Futebol
Sporting muda política de mercado; Palmeiro e Varandas definem novo plano
27 Jun 2026 | 12:40
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Abr 2024 | 07:25 |
Eduardo Quaresma, central do Sporting, encontra-se prestes a renovar contrato com os leões. A informação é avançada na edição desta sexta-feira do jornal ‘A Bola’, que revela que o camisola 72 do Clube de Alvalade irá estender a sua ligação com os verdes e brancos até 2028.
Todos os pormenores em torno do novo vínculo com o internacional português já foram tratados e o defesa só terá mesmo de rubricar o papel. Este engloba uma melhoria salarial, bem como a subida da sua cláusula de rescisão, que irá passar dos 45 para os 60 milhões.
Quaresma foi uma das surpresas da temporada do Sporting e tal prolongação de ligação com os verdes e brancos deve-se a isso mesmo. Com um começo de época a partir como quinta opção, o futebolista deu a volta por cima e tem sido opção regular de Rúben Amorim nos últimos encontros. Recorde-se que o defesa ganhou espaço no plantel aquando da receção ao Porto (2-0) e até já se estreou a marcar pelos leões, na goleada por 5-0 frente ao Braga.
De realçar que Eduardo Quaresma viveu tempos conturbados na sua carreira, fruto do empréstimo mal sucedido ao Hoffenheim e na primeira metade da época era totalmente negociável. Com um ascender repentino, o central tornou-se num reforço de peso para Rúben Amorim e poderá estar prestes a levar o seu segundo título pelo Sporting, uma vez que fez parte da caminhada 2020/21.
Esta temporada, Eduardo Quaresma – avaliado em 2,5 milhões de euros – leva 26 jogos pelo Sporting: 17 na Liga Portugal Betclic, três na Taça de Portugal, quatro na Liga Europa e dois na Taça da Liga. Ao todo, nos 1.483 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, Eduardo Quaresma apontou um golo. O atleta tem contrato até junho de 2025 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Edu é muito acarinhado pelos adeptos do Sporting. Recorde a ovação monumental depois do golo ao Braga:
Defesa central continua sem ser opção para Rudi Garcia nos convocados da Bélgica e vai realizar uma ressonância magnética à perna direita
27 Jun 2026 | 16:52 |
A condição física de Zeno Debast continua a suscitar preocupação na Bélgica. O defesa do Sporting ainda não somou qualquer minuto no Mundial 2026 e permanece afastado dos trabalhos no relvado, além de que pode mesmo não iniciar a pré-época leonina.
De acordo com a imprensa belga, o internacional vai realizar uma ressonância magnética à perna direita para avaliar a evolução do problema físico. O defesa também não foi opção para o encontro frente à Nova Zelândia (5-1), mantendo-se fora das escolhas de Rudi García.
A possibilidade de o central falhar o restante Mundial também começa a ganhar força na Bélgica, um cenário que é acompanhado com atenção em Alvalade. O Sporting pretende que o jogador recupere totalmente a tempo de iniciar oficialmente a nova época.
Recorde-se de que Rui Borges já tinha manifestado surpresa quando Zeno Debast foi convocado para a competição, tendo em conta que o defesa terminou a época 2025/26 condicionado fisicamente e sem estar totalmente recuperado da lesão.
Nesta temporada, Zeno Debast - avaliado em 28 milhões de euros - somou 24 partidas oficiais com a camisola do Sporting. O internacional belga somou apenas 1.506 minutos de jogo, com duas assistências na conta pessoal, mas sem qualquer golo.
Jogador do Real Bétis vai assinar um contrato válido até junho de 2031, tornando-se em mais uma aquisição para o plantel de Rui Borges
27 Jun 2026 | 16:21 |
É negócio fechado. O Sporting chegou a acordo com o Betis para a contratação de Sergi Altimira, garantindo a aquisição de 100% dos direitos económicos do médio espanhol. O jogador vai assinar um contrato válido até junho de 2031, tornando-se em mais um reforço para Rui Borges.
As negociações decorriam há vários dias e ficaram concluídas nas últimas horas, depois de os dois clubes acertarem os detalhes finais da operação. Um dos pontos em discussão prendia-se com uma eventual percentagem de uma futura venda a favor dos espanhóis, mas os leões conseguiram assegurar a totalidade do passe do jogador.
O negócio foi fechado por 18 milhões de euros fixos, acrescidos de mais 2 milhões mediante objetivos. Altimira deverá viajar para Lisboa no início da próxima semana para realizar os habituais exames médicos e formalizar a assinatura do contrato com o Sporting.
O médio catalão, de 23 anos e 1,88 metros de altura, ficará ainda protegido por uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros, refletindo a aposta forte da SAD verde e branca no jogador para as próximas temporadas desportivas.
Com a chegada de mais um reforço, o Sporting aproxima-se dos 80 milhões de euros investidos neste mercado de verão. Antes do espanhol, os leões já tinham assegurado as contratações de Rodrigo Zalazar, Issa Doumbia, Silas Andersen e Pedro Lima, reforçando significativamente o plantel para atacar a nova época.
Uruguai perdeu por 1-0 frente à Espanha e foi eliminado do Campeonato do Mundo de 2026 sem conquistar qualquer vitória em três jogos
27 Jun 2026 | 13:57 |
Rodrigo Zalazar terminou a participação no Mundial 2026 sem somar qualquer minuto pela seleção do Uruguai, uma situação que está a gerar forte contestação entre os adeptos do Sporting, uma vez que o médio, que na última temporada somou 23 golos e oito assistências em 47 jogos, totalizando 31 contribuições diretas para golo.
No contexto da seleção uruguaia, os números ofensivos de Zalazar ficam apenas atrás de Giorgian de Arrascaeta, que somou 45 contribuições para golo ao longo de 2025, ainda que com muito mais jogos disputados ao serviço do Flamengo.
A opção de Marcelo Bielsa por não utilizar o atleta tem sido amplamente questionada, sobretudo porque, apesar de não ser titular, era visto como uma das principais alternativas no banco, ainda mais num Uruguai que, em vários jogos, precisou de procurar soluções ofensivas. A 'Celeste' perdeu por 1-0 frente à Espanha e foi eliminada na fase de grupos.
"Está acabado. Depois disto mais ninguém terá paciência para aturar as suas manias"
Nas redes sociais, muitos adeptos chegaram mesmo a insultar o técnico argentino de 70 anos de idade, contestando a gestão do médio recém-contratado pelos leões e considerando incompreensível a sua não utilização ao longo da competição.
"O Bielsa é mercenário', "Está acabado. Depois disto mais ninguém terá paciência para aturar as suas manias" ou "Um crime por parte de Bielsa. Que, diga-se, teve uma gestão muito duvidosa não apenas com o Rodrigo. Terminou dois dos três jogos sem esgotar o número de substituições" são alguns exemplos.