Modalidades
Exclusivo Leonino - Direção planeia mudanças drásticas para a equipa de futsal do Sporting
27 Nov 2025 | 13:07
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
10 Fev 2020 | 10:19 |
Nem todos os jogadores da semana precisam de fazer assistências, de marcar hat-trick’s ou de fazer fintas incríveis. Por vez, basta apenas fazerem a diferença. O Jogador da Semana, para redação do Leonino, é João Matos, capitão da equipa de futsal do Sporting CP. As razões? Já comecei por as enumerar na introdução, mas ainda há tanta coisa para dizer.
João Nuno Alves Matos, ou João Matos, ou Samurai, como é conhecido no mundo do futsal por todos é, desde 2015, o capitão dos leões. Uma braçadeira que lhe assenta no braço na perfeição, uma vez que percorre os corredores verdes e brancos há precisamente 18 anos. O número 9 dos comandados de Nuno Dias já viu de tudo, desde direções, a treinadores, a jogadores e, aos 32 anos, continua a defender e a honrar as cores do Sporting CP como se fosse o primeiro dia.
Vindo para Alvalade na época de 2002/03, para os juniores B, João Matos começou o seu percurso no futsal nas camadas jovens do Clube de Carnaxide, localidade onde sempre morou, durante apenas duas temporadas, rumando prontamente aos leões, Clube do seu coração.
Sabem aquele momento em que achamos que tudo o que fazemos é uma questão de vida ou de morte? Para João Matos, todos os lances são isso mesmo. Foi exatamente essa questão que nos levou a escolhê-lo para jogador da semana. Ontem (9 de fevereiro), os leões venceram as águias, assumindo a liderança da Liga Placard (LER AQUI). João não marcou, não deu a marcar, mas deu, literalmente, o corpo às balas. Para quem o tem na defesa, não há quem possa tremer ou vacilar. O jogador leonino não treme, não descansa sem ir até à última bola e acarreta essa responsabilidade como o verdadeiro capitão que é. Esta época, o número 9 já leva sete golos marcados em 28 partidas disputadas. No início, realçámos que nem sempre são os homens que assinam os golos que decidem partidas e, o Samurai, é o maior exemplo disso mesmo.
Além de tudo isto – sim, como se a garra não fosse suficiente – João Matos não esconde, nunca, as suas emoções. No final da partida, mais uma vez, as lágrimas escorreram pela cara do atleta leonino. O fixo verde e branco passou os 40 minutos do duelo, quer no banco quer na quadra, a puxar não só por todos os seus companheiros, como pelas bancadas lotadas do Pavilhão João Rocha. Há coisas que vêm de berço e a alma que este homem imputa numa partida é qualquer coisa.
No Sporting CP, ouvimos dizer, há anos, o lema “zero ídolos”, duvido que pensem em João Matos quando o fazem. O capitão é o ídolo não só de muitos jovens da atualidade, mas também de muitos homens e mulheres que o viram crescer e evoluir no nosso futsal. Muito mais que ídolo, o fixo dos leões leva o seu Sportinguismo à letra, tendo mesmo imortalizado no seu corpo a conquista da UEFA Futsal Champions League, tatuando um leão juntamente com o troféu.
https://www.instagram.com/p/By4xCFrgz62/
Pode, por vezes, não aparentar o melhor dos melhores feitios, pois leva as derrotas muito a sério, mas é sempre o último a abandonar a quadra de qualquer que seja o pavilhão, pois faz questão de agradecer o apoio a cada adepto, de dar um abraço a cada fã e de tirar uma fotografia com cada criança. É destes valores que João Matos é feito, é a personificação perfeita do nosso Esforço, Dedicação e Devoção e fez-nos, muitas vezes, atingir a tão desejada Glória.
Clube de Alvalade não teve dificuldades no encontro da 12.ª jornada da Liga portugesa e chega aos 30 pontos, após 12 rondas já disputadas
08 Dez 2025 | 16:41 |
A equipa de futsal do Sporting derrotou o Torreense por 8-2, esta segunda-feira, dia 8 de dezembro, em jogo da 12.ª jornada da Liga Placard. Depois da goleada a meio da semana para a Liga dos Campeões, os leões confirmaram o bom momento e chegaram aos 43 golos nos últimos cinco jogos.
No Pavilhão João Rocha, rapidamente o Sporting mostrou a sua intenção de dominar o jogo. Allan Guilherme abriu o marcador aos 4 minutos, assistido por Felipe Valério. Rocha dilatou a vantagem, ao segundo poste para finalizar um livre bem estudado, aos 15 minutos. A quatro segundos do intervalo, o pivot do Sporting assistiu Bruno Pinto, antigo jogador do Benfica, que só teve de encostar e aumentar a diferença para 3-0.
Na segunda parte, aos 23 minutos, Bruno Pinto marcou o seu segundo golo no jogo, no seguimento do livre direto. Os leões continuaram a pressionar e ampliaram a vantagem com golos de Alex Merlim (29') e Tiago Rodrigues (35'). O Torreense ainda conseguiu reduzir por Gabrielzinho (25') e Célio Coque (34'), mas Pauleta (38') e um auto-golo de Bruno Felipe (39') selaram a vitória.
Com esta vitória – a 16.ª em 18 jogos na nova temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias estão no segundo lugar da tabela classificativa com 31 pontos. O Benfica é primeiro classificado com 33, mas tem menos uma partida disputada do que os verdes e brancos.
O Clube de Alvalade vai, agora, enfrentar o Braga na 13.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. O encontro diante da formação liderada por Joel Rocha está marcado para o próximo domingo, dia 13 de dezembro, às 15h00, na AMCO Arena, no Minho.
Confira os golos do Sporting:
Clube de Alvalade entrou em campo, esta quinta-feira, dia 4 de dezembro, para jogar a segunda mão dos oitavos-de-final da competição internacional
04 Dez 2025 | 22:01 |
A equipa de futsal do Sporting derrotou o AEK de Atenas por 8-3, esta quinta-feira, dia 4 de dezembro, em jogo da segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões da modalidade. Depois da vitória no fim-de-semana, para o campeonato, os leões garantiram presença na fase seguinte da competição internacional.
O Sporting entrou com tudo, e inaugurou o marcador logo no primeiro minuto, por Bruno Pinto. Os leões mantiveram a pressão, e aos 3' já lideravam por 3-0 (Bruno Pinto e Allan Guilherme fizeram os golos). Aos 13', o AEK conseguiu reduzir, e deixou o marcador com 3-1 ao intervalo, a favor dos verdes e brancos.
Nos segundos 20 minutos, a formação helénica conseguiu reduzir a vantagem para apenas um golo, aos 23'. No entanto, o Sporting reagiu, e voltou a colocar-se em controlo do marcados. Pauleta fez o 4-2, seguido do hat-trick de Bruno Pinto. Tomás Paçó e Felipe Valério dilataram ainda mais a vantagem verde e branca, que atingiu números expressivos no final da partida. O melhor que o AEK conseguiu foi reduzir, para 7-3, mas Pauleta voltou a atirar a diferença para cinco golos.
Com esta vitória – a 15.ª em 17 jogos na nova temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias ultrapassam o AEK de Atenas nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os verdes e brancos avançam, com agregado final de 19-3, e ficam à espera do Benfica, que deve ser o adversário nos quartos-de-final da competição internacional.
O Clube de Alvalade vai, agora, voltar a virar atenções para o campeonato nacional. Os leões recebem o Torreense, numa partida que se vai disputar no Pavilhão João Rocha. O apito inicial está marcado para as 15h00 da próxima segunda-feira, dia 8 de dezembro.
Clube de Alvalade chegou cedo à vantagem; Atleta do emblema verde e branco inaugurou o marcador logo no primeiro minuto de jogo
29 Nov 2025 | 22:23 |
A equipa de futsal do Sporting derrotou o Leões de Porto Salvo por 6-3, este sábado, dia 29 de novembro, em jogo da 11.ª jornada da Liga Placard. Depois da goleada a meio da semana para a Liga dos Campeões, os leões derrotaram agora o terceiro classificado do Campeonato.
Na primeira parte, o Clube de Alvalade chegou cedo à vantagem. Diogo Santos inaugurou o marcador logo no primeiro minuto. O camisola 7 estava endiabrado e bisou logo aos 3'. A equipa forasteira conseguiu reduzir aos 4' por intermédio de Landelino Neto. Num duelo intenso, os leões voltaram a marcar aos 6'. Agora foi Pauleta a aproveitar um erro da defesa contrária e apontar o 3-1. Aos 13', Felipe Valério fez o quarto. Quando os visitados atingiram as seis faltas, o Leões de Porto Salvo não falhou e conseguiu o 4-2 por Isaías Furtado.
Nos segundos 20 minutos, a formação do concelho de Oeiras reduziu para 4-3 aos 24' com golo de Rúben Carrilho. No melhor momento dos visitantes na partida, contudo, o Sporting não tremeu e conseguiu travar o ímpeto adversário. Uma bela jogada coletiva terminou com Wesley a dar para Bruno Pinto fazer o 5-3 aos 30 minutos. Bruno Maior fez o 6-3 aos 38 minutos.
Com esta vitória – a 14.ª em 16 jogos na nova temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias estão no segundo lugar da tabela classificativa com 27 pontos. O Benfica é primeiro classificado com 33. Por outro lado, o Leões de Porto Salvo é terceiro classificado com 22.
O Clube de Alvalade vai, agora, receber os gregos do AEK para a segunda mão dos oitavos-de-final da UEFA Futsal Champions League na quinta-feira, dia 4 de dezembro, às 19h30. Fora de casa, o Sporting venceu por uns claros 11-0 e tem pé e meio na próxima fase da competição internacional.