Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

LEONEL PONTES: “GRANDE MÁGOA E DESILUSÃO PELO MODO COMO SAÍ”

Em entrevista ao jornal A´Bola, ex-técnico dos sub-23 dos leões revelou que a sua saída "foi um processo um pouco estranho" e deixou críticas a Rúben Amorim

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário1

Leonel Pontes concedeu, esta sexta-feira, 30 de outubro, uma entrevista ao jornal A´Bola em que aborda a sua saída do Sporting CP e revela "grande mágoa e desilusão" pela forma como todo o processo se desenrolou. O ex-técnico dos sub-23 verdes e brancos teceu ainda algumas críticas a Rúben Amorim.


“Não esperava sair do Sporting CP”



  • Na altura o presidente do Sporting CP disse que não queria alterar muito os quadros técnicos do Clube pois entendia que essa alternância prejudicava muito o desenvolvimento dos jogadores. Por isso não esperava sair do Sporting CP tendo em conta aquilo que me foi apresentado no início e que passava pela estabilidade.
  • Apesar de a época não ter terminado devido à pandemia, os resultados desportivos foram muito positivos. Os objetivos, que passavam por potenciar jogadores e lançá-los na equipa principal, foram alcançados.

“Grande mágoa e desilusão pelo modo como saí”

  • Sabemos que no futebol podemos esperar de tudo. Sou Sócio, tenho uma estima enorme pelo Clube tendo em conta todo o meu passado de dedicação a uma causa que era o Sporting CP. Cresci e formei-me neste Clube, onde entrei com 24 anos. É uma vida na qual aprendi a gostar da essência do Sporting CP, por isso é normal que sinta uma grande mágoa e desilusão pelo modo como saí.
  • A minha saída foi um processo um pouco estranho. Na primeira reunião que tive com Hugo Viana ficou definido que iria ficar nos sub-23. Saí da reunião convicto de que seria o treinador e uma semana depois já não era. Não sei o que se passou nessa semana para deixar de ser treinador.
  • No futebol não vale tudo e há que haver respeito por aquilo que se faz e se fez. Infelizmente os clubes vão perdendo identidade com a saída de pessoas com experiência e com identidade do clube. A mística dos clubes passa com as pessoas.

“Nunca houve contacto direto”

  • Trabalhámos (Rúben Amorim e Leonel Pontes) ao mesmo tempo no Sporting CP, mas nunca chegámos a conhecermo-nos pessoalmente. Ele também nunca deu um passo para me conhecer pessoalmente e até tínhamos muitos assuntos para tratar, pois ele era o treinador da equipa principal e eu dos sub-23. Estivemos várias semanas no Sporting CP, em simultâneo, mas nunca houve contacto direto, ao contrário do que acontecia com Silas, com quem falava quase todos os dias. Talvez o Rúben Amorim entendesse assim e preferisse uma pessoa da sua confiança.

"Surpreendido pela inexperiência do treinador e ainda por estar associado ao SL Benfica"

  • Surpreendido pelo valor da contratação, tendo em conta as dificuldades financeiras do Clube, e surpreendido pela inexperiência do treinador para um Clube da grandiosidade do Sporting CP e ainda por estar associado ao SL Benfica, o que nos momentos de maior dificuldade virá ao de cima.

"Era legítimo ter a ambição de trabalhar na equipa B"

  • Tinha essa expectativa (treinar equipa B), fazia todo o sentido, até para ter um acompanhamento dos jogadores, além da experiência que já tinha tido na equipa B anteriormente. Era, por isso, legítimo ter a ambição de trabalhar na equipa B.

Passagem pela equipa principal

  • Não podia rejeitar a oportunidade, nem a missão que me foi incumbida. Era o treinador dos sub-23 e aquele que estava mais próximo da equipa principal e, por isso, os responsáveis do Clube entenderam que era a pessoa certa naquela altura e perante aquele contexto. Talvez pudesse ter feito as coisas de um modo diferente. Contudo, voltava a aceitar o desafio.


Futebol

Reforço do Sporting chega de Espanha em euforia: "Quero sentir o ambiente em Alvalade"

Nova aquisição do emblema verde e branco não esconde a ambição que o levou a assinar pelos leões e já aponta ao tricampeonato nacional

Polivalência do atleta será aproveitada por Rui Borges no Sporting, visto que pode atuar como trinco ou numa posição mais adiantada do meio campo
Polivalência do atleta será aproveitada por Rui Borges no Sporting, visto que pode atuar como trinco ou numa posição mais adiantada do meio campo

  |

Icon Comentário0

Giorgi Kochorashvili terminou a temporada em grande ao serviço do Levante, conseguindo o título de campeão da segunda divisão espanhola. O médio georgiano disse adeus de forma emocionada ao emblema do país vizinho e está ansioso pela estreia na equipa A, de Rui Borges.


Giorgi Kochorashvili: "Agora quero sentir o ambiente em Alvalade"


"Levante significa família. Agora tenho de deixar a minha família para alcançar os meus objetivos e os meus sonhos, mas sinto que é o mesmo que quando deixei a Geórgia. Estou a deixar a minha casa para procurar novos desafios e o Sporting é um grande clube, com adeptos incríveis. Vi os últimos jogos da minha nova equipa e gostei muito. Agora quero sentir o ambiente em Alvalade", admitiu, em entrevista ao 'Superdeporte'.


O atleta reconhece que Cristiano Ronaldo é o seu ídolo de infância: "Quando era miúdo, sabia de onde vinham os grandes jogadores, incluindo Cristiano Ronaldo. Quando era miúdo, ele era o meu ídolo. Lembro-me que em 2012 ele veio à cidade desportiva de Tbilisi e a nossa reação foi inacreditável. Além disso, 12 anos mais tarde, joguei contra ele no Euro e ganhámos 2-0 a Portugal".

Giorgi Kochorashvili: "Quero que o Sporting continue a ser campeão"


O georgiano não esconde a ambição e já aponta ao tricampeonato. "Quero que o Sporting continue a ser campeão. Vê-se o trabalho que estão a fazer e, para mim, o objetivo será ajudar e contribuir para isso. Os títulos conquistam-se com a ajuda de todos. Por isso, o meu objetivo é dar o meu contributo no que for possível. Há muitos jogadores que são referências a nível europeu. O meu coração sente que vão acontecer grandes coisas, mas não pode faltar disciplina, trabalho e paixão".

A polivalência do atleta será aproveitada por Rui Borges, visto que pode atuar como trinco ou numa posição mais adiantada do meio campo. No setor intermédio, o treinador leonino também deverá continuar a contar com Morten Hjulmand, uma das peças-chave da equipa na conquista do bicampeonato e que vive dias felizes fora das quatro linhas.


Futebol

Benfica desiste de contratar desejo antigo do Sporting

Com movimentações de mercado ao rubro, clube encarnado afasta-se de jogador que fez parte da lista de preferidos de Varandas

Direção do Benfica está cada vez mais longe de contratar jogador que já esteve associado ao Sporting
Direção do Benfica está cada vez mais longe de contratar jogador que já esteve associado ao Sporting

  |

Icon Comentário0

O Benfica perdeu o interesse por Thiago Almada, médio que fez parte da lista de potenciais transferências do Sporting em 2022. O recuar dos encarnados no negócio surge numa altura em que John Textor, detentor do Lyon já tinha afirmado não vender o jogador.


Segundo informações avançadas pelo jornal Record, a direção de Rui Costa está cada vez mais longe do argentino de 24 anos, graças ao valor imposto pelo detentor do emblema da Ligue 1, que ultrapassa as possibilidades económicas do clube encarnado.


Em 2024/25, Thiago Almada - avaliado em 25 milhões de euros - disputou 20 jogos, por empréstimo do Botafogo. No total, o virtuoso médio foi utilizado ao longo de 1.209, nos quais contribuiu com dois golos e registou ainda quatro assistências para companheiros de equipa.


Lembrar que quando ainda era jogador do Vélez Sarsfield, em 2021, o nome de Thiago Almada foi, por diversas vezes, colocado no caminho do Sporting. Porém, o Clube liderado por Frederico Varandas não chegou a acordo com o emblema sul-americano, que acabaria por vender Almada ao Atlanta United por cerca de 15 milhões de euros.

John Textor prestou declarações ao jornal 'A Bola' para confirmar o interesse encarnado e garantir que não está disposto a vender Thiago Almada. "Falei com o Benfica, mas até foi mais por respeito, pela boa relação que tenho com o Benfica. Como sabe, estivemos em negociações recentemente, por causa do Arthur Cabral. A minha conversa com o Benfica foi para clarificar que não vamos vender o Thiago Almada".



Futebol

Adepto baleado nos festejos do Sporting com data para ser ouvido em tribunal

Bernardo Topa foi atingido no olho com uma bala de borracha nos festejos do dia 12 de maio, na celebração da conquista do campeonato

Bernardo Topa, adepto do Sporting baleado nos festejos do mais recente campeonato dos leões, vai ser ouvido
Bernardo Topa, adepto do Sporting baleado nos festejos do mais recente campeonato dos leões, vai ser ouvido

  |

Icon Comentário0

Bernardo Topa vai ser ouvido na Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI), na próxima quinta-feira, dia 26 de junho. O adepto Sportinguista foi baleado nos festejos verdes e brancos da conquista da Liga Portugal, após a partida contra o Guimarães no dia 17 de maio.


Segundo informações avançadas pelo jornal Record, a audição irá decorrer no âmbito da Polícia de Segurança Pública (PSP), que abriu um inquérito aos agentes intervenientes na reposição da ordem pública na Praça Duque de Saldanha, em Lisboa, na noite da consagração do vencedor da Liga Portugal.


No dia 20 de maio, o adepto leonino de 28 anos apresentou queixa à PSP e ao Estado Português por negligência, com o objetivo de descobrir o autor do tiro que fez Bernardo Topa perder um dos seus olhos. O comissário de bordo, de profissão, acabou por sofrer uma intervenção cirúrgica no Hospital São José, após o disparo.


Já no seu tempo na unidade hospitalar, o Sportinguista natural do Porto recebeu a visita de Frederico Varandas. O Presidente do Clube de Alvalade esteve em contacto com o adepto, oferecendo-lhe algumas palavras de apoio, mas também um cachecol e a recém lançada Listada verde e branca para a temporada 2025/26.

Quem já teve oportunidade de recordar os acontecimentos da noite dos festejos do mais recente campeonato do Sporting foi o próprio Bernardo Topa, que acredita que o incidente não foi ao acaso: “Falou-se de uma bala perdida, mas não digam que foi uma bala perdida. A bala foi enviada exatamente na minha direção. Gostava muito que o agente que disparou fosse identificado e que haja justiça”.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sousa Tavares fala da vitória do Sporting na Taça e atira críticas a Noronha Lopes: "Não é ninguém"
Futebol

Sousa Tavares fala da vitória do Sporting na Taça e atira críticas a Noronha Lopes: "Não é ninguém"

 

Icon Comentário0
Garnacho deixa provocação monumental a Amorim; Argentino em guerra aberta com ex Sporting
Futebol

Garnacho deixa provocação monumental a Amorim; Argentino em guerra aberta com ex Sporting

 

Icon Comentário0
Dário Essugo deixa palavras carinhosas a pessoal especial no Sporting: "Muito agradecido"
Futebol

Dário Essugo deixa palavras carinhosas a pessoal especial no Sporting: "Muito agradecido"

 

Icon Comentário0