
Futebol Formação
Treinador do Sporting lamenta oportunidades perdidas depois do último jogo da época
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
|
A equipa de juvenis do Sporting CP recebeu e venceu o Elétrico FC por 7-0. Diogo Cabral (5´), Nelson Pereira (17´ e 24´), Rafael Alcobia (20´ e 45´), Rodrigo Marquês (75´) e Adriano Almeida (80´) foram os autores dos golos do triunfo verde e branco. Com esta vitória, os sub-17 leoninos assumem, à condição, a liderança da fase de manutenção do Campeonato Nacional, com 53 pontos, ficando agora à espera do que fará o SG Sacavenense. Logo aos 5 minutos, Diogo Cabral, de pontapé livre, inaugurou o marcador. O médio ofensivo verde e branco aproveitou a má formação da barreira e, de pé esquerdo, disparou rasteiro para o fundo das redes adversárias. O conjunto de João Vargas continuou a dominar e o Elétrico FC não conseguia sair do seu meio campo. Foi, portanto, com alguma naturalidade que os leões chegaram ao segundo golo. Corria o minuto 17, quando, após uma bela jogada coletiva, Rafael Lopes, no corredor direito, cruzou para Nelson Pereira, que, na pequena área, encostou para o 2-0. Logo de seguida, aos 20 minutos, depois de um mau alívio de Leonardo Calado, Rafael Alcobia, com um desvio oportuno, fez o terceiro golo da partida. Todavia, o festival de golos não ficou por aqui. Os juvenis do Sporting CP voltaram a aumentar o ritmo e, aos 24 minutos, chegaram ao 4-0. Desta vez pelo corredor esquerdo, Adriano Almeida assistiu Nelson Pereira, que bisou no encontro. Ainda antes do intervalo, os jovens leões chegaram mesmo à mão cheia de golos. Em cima do minuto 45, novamente através de um pontapé de canto, Rafael Alcobia subiu ao sétimo andar e cabeceou para o 5-0. Este foi mesmo o resultado com que as equipas recolheram aos balneários. No segundo tempo, com um resultado tão avolumado, o Sporting CP controlou o jogo, mas, apesar disso, os adeptos presentes no Estádio Aurélio Pereira ainda viram mais dois golos. Aos 75 minutos, Rodrigo Marquês cortou para dentro e, de pé esquerdo, disparou para o 6-0. Um belo lance do extremo verde e branco. Aos 80 minutos, na sequência de um pontapé de canto, Emanuel Fernandes amorteceu para Adriano Almeida, que fuzilou a baliza defendida por Leonardo Calado. Estava feito o 7-0. Este foi mesmo o resultado final e que ditou a segunda vitória consecutiva do Sporting CP. Os leões estão, assim, no 1.º lugar da fase de manutenção do Campeonato Nacional, com 53 pontos, e ficam à espera do que SG Sacavenense fará ainda nesta jornada. No próximo domingo, 23 de fevereiro, pelas 11h00, o conjunto de João Vargas defronta o CA Fundão, no Estádio Municipal do Fundão.
Fotografia de Sporting CP
Frederico Varandas ficou agradado com desempenho do ponta de lança e ofereceu contrato ao futebolista, que ficará ligado aos leões durante alguns anos
|
É oficial! Manuel Costa assinou contrato de formação com o Sporting. O avançado de 16 anos destacou-se em 2024/25, a sua primeira época com a Listada verde e branca. Proveniente da Académica de Santarém, o jovem impressionou os responsáveis leoninos com boas exibições.
Os meios de comunicação oficiais do Sporting destacam a "curta carreira" de Manuel Costa, mas referem que a grande temporada vale ao ponta de lança "um novo voto de confiança por parte dos responsáveis da Academia Cristiano Ronaldo", com Frederico Varandas a segurar o atleta no Clube.
Em 2024/25, Manuel Costa fez 20 jogos ao serviço da equipa B de juvenis do Sporting. No total, durante os 1.137 minutos em que foi opção do técnico Sérgio Saraiva, o promissor ponta de lança fez o gosto ao pé em 15 ocasiões, sendo o mais goleador do plantel.
O jovem começou a temporada na equipa principal de juvenis do Sporting, tendo disputado somente 45 minutos, diante do Real Massamá. Adicionalmente, pela Seleção Nacional de sub-16, Manuel Costa participou em cinco jogos, somando 178 minutos de utilização.
O novo contrato do avançado mostra uma aposta do Sporting na formação. Recentemente, os verdes e brancos também oficializaram a chegada de Lewis Dawley. O extremo norte-americano foi recrutado ao Philadelphia Union e já falou aos meios de comunicação do Clube de Alvalade.
Presidente verde e branco tem dado vários passos no sentido de garantir muita qualidade nos próximos anos do Clube de Alvalade
|
José Garrafa assinou um contrato de formação com o Sporting. Frederico Varandas continua concentrado na missão de garantir qualidade no futuro do Clube de Alvalade, e segura mais uma promessa da formação de Alcochete durante os próximos anos.
O jogador tem sido um dos destaques da Academia de Alcochete nas últimas épocas. Com apenas 14 anos, José Garrafa alinhou pela equipa sub-17 do Sporting na última temporada, um facto que demonstra a qualidade do extremo verde e branco.
Na última época, ao serviço da equipa sub-17 do Sporting, José Garrafa teve participação importante no conjunto verde e branco. Ao longo do ano desportivo, o extremo alinhou num total de 26 partidas, nas quais marcou quatro golos - um registo notável para o jogador de apenas 14 anos.
No comunicação feita através dos canais oficiais do Clube de Alvalade, o Sporting destaca que o extremo "tem feito um percurso exemplar na formação verde e branca". Faz parte do conjunto leonino há cinco anos, desde a temporada 2020/21, quando começou no no Polo EUL.
Segundo a comunicação oficial do Sporting, José Garrafa é um extremo "capaz de jogar nas duas alas" que "dá agora mais um importante passo no seu processo formativo". Os leões continuam, assim, a dar passos para garantir que a formação de Alvalade continua no topo a nível internacional.
Extremo confessou estar entusiasmado com o novo desafio; Jogador foi anunciado, esta quarta-feira, dia 18 de junho, pelo Clube de Alvalade
|
É oficial. Lewis Dawley é o mais recente reforço da formação do Sporting, anunciou o Clube de Alvalade, esta quarta-feira, dia 18 de junho. Com apenas 16 anos, chega proveniente do Philadelphia Union, dos Estados Unidos da América, e dá agora os primeiros passos em Alcochete.
Lewis Dawley: “Para ser sincero, é um sentimento incrível assinar por este Clube"
O jogador confessou estar entusiasmado com o novo desafio. “Para ser sincero, é um sentimento incrível assinar por este Clube, conhecido pelo sucesso na formação. Formaram alguns dos melhores jogadores do mundo. Estou muito ansioso por começar a minha jornada aqui. Anseio tudo o que possa estar por vir”, partilhou, em declarações aos meios Leoninos.
Lewis Dawley diz ter ficado impressionado com o que viu na Academia: “O que mais me impressionou foi ver o quanto as pessoas são próximas. Os colegas de equipa tratam-se como irmãos. São todos muito simpáticos, atenciosos e tentam ajudar-se mutuamente”, apontou.
O jogador conta que podia ter seguido a carreira no basquetebol (os leões vão dizer adeus a um dos seus atletas): “Comecei a jogar futebol com dois anos, com o meu pai. Ele levou-me para um relvado, rodeado de bolas de todos os tipos – de futebol, de ténis, de basquetebol. E a primeira coisa que fiz foi rematar todas elas. Foi quando se percebeu que eu ia ter história com o futebol”.
Lewis Dawley: "Considero que os meus pontos fortes são o drible, a corrida, as assistências e a finalização"
O jovem extremo falou sobre as suas características: “Gosto de um estilo de futebol direto. Do um para um. Gosto de construir jogadas e ajudar a equipa, como é óbvio. Considero que os meus pontos fortes são o drible, a corrida, as assistências e a finalização”, garantiu.
Veja a publicação do Sporting: