entraram fortes e determinados em chegar à vantagem. O 1-0 surgiu aos 32 minutos. Erro de todo o tamanho de Samu, que deixou a bola em Francisco Trincão. O português jogou em Fotis Ioannidis, o grego devolveu e, depois de um remate ao poste, Trincão fez o primeiro da partida. O segundo apareceu aos 42', depois de um grande cruzamento de Ricardo Mangas para a cabeça de Fotis Ioannidis.
Na segunda parte, os minhotos reduziram aos 50' com uma grande ajuda de Rui Silva. Telmo Arcanjo rematou de fora da área, o guarda-redes parecia ter a bola controlada, mas largou-a para dentro da baliza e deu esperanças aos vimaranenses. No entanto, Juan Castillo também esteve infeliz. Aos 63', depois de um livre ao segundo poste, Luis Suarez cruzou para o meio da área e o guardião, traído pelo relvado, desviou a bola para a sua baliza. Aos 79', Juan Castillo defendeu um remate de Luis Suárez, mas Maxi Araújo, à boca da baliza, fez o 4-1.
Com esta vitória – a 19.ª em 26 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm agora 38 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (43) está no primeiro posto. Já o Benfica é terceiro com 35.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 28 de dezembro, frente ao Rio Ave. O encontro, a contar para a 16.ª jornada do Campeonato Nacional, diante da turma liderada por Sotiris Sylaidopoulos, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.
Golo de Francisco Trincão (1-0):
Golo de Fotis Ioannidis (2-0):
Golo de Juan Castillo (3-1 a.g.):
Golo de Maxi Araújo (4-1):
Negócio fechado! Jogador sensação da Liga foge ao Sporting e é reforço do Benfica por 6M
23 Dez 2025 | 18:52
Liga Portugal Betclic 25/26: Vitória de Guimarães - Sporting (Jornada 15) ao minuto
23 Dez 2025 | 17:40
Jogador de Nuno Espírito Santo quer jogar no Sporting e há reforço à vista
23 Dez 2025 | 18:35