
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rami Rabia é reforço do Al Ain e junta-se a um histórico do Sporting. O defesa central, que representou os leões na época 2014/15, trocou os egípcios do Al-Ahly pelo clube dos Emirados Árabes Unidos. Concretizada a transferência, o atleta de 32 anos já será opção para o treinador Vladimir Ivic nos jogos do Mundial de Clubes.
Numa publicação nas redes sociais, o novo emblema de Rabia oficializou a contratação do ex Sporting. O central internacional egípcio prestou também as primeiras declarações como jogador do emblema dos Emirados Árabes Unidos: “Estou muito feliz por estar no Al Ain. É um grande clube, com muitos adeptos”.
De resto, Rabia integrou de imediato a comitiva do Al Ain, que já seguiu viagem para os Estados Unidos da América, onde se disputa o Mundial de Clubes, entre os próximos dias 15 de junho e 13 de julho. Os árabes estão inserido no grupo G da prova, no qual irão defrontar Manchester City, Juventus e Wydad Casablanca.
Vale lembrar que Rabia teve uma passagem discreta pelo Sporting, em 2014/15. Contratado ao Al Ahly, a troco de 750 mil euros, o central realizou, nessa temporada, 21 jogos ao serviço da equipa B verde e branca, na Segunda Liga, e foi opção na formação principal em apenas três encontros, todos referentes à Taça da Liga.
Numa entrevista concedida em 2023, o jogador reconheceu que “a decisão de sair do Sporting foi errada”, explicando que, na altura, recusou “ser suplente” na equipa principal verde e branca e, por isso, regressou aos egípcios do Al-Ahly, no verão de 2015. Rabia admitiu também o sentimento de “tristeza” por não ter jogado mais pela equipa A dos leões. Apesar de não ter tido minutos na Taça de Portugal, Rabia integrou o plantel do Sporting que conquistou a prova rainha, em 2014/15.
Confira este golaço de Rami Rabia:
Jogador do Almería vai colmatar a vaga deixada por Viktor Gyokeres na frente de ataque do Clube de Alvalade e entrar na história das contratações leoninas
|
Luis Suárez está praticamente fechado como reforço do Sporting para a temporada 2025/26, com o avançado colombiano a assinar um contrato de cinco temporadas - até 2030 -, e os leões a desembolsarem o total de 25 milhões de euros pelo sucessor de Viktor Gyokeres.
No caso, o Almería conseguiu garantir 10% de uma venda futura ainda nas negociações da transferência do avançado. No que toca às contas a realizar, as parcelas já haviam sido noticiadas: a Direção de Frederico Varandas vai pagar 20 milhões de euros fixos, aos quais acrescem 5M de objetivos.
Segundo informações do jornal Record, 4,5M dos bónus serão com objetivos fáceis de alcançar - à semelhança do acordo que os leões fizeram com o Arsenal, por Viktor Gyokeres. Os mesmos estão relacionados com número de golos, jogos, títulos e, ainda, apuramentos para a Champions League; tornando-se esta a parte mais complicada de atingir e daí rondar os 500 mil euros.
A mesma fonte adianta ainda que, na eventualidade de o Sporting vender Luis Suárez mais cedo que o previsto - ficando o jogador sem a possibilidade de atingir os objetivos que dariam o bónus ao Almería -, os leões terão de pagar ao clube espanhol metade do valor (2,5M).
Em 2024/25, com a camisola do Almería, na segunda divisão espanhola, Luis Suárez - avaliado em 8 milhões de euros - disputou 43 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 3.828 minutos. No total, o internacional pela Colômbia marcou 31 golos e fez oito assistências.
'Camisola 9' já está fechado como reforço do Arsenal, com os gunners a pagarem 63,5 milhões de euros, mais 10M por objetivos
|
Viktor Gyokeres ainda está à espera de autorização para poder rumar a Inglaterra e assinar contrato com o Arsenal. Apesar de o Sporting ter concordado com todos pontos da proposta enviada pelos gunners, isto na última quarta-feira, 24 de julho, o fim desta 'novela' continua a levar o seu tempo.
Segundo informações do jornal Record, os clubes encontram-se ainda a trocar documentos e a rever as questões jurídicas que fazem parte do acordo. Apesar de ter estado previsto que o internacional sueco fosse oficializado, o mesmo terá de esperar, pelo menos, mais um dia.
De resto, o internacional sueco ainda não teve 'luz verde' por parte do Sporting para poder viajar para Londres, onde o próximo passo será a realização de exames médicos. No entanto, Gyokeres deverá ter a sua resposta já esta sexta-feira.
Viktor Gyokeres será reforço do Arsenal por 63,5 milhões de euros fixos mais 10M mediante o cumprimento de objetivos pessoais e coletivos - estes últimos acabam por ser diluídos nas cinco temporadas de contrato que o goleador se prepara para assinar e, no caso, foram os que levaram mais tempo a acordar entre Sporting e gunners.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Jogador que reforçou Clube de Alvalade durante período em que técnico orientava os leões não entra nas contas de Rui Borges para 2025/26
|
O Sporting quer vender Rafael Pontelo este mercado de verão. No entanto, tal como revela o nosso Jornal neste Exclusivo Leonino, a tarefa mostra-se bastante complicada, uma vez que o central, contratado enquanto Ruben Amorim ainda era treinador do Clube de Alvalade, não tem propostas.
Segundo informação apurada junto de fonte próxima do processo, a SAD do Sporting já recebeu algumas ofertas pelo defesa brasileiro, mas somente por empréstimo. Até à data, nenhum clube mostrou interesse em contratar Pontelo em definitivo.
O jogador está completamente fora das contas de Rui Borges, tendo feito a pré-época ao serviço da equipa B. O técnico o Sporting nem sequer equacionou levar o central para Lagos, embora alguns jogadores de João Gião tenham estagiado com o plantel principal.
O Sporting continua atento a possíveis negócios, tendo já deitado a toalha ao chão e admitido o falhanço na contratação de Rafael Pontelo. Contratado ao Leixões por 700 mil euros, em janeiro de 2024, o central nunca conseguiu mostrar o motivo de ter reforçado o Clube de Alvalade.
Em 2024/25, Rafael Pontelo - avaliado em 300 mil euros - fez apenas oito jogos pelo Pafos, tendo disputado somente 406 minutos, que foram suficientes para vencer o campeonato cipriota. Em janeiro, o brasileiro rumou ao Auda da Letónia, somando 1.322 em 15 partidas.