
Futebol
Exclusivo Leonino – Varandas vai avançar por alvo do Sporting e tem ‘truque’ para baixar o preço
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rami Rabia é reforço do Al Ain e junta-se a um histórico do Sporting. O defesa central, que representou os leões na época 2014/15, trocou os egípcios do Al-Ahly pelo clube dos Emirados Árabes Unidos. Concretizada a transferência, o atleta de 32 anos já será opção para o treinador Vladimir Ivic nos jogos do Mundial de Clubes.
Numa publicação nas redes sociais, o novo emblema de Rabia oficializou a contratação do ex Sporting. O central internacional egípcio prestou também as primeiras declarações como jogador do emblema dos Emirados Árabes Unidos: “Estou muito feliz por estar no Al Ain. É um grande clube, com muitos adeptos”.
De resto, Rabia integrou de imediato a comitiva do Al Ain, que já seguiu viagem para os Estados Unidos da América, onde se disputa o Mundial de Clubes, entre os próximos dias 15 de junho e 13 de julho. Os árabes estão inserido no grupo G da prova, no qual irão defrontar Manchester City, Juventus e Wydad Casablanca.
Vale lembrar que Rabia teve uma passagem discreta pelo Sporting, em 2014/15. Contratado ao Al Ahly, a troco de 750 mil euros, o central realizou, nessa temporada, 21 jogos ao serviço da equipa B verde e branca, na Segunda Liga, e foi opção na formação principal em apenas três encontros, todos referentes à Taça da Liga.
Numa entrevista concedida em 2023, o jogador reconheceu que “a decisão de sair do Sporting foi errada”, explicando que, na altura, recusou “ser suplente” na equipa principal verde e branca e, por isso, regressou aos egípcios do Al-Ahly, no verão de 2015. Rabia admitiu também o sentimento de “tristeza” por não ter jogado mais pela equipa A dos leões. Apesar de não ter tido minutos na Taça de Portugal, Rabia integrou o plantel do Sporting que conquistou a prova rainha, em 2014/15.
Confira este golaço de Rami Rabia:
Marcas da equipa verde e branca na temporada que agora termina impressionam e merecem grande destaque no futebol europeu
|
O Sporting terminou a temporada 2024/25 a festejar a conquista do bicampeonato e da Taça de Portugal. Os verdes e brancos foram uma das 15 equipas europeias a conquistar a dobradinha, nos respetivos países, na época que agora termina.
Nos designados ‘big-5’ – os cinco principais campeonatos europeus -, Barcelona e Paris Saint-Germain também juntaram as conquistas do campeonato e da Taça. Em Espanha, os culés venceram a La Liga, com 88 pontos, mais quatro do que o Real Madrid e, na final da Taça do Rei bateram os merengues por 3-2 (após prolongamento). Já em França, o PSG - que também conquistou a Liga dos Campeões - terminou a Ligue 1 com 84 pontos – mais 19 do que o Marselha – e, no jogo decisivo da Taça, venceu o Stade de Reims (3-0).
Nos restantes campeonatos, Galatasaray (Turquia), Olympiacos (Grécia), Copenhaga (Dinamarca), Basileia (Suiça), Estrela Vermelha (Sérvia), Rijeka (Croácia), Ludogorets (Bulgária), Milsami (Moldávia), Noah (Azerbaijão), Differdange (Luxemburgo), Inter Escaldes (Andorra) e Virtus (São Marino) também celebraram a dobradinha.
Vale lembrar que o Sporting conquistou a sétima dobradinha da sua história, terminando a Liga Portugal Betclic no primeiro lugar, com 82 pontos – mais dois do que o Benfica -, fruto de 25 vitórias, sete empates e duas derrotas. Na final da Taça de Portugal, no Jamor, os verdes e brancos bateram o clube da Luz, por 3-1 (após prolongamento).
No que diz respeito às restantes competições, o Sporting foi finalista vencido da Supertaça – derrota 4-3 frente ao Porto, em agosto – e da Taça da Liga, que perdeu no desempate por grandes penalidades, diante do Benfica, em janeiro. Já na Liga dos Campeões, os leões foram eliminados pelo Borussia Dortmund, no play-off, com um resultado agregado de 3-0.
Jogador foi contratado recentemente pelo Clube de Alvalade e não quer esperar pelo início da pré-época para começar a deixar a sua marca
|
É um dos nomes que desperta maior curiosidade no plantel do Sporting. Alisson Santos, uma das primeiras contratações para a temporada 2025/26, já decidiu que vai começar a trabalhar mais cedo na Academia de Alcochete, de modo a impressionar Rui Borges no início dos trabalhos.
O extremo brasileiro já mereceu a confiança do Sporting, quando valeu o investimento de dois milhões depois do mercado de inverno. Depois de uma situação complicada em Leiria, mudou-se mais cedo para Alvalade, onde já começou a fazer a integração nos últimos meses, primeiro na equipa B, depois no plantel principal.
O jornal Record avança, então, que os planos de Alisson passam por regressar à Academia a dia 12 de junho, cerca de duas semanas antes dos colegas, de modo a começar a trabalhar de imediato, impressionar Rui Borges e mostrar-lhe que tem tudo para ser reforço de peso para a próxima temporada.
Relembrar que o extremo parece, neste momento, bastante integrado no plantel do Sporting. Para além de ter feito parte das sessões de treinos nos últimos meses, também viajou com a comitiva, e esteve inclusivamente no estádio do Jamor para a final da Taça de Portugal, onde subiu ao campo e pisou o relvado com o restante da equipa.
Rui Borges já teve, em abril, a oportunidade de falar sobre Alisson, que já treinava com a equipa principal na altura: "É um miúdo muito irreverente. Cria acelerações no último terço, procura o um para um, ganha duelos e é potente (...) será um jogador de quem se irá ouvir falar. Terá o seu processo de crescimento. É um jogador em quem acreditamos muito".
Lateral direito formado nas camadas jovens do Clube de Alvalade alinhou, na última temporada, pela equipa do distrito de Lisboa, e foi destaque
|
Depois de brilhar ao serviço do Estrela da Amadora, em 2024/25, Diogo Travassos está prestes a receber grandes notícias no Sporting. O lateral direito estava emprestado, mas vai integrar o plantel principal verde e branco na pré-época que se avizinha.
O Estrela da Amadora ficou muito agradado com os desempenhos do jovem lateral, e queria avançar para a contratação em definitivo, por acreditarem no potencial demonstrado pelo produto das camadas jovens do Sporting. No entanto, em Alvalade, os planos são outros.
Rui Borges gostou do que viu durante a temporada e quer que o jogador participe no estágio de pré-época, com vista à integração no plantel para 2025/26. O lateral deverá lutar com Fresneda pela posição no lado direito da defesa verde e branca, algo que pode fazer numa linha defensiva com três ou quatro unidades.
As boas notícias não param aí para Diogo Travassos. Esta aposta do Sporting no lateral português deve valer uma revisão contratual, uma vez que o jogador só tem contrato com os leões até 2026, vínculo que deverá ser prolongado num futuro muito próximo.
Relembrar que Diogo Travassos já fez parte do estágio de pré-época do Sporting em 2022/23, com Ruben Amorim. Sofreu uma lesão grave em março de 2023, que forçou a paragem prolongada de nove meses, e, no regresso aos trabalhos, voltou a lesionar-se, o que lhe tirou uma oportunidade na equipa principal. Agora está de volta a casa, como um exemplo de superação dentro do Clube.