
Futebol Formação
Oficial! Varandas chega a acordo com Borine Nanque; Futebolista promete dar que falar no Sporting
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
|
A formação faz parte do ADN do Sporting CP. Assim, semanalmente, a redação do Leonino vai eleger um jogador das camadas jovens verdes e brancas que se tenha destacado nessa semana. No final do mês, nas nossas redes sociais, terás oportunidade de escolher qual o que mais te agradou.
Joelson Augusto Mendes Mango Fernandes. O nome não te é, certamente, estranho. Esta semana foi promovido ao plantel principal e em breve começará a encantar os adeptos presentes nas bancadas do Estádio José de Alvalade.
Joelson tem apenas 16 anos e faz da sua velocidade, capacidade de drible e remate espontâneo as suas grandes armas. Segundo dizem as crónicas, os laterais adversários têm dificuldades em adormecer na noite anterior a defrontar Joelson. O prodígio verde e branco tem por hábito trocar-lhes os olhos e, como se costuma dizer na gíria, partir-lhes os rins.
Aterrou em solo português em 2011 e acabou por ser desencantado nos treinos de captação do Sporting CP no Polo Universitário de Lisboa. Dois anos depois, mudou-se de malas e bagagens para a Academia Sporting.
Na época de estreia nos iniciados verdes e brancos, Joelson fez 15 jogos de leão ao peito, e haveria mesmo de se estrear a marcar com a camisola do Sporting CP. Corria o dia 23 de dezembro de 2016, quando, no dérbi lisboeta, frente ao CF “Os Belenenses”, o extremo prodígio fez o gosto ao pé pela primeira vez. Seria apenas o primeiro de muitos.
No ano seguinte, entre juvenis e iniciados, Joelson fez 12 jogos e marcou uma dezena de golos. Em 2018/2019, para quem ainda tinha dúvidas do talento de Joelson, o extremo teve a sua época de afirmação. A atuar nos juvenis, Joelson marcou 16 golos em 32 jogos. Nesse mesmo ano, marcou, frente ao SL Benfica, um golo que os adeptos leoninos dificilmente esquecerão.
https://www.youtube.com/watch?v=OR47Lthw6Zc
No início desta temporada, integrou o estágio de pré-época que o Sporting CP realizou na Suíça. Na altura, chegou mesmo a ser praxado pelos jornalistas presentes.
https://www.youtube.com/watch?v=qUBQOWZid7E
Sempre com a bola junto ao pé, Joelson é uma autêntica dor de cabeça para os laterais adversários. No presente ano, na equipa de sub-23, já leva mais de duas dezenas de partidas disputadas (25), tendo marcado cinco golos. Recentemente, foi promovido ao plantel principal e, não temos dúvidas, em breve começará a espalhar magia no relvado do Estádio José de Alvalade.
Emblema verde e branco chegou a acordo para prolongar vínculo com futebolista que tem sido presença habitual na equipa do Clube de Alvalade
|
É oficial. Tal como tem sucedido nas últimas semanas, o Sporting voltou a rubricar um contrato de formação com um jovem da Academia. Francisco Sottomayor assinou um novo vínculo com o emblema de Alvalade, em mais uma etapa do médio de apenas 14 anos.
Desde 2021/22 ao serviço do conjunto verde e branco, o jovem jogador continua assim de leão ao peito num clube ao qual chegou ainda no futebol de sete. Ao longo de 2024/25, Francisco Sottomayor tem alinhado sobretudo no escalão de sub-14, patamar pelo qual somou um golo ao cabo de 22 partidas.
Recentemente, também Borine Nanque assinou um contrato de formação recentemente pelo Sporting. O jovem médio de 14 anos de idade agradeceu a oportunidade aos responsáveis do Clube de Alvalade e mostrou-se muito feliz pelo novo passo dado na carreira.
Frederico Varandas, Presidente dos leões (que humilhou recentemente César Boaventura) continua assim a aposta forte na famosa formação de Alcochete. Nos últimos dias, Joaquim Cabeçana também prolongou o vinculo com o Clube de Alvalade. O trio deverá alinhar pelos sub-15 na próxima época.
Neste momento, os iniciados, comandados por António Cruz, estão no segundo lugar da Fase de Apuramento de Campeão com 33 pontos. O Benfica é primeiro com 36. O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 31 de maio. A partida diante do Braga jogar-se-á no Estádio Aurélio Pereira, a partir das 11h00.
Emblema verde e branco anunciou, esta sexta-feira, dia 23 de maio que prolongou vínculo com atacante que vai dar cartas no futebol nacional
|
É oficial. O Sporting chegou a acordo com Aladje Mussa e assinou um contrato de formação com o jogador de 14 anos. A cumprir a sua sexta temporada de verde e branco, o jogador dá, agora, um novo passo na sua ainda curta carreira para continuar a desenvolver-se no Clube de Alvalade.
Na presente temporada desportiva de 2024/25, o avançado português, que tem competido nos escalões de formação dos sub-14, totaliza, até ao momento, 26 jogos e 12 golos marcados. O ponta de lança promete dar muito que falar ao serviço do emblema verde e branco.
Recentemente, também Borine Nanque assinou um contrato de formação recentemente pelo Sporting. O jovem médio de 14 anos de idade agradeceu a oportunidade aos responsáveis do Clube de Alvalade e mostrou-se muito feliz pelo novo passo dado na carreira.
Frederico Varandas, Presidente dos leões (que foi convidado de honra em evento da Liga dos Campeões) continua assim a aposta forte na famosa formação de Alcochete. Nos últimos dias, Joaquim Cabeçana também prolongou o vinculo com o Clube de Alvalade. O trio deverá alinhar pelos sub-15 na próxima época.
Neste momento, os iniciados, comandados por António Cruz, estão no segundo lugar da Fase de Apuramento de Campeão com 33 pontos. O Benfica é primeiro com 36. O Sporting volta a entrar em campo apenas no próximo sábado, dia 31 de maio. A partida diante do Braga jogar-se-á no Estádio Aurélio Pereira, a partir das 11h00.
Confira as declarações de Eric Dier, sobre a formação no Sporting:
Clube de Alvalade foi até ao terreno da turma beirã triunfar sem dificuldades; Clube da Luz fica agora com os leões à perna na tabela classificativa
|
A equipa de iniciados do Sporting venceu o Tondela, por 3-0, em jogo a contar para a 15.ª jornada do apuramento de campeão do escalão de sub-15. Os leões somaram a segunda vitória consecutiva, depois de terem vencido o Vitória de Guimarães (4-1) na ronda anterior.
A jogar no Parque Jogos Bairro Novo, a formação verde e branca assumiu o controlo da partida desde cedo e adiantou-se no marcador ainda na primeira parte, com Leonardo Damião a fazer o primeiro da partida (e o oitavo da temporada) à passagem dos 35 minutos.
Na segunda metade, o Clube de Alvalade acabou por gerir a vantagem confortável que trazia do primeiro tempo. Martim Ribeiro - irmão de Rodrigo Ribeiro - fez o 2-0 aos 53'. Diego Moreira, já nos minutos finais (74') fechou as contas com o terceiro e último da tarde.
Com esta vitória - a 23.ª em 33 jogos esta temporada - os comandados de António Cruz estão no segundo lugar com 33 pontos. O Benfica é primeiro também com 33, mas menos um jogo. O Sporting volta a entrar em campo apenas no próximo sábado, dia 31 de maio. A partida diante do Braga jogar-se-á no Estádio Aurélio Pereira, a partir das 11h00.
A equipa apresentada pelo Sporting foi composta por: Guilherme Pinto (guarda-redes), Martim Baptista, Reisson Batista, Samuel Tavares, Eliabe Alves, Dinis Santos, Leonardo Damião, Victor Bastianele, Martim Ribeiro (Capitão), Diego Farinha e Yanick Filipe.
Oficial! Varandas chega a acordo com Borine Nanque; Futebolista promete dar que falar no Sporting
Oficial! Varandas anuncia renovação de guarda-redes do Sporting com 20 jogos esta época
Oficial! Varandas renova com futebolista português do Sporting: "Obrigado pela confiança"