
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol anunciou, recentemente, o árbitro para o Benfica - Sporting que marca a 33ª. jornada da Liga Portugal Betclic. João Pinheiro foi o escolhido, mas o árbitro vai ter de correr contra o tempo para estar em Lisboa, uma vez que vai apitar dois dias antes, em Londres.
O árbitro português foi nomeado pela UEFA para o Chelsea - Djurgarden, que se joga esta quinta feira, dia 8 de maio, pelas 20h00, em Londres. Tendo em conta que o Benfica - Sporting se joga a 10 de maio, às 18h00, o juiz da partida passa a ter, automaticamente, menos de 48h de descanso antes do jogo mais importante da temporada em Portugal.
A esta condicionante acrescenta-se o fator das viagens. Com o Chelsea em vantagem confortável na eliminatória, é improvável que o jogo venha a ter prolongamento. Mesmo assim, a partida só deve finalizar por volta das 22h00 em Portugal. Nessa altura, faltaram já bem menos de 48h para o dérbi.
João Pinheiro, natural de Vila Nova de Famalicão, tem ainda de fazer a viagem de volta para Lisboa, seguida da preparação para o Benfica - Sporting e a deslocação até Lisboa. Tudo em menos de 48h, com desgaste da partida de quinta feira, e muitas viagens pelo meio.
Vale ainda a pena destacar que João Pinheiro não é o único árbitro nesta situação. Também os seus assistentes Bruno Jesus e Luciano Maia vão estar em Londres e em Lisboa, tal como André Narciso, que será AVAR na Liga Conferência, e VAR no dérbi entre Sporting e Benfica.
Ponta de lança brasileiro esteve perto de rumar a Alvalade, no verão de 2024, mas acabou por assinar com o Bétis, não tendo sucesso em Sevilha
|
Vítor Roque voltou aos golos, na vitória do Palmeiras, por 2-0, sobre o Cerro Porteño. O avançado tem tido vida complicada ao serviço do verdão, mas conseguiu contribuir para mais um triunfo da formação comandada por Abel Ferreira na fase de grupos da Libertadores.
Apesar de o emblema brasileiro ser detentor das melhores oportunidades, a partida mostrou-se algo equilibrada, principalmente nos minutos iniciais. O marcador só foi desbloqueado aos 41', com Estêvão a fazer o primeiro golo do jogo, a passe de Lucas Evangelista.
O segundo tempo viu o adversário de Abel Ferreira procurar o empate, mas sem sucesso. O 2-0 final viria a aparecer já em tempo de compensação, aos 90+4', com Vítor Roque a fazer apenas o seu segundo golo em 14 jogos pelo Palmeiras, depois de não ter assinado com o Sporting.
O jogador brilhou no Brasileirão, pelo Athletico Paranaense, valendo-lhe uma mudança para o Barcelona. Na Catalunha, nunca conseguiu deixar a sua marca, sendo colocado na lista de transferências. No verão de 2024, o Sporting tentou a sua contratação, mas o avançado recusou e acabou por rumar ao Bétis.
Em Sevilha, Roque fez sete golos em 33 jogos e Abel Ferreira contratou-o em definitivo ao Barcelona por 25 milhões de euros. O Sporting, depois da nega do brasileiro, viria a avançar por Conrad Harder, que tem sido habitual suplente de Viktor Gyokeres.
Exibições do defesa canhoto têm sido bastante apreciadas por alguns tubarões europeus, que ponderam avançar com muitos milhões de euros
|
Gonçalo Inácio - recuperado para o dérbi - é desejo de Ruben Amorim para a próxima temporada. O ex-treinador do Sporting quer levar o 'camisola 25' de Rui Borges, sendo o central internacional português um desejo do técnico, que tem tido dificuldades em conquistar vitórias na Premier League.
A informação é avançada por Ekrem Konur, jornalista turco especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências. Os responsáveis do Manchester United pretendem iniciar negociações com o Sporting, nas próximas semanas. Vale sublinhar que Gonçalo Inácio tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
A eventual mudança para Old Trafford permitiria ao atleta de 23 anos - avaliado em 45 milhões de euros - voltar a trabalhar com Ruben Amorim. O atual treinador do Manchester United foi o responsável pela integração e afirmação do central na equipa principal do Sporting, na temporada 2020/21.
Em Inglaterra, para além dos red devils, também o Liverpool e o Manchester City terão Gonçalo Inácio bem referenciado e poderão avançar com uma proposta. Vale lembrar que, no passado mercado de janeiro, o Borussia Dortmund esteve muito empenhado em garantir a contratação do internacional português, mas o valor elevado exigido pelo Sporting – cerca de 40 milhões de euros – inviabilizou o negócio.
Ao serviço da equipa principal verde e branca, Gonçalo Inácio soma um total de 210 jogos, tendo marcado 21 golos e feito 11 assistências. Em Alvalade, já conquistou dois Campeonatos, duas Taças da Liga e uma Supertaça, além de ter sido eleito para o melhor onze da época da Liga, em 2023/24.
'Camisola 8' do Clube de Alvalade voltou às opções de Rui Borges diante do Santa Clara e ainda não conseguiu marcar ou assistir os companheiros
|
Pedro Gonçalves vai ser titular no Benfica - Sporting. O 'camisola 8' tem toda a confiança de Rui Borges - que pode fazer mexidas no onze inicial - e será lançado no Estádio da Luz, com a missão de trazer três pontos para Alvalade e, consequentemente, o título de campeão nacional.
O internacional português não cumpre 90 minutos desde dia 5 de novembro, diante do Manchester City, para a Liga dos Campeões, visto que viria a contrair uma grave lesão, na partida seguinte, frente ao Braga, que o afastaria dos relvados por cerca de cinco meses.
Pote regressou nos Açores, frente ao Santa Clara, a 12 de abril. Desde então, o génio de Alvalade foi titular em três ocasiões - Rio Ave (Taça), Boavista e Gil Vicente. Nos dois primeiros encontros saiu ao intervalo mas, diante da formação orientada por César Peixoto, cumpriu 65 minutos.
Apesar de ainda não ter recuperado o nível de forma que apresenta desde que chegou ao Sporting, em 2020/21, Pote está a regressar aos poucos e tem mostrado alguns pormenores de excelência, o que vale a confiança de Rui Borges para o encontro frente ao Benfica.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 30 milhões de euros – leva 17 encontros: 12 na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.053 minutos disputados, o internacional português marcou cinco golos e fez seis assistências.