
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Porto venceu o Boavista, por 2-1, na 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic. No entanto, a partida teve alguns lances polémicos e a arbitragem de Cláudio Pereira foi muito questionada. Jorge Coroado avaliou com nota negativa o desempenho do juiz, apontado erros crassos.
"Nehuén Pérez, projetou-se de pé na frente atingindo violentamente Bozenik. Teria de partir perna do boavisteiro para ver cartão vermelho? Só me gozam!", disse o especialista nestes casos, em declarações ao jornal O Jogo, garantindo que o central azul e branco deveria ter sido expulso aos 9 minutos.
Apesar de não ter saído de campo na reta inicial do encontro, Pérez viria a receber o segundo amarelo aos 82'. Já no período de compensação, Cláudio Pereira expulsou Osman Kakay, do Boavista, decisão que, para Jorge Coroado, também se revelou errada.
"Kakay fez o que ocorre milhentas vezes: pôs mão na ilharga de Moura, este, talvez, por não comer 'danoninhos' deixou-se cair", garante o antigo árbitro, que ficou muito pouco satisfeito com a exibição do juiz da Associação de Futebol de Aveiro: "Incongruente, inconsequente, sem critério, nem mesmo como soprador de apito se safa".
Com a vitória, os azuis e brancos (68) garantem o terceiro lugar da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a tabela - , deixando o Braga no quarto posto da prova (65). O Sporting é líder, em igualdade com o Benfica (79), mas tem vantagem no confronto direto e se replicar o resultado do rival na última jornada sagra-se campeão nacional.
Técnico foi campeão pelos verdes e brancos na última jornada da época 1999/00 e, agora numa situação semelhante, traça destino do Clube
|
Augusto Inácio crê que o Sporting será campeão na última jornada, diante do Vitória de Guimarães. Na época 1999/00, os leões, à data treinados pelo técnico, também conquistaram o título no derradeiro encontro da temporada, com uma vitória por 4-0 diante do Salgueiros. No entanto, contra os Minhotos, a ausência de Morten Hjulmand poderá dificultar a situação.
"A pressão em Alvalade vai ser grande, mas acredito muito que o Sporting vai ser campeão. Fiquei admirado com o jogo na Luz, mas contente e orgulhoso pela forma como a equipa entrou em campo", começou por dizer o técnico, em declarações ao jornal A Bola.
"Sem Hjulmand, se Sporting não conseguir marcar primeiro, terá muita dificuldade"
No entanto, Inácio alerta para o facto de que "se o Sporting não conseguir marcar nos primeiros minutos frente ao Vitória de Guimarães, vai ter muita dificuldade", justificando a afirmação com a ausência do "maestro Hjulmand", ainda assim, o plantel "tem de ter calma e acreditar".
"É bom sinal haver ansiedade e nervosismo. É porque estão a lutar por coisas importantes. Faz parte da vida de jogadores que estão em grandes clubes e eles estão preparados para isso", explicou, falando também como adepto: "Estou convicto de que, com maior ou menor dificuldade, o Sporting vai ganhar e ser campeão".
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 17 de maio, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a 34.ª e última jornada da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação completa -, diante da turma liderada por Luís Freire, tem pontapé de saída marcado para as 18h00 e joga-se no Estádio José Alvalade.
Acordo do emblema verde e branco com defesa promissor tem novos desenvolvimentos e Presidente leonino prepara livro de cheques
|
Frederico Varandas prepara-se para desembolsar mais 1,66 milhões de euros pelo passe de Ousmane Diomande. O central do Sporting cumpriu, diante do Benfica, o jogo 100 com a Listada verde e branca e tudo indica que será titular frente ao Vitória de Guimarães. Caso faça 45 minutos, cumpre mais uma alínea do contrato entre leões e Midtjylland.
Aquando da chegada do 'camisola 26' a Alvalade, em janeiro de 2022/23, o Sporting comprou o costa-marfinense por 7,5 milhões de euros, mas acordou com o emblema dinamarquês que iria pagar mais 1,66M a cada 30 jogos, nos quais cumprisse pelo menos 45 minutos.
Assim que voltar a disputar 'meio jogo', Diomande chega aos 90 encontros nesses moldes e o Sporting vai pagar ao Midtjylland pela terceira e última ocasião, atirando o custo total do central para os 12,5 milhões de euros, que se revelaram bastante justificáveis.
Apesar de, no momento da sua contratação, ter gerado grande revolta pois vinha da segunda liga - estava cedido ao Mafra -, os 7,5 milhões de euros inicialmente pagos por Diomande revelaram ser uma pechincha em pouco tempo. Agora, é o patrão da defesa leonina.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ousmane Diomande – avaliado em 40 milhões de euros – leva 45 partidas: 30 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.678 minutos em que esteve em campo, o defesa-central apontou dois golos (Farense e AVS).
Escolha do 'camisola 3' dos leões fez furor nos Países Baixos e até antigo jogador dos verdes e brancos 'aplaudiu' central leonino
|
Jeremiah St. Juste chegou ao dérbi diante do Benfica com uma mudança radical no visual. O central do Sporting fez tranças e utilizou uma fita na cabeça, que deu muito que falar entre os adeptos leoninos e acabou por gerar um momento de comédia nos Países Baixos, com Khalid Boulahrouz, antigo jogador dos leões, metido ao barulho.
No programa Ziggo Sport Voetbal, o ex-defesa do Sporting, bem como outros dois apresentadores, prestaram homenagem ao 'camisola 3' do plantel comandado por Rui Borges, envergando uma fita semelhante à do veloz central dos verdes e brancos.
"Uma pequena homenagem à sua substituição. Ele entrou bem, com algumas interceções e desarmes. Esteve bem, daí esta bela fita", disse Khalid Boulahrouz, destacando o jogo do compatriota, que entrou aos 82 minutos do dérbi com o Benfica, rendendo Eduardo Quaresma.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, St. Juste – avaliado em 8 milhões de euros – leva 19 encontros: oito na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Ao todo, o defesa-central contabiliza 972 minutos, não tendo marcado qualquer golo ou feito qualquer assistência.
Já Khalid Boulahrouz chegou no início da época 2012/13, a custo zero, proveniente do Estugarda, mas acabou por rescindir com o Sporting. Numa época marcada por muitas lesões, o neerlandês alinhou apenas em 19 jogos, num total de 1.534 minutos, não marcando qualquer golo.