
Futebol
Pedro Henriques ataca elemento fulcral do Sporting: "Já tinha cometido um erro com o Gil Vicente"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
João Palhinha concedeu uma entrevista à UEFA, na qual fez uma análise em antevisão ao encontro entre Portugal e a Eslovénia, a valer para a fase dos oitavos de final do EURO 2024. O antigo médio do Sporting fez, também, uma viagem ao passado, recordando os tempos em que partilhou o balneário leonino com Andraz Sporar, jogador que vai reencontrar no embate de dia 1 de julho.
"Lembro-me de partilhar o balneário com ele. É um excelente jogador. Vencer é o principal objetivo. Estamos à espera de um jogo muito competitivo, semelhante aos que tivemos na fase de grupos. À medida que avançamos nesta competição, os jogos vão sendo cada vez mais difíceis. Vamos encará-lo como se fosse o nosso último jogo", começou por dizer o internacional português.
"É uma seleção muito competitiva, uma das maiores surpresas deste Europeu. Tivemos a oportunidade de jogar um particular contra eles e, por isso, são uma equipa que conhecemos bem", evidenciou João Palhinha. O ex-Sporting apontou a importância da Seleção Nacional, orientada por Roberto Martínez, possuir a característica da invisibilidade:
"Essa é a nossa caraterística. Às vezes, criar incerteza na cabeça do treinador também é bom porque mostra as qualidades individuais e coletivas da equipa. Essas coisas são boas, mas acima de tudo estamos prontos para o que vem a seguir", concluiu o jogador.
Atualmente no Panathinaikos, Sporar - avaliado em 4 milhões de euros - representou o Sporting entre 2019 e 2021, coincidido com o médio do Fulham no início da época 2020/21, antes do avançado esloveno ser emprestado ao Braga. Com a camisola dos leões, foi aposta em 38 jogos, onde fez o 'gosto ao pé' por 11 ocasiões e cruzou para a grande área uma única vez.
Recorde-se que a Seleção Nacional vai a jogo com a Eslovénia, no dia 1 de julho, segunda-feira, pelas 20h00. A equipa das quinas entra em campo, depois de ter escorregado diante da Geórgia com uma derrota por 2-0, já depois de ter lugar assegurado nos oitavos de final do EURO 2024, que decorre na Alemanha.
Avançado de 24 anos que fez 15 golos no campeonato canarinho na época passada é um dos alvos dos leões em caso de saída do sueco
|
A mais do que provável saída de Viktor Gyokeres no próximo mercado de transferências obriga a SAD do Sporting a atacar o mercado em busca de substitutos. Yuri Alberto, avançado do Corinthians, está referenciado pelo Clube de Alvalade como possível sucessor ao goleador sueco.
"O Sporting tem vários jogadores referenciados e vários atletas que foi observando... Um desses jogadores é Yuri Alberto"
A revelação foi feita, esta quarta-feira, dia 14 de maio, por Pedro Sousa no programa 'Liga NOW': "O Sporting tem vários jogadores referenciados e vários atletas que foi observando... Um desses jogadores é Yuri Alberto, avançado do Corinthians, que é o clube mais endividado do futebol brasileiro", começou por dizer, explicando que o clube canarinho vive tempos conturbados.
"Creio que foi revelado na semana passada que deve 1,9 biliões de reais. O clube tem um processo de 'impeachment' contra o seu atual presidente, isto é, pode cair a qualquer momento". O antigo diretor de comunicação dos leões deu mais detalhes sobre o trajeto do atleta de 24 anos.
"Tem 24 anos e aos 19 era tido como uma das maiores promessas do futebol brasileiro, por isso é que foi vendido por 25 milhões de euros, há cinco anos, ao Zenit"
"Yuri Alberto foi o melhor marcador do Brasileirão da época passada. Agora faz uma pareceria com Memphis Depay, dianteiro da seleção neerlandesa. Tem 24 anos e aos 19 era tido como uma das maiores promessas do futebol brasileiro, por isso é que foi vendido por 25 milhões de euros, há cinco anos, ao Zenit. Não se adaptou, começou a guerra e regressou ao Brasil", explicou.
Na presente temporada, Yuri Alberto – avaliado em 16 milhões de euros – já participou em 11 encontros, ao serviço do Timão: 14 no Campeonato Paulista, oito na Serie A, quatro na Libertadores, quatro na Copa Sudamericana e outro na Copa do Brasil. Nos 2.138 minutos em que esteve em campo, o internacional brasileiro marcou 11 golos e fez uma assistência.
Confira alguns dos melhores momentos de Yuri Alberto:
Na sequência das palavras proferidas sobre atletas do Vitória de Guimarães, seu ex clube, conduta do técnico leonino é colocada em causa
|
Sérgio Krithinas criticou as declarações proferidas por Rui Borges, técnico do Sporting, sobre os jogadores do Vitória de Guimarães após o empate dos leões frente ao Benfica (1-1). O comentador recorda que não é a primeira vez que o timoneiro dos leões fala sobre os adversários e que esta estratégia pode ser perigosa.
"Isto é uma acusação grave"
“Rui Borges disse ‘vi jogadores do Vitória a levar quinto amarelo para não jogarem neste jogo e jogarem contra o Sporting’. Isto é uma acusação grave. Está a insinuar que há jogadores do Vitória de Guimarães que querem ganhar ao Sporting e não querem ganhar os outros jogos e que não querem ir às competições europeias. Já com o Gil Vicente a conversa foi muito parecida, quando disse que o Gil Vicente se esforçou muito contra o Sporting. Eu acho que é um ‘jogo perigoso’ da parte de Rui Borges”, começou por afirmar Sérgio Krithinas, em declarações no canal televisivo Now.
"Se eu fosse jogador do Vitória de Guimarães, ficaria muito ofendido"
O jornalista comentou também a reação do clube vimaranense: “O Vitória de Guimarães levou isto para o plano institucional. Mas, perante uma frase destas, eu percebo que haja muita gente do clube que fique incomodada. Se eu fosse jogador do Vitória de Guimarães, ficaria muito ofendido […]. Acho que é uma acusação forte e que não merece, de forma alguma, defesa”.
Sérgio Krithinas recordou ainda a saída de Rui Borges dos vimaranenses, em dezembro passado: “Muita gente falou da forma como Rui Borges saiu do Vitória de Guimarães. Rui Borges é apresentado no Sporting no dia 26 de dezembro e, no dia 23, quando já havia negociações com o Sporting, diz, em conferência de imprensa, ‘não abandono ninguém, tenho contrato com o Vitória e não faz sentido falar dessas coisas’. Parece-me que não é correto".
A terminar, o jornalista - que criticou uma decisão polémica do árbitro João Pinheiro no recente dérbi entre Benfica e Sporting - fez uma revelação: “Também por aquilo que sei, Rui Borges sai de Guimarães e despede-se de algumas pessoas, numa despedida fria. Muita gente ainda está à espera de um telefonema de Rui Borges a despedir-se”.
Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol anunciou nomeados para jogos da 34.ª jornada da Liga Portugal Betclic
|
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, dia 14 de maio, as equipas de arbitragem nomeadas para a 34.ª jornada da Liga Portugal Betclic de 2024/25. Fábio Veríssimo foi o escolhido para apitar o encontro entre Sporting e Vitória de Guimarães.
O juiz da Associação de Futebol de Leiria foi eleito árbitro principal do duelo e contará com Pedro Martins e Hugo Marques como assistentes. Já o quatro juiz será Pedro Ramalho, enquanto que o VAR contará com o contributo de Rui Costa. André Dias estará no AVAR.
De recordar que Fábio Veríssimo é um árbitro de má memória para os leões. No jogo entre AFS e leões (2-2), à passagem dos 78 minutos - com os leões a vencer por 2-1 - Ousmane Diomande viu o segundo amarelo e foi expulso, por uma falta sobre Gustavo Mendonça (Recorde AQUI).
A jogar com menos um até ao final, a equipa adversária viria mesmo a chegar ao golo do empate. Na sequência de um pontapé de canto e após um corte da defesa leonina, a bola sobrou para Gustavo Mendonça que à entrada da área fez o 2-2 aos 90+6 minutos.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 17 de maio, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a 34.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Luís Freire, jogar-se-á às 18h00, no Estádio José Alvalade.