Futebol
Saída de Rui Borges? Nuno Saraiva não tem qualquer dúvida: "Foi a gota de água"
30 Out 2026 | 12:43
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Nov 2024 | 18:15 | Por Redação
FINAL DO JOGO: SPORTING 4-1 MANCHESTER CITY
88' - Substituição no Sporting: Sai Francisco Trincão e entra Conrad Harder
84' - Substituição no Sporting: Sai Geovany Quenda e entra Eduardo Quaresma
80' - GOLO DO SPORTING!!! Viktor Gyokeres não falha e faz o hat-trick: Sporting 4-1 Man City
79' - Grande penalidade para o Sporting por falta de Matheus Nunes sobre Geny Catamo
78' - Ederson (Man City) nega hat-trick a Viktor Gyokeres.
74' - Substituições no Sporting; Saem Hidemasa Morita, Matheus Reis e Maxi Araújo; entram Daniel Bragança, Geny Catamo e Jeremiah St. Juste.
73' - Cartão amarelo para Maxi Araújo.
71' - Fraco Israel encaixa remate de Savinho (Man City).
68' - Falhou Erling Haaland!!! Norueguês atira à barra.
67' - Grande penalidade para o Man City por braço de Ousmane Diomande.
55' - Cartão amarelo para Pedro Gonçalves.
49' - GOLO DO SPORTING!! Viktor Gyokeres bisa de grande penalidade: Sporting 3-1 Manchester City
48' - Grande penalidade para o Sporting por falta de Gvardiol sobre Francisco Trincão.
46' - GOLO DO SPORTING!!! Pedro Gonçalves assiste Maxi Araújo e está operada a reviravolta: Sporting 2-1 Manchester City
46' - Começou a segunda parte.
INTERVALO: SPORTING 1-1 MANCHESTER CITY
38' - GOLO DO SPORTING!!! Viktor Gyokeres bate Ederson e empata a partida: Sporting 1-1 Manchester City
36' - Remate de Bernardo Silva (Man City) sai ao lado.
31' - Grande defesa de Franco Israel a negar o golo a Erling Haaland (Man City).
28' - Viktor Gyokeres corta em cima da linha e evita cabeceamento com selo de golo de Erling Haaland (Man City).
15' - Erlin Haaland (Man City) atira ao lado.
9' - Grande defesa de Franco Israel a remate de Erling Haaland (Man City).
8' - Que perdida de Viktor Gyokeres... Sueco surgiu isolado, tentou picar por cima de Ederson (Man City), mas guardião defendeu.
5' - Golo do Manchester City. Perda de bola de Hidemasa Morita com Phil Foden a aproveitar e atirar para o primeiro: Sporting 0-1 Manchester City.
1' - Arranca a partida. ACREDITA, SPORTING!!!
0' - Leões em exercícios de aquecimento.
0' - Suplentes: Kovacevic, Diogo Pinto, St. Juste, Marcus Edwards, Geny Catamo, Iván Fresneda, Daniel Bragança, Ricardo Esgaio, João Simões e Eduardo Quaresma.
0' - Onze do Sporting: Franco Israel, Debast, Diomande e Matheus Reis; Geovany Quenda, Morten Hjulmand, Hidemasa Morita e Maxi Araújo; Francisco Trincão, Pote e Viktor Gyokeres.
0' - Sporting e Man City já se defrontaram em quatro ocasiões. O Clube de Alvalade venceu uma partida, já os ingleses venceram dois encontros. Regista-se ainda um empate.
0' - Já o conjunto orientado por Pep Guardiola estava em terceiro também com sete.
0' - Antes desta ronda da Champions, os verdes e brancos estavam no oitavo posto com sete pontos.
0' - O Man City vem de uma derrota no terreno do Bournemouth (2-1).
0' - Na última partida, os pupilos de Rúben Amorim golearam o Estrela da Amadora por 5-1 na jornada 10 da Liga Portugal Betclic.
0' - Já a turma adversária está no segundo lugar da Premier League, com 23 pontos.
0' - Neste momento, os leões ocupam o primeiro lugar do Campeonato Nacional com 30 pontos.
0’ – O Leonino leva até si todas as emoções do jogo a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões.
0’ – O Sporting defronta o Manchester City, esta terça-feira, dia 5 de novembro, às 20h00, no Estádio José Alvalade.
Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol revelou os motivos de uma sanção que promete surpreender os adeptos
30 Out 2026 | 16:08 | Por Redação
O Sporting foi alvo de duas multas pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, na sequência do encontro frente ao Académico de Viseu, que terminou com uma derrota leonina por 2-1, em Alvalade. No total, a SAD verde e branca terá de pagar 3.150 euros, sendo que uma das sanções está relacionada com uma situação pouco habitual antes do apito inicial.
De acordo com o mapa de castigos divulgado esta quinta-feira, os leões foram multados em 2.448 euros devido ao atraso de cinco minutos no início da primeira parte. O Conselho de Disciplina explicou que a demora aconteceu porque a equipa leonina teve de corrigir o equipamento antes de entrar em campo, mais concretamente as meias dos jogadores, na sequência de uma indicação da equipa de arbitragem.
No documento pode ler-se que "a primeira parte iniciou com 5 minutos de atraso dada a necessidade da equipa A (Sporting) corrigir o equipamento antes da sua entrada no terreno de jogo". A justificação é ainda mais detalhada na descrição da ocorrência: "A 1.ª parte do jogo iniciou-se com 5 minutos de atraso, em virtude do atraso na presença no túnel de acesso ao relvado, por parte da sociedade desportiva visitada Sporting CP, bem como da correção das meias solicitada pela equipa de arbitragem".
Mas os encargos financeiros do Clube não ficaram por aqui. A SAD leonina recebeu ainda uma multa de 702 euros por comportamento incorreto do público durante a partida disputada em Alvalade. Neste caso, a sanção teve origem num cântico entoado por um grupo de adeptos afetos aos verdes e brancos.
Segundo o Conselho de Disciplina, aos 45+4 minutos foi entoado em uníssono o cântico "Horários indecentes, violência da polícia, querem matar o futebol. A Liga é m....". Assim, a derrota por 2-1 frente ao Académico de Viseu acabou por deixar mais consequências para o Sporting, que terá agora de suportar multas no valor global de 3.150 euros.
Arranque de temporada dos leões está longe de corresponder às expectativas e uma análise estatística ao desempenho da equipa revela sinais inquietantes
30 Out 2026 | 15:15 | Por Redação
O Sporting de Rui Borges atravessa um arranque de temporada marcado por algumas dificuldades e os números começam a confirmar os sinais de alerta em Alvalade. Depois de nove jornadas da Liga Portugal Betclic, uma análise do jornal Record, realizada com dados do GoalPoint, comparou o desempenho dos leões com o mesmo período da época passada e identificou várias diferenças no futebol verde e branco.
Um dos poucos dados positivos prende-se com a circulação de bola. O Sporting regista agora uma média de 754 ações com bola por partida, contra as 717 alcançadas há um ano, o que representa um aumento de 34 ações por encontro. Ainda assim, este crescimento não significa necessariamente maior capacidade ofensiva, uma vez que os leões apresentam menos seis ações na área adversária por jogo, apesar de ainda não terem defrontado Porto e Benfica nesta edição do campeonato.
A quebra também é visível no capítulo dos remates. A equipa orientada por Rui Borges - que tem lugar em risco - apresenta menos cinco remates por partida face ao arranque de 2025/26, com a diminuição a estar sobretudo relacionada com as finalizações em situações de bola corrida. Além disso, apesar de realizar mais passes e apresentar uma eficácia global superior, o Sporting regista menos 16 passes no último terço ofensivo por jornada, um indicador que evidencia as dificuldades sentidas na construção de jogo, sobretudo perante adversários mais fechados.
As preocupações estendem-se igualmente ao meio-campo. Os verdes e brancos passaram de 24 para 20 recuperações de posse no terço intermédio por encontro e aumentaram de quatro para seis o número de controlos ou receções deficientes nessa zona do terreno. A análise aponta para o vazio deixado por Morten Hjulmand e Hidemasa Morita, considerando que Sergi Altimira ainda não consegue compensar sozinho essas ausências, apesar da adaptação positiva ao futebol leonino.
Também defensivamente os números não são animadores. O Sporting permite agora mais dois remates dentro da própria área por partida, passando de uma média de três para cinco. A equipa já sofreu 11 golos nas primeiras nove jornadas, um registo negativo que não se verificava desde a temporada 2022/23. Ainda assim, existe um indicador que tem ajudado a disfarçar algumas dificuldades: a eficácia na finalização. A taxa de conversão de remates subiu de 12% na época passada para 15% nesta temporada, com Luis Suárez em destaque.
Experiente treinador recordou os bastidores de contratação e deixou elogios que não passam despercebidos a futebolista leonino
30 Out 2026 | 14:48 | Por Redação
Pedro Lima foi uma das figuras em destaque na vitória do Sporting frente ao Marítimo, ao apontar os dois golos que garantiram aos leões a presença na final four da Taça da Liga. Antes de assinar pelos leões, o médio representou o AVS SAD, onde trabalhou sob as ordens de José Mota. O treinador revelou que, antes de avançar para a contratação do médio, procurou informações junto de Kaique, que conhecia o jogador dos tempos em que ambos fizeram formação no Palmeiras.
J. Mota: "Kaique deu-me as melhores referências"
"Além de ter falado com os empresários do Pedro, também falei com o Kaique, que o conhecia bem dos tempos do Palmeiras e deu-me as melhores referências: disse-me que era um miúdo fantástico, com muita personalidade e que iria adaptar-se facilmente ao futebol português, uma vez que tinha uma técnica muito apurada. Disse-me que podia estar descansado com o Pedro", contou, em entrevista ao jornal O JOGO.
O experiente técnico não escondeu ainda a satisfação por ver o guarda-redes chegar ao Sporting. "Confirmei mais tarde que se tratava realmente de um excelente guarda-redes e com qualidade para assumir desafios muito maiores, como acontece agora no Sporting. A batalha com o Rui Silva será dura, mas estou convencido de que ele tem condições para ser o número um da baliza do Sporting. O Kaique é um rapaz sério, trabalha muito e merece todo o sucesso", falou.
J. Mota: "Sabe os terrenos que pisa"
Sobre Pedro Lima, José Mota destacou as características particulares do médio e a evolução que demonstrou ao longo da passagem pelo AVS SAD. "Evoluiu muito depressa. Quando chegou faltava-lhe alguma agressividade e intensidade, mas atingiu rapidamente o patamar que pretendíamos... Joga sempre de cabeça bem levantada, típico de quem sabe os terrenos que pisa. Teve uma boa formação no Palmeiras, é dedicado, tem uma boa cabeça e está pronto para grandes desafios", pode ler-se.
O treinador de 62 anos considera, contudo, que o jovem brasileiro deve continuar a cumprir as etapas necessárias para se afirmar em Alvalade. "O mais importante é estar lá, no lugar certo para dar sequência à carreira. Depois veremos. Já jogou na Liga dos Campeões, um dos seus sonhos, agora (frente ao Marítimo) fez a estreia a titular e, portanto, está no caminho certo", referiu.
Saída de Rui Borges? Nuno Saraiva não tem qualquer dúvida: "Foi a gota de água"
30 Out 2026 | 12:43
Oficial! Guarda-redes com 87 jogos pelo Sporting anuncia final de carreira aos 31 anos
30 Out 2026 | 12:39
Rui Borges pode surpreender no Casa Pia - Sporting e promover primeira titularidade na Liga
30 Out 2026 | 11:42