
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Geovany Quenda e Conrad Harder juntaram-se este domingo, dia 13 de julho, ao plantel do Sporting, no primeiro treino dos campeões nacionais de futebol em Lagos, onde estão a realizar o estágio de pré-temporada. A grande novidade foi Giorgi Kochorashvili, que está totalmente recuperado da lesão que o afetou nas últimas semanas.
Depois de ter estado limitado devido a uma lesão traumática, o médio georgiano treinou com o restante plantel. Desta feita, é possível que o o novo médio possa estrear-se diante do Celtic, na quarta-feira, após ter falhado os três particulares. (equipa B, Torreense e Nacional).
Os leões voltam a treinar esta segunda-feira, de manhã, já com o foco na preparação para o jogo com os escoceses do Celtic, que está marcado para a próxima quarta-feira (19h30), no Estádio do Algarve. Será a primeira oportunidade para os adeptos verem a versão do Sporting 2025/26 em ação, depois dos primeiros testes à porta fechada em Alcochete.
Recorde-se que Viktor Gyokeres não se apresentou ao trabalho e não seguiu viagem com a comitiva verde e branca rumo ao sul do país. Daniel Bragança e Nuno Santos continuam a recuperação das suas lesões graves e também não integraram a lista de jogadores no estágio.
O emblema verde e branco vai apresentar-se aos Sócios e adeptos leoninos frente aos espanhóis do Villarreal, no dia 25, no Troféu Cinco Violinos, disputado no Estádio Nacional, em Oeiras, devido à intervenção no Estádio José Alvalade, que continua em obras.
Rui Borges vê com bons olhos regresso do internacional sub-21 português ao Campeonato Nacional, caso central costa-marfinense abandone Alvalade
|
O Sporting já está no mercado em busca de um substituto para Ousmane Diomande, que continua a ser muito cobiçado, principalmente na Premier League. André Amaro, central português do Al Rayyan, é visto como uma das hipóteses em cima da mesa para reforçar plantel dos leões.
Para já, ainda nada está adiantado, mas o dossiê segue passo a passo, dependendo do desfecho da situação do defesa costa-marfinense. Rui Borges vê com bons olhos o regresso do internacional sub-21 português ao Campeonato Nacional, sendo que o nome do ex Vitória de Guimarães está assim referenciado em Alvalade.
André Amaro, de 23 anos, deixou o Vitória de Guimarães para reforçar a equipa do Qatar em 2023. O clube asiático pagou cerca de 7,75 milhões de euros aos vimaranenses, mais 1,5 milhões por objetivos. Pelo Al Rayyan, o jogador já cumpriu duas temporadas completas, com 69 jogos, dois golos marcados e duas assistências.
Por outro lado, Frederico Varandas já definiu um preço para a saída de Ousmane Diomande: 60 milhões de euros. O Sporting não recebeu qualquer proposta oficial pelo defesa central costa-mafinense, mas o interesse do Crystal Palace é real e os leões já transmitiram o valor que será necessário para libertar o jovem.
Para fazerem uma eventual proposta pelo pupilo de Rui Borges, os responsáveis ingleses teriam de garantir que venderiam Marc Guéhi. A saída do internacional britânico está em equação, sendo o Liverpool o clube mais interessado nos serviços do defesa de 24 anos.
Antigo pupilo do técnico que agora está no Porto interessa a Rui Borges; Futebolista que joga nos Países Baixos é apontado ao Clube de Alvalade
|
Rui Borges continua à procura de reforços para a próxima temporada. Depois de Alisson Santos e Giorgi Kochorashvili, os leões ainda estão no mercado em busca de novos jogadores. Mika Godts, jogador do Ajax, está na lista de alvos dos leões para 2025/26.
A novidade foi avançada, este sábado, dia 12 de julho, por Oğuz Oruç, jornalista turco especialista em movimentações de mercado. O futebolista do emblema vice-campeão da Eredivisie está avaliado em 10 milhões de euros e é visto como um dos grandes prodígios do emblema neerlandês.
Na última temporada desportiva, o antigo pupilo de Francesco Farioli nos Países Baixos somou 47 jogos, com oitos golos marcados e seis assistências. O Ajax terminou o campeonato no segundo lugar com 78 pontos, a um ponto do PSV (79), que se sagrou campeão.
Apesar de ainda não se ter estreado pela seleção principal da Bélgica, Mika Godts soma 13 jogos pelos escalões jovens da sua nação (um golo marcado). O jogador passou por Anderlecht e Genk, antes de rumar aos juniores do Ajax no mercado de inverno de 2023.
A provável saída de Viktor Gyokeres obrigará a SAD verde e branca a atacar novamente o mercado. O jogador internacional sueco está cada vez mais perto de rumar aos ingleses do Arsenal, depois de Hasan Çetinkaya, agente do jogador, ter abdicado de milhões para que os 'gunners' chegassem a acordo com Frederico Varandas.
Panathinaikos pede 15 milhões de euros pelo passe do ala grego de 23 anos, que tem vários emblemas do futebol europeu interessados na sua contratação
|
O Sporting é um dos interessados em garantir a contratação de Georgios Vagiannidis no mercado de transferências de verão. Agora, além da Atalanta, também o Everton e o Wolverhampton, clube orientado pelo português Vítor Pereira, estão na corrida pela contratação do jogador do Panathinaikos.
O emblema grego, recorde-se, pede 15 milhões de euros pelo passe de Vagiannidis, valor a que garantem em Atenas tanto o Everton como o clube italiano podem chegar. Os verdes e brancos, já tinham começado por oferecer 6 milhões de euros mais 2 por objetivos e na Grécia têm avançado com a possibilidade de os leões subirem aos 10+2.
Se da parte do Panathinaikos ainda existe alguma intransigência numa saída, sobretudo nos montantes desejados, no que respeita a Vagiannidis existe ambição e disponibilidade total numa mudança para Alvalade. O lateral vê com bons olhos um novo desafio na carreira, sobretudo com o extra de poder jogar na UEFA Champions League nesta temporada.
O Sporting, por sua vez, vai estudando alternativas à contratação do jogador. Reforçar a posição de defesa lateral-direito é um desejo de Rui Borges praticamente desde que chegou ao Sporting, e os leões também avançaram por Alberto Costa recentemente, outros dos alvos falhados durante a janela de transferências de inverno.
Em 2024/25, Georgios Vagiannidis - avaliado em 8 milhões de euros - somou um golo e duas assistências em 39 jogos realizados. No total, o defesa disputou 2.999 minutos. O lateral tem contrato válido com o Panathinaikos até junho de 2028 e já conta com cinco internacionalizações pela seleção grega, sendo uma das grandes esperanças dos helénicos.