Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

LEONEL PONTES: “GRANDE MÁGOA E DESILUSÃO PELO MODO COMO SAÍ”

Em entrevista ao jornal A´Bola, ex-técnico dos sub-23 dos leões revelou que a sua saída "foi um processo um pouco estranho" e deixou críticas a Rúben Amorim

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

30 Out 2020 | 10:41 |

Icon Comentário1

Leonel Pontes concedeu, esta sexta-feira, 30 de outubro, uma entrevista ao jornal A´Bola em que aborda a sua saída do Sporting CP e revela "grande mágoa e desilusão" pela forma como todo o processo se desenrolou. O ex-técnico dos sub-23 verdes e brancos teceu ainda algumas críticas a Rúben Amorim.


“Não esperava sair do Sporting CP”



  • Na altura o presidente do Sporting CP disse que não queria alterar muito os quadros técnicos do Clube pois entendia que essa alternância prejudicava muito o desenvolvimento dos jogadores. Por isso não esperava sair do Sporting CP tendo em conta aquilo que me foi apresentado no início e que passava pela estabilidade.
  • Apesar de a época não ter terminado devido à pandemia, os resultados desportivos foram muito positivos. Os objetivos, que passavam por potenciar jogadores e lançá-los na equipa principal, foram alcançados.

“Grande mágoa e desilusão pelo modo como saí”

  • Sabemos que no futebol podemos esperar de tudo. Sou Sócio, tenho uma estima enorme pelo Clube tendo em conta todo o meu passado de dedicação a uma causa que era o Sporting CP. Cresci e formei-me neste Clube, onde entrei com 24 anos. É uma vida na qual aprendi a gostar da essência do Sporting CP, por isso é normal que sinta uma grande mágoa e desilusão pelo modo como saí.
  • A minha saída foi um processo um pouco estranho. Na primeira reunião que tive com Hugo Viana ficou definido que iria ficar nos sub-23. Saí da reunião convicto de que seria o treinador e uma semana depois já não era. Não sei o que se passou nessa semana para deixar de ser treinador.
  • No futebol não vale tudo e há que haver respeito por aquilo que se faz e se fez. Infelizmente os clubes vão perdendo identidade com a saída de pessoas com experiência e com identidade do clube. A mística dos clubes passa com as pessoas.

“Nunca houve contacto direto”

  • Trabalhámos (Rúben Amorim e Leonel Pontes) ao mesmo tempo no Sporting CP, mas nunca chegámos a conhecermo-nos pessoalmente. Ele também nunca deu um passo para me conhecer pessoalmente e até tínhamos muitos assuntos para tratar, pois ele era o treinador da equipa principal e eu dos sub-23. Estivemos várias semanas no Sporting CP, em simultâneo, mas nunca houve contacto direto, ao contrário do que acontecia com Silas, com quem falava quase todos os dias. Talvez o Rúben Amorim entendesse assim e preferisse uma pessoa da sua confiança.

"Surpreendido pela inexperiência do treinador e ainda por estar associado ao SL Benfica"

  • Surpreendido pelo valor da contratação, tendo em conta as dificuldades financeiras do Clube, e surpreendido pela inexperiência do treinador para um Clube da grandiosidade do Sporting CP e ainda por estar associado ao SL Benfica, o que nos momentos de maior dificuldade virá ao de cima.

"Era legítimo ter a ambição de trabalhar na equipa B"

  • Tinha essa expectativa (treinar equipa B), fazia todo o sentido, até para ter um acompanhamento dos jogadores, além da experiência que já tinha tido na equipa B anteriormente. Era, por isso, legítimo ter a ambição de trabalhar na equipa B.

Passagem pela equipa principal

  • Não podia rejeitar a oportunidade, nem a missão que me foi incumbida. Era o treinador dos sub-23 e aquele que estava mais próximo da equipa principal e, por isso, os responsáveis do Clube entenderam que era a pessoa certa naquela altura e perante aquele contexto. Talvez pudesse ter feito as coisas de um modo diferente. Contudo, voltava a aceitar o desafio.


Futebol

Surpresa frente ao Bayern? Ex Sporting atira: "Tem possibilidades de vencer a partida"

Antigo jogador do Clube de Alvalade que disputou última eliminatória frente aos bávaros realizou a antevisão à partida da Liga dos Campeões

Derlei acredita que Bayern Munique - Sporting não será tão desnivelado quanto a eliminatória de há 16 anos entre as duas equipas
Derlei acredita que Bayern Munique - Sporting não será tão desnivelado quanto a eliminatória de há 16 anos entre as duas equipas

09 Dez 2025 | 12:01 |

Icon Comentário0

Derlei foi um dos jogadores titulares nos últimos dois encontros entre Sporting e Bayern Munique, cujo agregado resultou na pesada derrota dos leões, por 12-1. O antigo jogador acredita que, 16 anos depois, o desnível entre as duas equipas já não é o mesmo.


Derlei: "Acredito que o Sporting pode discutir o jogo"


"Acredito que o Sporting pode discutir o jogo. Os clubes vivem momentos diferentes agora. O Sporting vem de um bicampeonato nacional, o que já faz com que o Bayern tenha um respeito muito maior. O Bayern, apesar de vir de ter conquistado o campeonato, na época passada, a nível europeu, há alguns anos que não tem conseguido estar entre as quatro melhores equipas do continente. Vai ser um jogo diferente do de 2009", começou por dizer, em entrevista ao jornal A Bola.


Derlei: "Sporting certamente dará muito mais luta e tem grandes possibilidades de vencer a partida"

Fruto da evolução da equipa do Sporting, Derlei acredita que o duelo desta terça-feira, dia 9 de dezembro, pode acabar por ser mais equilibrado e não retira qualquer possibilidade de uma 'surpresa' na Alemanha, apesar das alterações forçadas de Rui Borges no onze: "O Bayern continua com uma equipa muito forte, com um grande poder financeiro, mas o Sporting hoje está bastante mais próximo do nível dessas equipas. Certamente dará muito mais luta e tem grandes possibilidades de vencer a partida".


Fora a antevisão à partida da sexta jornada da Liga dos Campeões, Derlei ainda abordou os detalhes da eliminatória que disputou frente ao Bayern Munique e revelou o sentimento do plantel: "Lembro-me perfeitamente desses jogos. Chegámos a esse jogo depois de uma derrota pesada em casa. É bom salientar que o Bayern continua a ser um dos maiores clubes da história e, pelo poder financeiro que tem, é muito difícil para as equipas portuguesas lutarem de igual para igual. Na altura, tínhamos uma equipa muito jovem. Na primeira partida, até começámos bem, mas acabámos por sofrer cinco golos e já fomos para a Alemanha com a eliminatória já resolvida, o que deu tranquilidade a uma equipa com o poderio do Bayern".

"Tentámos ao máximo segurar o Bayern, mas isso não aconteceu e os golos foram surgindo, até pela qualidade que a equipa deles tinha. Prova disso é que boa parte daquela equipa depois fez parte da seleção alemã que venceu o Mundial de 2014", atirou ainda.


Futebol

Bomba! Rui Borges pode ter regresso de extremo ao Sporting antes do previsto

Clube de Alvalade não estava a contar com esta situação nesta fase da temporada, mas existe uma forte possibilidade de vir a acontecer

Atlético Mineiro não está satisfeito com Biel e pode vir a devolver o jogador ao Sporting mais cedo do que o esperado por Rui Borges
Atlético Mineiro não está satisfeito com Biel e pode vir a devolver o jogador ao Sporting mais cedo do que o esperado por Rui Borges

09 Dez 2025 | 10:55 |

Icon Comentário0

Biel continua sem convencer no Atlético Mineiro e os brasileiros querem mesmo devolver o jogador ao Sporting ainda antes do tempo. Emprestado pelos verdes e brancos ao galo numa cedência válida até 30 de junho de 2026, o extremo pode regressar mais cedo que o esperado.


Segundo a imprensa brasileira tem vindo a adiantar, no caso do jogador canarinho realizar 33,3% dos jogos possíveis pela equipa mineira, esta teria de acionar a cláusula de compra obrigatória de 7 milhões de euros - o que não vai ao encontro das suas pretensões. Por isso mesmo, os brasileiros dizem que a direção pretende devolver o Biel ao Sporting


Vale lembrar que o tempo passado pelo jogador no Brasil tem sido um verdadeiro pesadelo. O jogador foi bastante criticado pelos adeptos depois da final perdida da Taça Sul-Americana, frente ao Lanús, e nem sequer foi convocado por Sampaoli para a última partida no Brasileirão, diante do Vasco da Gama. Tal acabou justificado pelo Atlético Mineiro como um "mal-estar e indisposição gástrica".


Ao cabo de 24 partidas no Atlético Mineiro, Biel soma apenas um golo e duas assistências. O jogador brasileiro esteve em campo o total de 745 minutos, nos quais nunca foi capaz de cair nas graças nem dos adeptos - que têm mesmo um cronómetro dedicado à sua saída -, nem da equipa técnica.

Na sua passagem pelo Sporting, Biel - avaliado em 5 milhões de euros - realizou sete encontros: três na Liga Portugal Betclic, duas na Liga dos Campeões e duas na Taça de Portugal. Nos 111 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo não conseguiu marcar nem assistir os colegas em nenhuma ocasião.



Futebol

Apesar da vitória no Wolves - Manchester United, Ruben Amorim não se mostra totalmente satisfeito

Antigo treinador do Sporting abordou a exibição da sua equipa após o jogo da 15.ª jornada da Premier League, na qual arrecadou os três pontos

Wolves - Manchester United terminou em mais uma vitória para Ruben Amorim, desta vez por 4-1, em mais uma partida válida para a liga inglesa
Wolves - Manchester United terminou em mais uma vitória para Ruben Amorim, desta vez por 4-1, em mais uma partida válida para a liga inglesa

09 Dez 2025 | 10:16 |

Icon Comentário0

O Manchester United de Ruben Amorim arrecadou, na última segunda-feira, dia 8 de dezembro, uma importante vitória no terreno do Wolverhampton, por 4-1. No entanto, no final da partida da 15.ª jornada da Premier League, o antigo treinador do Sporting não se mostrou totalmente satisfeito.


Ruben Amorim: "Não consigo estabelecer essa ligação com mais eficácia"


"Marcámos quatro golos, mas tivemos muitas oportunidades, por isso não consigo estabelecer essa ligação com mais eficácia. Acho que melhorámos muito se compararmos a época passada com esta, estamos a criar muito mais oportunidades, a marcar mais golos e a ter mais situações de perigo reais, por isso estou muito satisfeito com isso", começou por dizer.


De seguida, Ruben Amorim abordou o trio de ataque: "Eles têm qualidade para isso. Podem mudar de posição, especialmente se jogarmos com um jogador como o Matheus Cunha, que se move mais do que um nove típico, por isso aproveitámos isso".

Ruben Amorim: "Gostei muito da forma como jogámos na segunda parte"


Sobre o golo no início da segunda metade do encontro, o treinador da turma de Old Trafford mudou virou atenções: "Senti desde o primeiro minuto que, se não fosse mais cedo, iríamos ganhar o jogo e gostei muito da forma como jogámos na segunda parte. Precisamos de ganhar o próximo jogo, este já faz parte do passado. Vamos lá", atirou, antes de abordar a conversa ao intervalo.

"Não foi tático. Era tão claro que estávamos a dominar os jogos, mas não estávamos a finalizar as jogadas como devíamos. Precisamos de ser melhores nos detalhes. Tentei explicar aos jogadores que tínhamos 45 minutos para conquistar os três pontos que são cruciais para a nossa vida", vincou Ruben Amorim.

Ruben Amorim: "Devíamos ter mais pontos"

Sobre o facto de ter subido ao sexto lugar da Premier League, o antigo técnico do Sporting relativizou: "Não significa nada. É sempre a mesma sensação de que devíamos ter mais pontos. Mas isso é passado, vamos concentrar-nos no futuro".


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Borges pode perder mais dois jogadores no Sporting para a Liga dos Campeões
Futebol

Rui Borges pode perder mais dois jogadores no Sporting para a Liga dos Campeões

09 Dez 2025 | 07:51

Icon Comentário0
Conhecido o tempo de paragem de Geovany Quenda no Sporting
Futebol

Conhecido o tempo de paragem de Geovany Quenda no Sporting

09 Dez 2025 | 07:33

Icon Comentário0
Atenção, Sporting! Benfica quer intrometer-se na contratação de Adin Licina
Futebol

Atenção, Sporting! Benfica quer intrometer-se na contratação de Adin Licina

09 Dez 2025 | 07:20

Icon Comentário0