
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Sporting e Benfica medem forças na 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Em caso de vitória, os leões sagram-se campeões nacionais em casa do eterno rival e há alguns jogadores que acrescentam um título ao palmarés, mesmo já não fazendo parte do plantel.
O avançado de 20 anos foi emprestado pelo Sporting ao AVS, no mercado de verão. Antes de rumar ao Norte do país, o atacante foi lançado a primeira jornada do campeonato, frente ao Rio Ave, ainda com Ruben Amorim no comando técnico dos verdes e brancos.
Edwards deixou Alvalade em janeiro, sendo cedido ao Burnley após entrar em conflito com Rui Borges. O extremo inglês - que acabou por assinar em definitivo com os clarets - ainda fez seis jogos na Liga Portugal Betclic, tendo marcado um golo.
O médio internacional sub-21 por Portugal rumou ao Southampton no verão. No entanto, Ruben Amorim ainda fez uso do jovem formado em Alcochete, que disputou 25 minutos da primeira jornada do campeonato, na vitória do Sporting, por 3-1, sobre o Rio Ave.
Atualmente cedido ao Las Palmas, mas com transferência confirmada para o Chelsea em 2025/26, Essugo foi utilizado em duas partidas da Liga. O médio defensivo entrou diante do Rio Ave e também foi utilizado no Algarve, na goleada por 5-1 diante do Farense.
Apesar de já não fazer parte do plantel, o guardião bósnio ainda pertence ao Sporting, visto estar apenas emprestado ao Légia de Varsóvia. Kovacevic até começou a temporada a titular, mas uma lesão e exibições muito aquém do esperado acabaram por ser fatais. Pelos leões, fez seis jogos no campeonato.
Leões estão cientes de que podem perder jogador muito importante durante o próximo mercado de verão e vão fazendo contas à vida
|
O Sporting sabe que, muito provavelmente, esta é a última temporada de Viktor Gyokeres em Alvalade - e o dérbi será marcante. O sueco tem vários interessados, mas o destino final deverá ser a Premier League e, segundo avança a imprensa inglesa, os leões terão baixado o preço do 'camisola 9'.
O The Sun garante que será possível contratar o goleador-mor do Sporting por 58 milhões de libras, valor que equivale sensivelmente a 68 milhões de euros, montante inferior aos 70M que vinham sendo falados num possível acordo para o avançado deixar o Clube.
O jornal britânico cita ainda o portal talkSPORT, que admite ser o Arsenal o líder da corrida pelos serviços de Viktor Gyokeres, uma vez que, após mais um ano sem conquistar a Premier League, a direção pretende grandes mudanças no plantel de Mikel Arteta.
A frente de ataque é, unanimemente, a maior debilidade dos gunners. Gabriel Jesus e Kai Havertz costumam ser as escolhas para o papel, mas não conseguem manter-se livres de lesões, além de não garantirem um número assinalável de golos por temporada.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 49 encontros: 31 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.950 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 12 assistências.
Figura histórica do Clube de Alvalade fala sobre momento de forma de um jogador muito importante na estratégia da equipa verde e branca
|
Geny Catamo foi decisivo nas últimos duelos frente ao Benfica, no Campeonato. Na época passada, o ala do Sporting bisou na vitória caseira (2-1) frente aos encarnados e, já em 2024/25, marcou o único golo do triunfo (1-0), na primeira volta, também em Alvalade. Augusto Inácio, referência do Clube de Alvalade, e Jorge Silvério, psicólogo especializado em desporto, comentam a influência que estas prestações podem ter na exibição do internacional moçambicano no dérbi deste sábado.
“Se será titular indiscutível? Sim, mas na minha opinião a jogar do lado direito, atrás do Trincão. Realmente tem sido talismã em Alvalade, esperemos que também o seja na Luz. Falamos de um jogador que é mais atacante do que defesa, que tem desempenhado bem as suas tarefas. […] Psicologicamente pode ter peso, no que diz respeito a ter mais confiança, mas não nos podemos esquecer que é o coletivo que conta, nada se consegue sozinho”, referiu Augusto Inácio, em declarações ao jornal A Bola.
Por sua vez, Jorge Silvério fala sobre a motivação de Geny Catamo: “São coisas que acabam sempre por mexer, porque mesmo que os próprios são se lembrem, acabam sempre por ser lembrados, até pelos colegas, no sentido de tentarem motivá-lo, depois depende de como forem trabalhados tanto pelos colegas como pela equipa técnica”.
O especialista prossegue a sua ideia: “O importante é o jogador estar em forma, sob todos os pontos de vista, nomeadamente físico, psicológico, técnico, tático e o treinador entender que ele é importante na estratégia que vai desenhar tendo em vista o jogo em causa, pelo ambiente e importância do mesmo”.
Vale lembrar que Geny Catamo deverá integrar o onze titular de Rui Borges, no dérbi frente ao Benfica, ocupando a posição de ala direito. Na presente temporada, o internacional moçambicano – avaliado em 15 milhões de euros – é um dos jogadores mais utilizados do plantel do Sporting, tendo já participado em 45 jogos, nos quais assinou sete golos e três assistências.
Especialista acredita que jogador do Clube de Alvalade não está na melhor forma e avisa treinador dos verdes e brancos para o dérbi decisivo
|
Morten Hjulmand será titular no Benfica - Sporting, mas o parceiro de meio-campo do capitão dos leões tem sido muito discutido. Ao que tudo indica, Zeno Debast será o escolhido de Rui Borges, decisão que, para Gonçalo Vasconcelos, é a mais acertada, tendo em conta a forma física de Hidemasa Morita.
"Morita é melhor e forma com Hjulmand uma dupla de respeito, mas o facto é que o japonês tem-se debatido com vários problemas físicos e é arriscado colocá-lo num jogo deste calibre, de intensidade máxima, pelo menos de início", garantiu, em declarações ao jornal Record.
No entanto, Gonçalo Vasconcelos admite que "Debast tem sido uma agradável surpresa como médio e justifica a opção de Rui Borges", explicando que o 'camisola 6' "pode decidir numa bola parada", fator que já foi apontado por um ex-jogador dos leões.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - contabiliza 32 encontros: 21 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.850 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo este sábado, dia 10 de maio, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 33.ª jornada e penúltima jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Bruno Lage, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio da Luz.