![Bernardo Bruschy encantado com craque do Sporting: "Sempre foi diferenciado"](/storage/media-items/images/2025/02/rui-borges-bernardo-bruschy-sporting_20250210075306.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
João Pinheiro voltou a ser o centro das atenções em mais um Clássico entre Sporting e Porto - veja AQUI o resumo -, prejudicando os verdes e brancos. Zouhair Feddal, antigo central do Clube de Alvalade, não deixou a situação passar em branco e acusou o árbitro da AF Braga de ter problemas com o emblema verde e branco.
"Melhor assim, João Pinheiro Antisportinguinho", escreveu o central marroquino, nas suas redes sociais, em resposta a uma compilação de más decisões do árbitro da AF Braga, prejudicando o Clube de Alvalade ao longo de várias temporadas, principalmente em Clássicos frente ao Porto.
Nos comentários, vários foram os adeptos do Sporting que deixaram mensagens carinhosas ao antigo 'camisola 3', muito adorado pela massa associativa dos verdes e brancos. "Feddal, sempre um de nós", "És grande", e "Nunca serás esquecido" foram alguns exemplos, além de alguns comentários irónicos: "Cuidado Feddal, arriscas-te a uns 8 jogos de suspensão!", "Olha que ele ainda aparece ai em casa e és expulso".
Zouhair Feddal chegou ao Sporting em 2020, oriundo do Bétis, a troco de 2,7 milhões de euros. Com a Listada verde e branca, o defesa-central realizou 60 jogos, marcou dois golos e fez cinco assistências, contribuindo para a conquista de uma Supertaça Cândido de Oliveira, duas Taças da Liga e um Campeonato Nacional.
O futebolista acabou por sair do Clube de Alvalade rumo ao Valladolid, no final da temporada 2021/22. Pelos blanquivioletas fez apenas meia época, mudando-se para o Alanyaspor, da Turquia, na segunda metade do ano. Em 2023/24, o jogador ficou sem competir e, no final da temporada, anunciou o término da carreira.
Confira a publicação de Feddal:
Futebolista que não faz parte dos planos dos verdes e brancos esta temporada mereceu vários elogios na imprensa britânica, encantada com o jogador
|
Marcus Edwards marcou na estreia oficial pelo Burnley e eliminou Mateus Fernandes da Taça de Inglaterra. Emprestado pelo Sporting, o extremo foi destaque na imprensa britânica, que recordou as comparações com Lionel Messi, feitas por Maurício Pochettino, treinador do Tottenham na altura em que o avançado ainda alinhava nos spurs.
"As valências, o corpo e a forma única como joga, são algo reminiscentes do início de Messi", disse o técnico argentino, em 2016, palavras que foram agora recordadas pela BBC, garantindo que "a carreira de Edwards já teve vários altos e baixos, mas, no domingo (dia 9 de fevereiro), começou aquele que poderá ser o melhor capítulo".
No mesmo momento, a rádio inglesa recorda as palavras de Scott Parker, ainda antes da estreia oficial do jogador: "Era um miúdo às voltas em Londres e, quando és um jovem, às vezes há diferenças na forma como ages. Mas está mais maturo e não há como negar que é um talento especial", disse o treinador dos clarets.
"Tenho seguido o Marcus há algum tempo. A primeira vez que estive com ele foi quando ele ainda tinha 13 anos, quando eu estava a começar a fazer a minha formação de treinador. É um jogador especial, com um talento especial. Temos de cuidar dele, já que não jogou muito nos últimos tempos - acho que a última vez foi em novembro ou dezembro. Por isso precisa um pouco de tempo de treino", admitiu Scott Parker.
Na presente temporada, Marcus Edwards – avaliado em 15 milhões de euros – participou em 10 encontros pelos leões. O jogador soma, no total, apenas 346 minutos disputados com a camisola verde e branca, tendo marcado três golos (dois frente ao Amarante, um diante do Farense). Pelo Burnley, fez 31 minutos e já faturou.
Capitão de equipa dos verdes e brancos está fora da receção ao Borussia Dortmund, na Liga dos Campeões, suspenso por acumulação de amarelos
|
Morten Hjulmand é baixa do duelo entre Sporting e Dortmund na Liga dos Campeões. O médio está suspenso por acumulação de amarelos, saindo das opções de Rui Borges. Além da ausência do capitão, o treinador verde e branco tem mais um problema no centro do terreno, uma vez que Hidemasa Morita não está a 100%.
O 'camisola 5' dos leões está a recuperar a forma depois de uma lesão que ainda não deixou de fustigar o internacional japonês. A Unidade de Performance do Clube de Alvalade limitou os minutos de jogo do atleta, de modo a que possa atingir novamente os níveis físicos que apresentava antes da mazela no gémeo.
A titularidade de Hidemasa Morita na Liga dos Campeões parece estar fora de questão, deixando o Sporting bastante desfalcado para o início de um encontro de alta exigência. No entanto, Rui Borges parece já ter tomado uma decisão quanto ao encontro com os alemães e vai apresentar uma dupla inédita no meio-campo leonino.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita – avaliado em 14 milhões de euros – contabiliza 27 encontros: 17 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.637 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.
A formação comandada por Rui Borges volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 11 de fevereiro, frente ao Dortmund, na primeira mão do playoff de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. O encontro diante da turma liderada por Nico Kovac tem pontapé de saída agendado para as 20h00, no Estádio José Alvalade.
'Camisola 9' dos verdes e brancos é o principal ativo do Clube de Alvalade e soma 34 golos no mesmo número de jogos disputados esta temporada
|
Viktor Gyokeres poderá voltar ao onze titular do Sporting. O futuro do avançado passa por um maior período de utilização, apesar de ainda não ser possível disputar os 90 minutos de uma partida de alta intensidade, devido à lesão muscular que o tem atormentado nos últimos tempos e relegado para o banco de suplentes.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, o tempo de utilização do avançado verde e branco terá aumentado e há possibilidade de ser titular no Clube de Alvalade frente ao Borussia Dortmund. A partida com os alemães é de alta exigência, mas o goleador-mor dos leões continua com limite de tempo por encontro.
Caso seja titular, Viktor Gyokeres deverá ser substituído ao início da segunda parte. Rui Borges não quer arriscar a condição física do jogador, uma vez que, tal como revelou em diversas situações, prefere utilizar o internacional sueco durante pouco tempo por encontro do que perdê-lo por várias semanas.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 34 encontros: 20 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.725 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 34 golos e fez sete assistências.
A formação comandada por Rui Borges volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 11 de fevereiro, frente ao Dortmund. O encontro diante da turma liderada por Nico Kovac tem pontapé de saída agendado para as 20h00, no Estádio José Alvalade e já se conhece a equipa de arbitragem destacada para a partida.