Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

LEONEL PONTES: “GRANDE MÁGOA E DESILUSÃO PELO MODO COMO SAÍ”

Em entrevista ao jornal A´Bola, ex-técnico dos sub-23 dos leões revelou que a sua saída "foi um processo um pouco estranho" e deixou críticas a Rúben Amorim

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

30 Out 2020 | 10:41 |

Icon Comentário1

Leonel Pontes concedeu, esta sexta-feira, 30 de outubro, uma entrevista ao jornal A´Bola em que aborda a sua saída do Sporting CP e revela "grande mágoa e desilusão" pela forma como todo o processo se desenrolou. O ex-técnico dos sub-23 verdes e brancos teceu ainda algumas críticas a Rúben Amorim.


“Não esperava sair do Sporting CP”



  • Na altura o presidente do Sporting CP disse que não queria alterar muito os quadros técnicos do Clube pois entendia que essa alternância prejudicava muito o desenvolvimento dos jogadores. Por isso não esperava sair do Sporting CP tendo em conta aquilo que me foi apresentado no início e que passava pela estabilidade.
  • Apesar de a época não ter terminado devido à pandemia, os resultados desportivos foram muito positivos. Os objetivos, que passavam por potenciar jogadores e lançá-los na equipa principal, foram alcançados.

“Grande mágoa e desilusão pelo modo como saí”

  • Sabemos que no futebol podemos esperar de tudo. Sou Sócio, tenho uma estima enorme pelo Clube tendo em conta todo o meu passado de dedicação a uma causa que era o Sporting CP. Cresci e formei-me neste Clube, onde entrei com 24 anos. É uma vida na qual aprendi a gostar da essência do Sporting CP, por isso é normal que sinta uma grande mágoa e desilusão pelo modo como saí.
  • A minha saída foi um processo um pouco estranho. Na primeira reunião que tive com Hugo Viana ficou definido que iria ficar nos sub-23. Saí da reunião convicto de que seria o treinador e uma semana depois já não era. Não sei o que se passou nessa semana para deixar de ser treinador.
  • No futebol não vale tudo e há que haver respeito por aquilo que se faz e se fez. Infelizmente os clubes vão perdendo identidade com a saída de pessoas com experiência e com identidade do clube. A mística dos clubes passa com as pessoas.

“Nunca houve contacto direto”

  • Trabalhámos (Rúben Amorim e Leonel Pontes) ao mesmo tempo no Sporting CP, mas nunca chegámos a conhecermo-nos pessoalmente. Ele também nunca deu um passo para me conhecer pessoalmente e até tínhamos muitos assuntos para tratar, pois ele era o treinador da equipa principal e eu dos sub-23. Estivemos várias semanas no Sporting CP, em simultâneo, mas nunca houve contacto direto, ao contrário do que acontecia com Silas, com quem falava quase todos os dias. Talvez o Rúben Amorim entendesse assim e preferisse uma pessoa da sua confiança.

"Surpreendido pela inexperiência do treinador e ainda por estar associado ao SL Benfica"

  • Surpreendido pelo valor da contratação, tendo em conta as dificuldades financeiras do Clube, e surpreendido pela inexperiência do treinador para um Clube da grandiosidade do Sporting CP e ainda por estar associado ao SL Benfica, o que nos momentos de maior dificuldade virá ao de cima.

"Era legítimo ter a ambição de trabalhar na equipa B"

  • Tinha essa expectativa (treinar equipa B), fazia todo o sentido, até para ter um acompanhamento dos jogadores, além da experiência que já tinha tido na equipa B anteriormente. Era, por isso, legítimo ter a ambição de trabalhar na equipa B.

Passagem pela equipa principal

  • Não podia rejeitar a oportunidade, nem a missão que me foi incumbida. Era o treinador dos sub-23 e aquele que estava mais próximo da equipa principal e, por isso, os responsáveis do Clube entenderam que era a pessoa certa naquela altura e perante aquele contexto. Talvez pudesse ter feito as coisas de um modo diferente. Contudo, voltava a aceitar o desafio.


Futebol

Tiago Tomás leva a melhor sobre ex Porto na Europa League

Antigo avançado do Sporting foi titular na partida da última quinta-feira, 6 de novembro, válida para a quarta jornada da competição europeia

Estugarda de Tiago Tomás venceu o Feyenoord, de Gonçalo Borges, ex Porto, em partida válida para a Europa League
Estugarda de Tiago Tomás venceu o Feyenoord, de Gonçalo Borges, ex Porto, em partida válida para a Europa League

07 Nov 2025 | 08:56 |

Icon Comentário0

O Estugarda venceu o Feyenoord, por 2-0, na última quinta-feira, dia 6 de novembro, em partida válida para a quarta jornada da Liga Europa. Tiago Tomás, avançado da formação do Sporting, foi titular na partida na qual a sua formação levou a melhor sobre Gonçalo Borges, ex-jogador do Porto.


A partida acabou por ficar definida apenas na sua fase final. Depois de uma primeira parte sem golos e uma segunda metade semelhante em solo alemão, o encontro parecia que ia terminar desta forma. No entanto, Bilal El Khannouss inaugurou o marcador à passagem pelo minuto 84.


Ainda que o primeiro tento do encontro tenha sido tardio, o Estugarda ainda foi a tempo de aumentar a vantagem e marcar o segundo. Deniz Undav (90'+1) disparou para o fundo das redes da baliza do Feyenoord e estabeleceu o resultado final.


Tiago Tomás, como já referido, fez parte do onze inicial de Sebastian Hoeness para o encontro e acabou por sair apenas aos 86 minutos, quando a sua equipa já vencia, ainda que pela margem mínima. Por esta altura, o Estugarda ocupa a 20.ª posição da prova, com seis pontos em quatro partidas disputadas - duas vitórias e duas derrotas.

Com a camisola do Sporting, Tiago Tomás - avaliado em 12 milhões de euros - fez 66 jogos, contando com nove golos e quatro assistências. O avançado de 22 anos fez parte do plantel que venceu o Campeonato Nacional (2020/21), a Supertaça (2022) e duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22).



Futebol

Empréstimo? Frederico Varandas já tomou decisão sobre futuro de avançado do Sporting

Estrutura do Clube de Alvalade encontra-se a delinear todas as movimentações do mercado de transferências e planos para o jogador já foram traçados

Apesar das notícias recentes, Sporting de Frederico Varandas não pretende, por esta altura, emprestar Rodrigo Ribeiro
Apesar das notícias recentes, Sporting de Frederico Varandas não pretende, por esta altura, emprestar Rodrigo Ribeiro

07 Nov 2025 | 08:24 |

Icon Comentário0

Rodrigo Ribeiro foi, recentemente, associado a um possível novo empréstimo. No entanto, o Sporting não está, por esta altura, aberto a deixar sair o jovem avançado da equipa B, uma vez que considera que o jogador terá uma melhor evolução às ordens de João Gião.


A informação está a ser adiantada pelo jornal A Bola, na sua edição desta sexta-feira, 7 de novembro, deixando claro que os leões têm um plano bem estruturado para o jogador de 20 anos que, além de estar a fazer uma época convincente no conjunto secundário, é ainda visto como o terceiro avançado de Rui Borges.


Ainda assim, é de relembrar que Florian Plettenberg, jornalista da Sky Sports, avançou um eventual empréstimo com cláusula de opção de compra é um dos cenários em cima da mesa para Rodrigo Ribeiro e que a Bundesliga seria o destino mais provável. Ainda assim, os leões deverão preferir mantê-lo em Alvalade.


Vale a pena recordar que, caso seja acabe por ser emprestado, esta será a terceira cedência do jogador natural de Viana do Castelo, depois de uma passagem discreta pelos ingleses do Nottingham Forest na segunda metade de 2023/24 e outra pelo AFS na temporada transata.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rodrigo Ribeiro - avaliado em 2,5 milhões de euros - leva oito partidas disputadas: sete pela equipa B e uma com o plantel principal. No total, o avançado soma 527 minutos, nos quais marcou quatro golos e fez uma assistência na Liga 2.



Futebol

Prazo para a recuperação de Daniel Bragança no Sporting sofre alteração

'Camisola 23' dos verdes e brancos continua a realizar todo o processo necessário após uma rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo

Caso não sofra qualquer retrocesso na sua recuperação, Daniel Bragança pode voltar a ser opção para o Sporting no início de 2026
Caso não sofra qualquer retrocesso na sua recuperação, Daniel Bragança pode voltar a ser opção para o Sporting no início de 2026

07 Nov 2025 | 07:55 |

Icon Comentário0

Daniel Bragança pode voltar às opções de Rui Borges logo no início de 2026. Apesar de ainda não existir um prazo 100% estipulado pelo Sporting, caso não exista qualquer retrocesso inesperado, o médio acabará por ser um 'reforço de inverno' da equipa verde e branca.


O jogador encontra-se a recuperar já há cerca de nove meses, depois de uma rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. No entanto, o 'camisola 23' tem tido alguns avanços recentes na sua recuperação, tendo mesmo pisado o relvado e, nos últimos dias, o médio regressou ao campo com a ajuda de um fisioterapeuta.


Apesar de o tempo estimado de paragem para estas lesões ser de um ano, este acaba por vir reduzindo graças à resposta do futebolista aos tratamentos e, no caso do médio do Sporting, tal poderá acabar por acontecer mais cedo que o expectável inicialmente, uma vez que Daniel Bragança - com quem os leões pretendem renovar contrato - só era esperado como opção para Rui Borges no último terço da época.


Para já, o internacional sub-21 por Portugal encontra-se na fase final do processo de recuperação, algo que implica um novo ganho de massa muscular até que possa ser reintegrado nos trabalhos da equipa principal do Sporting. Os responsáveis acreditam que tal possa acontecer, mediante autorização médica, logo nos primeiros dias de 2026.

Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Daniel Bragança – avaliado em 12 milhões de euros – realizou 29 encontros: 18 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e um na Supertaça. Nos 1.590 minutos disputados, marcou quatro golos e fez nove assistências.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Mercado já mexe: Sporting movimenta-se para dar extremo a Rui Borges
Futebol

Mercado já mexe: Sporting movimenta-se para dar extremo a Rui Borges

07 Nov 2025 | 06:46

Icon Comentário0
Ousmane Diomande? Já se sabe se Sporting 'teve dedo' na convocatória da Costa do Marfim
Futebol

Ousmane Diomande? Já se sabe se Sporting 'teve dedo' na convocatória da Costa do Marfim

07 Nov 2025 | 06:32

Icon Comentário0
Rui Borges já escolheu entre Suárez e Ioannidis para o Santa Clara - Sporting
Futebol

Rui Borges já escolheu entre Suárez e Ioannidis para o Santa Clara - Sporting

07 Nov 2025 | 06:16

Icon Comentário0