
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Matheus Reis está na 'berlinda' depois do Clássico entre Sporting e Porto, do último sábado, dia 28 de janeiro.
Já perto do final da partida, o brasileiro terá encostado a cabeça a João Pinheiro, mas o juiz da partida não assinalou qualquer ocorrência... pelo menos na altura. Apesar de não ter sofrido consequências disciplinares, o relatório de jogo pode trazer novidades.
"Se no teor do relatório for considerado como tentativa de agressão pode ser enquadrado no artigo 145 alínea B, que prevê um castigo que pode ir de dois meses a dois anos. Isto, claro, falando na generalidade e sem prejuízo do teor do relatório em questão", referiu Lúcio Correia, advogado especialista em Direito Desportivo, em declarações ao jornal O Jogo.
"Se for considerado como um gesto ameaçador, entra no artigo 157 que prevê castigo de um a quatro jogos", referiu, ainda, deixando claro que o relatório de João Pinheiro - árbitro que tem sido altamente criticado pelos leões depois da partida -, ainda pode dar um castigo pesado a Matheus Reis, até porque o Conselho de Disciplina pode atuar depois de verificadas as imagens televisivas.
De acordo com o mesmo diário desportivo, os responsáveis verdes e brancos estão tranquilos com esta situação e contam com Matheus para a partida frente ao Braga. Além disso, os leões aguardam que o CD avalie a agressão de Wendell a Pedro Gonçalves (Saiba mais AQUI). No entanto, o Sporting não vai apresentar o caso, mas aguarda pelo mapa de castigos.
Clube de Alvalade tinha sido autuado depois de declarações menos felizes do antigo jogador verde e branco, que se retratou rapidamente
|
Boas notícias para o Sporting! O Supremo Tribunal Administrativo decidiu anular a multa aplicada à Sporting SAD, no seguimento das declarações de Carlos Xavier acerca de Mehdi Taremi, antigo avançado do Porto. O caso remonta a outubro de 2023, quando os leões tinham sido condenados a pagar um valor superior a 15 mil euros.
Na origem da multa aplicada pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) estiveram as duras críticas de Carlos Xavier a Taremi, feitas num programa da Sporting TV. “O muçulmano, quando veio para Portugal, nem sabia nadar, e agora só sabe mergulhar”, referiu o antigo jogador que conquistou um Campeonato, três Supertaças e uma Taça de Portugal ao serviço do Clube de Alvalade.
Poucos dias depois, o ex-internacional português – que elogiou a prestação da equipa leonina no recente dérbi frente ao Benfica - retratou-se em público e pediu desculpa pelos seus comentários. Ainda assim, o Conselho de Disciplina da FPF acabou mesmo por sancionar a SAD verde e branca, com uma multa de 15.300 euros.
A sociedade leonina decidiu, de imediato, recorrer da decisão para o Tribunal Arbitral do Desporto. No entanto, o TAD deu razão ao órgão federativo e indeferiu o recurso dos verdes e brancos, em maio de 2024. A SAD do Sporting avançou com novo recurso e, cerca de um ano depois, o Supremo Tribunal Administrativo apresentou um entendimento diferente da situação e decidiu anular a multa, numa decisão conhecida esta quinta-feira.
A equipa verde e branca volta a entrar em campo no próximo fim de semana, frente ao Vitória de Guimarães, no Estádio José Alvalade. O jogo é referente à 34.ª e última jornada da Liga Portugal Betclic e será arbitrado por Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria. Os leões estão na liderança do campeonato, com 79 pontos, e estão a um pequeno passo de conquistar o bicampeonato.
Jovem jogador espanhol assinou um momento magnífico no dérbi da Catalunha e os blaugrana consagraram-se campeões nacionais
|
Disputou-se, esta quinta feira, dia 15 de maio, o dérbi da Catalunha, o Espanyol - Barcelona, a contar para a 36ª. jornada da La Liga. Os blaugrana venceram os rivais da região por 2-0, com um grande golo de Lamine Yamal, e confirmaram o triunfo do campeonato espanhol, depois de terem vencido o Real Madrid na última ronda.
Destacar, em primeira instância, a presença de Raphinha no 11 titular de Hansi Flick. O extremo brasileiro, antigo jogador do Sporting, ficou em branco no Espanyol - Barcelona, mas assinou uma época tremenda e foi uma das peças mais importantes no percurso dos blaugrana rumo ao título nacional.
Em relação à partida, foi um jogo de nervos. O Barcelona ganhava o campeonato caso vencesse o jogo, logo contra o grande rival da Catalunha. O Espanyol dificultou a tarefa ao máximo, e a primeira parte chegou ao fim com o nulo no marcador, sem que nenhuma das equipas conseguisse inaugurar o placar.
Na etapa complementar, o Barcelona mostrou o porquê de ocupar o primeiro lugar da La Liga. Os blaugrana viram Lamine Yamal assinar um momento incrível, e marcar um golo fabuloso aos 53 minutos do encontro. O Espanyol nunca conseguiu reagir ao poderio da equipa de Raphinha, e chegou mesmo a ficar reduzido a 10 unidades à passagem do minuto 80', devido a agressão de Cabrera sobre o marcador do primeiro tento da partida. Fermín fez o segundo, com assistência de Yamal, e fechou o resultado final com 2-0.
Com esta vitória, o Barcelona soma 85 pontos, e consegue uma vantagem de sete pontos sobre o segundo classificado, o Real Madrid, quando faltam apenas dois jogos para o fim da La Liga. O Espanyol, por outro lado, ocupa a 16ª posição da tabela classificativa. Somam 39 pontos, mais cinco que a primeira equipa abaixo da linha de água.
Reveja, aqui, o golo de Lamine Yamal no Espanyol - Barcelona:
Treinador do conjunto vimaranense vem vivendo um bom momento na carreira, e há um dado que deixa os Sportinguistas em sobressalto
|
O Sporting entra em campo no próximo sábado, dia 17 de maio, para defrontar o conjunto do Guimarães, em encontro da 34º. jornada da Liga Portugal Betclic, que pode dar o bicampeonato aos leões. Apesar do bom momento, há um dado que assusta: Luís Freire, técnico dos vimaranenses, já sabe o que é vencer em Alvalade.
Analisando os registos, verifica-se que o técnico de 39 anos já defrontou o Sporting em oito ocasiões, enquanto treinador principal. O saldo é de uma vitória, um empate e seis derrotas, sendo que o único triunfo aconteceu logo no primeiro jogo frente aos verdes e brancos. Em outubro de 2018, ao serviço do Estoril, Luís Freire comandou a equipa da Linha a uma vitória por 2-1, em Alvalade, num desafio referente à segunda jornada da fase de grupos da Taça da Liga.
Nos cinco duelos seguintes, o Sporting levou a melhor. No comando técnico do Nacional, Luís Freire foi derrotado na receção aos verdes e brancos por 2-0, em janeiro de 2021. Já ao serviço do Rio Ave, em 2022/23 e 2023/24, seguiram-se outros quatro desaires para o jovem técnico e sempre sem golos marcados pelos vilacondenses – 3-0 e 2-0, em Alvalade, 2-0 e 1-0, no Estádio dos Arcos.
Ainda na época passada, Luís Freire voltou a conseguir travar o Sporting. Na 23ª jornada do campeonato, a equipa comandada por Ruben Amorim deslocou-se ao terreno dos vilacondenses e não foi além de um empate 3-3. Na presente temporada, Luís Freire já defrontou o Sporting, também ao serviço do Rio Ave. Na primeira jornada da Liga Portugal Betclic, a formação de Vila do Conde deslocou-se a Alvalade e foi derrotada por 3-1.
A partir das 18h00 do próximo sábado, Luís Freire - que soma duas vitórias e duas derrotas, no confronto direto com Rui Borges - vai defrontar o Sporting, pela primeira vez, no comando técnico do Vitória de Guimarães. Vale lembrar que no jogo da primeira volta, no Estádio D. Afonso Henriques, leões e vimaranenses empataram 4-4, com Daniel Sousa ao leme dos minhotos.