Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Lesões do Sporting em destaque na imprensa! Há quem fale em "problema estrutural"

Dificuldades físicas nos leões têm sido um dos grandes temas da época, e a pausa das seleções não parece ter resolvido a situação por completo

Dificuldades no Sporting têm sido um dos grandes temas da época, e a pausa das seleções não parece ter resolvido a situação por completo
Dificuldades no Sporting têm sido um dos grandes temas da época, e a pausa das seleções não parece ter resolvido a situação por completo

  |

Icon Comentário0

O Sporting enfrenta o Estrela da Amadora, este sábado, dia 29 de março, na Reboleira às 18h. Em declarações ao programa 'A Bola da Noite', o treinador Alexandre Costa falou sobre algumas questões da equipa do Sporting.


Costa questionou se existe algum problema estrutural na equipa, alertando para a necessidade de reforços para a próxima época: “As soluções são aquelas que já conhecemos. Provavelmente será o Felicíssimo e o Debast a assumir o meio campo, mas obviamente não é a mesma coisa que ter Morita e Hjumand”, afirmou, sublinhando que o desgasto físico tem sido um problema recorrente na temporada leonina.


O treinador sugeriu que a sucessão de lesões pode estar relacionada com a profundidade do plantel: "Não sei se há algum problema estrutural que o Sporting terá de resolver que justifique este conjunto de lesões. E quando digo estrutural, não falo de incompetência do departamento de performance ou do departamento médico", esclareceu.


Alexandre Costa acredita que, mesmo com baixas importantes, os leões continuam com rendimento superior em relação às equipas inferiores: "O gap do Sporting para esses clubes é muito significativo e inevitavelmente, com algumas soluções do meio-campo para a frente, acabam por fazer a diferença de uma forma ou de outra", analisou. Ainda assim, Costa alerta para o impacto da sobrecarga de jogos e do esforço na recuperação de lesionados: "Não é desejável que uma equipa envolvida em várias competições ao mesmo tempo se veja com tantas lesões. Vai ser uma situação pensada a longo prazo para a próxima época", concluiu.

O Sporting está em primeiro lugar na Liga Portuguesa, com 62 pontos e está a lutar pela conquista da Taça de Portugal. A primeira mão da meia final para esta competição vai decorrer a 4 de abril com o Rio Ave. A equipa de Alvalade já esta a reforçar o plantel para a próxima época, visto que vai ter também algumas saídas. 



Futebol

Litos parabeniza diamante do Sporting que bate recorde histórico: "Merece"

Futebolista verde e branco tornou-se o jogador mais jovem da história do futebol português a atingir 50 jogos por uma equipa principal

Craque do Sporting tornou-se o jogador mais jovem da história do futebol português a somar 50 jogos por uma equipa principal, aos 17 anos
Craque do Sporting tornou-se o jogador mais jovem da história do futebol português a somar 50 jogos por uma equipa principal, aos 17 anos

  |

Icon Comentário0

Geovany Quenda completa esta quarta-feira 18 anos, mas já fez história no futebol português. Frente ao Boavista, no passado domingo, tornou-se o jogador mais jovem de sempre a atingir 50 jogos por uma equipa principal, ultrapassando os registos de Litos e Rúben Neves. O próprio Litos, antigo médio leonino que até aqui detinha o recorde no Clube, não hesitou em reconhecer o feito do jovem ala.


"Merece porque é um miúdo muito focado e tem feito muito por isso. Marca, assiste e é muito forte taticamente", disse ao jornal 'A Bola'. Quenda estreou-se oficialmente pela equipa principal do Sporting no início da temporada, na Supertaça Cândido Oliveira, frente ao Porto, a 3 de agosto de 2024, tendo marcado o seu primeiro golo com o emblema do leão ao peito. Desde então tem sido presença assídua no onze de Rui Borges. Ao todo, participou em 50 jogos oficiais, 26 como titular na Liga, nos dez jogos da Liga dos Campeões, foi oito vezes titular, e ainda em partidas da Taça de Portugal e Taça da Liga. Aos 17 anos, 11 meses e 27 dias, bateu o recorde de Litos por 323 dias e o de Rúben Neves por 266.


Além da marca histórica, o camisola '57' dos leões torna-se também o primeiro jogador de campo do Sporting a atingir essa fasquia numa única temporada. O último a fazê-lo no futebol português tinha sido o guarda-redes Silvino, pelo Benfica, em 1987/88. No Sporting, os únicos a superarem os 53 jogos numa época foram João Moutinho e Rodrigo Battaglia.


Geovany Quenda não só entrou para a história do Sporting como gravou o seu nome entre os maiores prodígios do futebol português. E fá-lo antes mesmo de soprar as velas dos dezoito anos. É de recordar que, o jovem avançado foi vendido ao Chelsea, juntamente com o seu colega Essugo, por um valor de 74,4 milhões de euros. No entanto, Quenda vai continuar em Alvalade por mais uma época, e só rumará a Inglaterra em 2026.

O Sporting encontra-se com os mesmos pontos que o seu eterno rival de Lisboa, o Benfica (75). As duas equipas lutam pelo título nacional com unhas e dentes e vão ainda defrontar-se no Jamor, a 25 de maio às 17h15 para a final da Taça de Portugal. A equipa de Rui Borges segue confiante para a conquista da dobradinha e conta com o apoio de todos os sportinguistas que acreditam que é possível a conquista do bicampeonato, feito que não acontece no clube de Alvalade, há 70 anos.  



Futebol

Sporting acerta futuro de Iván Fresneda: Defesa já sabe o que o espera

Internacional jovem pela Espanha não teve muitos minutos com Ruben Amorim, mas ganhou nova vida com Rui Borges e foi apontado à saída

Iván Fresneda foi contratado por 9 milhões de euros e teve dificuldade em ganhar espaço no plantel do Sporting
Iván Fresneda foi contratado por 9 milhões de euros e teve dificuldade em ganhar espaço no plantel do Sporting

  |

Icon Comentário0

Iván Fresneda não vai sair o Sporting, apesar das notícias recentes que davam conta de uma possível transferência, fruto da chegada de um novo lateral. Os leões já revelaram os termos pessoais a um defesa-direito, mas a permanência do espanhol não está causa.


Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, os planos de Rui Borges não passam por despachar o 'camisola 22' dos leões. Apesar da chegada de um novo concorrente para a posição, o técnico quer manter o jovem no plantel de 2025/26.


A decisão do treinador do Sporting passa pela resposta que Fresneda deu desde que Rui Borges assumiu o comando técnico do Clube de Alvalade. Depois de ter somado poucos minutos com Ruben Amorim, o espanhol assumiu-se como titular em alguns encontros decisivos e agradou ao mirandelense. 


A possibilidade de Rui Borges adotar um sistema com quatro defesas para a próxima temporada - tendo uma pré-época para preparar o plantel - reforça a permanência de Fresneda. Desta forma, Geovany Quenda e Geny Catamo, que costumam fazer a posição em 3-4-3, passarão definitivamente para o trio ofensivo.

Iván Fresneda - avaliado em 8 milhões de euros - chegou a Alvalade no verão de 2023, a troco de 9 milhões de euros. Agora, após um período complicado, o jovem espanhol está a passar por uma fase muito positiva na turma de Rui Borges, somando três golos em 30 jogos, com 1.764 minutos de utilização.



Futebol

Avançado que infernizou vida ao Porto rende-se a Diomande, patrão da defesa do Sporting

'Camisola 26' da formação comandada por Rui Borges teve a missão de substituir Sebastián Coates e obrigou leões a novo investimento

Jogador que marcou e deu muito trabalho à defesa do Porto deixa palavras sentidas sobe prestações de Ousmane Diomande no Sporting
Jogador que marcou e deu muito trabalho à defesa do Porto deixa palavras sentidas sobe prestações de Ousmane Diomande no Sporting

  |

Icon Comentário0

Ousmane Diomande é o defesa mais difícil que Kikas já enfrentou. O avançado do Estrela da Amadora deixou muitos elogios às prestações do 'camisola 26' do Sporting, depois de, na jornada anterior, ter marcado um dos golos da vitória tricolor sobre o Porto (2-0) e de ter dado muito trabalho aos azuis e brancos.


“Diomande foi o defesa mais difícil que defrontei", admitiu, ao Canal 11. Para o atacante, o 'camisola 26' dos leões “é um jogador muito agressivo, é muito difícil passar por ele. Tanto em Alvalade como no Estrela foi o jogador mais difícil", garantiu.


Kikas enfrentou Ousmane Diomande em quatro ocasiões, todas para o campeonato nacional. No primieiro encontro entre ambos, o português chegou a marcar, numa vitória verde e branca, em Alvalade, por 3-2. Nos restantes duelos, o ponta de lança ficou em branco.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ousmane Diomande – avaliado em 40 milhões de euros – leva 44 partidas: 29 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.588 minutos em que esteve em campo, o defesa-central apontou dois golos (Farense e AVS).

As boas exibições desde que chegou a Alvalade valem ao central um lugar cativo no onze inicial do Sporting. Por ser o patrão da defesa, Diomande vai cumprindo objetivos que ficaram estipulados aquando da contratação ao Midtjylland e Frederico Varandas prepara-se para desembolsar mais uns milhões de euros.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Eric Dier não vai voltar ao Sporting: Revelado novo clube do inglês
Futebol

Eric Dier não vai voltar ao Sporting: Revelado novo clube do inglês

 

Icon Comentário0
Cláusula estratosférica e contrato por muitos anos: O que espera Vagiannidis no Sporting
Futebol

Cláusula estratosférica e contrato por muitos anos: O que espera Vagiannidis no Sporting

 

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Sporting tenta regresso de Mateus Fernandes, mas há um problema
Futebol

Exclusivo Leonino - Sporting tenta regresso de Mateus Fernandes, mas há um problema

 

Icon Comentário0