
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
|
Poka, antigo jogador de hóquei em patins do Sporting, vai pendurar os patins um ano mais cedo do que tinha perspetivado. O internacional português de 36 anos coloca um ponto final na carreira desportiva e vai passar a assumir uma nova função no Barcelos.
O atleta vai passar a ser diretor-geral dos minhotos e passa a trabalhar diretamente com a direção liderada por Hugo Ricardo e o treinador Rui Neto. Poka pendura os patins depois de uma época dourada para ele e para o emblema minhoto e que culminaram com as conquistas da Supertaça António Livramento e a Liga dos Campeões.
Além de ter marcado presença na final do Playoff do Campeonato Placard. Poka teve uma carreira sublime de sucesso e muitos títulos. O jogador revelou que esta decisão foi a mais difícil que teve de tomar ao longo da sua carreira profissional enquanto atleta.
"A decisão que tive de tomar foi a mais difícil de toda a minha vida desportiva. Lembrei-me da criança de 3 anos que entrou pela primeira vez num ringue, lembrei-me das brincadeiras com o meu irmão e com os meus primeiros colegas de equipa, que se tornaram os meus amigos de sempre, lembrei-me do suporte vital dos meus pais, lembrei-me do amor incondicional que a minha esposa e o meu filho sempre me deram na felicidade e, mais ainda, nas horas difíceis. Tudo foi bom e tudo valeu a pena. Um “obrigado” vai ser sempre curto, mas é a melhor palavra que me sai entre os dedos, à medida que escrevo estas linhas"
Poka ingressou no Sporting na época 2014/15, proveniente da Oliveirense. O hoquista foi um dos obreiros da conquista da Taça CERS em 2015, tendo na final contra o Réus marcado um dos dois penáltis convertidos pelo Sporting. Finda a temporada 2016/17, jogador e Clube não renovaram o vínculo contratual. Em 80 jogos, marcou 40 golos. Por outro lado, os leões estão prestes a receber um reforço para 2025/26.
Técnico que passou por Alvalade está perto de reforçar os azuis e brancos, mas direção dos encarnados não perdoa decisões recentes
|
Paulo Freitas anunciou a convocatória para o Campeonato da Europa de hóquei em patins, que se disputa entre 1 e 6 de setembro, em Paredes. O antigo treinador do Sporting - a caminho do Porto para substituir Ricardo Ares - surpreendeu nas escolhas e o Benfica atacou o Selecionador Nacional.
Benfica: "João Rodrigues, Pedro Henriques e Gonçalo Pinto ficaram de fora. Estará a decisão ligada ao regresso ao clube do coração?".
"O Benfica expressa o seu repúdio e manifesta a sua perplexidade em face da convocatória da Seleção Nacional de hóquei em patins para o Campeonato da Europa de setembro de 2025. Três atletas do Clube – João Rodrigues, Pedro Henriques e Gonçalo Pinto – ficaram inexplicavelmente de fora", lê-se, em comunicado dos encarnados.
O Benfica passa, de seguida a detalhar a especificidade dos casos, revelado que "João Rodrigues, capitão na conquista do Mundial de 2019, foi informado da exclusão por simples telefonema, numa demonstração de total desrespeito por quem tanto deu à Seleção", questionando: "Estará esta decisão ligada ao seu regresso ao clube do coração?".
Benfica: "Federação de Patinagem de Portugal continua a tolerar opções do selecionador"
"Pedro Henriques, após uma das melhores épocas da carreira, é preterido sem qualquer justificação desportiva plausível, numa atitude que parece meramente persecutória. Já Gonçalo Pinto, titular no último Mundial, vê-se agora afastado sem explicação. Estas decisões revelam um processo de escolha incompreensível e sem estratégia. A Federação de Patinagem de Portugal continua a tolerar opções do selecionador que em nada contribuem para o desenvolvimento da modalidade, tratando com amadorismo matérias que exigem profissionalismo e imparcialidade", aponta o Benfica.
Vale recordar que uma das grandes novidades da convocatória foi Rafael Bessa, avançado do Sporting. Xano Edo, guarda-redes que será brevemente apresentado nos leões, também foi chamado por Paulo Freitas, esperando-se que seja o titular de Portugal no Campeonato da Europa.
Jogador português que já representou o Benfica será reforço do plantel dos verdes e brancos para a nova temporada desportiva
|
O Sporting está muito perto de garantir Santiago Honório como reforço da equipa de hóquei em patins. Depois de assegurar a contratação de Diogo Barata ao Porto, o Clube de Alvalade procura garantir o avançado da Oliveirense, que também teve passagem pelos escalões jovens do Benfica.
Santiago Honório vai ser reforço do Sporting na próxima temporada. O hoquista deixa a Oliveirense e junta-se ao Clube de Alvalade, que deverá anunciar brevemente a contratação do avançado, a par de Diogo Barata, que trocará o Porto pelo Pavilhão João Rocha.
Segundo informações avançadas pelo portal Hóquei em Português, a Direção de Frederico Varandas está muito perto de garantir o internacional jovem português, que representou a formação de Oliveira de Azeméis durante as últimas duas temporadas desportivas.
Na época passada, o jovem sagrou-se campeão sub-19 pela Oliveirense, onde conseguiu marcar dois golos na final, diante do Benfica. Fora da decisão do campeonato, os números de Honório são ainda mais impressionantes. O internacional jovem português apontou 43 golos em 49 jogos no decorrer de toda a época.
Vale a pena lembrar que Santiago Honório representou o emblema encarnado durante duas temporadas, em que esteve ao serviço do plantel sub-17 e equipa B, na época 2022/23. Ao serviço da equipa secundária da Luz, apontou sete golos em 19 jogos.
Esta será mais uma das grandes mudanças na equipa de hóquei em patins do Sporting, que sofrerá uma remodelação total. O Clube verde e branco despediu-se de atletas como Ângelo Girão, Matias Platero, João Souto e Toni Pérez, que já não farão parte das opções de Edo Bosch na próxima temporada.
Atleta brilhou com a Listada verde e branca e garante ter passado "épocas inesquecíveis" com a camisola dos leões, deixando mensagem aos adeptos
|
Toni Pérez recorreu às suas redes sociais para despedir-se dos adeptos do Sporting. A saída do avançado espanhol já tinha sido oficializada no final da última temporada desportiva, mas só agora o hoquista de 35 anos deixou uma mensagem à massa associativa dos leões.
Toni Pérez: "Desde que cheguei ao Sporting senti o vosso carinho e a vossa força"
"OBRIGADO é a palavra. Ainda me lembro quando cheguei cá em 2017, com a vontade de vencer e a segurança que fazia o certo e no Clube certo! Foram oito épocas inesquecíveis, oito títulos, muitos golos, muitas alegrias... mas desde que cheguei cá senti o vosso carinho e a vossa força que fazia a diferença", começou por dizer.
De seguida, Toni Pérez deixou palavras sentidas a quem o acompanhou durante a bonita jornada: "Queria agradecer a cada um dos meus colegas, treinadores, staff, trabalhadores do Clube, membros da Direção e Presidentes, por me ajudarem em todos os momentos durante estas oito épocas, que nem todos foram bons".
Toni Pérez: "Sai um Leão, mas fica um Sportinguista para a vida"
"E finalmente a vocês, os adeptos que são o Clube, os melhores do mundo, que nos acompanharam tanto em casa como fora, pintando o País e a Europa de verde e branco. OBRIGADO por cada palavra, apoio e carinho. Sai um Leão, mas sai só do plantel do hóquei, porque é um SPORTINGUISTA ficará para a vida. Até já, Mágico Sporting! 🦁💚 Toni Pérez 57", terminou o avançado espanhol.
Toni Pérez chegou ao hóquei em patins do Sporting na época 2017/18, proveniente do Liceo, de Espanha. Ao longo das várias temporadas em Alvalade, o antigo 'camisola 57' dos verdes e brancos apontou um total de 260 golos em 318 partidas, conquistando inúmeros títulos.
Confira a publicação: