Futebol
Neto admite que reza a todos os santinhos para que Abel rume ao Sporting: "Eu pago a viagem"
24 Set 2026 | 15:51
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Jan 2024 | 17:43 |
FINAL DO JOGO: SPORTING 5-1 ESTORIL
90'- Pedro Gonçalves manda a bola ao poste e fica muito perto de aumentar a vantagem leonina. 86'- Gyokeres isolado fica muito perto de fazer o sexto para o Sporting. 82'- Cartão Amarelo exibido a Heriberto Tavares ao minuto 82. 82'- Golo do Estoril. Canarinhos reduzem a desvantagem em Alvalade. (5-1). 81'- Nova substituição nos comandados de Rúben Amorim. Saí Marcus Edwards e entra Paulinho. 78'- QUE GOLAÇO! Trincão com grande arrancada depois de um novo passe do sueco, a colocar a bola no fundo das redes dos canarinhos! (5-0)
⏹ Novo ano, a mesma ambição e os 3 pontos ficaram em Alvalade ✅
⚽ Marcus Edwards (2), auto-golo, Pedro Gonçalves e Trincão. #SCPGDEP pic.twitter.com/tcXGFZMSj5— Sporting CP (@SportingCP) January 5, 2024
74'- Marcus Edwards muito perto de fazer o terceiro a nível pessoal na partida. 71- Substituições na formação leonina. Saíem Eduardo Quaresma, Hjlumand e Geny Catamo e entram Neto, Essugo e Ricardo Esgaio. 69'- POTE DE OURO! Pedro Gonçalves apareceu no jogo e faz o quatro a zero para os leões. (4-0)
78' GOLAÇOOOOO!!! TRINCÃOOOOO!!! #SCPGDEP // 5-0 pic.twitter.com/99Cuw15Bhz
— Sporting CP (@SportingCP) January 5, 2024
52'- Saí Daniel Bragança e entra Francisco Trincão.
69' GOLOOOOOOO!!! POTEEEEEEE!!! #SCPGDEP // 4-0 pic.twitter.com/F0uyV10IR4
— Sporting CP (@SportingCP) January 5, 2024
51'- NUNO SANTOOOOSSSS! Camisola 11 faz o terceiro para os leões e aumenta ainda mais a vantagem leonina.52' 🔄 Substituição nos Leões:
⬅ Daniel Bragança ➡ Francisco Trincão#SCPGDEP // 3-0 pic.twitter.com/QAoBhEHsMs — Sporting CP (@SportingCP) January 5, 2024
46′ – Começa a segunda parte. Vamos Sporting! INTERVALO: SPORTING 2-0 ESTORIL51 GOLOOOOOO!!! NUNO SANTOOOOOOS!!! #SCPGDEP // 3-0 pic.twitter.com/gQB9NbpKma
— Sporting CP (@SportingCP) January 5, 2024
45'- QUE DUPLA! Gyokeres recebe em profundidade e volta a oferecer a Marcus Edwards que bisa na partida e alarga a vantagem leonina. (2-0)⏸ Tempo de intervalo em Alvalade com os Leões na frente do marcador 💪
⚽ Marcus Edwards (2)#SCPGDEP // 2-0 pic.twitter.com/JPxfXQdApW — Sporting CP (@SportingCP) January 5, 2024
42'- Bola na área e Gonçalo Inácio cabeceia por cima! 40'- Livre perigoso a favor dos leões, mas remate de Nuno Santos passa ao lado da baliza do Estoril. 39'- Pedro Álvaro leva o primeiro cartão amarelo do encontro por falta sobre Viktor Gyokeres. 32'- Golo anulado aos visitantes. Fora de jogo assinalado ao Estoril. 21'- QUE GOLAÇO! Gyokeres corre com a bola e oferece o golo a Marcus Edwards que não falha! (1-0)45+1' GOLOOOOOOOO!!! A história repetiu-se... Viktor Gyökeres assiste Marcus Edwards e está feito o segundo!!!#SCPGDEP // 2-0 pic.twitter.com/0WgzTXTgXv
— Sporting CP (@SportingCP) January 5, 2024
20'- Oportunidade perigosa para o Estoril mas Adán atento defende bem. 17'- Novo pontapé de canto para os leões. 11'- Que momento! Leões muito perto de inaugurar o marcador ao minuto 11 com o guardião do Estoril a defender um grande remate de Pote. 2'- Excelente oportunidade! Gonçalo Inácio muito perto de desbloquear o marcador para os verdes e brancos. 1'- Primeiro pontapé de canto a favor dos leões. Bate Pedro Gonçalves. 1′ – Arranca a partida. ACREDITA, SPORTING!!!21' GOLOOOOOOOOOO!!! MARCUS EDWARDS!!! Está inaugurado o marcador em Alvalade 🦁 #SCPGDEP // 1-0 pic.twitter.com/PNFlFe1sIr
— Sporting CP (@SportingCP) January 5, 2024
0 ' - Suplentes: Israel, Neto, Essugo, Trincão, Paulinho, Rafael Pontelo, Ricardo Esgaio, Chico Lamba e Afonso Moreira 0' - ONZE DO SPORTING: Adán; Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio e Matheus Reis; Geny, Hjulmand, Daniel Bragança e Nuno Santos; Edwards, Pote e Gyökeres 0′ – O técnico confirmou a convocatória de nova aquisição leonina.🍯 #SCPGDEP pic.twitter.com/dkchXeE9si
— Sporting CP (@SportingCP) January 5, 2024
0′ – Na conferência de antevisão, Rúben Amorim fala sobre craque a atenção que deve ter ao Estoril depois de eliminarem o Porto.Entre lesões e indisponíveis, Amorim recusa entregar titulares do Sporting no jogo frente ao Estoril: "Rafael Pontelo está convocado":https://t.co/3jokvbEVpw
— Leonino (@leoninopt) January 5, 2024
0′ – Sporting e Estoril já se defrontaram em 67 ocasiões: os verdes e brancos venceram 47 jogos contra oito do adversário. Registam-se ainda 12 empates. 0′ – Já o Estoril vem de uma goleada por quatro bolas a zero em casa frente ao Farense na jornada anterior da Liga Portugal Betclic. 0′ – O conjunto de Rúben Amorim vem de uma vitória (2-1), sobre o Portimonense para a Liga, disputado no passado dia 30 de dezembro. 0′ – A turma visitante é 9.ª classificada com 17 pontos somados. 0′ – Neste momento, os leões ocupam a primeira posição da tabela, com 37 pontos. O Benfica segue em segundo com 36. O Porto tem 34 pontos e fecha, para já, o pódio da tabela portuguesa. 0’ – O Leonino leva até si todas as emoções do embate válido para a 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic. 0’ – O Sporting defronta o Estoril, esta sexta-feira, dia 6 de janeiro, pelas 18h45, no Estádio José Alvalade.Rúben Amorim muito atento ao Estoril! Ao contrário do porto, Sporting não permite desatinações diante dos canarinhos:https://t.co/wlWaZiAWi2
— Leonino (@leoninopt) January 5, 2024
Treinador do Clube de Alvalade não contou com 17 jogadores da equipa principal, que se encontram ao serviço dos respetivos países
24 Set 2026 | 17:26 |
O Sporting regressou esta quinta-feira aos trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo, numa sessão marcada pelas muitas ausências provocadas pela pausa para os compromissos das seleções. Rui Borges não contou com 17 jogadores da equipa principal, que se encontram ao serviço dos respetivos países.
O treinador leonino teve à disposição os guarda-redes Kaique, Diego Callai e Francisco Silva, o defesa Eduardo Quaresma, os médios Sergi Altimira, João Simões e Pedro Lima e ainda o extremo Luís Guilherme. Perante este cenário, Rui Borges chamou cinco jogadores da equipa B para completar o grupo de trabalho.
Entre os 'reforços' da sessão estiveram os defesas Lucas Taibo e Rodrigo Dias, o médio Samuel Justo e os criativos Paulo Cardoso e Mauro Couto. O avançado de 20 anos foi, assim, uma das novidades, numa altura em que o mesmo acaba contrato no final da época e esteve perto de sair na última janela.
No boletim clínico, não há alterações de relevo. Ibrahima Ba continua a recuperar da recaída de uma lesão no joelho direito, embora já esteja na fase final do processo de recuperação. Moncef Zekri permanece igualmente entregue ao departamento médico, neste caso devido a um problema muscular, enquanto Nuno Santos continua afastado dos relvados, depois de ter ficado de fora desde a temporada passada.
O Sporting volta a treinar na sexta-feira, novamente durante a manhã e na Academia Cristiano Ronaldo. Rui Borges terá mais uma oportunidade para trabalhar com um grupo condicionado pela paragem internacional, enquanto aguarda pelo regresso dos jogadores chamados às respetivas seleções.
Presidente do Porto aproveita o primeiro lugar no campeonato nacional para disparar em todas as direções, incluindo ao Clube de Alvalade
24 Set 2026 | 16:45 |
André Villas-Boas, presidente do Porto, abordou o reconhecimento internacional à qualidade dos jogadores do emblema azul e branco e deixou o que parece ser uma pequena referência provocatória à transferência de Pote, do Sporting para a Fiorentina, tendo em conta os valores dos jogadores muitas vezes falados.
A. V. Boas: "O Porto dispõe hoje do plantel mais valioso da sua história"
"O Porto dispõe hoje do plantel mais valioso da sua história, do jogador mais valioso do campeonato e de uma combinação de juventude, experiência internacional e formação da casa que nos dá motivos para acreditar. Preservar o núcleo competitivo da equipa campeã, reforçá-lo e continuar a valorizar os seus jogadores é parte do trabalho de construção de um clube mais forte e sustentável", começa por dizer, em mais uma edição da Revista Dragões.
De seguida, partiu para o ataque. "Curiosamente, aquilo que merece reconhecimento fora de portas provoca cegueira e coceira entre os especialistas do "Manto Marrom". Passaram o verão a fazer contas às nossas dificuldades financeiras e agora parecem particularmente incomodados por nos verem conservar talento e somar vitórias. Há avaliações que sobem com a camisola certa e desvalorizam o vizinho por obrigação editorial. Entre os potes dos sorteios e os preços que se atribuem ao talento, fica a pergunta: quanto vale um Pote? A resposta não pode depender da cor do cachecol de quem segura a calculadora", disparou.
André Villas-Boas referia-se a uma ideia partilhada publicamente por Frederico Varandas em fevereiro de 2025. "O mercado de janeiro é extremamente difícil, extremamente caro, o Manchester City pagou 60 milhões de euros pelo Nico González, quanto custaria um Pedro Gonçalves?", questionou, na altura.
Um ano e meio depois, o Clube emprestou Pote à Fiorentina, num negócio de 2,5 milhões de euros fixos, podendo receber mais 22,5 milhões caso a equipa italiana se veja obrigada a comprar a totalidade do passe do jogador. Para isso é preciso que o internacional português dispute 50% dos jogos, alinhando mais de 45 minutos.
Técnico continua ligado ao atual clube, mas é visto como uma das possibilidades para o comando técnico dos leões, em caso de saída de Rui Borges
24 Set 2026 | 16:13 |
Leonardo Jardim, apontado como uma das opções para o banco do Sporting, foi sancionado pela CONMEBOL na sequência de um atraso no recomeço do encontro entre Flamengo e Independiente del Valle, disputado a 10 de setembro, em Quito, para a Libertadores. A equipa brasileira venceu a partida (2-0), mas o incidente acabou por trazer consequências para o treinador português.
A decisão determina uma multa de 40 mil dólares, cerca de 35 mil euros, para Leonardo Jardim. O Flamengo também foi castigado pelo mesmo episódio, tendo de pagar 60 mil dólares, aproximadamente 53 mil euros. Os montantes serão descontados das verbas que o clube brasileiro tem a receber através de direitos de transmissão e patrocínios.
A sanção aplicada resulta do regulamento disciplinar da Libertadores, que prevê multas para técnicos e clubes quando existem atrasos no reatamento dos encontros, sobretudo nas fases a eliminar. Nos quartos de final, a regulamentação estabelece uma penalização mínima de 15 mil dólares para o treinador e de 20 mil para o clube por cada minuto de atraso.
Além desta multa, o Flamengo recebeu uma advertência pelo incumprimento dos procedimentos relativos às flash interviews e à zona mista. O clube justificou o sucedido com a distância e as escadas existentes entre os balneários e a zona destinada às entrevistas, que dificultaram a passagem dos jogadores. O protocolo obriga todos os futebolistas a atravessarem a zona mista, mesmo quando não prestam declarações.
O treinador português continua ligado ao Flamengo, mas é apontado como uma das possibilidades para o comando técnico dos leões, caso o clube venha a procurar uma alternativa para Rui Borges. A decisão da CONMEBOL ainda pode ser contestada através de recurso.