
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
13 Ago 2025 | 14:46 |
Geny Catamo deverá sair do Sporting este verão. O ala internacional por Moçambique tem vários interessados no mercado, sendo que, de momento, o Como de Cesc Fàbregas apresenta-se numa posição avançada na corrida pelo novo 'camisola 10' dos verdes e brancos.
O Como está interessado na contratação de Geny Catamo, 'camisola 10' do Sporting. Cesc Fàbregas, lenda do Arsenal e treinador da formação transalpina, é apreciador do ala verde e branco, que pode deixar Alvalade ainda este mercado de transferências de verão.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, os italianos necessitam de um extremo e o antigo jogador espanhol está agradado com Geny Catamo. O Sporting já informou todos os interessados que, para contratar o canhoto, é preciso pagar perto de 30 milhões de euros.
A mesma fonte revela ainda cobiça de outros emblemas da Serie A, sem mencionar nomes. O Everton também queria levar Geny para Inglaterra, mas o interesse no jogador do Sporting terá perdido gás e foi posto de lado. O Fenerbahçe de José Mourinho é outro dos destinos apontados ao ala.
Vale recordar que o Sporting negociou com o Amora e é agora detentor de 90% do passe de Geny Catamo, pelo que já pode vender o moçambicano. O valor deverá reverter diretamente para a contratação de um extremo-esquerdo, com Kevin e Yeremay Hernández entre os possíveis reforços.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - já soma duas partidas, sempre na condição de titular. Nos 143 minutos que esteve dentro de campo, o canhoto ainda não conseguiu apontar qualquer golo ou assistência.
Jogador de 22 anos fez estreia na equipa principal do verdão graças ao antigo jogador e treinador dos verdes e brancos, que viu o seu potencial
13 Ago 2025 | 14:43 |
O Sporting está em negociações com o Shakhtar Donetsk para a contratação de Kevin, avançado formado no Palmeiras e lançado na equipa principal do verdão em 2021, por Abel Ferreira. O negócio é paralelo ao de Yeremay Hernández, extremo do Deportivo d'A Corunha.
Apesar de o jornal Record ter negado interesse dos leões em Kevin, a mesma fonte revela agora que a SAD liderada por Frederico Varandas terá feito uma oferta aos ucranianos, de mais de 30 milhões de euros já com bónus envolvidos no negócio.
No entanto, a proposta foi negada pelo Shakhtar, que está ciente da cobiça de vários clubes e quer tirar proveito da situação. O Fulham, de Marco Silva, viu rejeitado um valor de quase 40 milhões de euros, com os ucranianos a apontarem para os 50M, valor que não é comportável para o Sporting.
Certo é que a Direção trabalha ambos os dossiês - Yeremay e Kevin - de forma simultânea e vai fazer um grande investimento este mercado de verão, de forma a que Rui Borges possa ter o tão desejado reforço de peso para o corredor esquerdo do ataque dos leões, a par de Jota Silva.
Esta temporada, com a camisola do Shakhtar Donestsk, Kevin - avaliado em 12 milhões de euros - disputou um total de três jogos. Ao todo, durante os 237 minutos em que foi utilizado dentro das quatro linhas, o jogador apontado ao Sporting fez quatro golos e duas assistências.
Defesa-central internacional pelo Equador dá que falar e leva FIFA a proibir acordo que leões tinham para saída de jogador verde e branco
13 Ago 2025 | 14:36 |
O Corinthians foi proibido de inscrever jogadores pela FIFA. A chegada de Félix Torres ao timão dá que falar e impossibilita a saída de Ricardo Esgaio. O ala do Sporting ia rescindir contrato para reforçar o plantel de Dorival Júnior, mas o negócio acabou por cair.
Em causa está a transferência de Félix Torres, que reforçou os brasileiros em 2024. O Corinthians deve ao Santos Laguna 6,14 milhões de dólares. Para levantar o castigo da FIFA, o emblema de São Paulo tem de pagar o valor ou chegar a um acordo amigável.
Ainda assim, parece bastante difícil que a transferência de Esgaio para a Neo Química Arena seja concretizada este mercado de verão. O plano em marcha era baseado na rescisão contratual do lateral, que poderia assinar com o Corinthians a custo zero, face às dificuldades económicas do clube.
Desta forma, Esgaio vai continuar no Sporting, mas com a porta de saída aberta. Segundo informação avançada pelo jornal Record, o experiente futebolista dos verdes e brancos não faz parte das contas de Rui Borges, tendo mercado na Turquia e Arábia Saudita.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ricardo Esgaio - avaliado em 1,5 milhões de euros - participou numa partida. O 'camisola 47' dos verdes e brancos foi opção da Supertaça Cândido de Oliveira, cumprindo cinco minutos diante do Benfica.
Rui Borges conhece bem os três jogadores, que estão a par das movimentações leoninas durante o mercado de transferências de verão
13 Ago 2025 | 14:30 |
Ricardo Mangas, Maxi Araújo e Nuno Santos poderão ser utilizados como extremo-esquerdo, caso o Sporting falhe as contratações de Yeremay Hernández e Jota Silva. Tal como revela o nosso Jornal neste Exclusivo Leonino, a solução estará dentro de portas se nenhum reforço chegar a Alvalade.
Os três jogadores estão muito habituados a pisar zonas ofensivas. Todos com formação a extremo-esquerdo, os três ocupam atualmente a posição de lateral, mas, em caso de necessidade, Rui Borges poderá fazer alguns avanços no terreno.
A subida de um dos três jogadores é vista apenas como solução de recurso, se o Sporting falhar tanto Yeremay Hernández como Jota Silva. No entanto, a SAD verde e branca está confiante de que irá realizar ambos os negócios neste mercado de transferências.
No caso de Yeremay, o Sporting está disponível a tornar o espanhol no reforço mais caro da história do Clube de Alvalade, oferecendo ao Deportivo d'A Corunha 25 milhões de euros mais bónus. Os galegos apontam para os 30M da cláusula de rescisão, mas poderá ser possível encontrar um meio termo.
Quanto a Jota Silva, Evangelos Marinakis, proprietário do Nottingham Forest, quer recuperar a totalidade ou grande parte dos 7 milhões de euros que investiu junto do Vitória de Guimarães. O Sporting pretende um empréstimo com opção de compra e, tendo em conta a diferente postura dos dois emblemas nas negociações, Frederico Varandas pondera adquirir apenas parte do passe do português.