Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
04 Jun 2025 | 13:56 |
Rami Rabia é reforço do Al Ain e junta-se a um histórico do Sporting. O defesa central, que representou os leões na época 2014/15, trocou os egípcios do Al-Ahly pelo clube dos Emirados Árabes Unidos. Concretizada a transferência, o atleta de 32 anos já será opção para o treinador Vladimir Ivic nos jogos do Mundial de Clubes.
Numa publicação nas redes sociais, o novo emblema de Rabia oficializou a contratação do ex Sporting. O central internacional egípcio prestou também as primeiras declarações como jogador do emblema dos Emirados Árabes Unidos: “Estou muito feliz por estar no Al Ain. É um grande clube, com muitos adeptos”.
De resto, Rabia integrou de imediato a comitiva do Al Ain, que já seguiu viagem para os Estados Unidos da América, onde se disputa o Mundial de Clubes, entre os próximos dias 15 de junho e 13 de julho. Os árabes estão inserido no grupo G da prova, no qual irão defrontar Manchester City, Juventus e Wydad Casablanca.
Vale lembrar que Rabia teve uma passagem discreta pelo Sporting, em 2014/15. Contratado ao Al Ahly, a troco de 750 mil euros, o central realizou, nessa temporada, 21 jogos ao serviço da equipa B verde e branca, na Segunda Liga, e foi opção na formação principal em apenas três encontros, todos referentes à Taça da Liga.
Numa entrevista concedida em 2023, o jogador reconheceu que “a decisão de sair do Sporting foi errada”, explicando que, na altura, recusou “ser suplente” na equipa principal verde e branca e, por isso, regressou aos egípcios do Al-Ahly, no verão de 2015. Rabia admitiu também o sentimento de “tristeza” por não ter jogado mais pela equipa A dos leões. Apesar de não ter tido minutos na Taça de Portugal, Rabia integrou o plantel do Sporting que conquistou a prova rainha, em 2014/15.
Confira este golaço de Rami Rabia:
Leões estão a preparar a próxima jornada do campeonato, mas a sessão desta quinta-feira deixou sinais pouco animadores para Rui Borges
20 Ago 2026 | 16:34 |
O Sporting continua a preparar a receção ao Alverca, mas Rui Borges voltou a deparar-se com algumas limitações no plantel. A dois dias do encontro da segunda jornada da Liga Portugal Betclic, o treinador leonino orientou mais uma sessão de trabalho na Academia, ainda sem poder contar com todos os jogadores nas melhores condições.
A principal preocupação continua a ser Fotis Ioannidis. O avançado grego voltou a trabalhar à margem do grupo esta quinta-feira, realizando trabalho específico devido à lombalgia que o afeta. O internacional helénico permanece, assim, em dúvida para o encontro de sábado, marcado para as 20h30, em Alvalade.
Ioannidis tem sido uma das figuras do arranque de temporada dos leões e a sua eventual ausência representa uma dor de cabeça para Rui Borges. O treinador terá de aguardar pela evolução do avançado durante as próximas horas antes de saber se poderá contar com o jogador frente ao conjunto ribatejano. Luis Suárez deve ganhar a titularidade.
No boletim clínico continuam também João Simões e Nuno Santos. O primeiro encontra-se a recuperar de uma fratura no quinto metatarso do pé direito, enquanto o segundo prossegue a recuperação de problemas musculares. Ambos permanecem entregues aos cuidados da Unidade de Performance do Sporting.
O plantel leonino volta a treinar esta sexta-feira de manhã, numa sessão à porta fechada na ala profissional da Academia. Depois do último treino antes da receção ao Alverca, Rui Borges fará a antevisão do encontro em conferência de imprensa, marcada para as 12h30, no Auditório António Capela, em Alcochete.
Atleta não faz parte das opções de Rui Borges e é um dos dossiês que a estrutura pretende resolver até ao fim do defeso de verão
20 Ago 2026 | 16:23 |
Giorgi Kochorashvili vai deixar o Sporting e reforçar o Sevilha. A transferência vai render de imediato 4,5 milhões de euros aos cofres da SAD leonina, aos quais poderão ainda juntar-se valores mediante objetivos. Contudo, há questões por resolver.
O médio internacional georgiano continua a aguardar autorização para viajar rumo à Andaluzia, onde irá realizar os indispensáveis exames médicos, faltando ainda afinar alguns trâmites para que seja dada luz verde à viagem do atleta de 27 anos.
O objetivo inicial do Sevilha passava por contar com o jogador já no encontro de sábado, diante do Athletic Bilbao, mas este cenário é agora altamente improvável. Ainda assim, a operação não está em risco e Kochorashvili já trata dos trâmites logísticos para se despedir de Lisboa.
A transferência corresponde também à vontade do jogador, que sempre colocou o regresso ao futebol espanhol no topo das prioridades. Kochorashvili construiu grande parte da carreira naquele país e desejava voltar a uma realidade que conhece bem.
O jogador despede-se do Sporting depois de uma temporada em que não conseguiu afirmar-se como esperado. Em 2025/26, realizou 26 encontros pelos verdes e brancos, sem marcar qualquer golo, e já não fazia parte dos planos de Rui Borges para a nova época.
Líder da equipa leonina é um alvo para Ruben Amorim e já há um destino traçado para o jovem defesa central do Clube de Alvalade
20 Ago 2026 | 16:12 |
Ruben Amorim continua atento ao Sporting e tem Gonçalo Inácio como o grande desejo para reforçar o centro da defesa do Milan. O central leonino surge assim entre os nomes mais desejados pelo técnico. Porém, o futuro do capitão deve passar por... Alvalade.
Segundo informações do jornal A BOLA, não houve qualquer abertura de via negocial entre leões e o emblema italiano. Foi também noticiado que o negócio estaria a ser conduzido por Jorge Mendes, mas o empresário do futebolista é Miguel Pinho.
Ainda de acordo com a mesma fonte, o emblema de San Siro tem, de facto, o central referenciado, mas não há indicação de que possa haver desenvolvimentos a este respeito na presente janela de mercado, até porque Inácio tem agora responsabilidade acrescida no balneário leonino, uma vez que enverga a braçadeira de capitão.
Gonçalo Inácio tem contrato válido até 2030 e uma cláusula de rescisão fixada nos 60 milhões de euros. Perante este cenário, os valores equacionados poderão não ser suficientes para convencer Frederico Varandas a abrir negociações.
Na temporada desportiva de 2025/26, Gonçalo Inácio - avaliado em 40 milhões de euros - voltou a ser um dos pilares do Sporting. O defesa central verde e branco somou 4.006 minutos em 46 jogos, nos quais conseguiu fazer três golos e três assistências.