Futebol
Rui Borges diz que craque do Sporting está bem: "Ia tirá-lo ao intervalo por causa de uma pancada?"
05 Dez 2025 | 23:42
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
03 Dez 2024 | 06:34 |
Eduardo Quaresma já mostra alguma evolução da lesão no tornozelo esquerdo. Ao que parece, o central do Sporting já se encontra a realizar trabalho condicionado no relvado e começa a dar algumas esperanças de regressar às escolhas de João Pereira num futuro próximo.
Depois de ter voltado a sentir dores, o jogador de 22 anos já falhou mais dois encontros consecutivos: frente ao Arsenal (Liga dos Campeões) e Santa Clara (Liga Portugal Betclic). Para já, continua a evoluir etapa a etapa na sua recuperação, uma vez que o departamento médico dos leões não pretende pressionar o jogador.
Vale lembrar que, no regresso do Sporting aos treinos - após folga -, Quaresma irá ser reavaliado. Para já, o central junta-se a Franco Israel (gripe), Nuno Santos e Pedro Gonçalves como ausentes dos trabalhos da turma de Alvalade.
Ainda antes do final da temporada 2023/24 - em que o Sporting garantiu a conquista do 24.º título de campeão nacional -, Eduardo Quaresma assinou a renovação de contrato com os leões, ficando seguro até 2028 e com uma cláusula de rescisão que subiu dos 45 para os 80 milhões de euros.
Esta época, Eduardo Quaresma já soma nove partidas pela turma de Amorim, contabilizando 576 minutos, ainda sem qualquer golo ou assistência. Em 2023/24, o jogador – avaliado em 14 milhões de euros – contabilizou 30 jogos pelo Sporting: 20 na Liga Portugal Betclic, quatro na Taça de Portugal, quatro na Liga Europa e dois na Taça da Liga. Ao todo, nos 1.541 minutos em que esteve dentro das quatro linhas apontou um golo.
Treinador do Benfica viu a sua equipa empatar a uma bola com os leões no dérbi da última sexta-feira, dia 5 de dezembro, na 13ª. jornada da Liga Portugal
06 Dez 2025 | 10:43 |
José Mourinho deixou alguns reparos à atuação de António Nobre, e queixou-se de Morten Hjulmand, capitão do Sporting. Águias e leões empataram a uma bola, na última sexta-feira, dia 5 de dezembro, em dérbi referente à 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic, e o treinador encarnado não poupou o jogador verde e branco na conferência de imprensa.
"Um árbitro que cometeu poucos erros. Erros decisivos nem cometeu. Cometeu erros no critério dos cartões amarelos. Não falo do Prestianni, porque é capaz de ser vermelho. Mas nos amarelos, que já estava à espera, há um jogador do Sporting que é intocável", começou por dizer José Mourinho.
Sem revelar o nome, o técnico do Benfica prosseguiu: "Manda no jogo, faz as faltas que quer e mais uma vez sai do jogo sem amarelo. Relativamente a esse jogador é que há uma dualidade de critérios. Árbitro? Já brinquei com ele e disse-lhe que pode sair à rua que ninguém o vai chatear".
Mais tarde, foi questionado sobre esse cartão a Prestianni, e voltou a falar de Morten Hjulmand: "E num jogo contra grandes jogadores e contra uma equipa fresca... o Sporting mete Quenda, Alisson, Ioannidis, mete a rapaziada toda fresca, num jogo em que o Benfica está quase a ganhar, não pode perder".
"Numa situação de contra-ataque, o Prestianni faz a falta, não com vontade de magoar. O capitão do Sporting faz uma falta igual na primeira parte, a única diferença é que agarra, não lesiona, mas agarra com a mesma intenção, de parar um contra-ataque. Este não é o cartão que condeno", rematou José Mourinho, no rescaldo do Benfica - Sporting.
Jogador foi um dos titulares do lado do rival de Lisboa, na partida frente aos leões, e no fim do jogo mandou uma 'boca' na direção dos verdes e brancos
06 Dez 2025 | 10:22 |
Richard Ríos explicou que o favoritismo atribuído à equipa do Sporting, antes do jogo com o Benfica, motivou os jogadores encarnados. O médio colombiano foi eleito homem do jogo no dérbi que os leões empataram a uma bola, na casa do rival de Lisboa.
Richard Ríos: "Só falavam que eles iam ser favoritos, falaram isso na semana inteira"
"Um jogo importante para nós. Sabíamos como ia ser. Preparámos o jogo da melhor forma. Independentemente do que diziam de fora, isso motivou-nos mais. Só falavam que eles iam ser favoritos, falaram isso na semana inteira", começou por apontar Richard Ríos.
O médio encarnado prosseguiu: "E, desde que começou o jogo, o Benfica mostrou que queria ganhar, isso motivou-nos aqui. Queríamos a vitória. Se pudesse trocar este troféu pelos 3 pontos, trocava. A equipa merecia mais. Falta muito campeonato e temos de trabalhar para atingir o que queremos".
Richard Ríos também comentou, depois, o prémio de homem do jogo no Benfica - Sporting: "Para uns representa o melhor jogador, para outros não. Sei como venho trabalhando, sei o apoio que o Benfica me dá para evoluir e chegar ao nível que sei que posso chegar".
O médio do Benfica terminou, em declarações aos microfones da BTV, na flash interview após o Benfica - Sporting: "Isso não vai mudar muito para mim, mas agradeço. Trabalhamos para isso e é continuar a trabalhar porque falta muito no campeonato. Agora temos um jogo importante na Champions, que precisamos de ganhar".
Comentadores de arbitragem analisaram vários lances da partida entre leões e águias, e fizeram o seu juízo em relação à atuação do árbitro
06 Dez 2025 | 09:43 |
Jorge Coroado e Fortunato Azevedo não têm qualquer dúvida: Nicolás Otamendi cometeu grande penalidade sobre Luis Suárez. Benfica e Sporting defrontaram-se, na última sexta-feira, dia 5 de dezembro, num dérbi que terminou com igualdade a uma bola no estádio da luz.
Fortunato Azevedo: "Otamendi provoca o contacto sobre Luís Suárez sem jogar a bola. Penálti que ficou por assinalar"
Os especialistas de arbitragem aproveitaram o seu espaço de opinião no jornal O Jogo, para fazer uma análise aos lances capitais do encontro. Salta à vista o duelo do minuto 45'+1, entre Luis Suárez e Nicolás Otamendi, na grande área do Benfica.
"Árbitro, mal, assinalou falta de Luís Suárez, quando, efetivamente, foi Otamendi quem cometeu infração punível com pontapé de penálti", escreveu Jorge Coroado, considerando que o ponta-de-lança colombiano do Sporting foi travado em falta pelo defesa-central do Benfica, e não o contrário.
Fortunato Azevedo concorda com a opinião do colega: "Deslizando no terreno e com a perna rente ao solo, sem ter em conta o perigo ou as consequências para com o adversário, Otamendi provoca o contacto sobre Luís Suárez sem jogar a bola. Penálti que ficou por assinalar".
António Nobre, árbitro do encontro, acabou por assinalar falta a favor do Benfica neste lance. O jogo no estádio da luz, com o Sporting, terminaria empatado a uma bola, depois de Pedro Gonçalves e Sudakov terem feito os golos na primeira parte da partida.