Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

JUSKOWIAK FALA DE JOGADOR AMADO DOS ADEPTOS DO SPORTING E CONFESSA: "O QUE MAIS ME IMPRESSIONA É..."

Antiga lenda dos leões expressou admiração pelo craque leonino, que tem vindo a desempenhar um papel crucial esta temporada

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Numa entrevista exclusiva ao jornal A BOLA, Juskowiak, antigo avançado que representou o Sporting entre 1992 e 1995, falou sobre o sueco Viktor Gyokeres. Andrzej explicou por que motivo gostaria de ter jogado com Gyokeres e comparou-o ao polaco Robert Lewandowski.


Sobre Gyo ser uma das melhores aquisições do Sporting, atira: "Sim. E não é só por causa dos golos que marca, tenho clara sensação de que quando ele está em campo os outros jogadores do Sporting jogam melhor, pode-se até comparar com o que sucede quando Cristiano Ronaldo está em campo."


"A equipa sente-se mais forte por ter um jogador assim, que faz a diferença. Para se ganhar campeonatos é fulcral ter um jogador destes. A Liga portuguesa é forte e as equipas grandes têm de trabalhar muito para ganhar os jogos, já não há nenhuma que dê golos de borla. O que mais me impressiona no Gyokeres é a forma como ele resolve as situações de jogo, tanto com bola, como sem bola, faz mais do que se espera dele e quem faz isso é um avançado de nível mundial.", continua Juskowiak:


"Há avançados que têm períodos em alta, a marcar dois/três meses, mas o Gyokeres mantém este nível desde que chegou, é impressionante, é muita qualidade. É um ponta de lança completo, sabe driblar, o que com a altura dele não é fácil. Há uns anos falava-se que os avançados deviam ser mais pequenos para serem mais rápidos, Gyokeres contraria essa teoria.", atira.

"É muito difícil de lhe apontar algo. Diria que, se o Gyokeres estivesse a jogar numa grande equipa da Europa, teria de jogar mais na posse da bola. Mas, sinceramente, este Gyokeres está apto para jogar em qualquer equipa. É um jogador que se cuida, li numa recente entrevista, que é muito focado na alimentação, no sono e no treino. Este foco é muito importante. Basta ver a condição física dele, quando vejo os jogos na televisão e aproximam as caras  dos jogadores, estão todos com semblante de cansaço, menos o Gyokeres.", prosseguiu:


"Nesse aspecto comparo-o ao Lewandowski que quando aqui [Lech Poznan] estava podia jogar de dois em dois dias que tinha corpo com capacidade de recuperação rápida, ao contrário da maioria dos outros jogadores. Voltando ao Gyokeres, se do Sporting pedissem ao ChatGPT para criar um avançado perfeito a resposta seria ‘não precisam, vocês já têm o Gyokeres’", concluiu.

 


Futebol

OFICIAL: ATALANTA DESISTE DE AVANÇADO QUE JÁ FOI COBIÇADO PELO SPORTING E ANUNCIA MATEO RETEGUI

Gian Piero Gasperini estava no mercado em busca de um futebolista para o setor ofensivo

Atalanta desiste de Beto, ex alvo do Sporting
Atalanta desiste de Beto, ex alvo do Sporting

  |

Icon Comentário0

É oficial: A Atalanta desistiu de contratar Beto, avançado do Everton que esteve na mira do Sporting no último mercado de verão, e anunciou a chega de Mateo Retegui. Ainda que não revele a duração do contrato, o conjunto de Bérgamo confirmou que a contratação é a título definitivo.


A turma orientada por Gian Piero Gasperini estava no mercado em busca de um substituto para Gianluca Scamacca. O avançado vai desfalcar os italianos durante vários meses e o emblema transalpino - que venceu a última edição da Liga Europa - tinha vários nomes em lista como Arkadiusz Milik (Juventus), Tammy Abraham (Roma), Andrea Pinamonti (Sassuolo), Giovanni Simeone (Nápoles) e Phjanpalo (Venezia).


Os responsáveis do clube transalpino procuravam um ponta de lança forte fisicamente e que fosse uma referência na área, o que reduzia o número de alvos, sendo o nome de Beto um dos jogadores no radar. O facto de o emblema de Bérgamo ter marcado um embate com o Real Madrid, a 14 de agosto, a contar para a Supertaça Europeia, acelerou a necessidade ir ao mercado.


Já Beto fez formação no Tires, clube onde se estreou no futebol profissional, tendo depois representado o Olímpico Montijo e o Portimonense, antes de rumar à Serie, onde conquistou os adeptos da Udinese, fazendo 22 golos e duas assistências em 64 jogos entre 2021 e 2023.

Na última temporada, Beto - avaliado em 20 milhões de euros - alinhou em 33 partidas pelo clube sediado em Liverpool que terminou a última edição da Premier League no 15.º lugar. No total, o atleta fez as redes adversárias abanar por cinco ocasiões e fez dois passes para golo.



Futebol

IOANNIDIS FOI A JOGO PELO PANATHINAIKOS E PERDEU FRENTE A UM EX AVANÇADO DO SPORTING

Emblema grego saiu derrotado no jogo da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa

Ioannidis  alvo do Sporting, foi a jogo pelo Panathinaikos
Ioannidis alvo do Sporting, foi a jogo pelo Panathinaikos

  |

Icon Comentário0

O Panathinaikos perdeu esta quinta-feira, dia 8 de agosto, em Atenas com o Ajax por 1-0, em jogo da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa. O único golo do encontro foi apontado por Steven Berghuis, a passe de Kian Fitz-Jim, aos 28 minutos, garantindo à equipa de Francesco Farioli.


Fotis Ioannidis, alvo do Sporting neste mercado de verão, entrou aos 63 para o lugar de Alexander Jeremejeff e viu o cartão amarelo 12 minutos depois. Já Carlos Borges, extremo português que passou pelos escalões de formação do Sporting, foi titular e deixou o campo aos 57 minutos para dar lugar a Mika Godts.


Esta quinta-feira, na antevisão ao jogo com o Rio Ave, da primeira jornada da Liga, o treinador do Sporting, Rúben Amorim, foi questionado sobre o jogador grego, mas não confirmou o interesse diretamente, dizendo apenas que os leões têm "alvos bem definidos" e que não vão desistir "até que seja impossível".


A direção liderada por Frederico Varandas vai esperar até ao final da semana pelo atleta e, caso as negociações voltam a não ser bem sucedidas, os verdes e brancos partirão de seguida para novos alvos, de modo a garantir uma alternativa a Viktor Gyokeres no setor ofensivo.

Em 2023/24, ao serviço do Panathinaikos, Fotis Ioannidisque está avaliado em 13 milhões de euros – realizou 43 partidas: 27 na Liga Grega, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa e quatro na Taça da Grécia. Ao todo, nos 2.954 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado que está na mira do Sporting marcou 23 golos e fez 10 assistências.



Futebol

VENCEDOR DA TAÇA DE PORTUGAL COM O SPORTING ANALISA PRÓXIMA CONTRATAÇÃO DE VARANDAS

Chegada do atleta aos leões é apenas uma questão de tempo

  |

Icon Comentário0

O Sporting está prestes a oficializar a contratação do guarda-redes Vladan Kovacevic, guarda-redes do Rakow, da Polónia. Nesse sentido, o antigo avançado polaco dos leões,  Andrzej Juskowiak, que agora trabalha como scout, analisou o guardião em declarações ao jornal A Bola, este sábado, dia 1 de junho.



"Sim, especialmente pela época passada. Este ano foi um bocadinho diferente, o Rákow passou a jogar de outra maneira, mudaram o treinador e a equipa não defendia tão bem e ele tinha mais para fazer, mas nos jogos difíceis era sempre dos melhores. E também nos jogos em que as coisas não corriam bem, defendia quase tudo. Por isso, ele é um dos melhores e peça fundamental da equipa. Quando esteve lesionado, o guarda-redes  que o substituiu, Kuciak, não correspondeu", começou sobre o guardião bósnio.


"O Kovacevic joga muito bem com os pés, é muito calmo em situações de um contra um, sai-se bem nos cruzamentos e transmite muita confiança. É um jogador com frieza, às vezes até parece arrogante, porque tem uma cara... como dizer... de poucos amigos [risos], do género: ‘rematem à vontade, mas não têm chance de marcar’. Ele também tem voz de líder, quero com isto dizer que é um guarda-redes que ordena o posicionamento dos centrais ou alas, os jogadores que tem pela frente. É muito focado no que faz na baliza e na sua área. Embora  nos últimos anos os guarda-redes do Sporting não precisam de fazer isso, as defesas estão muito bem organizadas", continua analisando as qualidades do atleta.

"É verdade. Defender penáltis é sempre difícil para os guarda-redes, mas quando se vê o Kovacevic percebe-se que sabe o que faz. Fica calmo, adivinha o lado antes do jogador marcar, vai para o lado onde tem mais chances de defender, além de que tem poder de reação rápida", acrescenta sobre grandes penalidades.


"Sim, com o sistema de três centrais, quando se está acostumado, é mais fácil para o guarda-redes entrar. Mas, em Portugal, joga-se um futebol mais rápido e a ele tem de reagir mais rápido, por vezes ele espera muito pelo remate, de modo que o adversário falhe, mas isso é na Polónia, não em Portugal, contra equipa grandes muitos menos [ risos]. Mas isso é algo que terá oportunidade de aprender nos treinos para estar mais preparado nos jogos", terminou sobre a adaptação do guardião às ideias de Amorim.

Vladan Kovacevicavaliado em 7 milhões de euros disputou 47 partidas pelo emblema que terminou no sétimo lugar do campeonato da Polónia: seis na Liga Europa (540’), oito na qualificação da Liga dos Campeões (720’), 29 no campeonato nacional polaco (2.610’), três na Pokal POL (330’) e um na Supertaça da Polónia (90’). Nos 4.290 minutos em campo, o guardião sofreu o total de 52 golos, o que dá uma médica de 1,11 golos sofridos por encontro.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


"AINDA NEM ESTAMOS A FALAR DA CHAMPIONS" – TEME-SE O PIOR PARA KOVACEVIC E SPORTING NO FUTURO
Futebol

"AINDA NEM ESTAMOS A FALAR DA CHAMPIONS" – TEME-SE O PIOR PARA KOVACEVIC E SPORTING NO FUTURO

 

Icon Comentário0
"CONHEÇO BEM RÚBEN AMORIM" - ELEMENTO CHAVE DO RIO AVE ABORDA ENCONTRO FRENTE AO SPORTING
Futebol

"CONHEÇO BEM RÚBEN AMORIM" - ELEMENTO CHAVE DO RIO AVE ABORDA ENCONTRO FRENTE AO SPORTING

 

Icon Comentário0
"DEBAST ESTÁ A PREOCUPAR AMORIM" - CENTRAL DO SPORTING DURAMENTE CRITICADO
Futebol

"DEBAST ESTÁ A PREOCUPAR AMORIM" - CENTRAL DO SPORTING DURAMENTE CRITICADO

 

Icon Comentário0