
Futebol
Médio campeão pelo Sporting virou-se a Varandas: "Não aceito ser tratado como qualquer um"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Sporting e Benfica disputam, este sábado, o dérbi da 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Os treinadores de ambas as equipas, Rui Borges e Bruno Lage, sabem que o resultado do encontro será decisivo para as contas do título de campeão nacional. Luís Pedro Sousa, chefe de redação do jornal Record, considera que as estratégias dos técnicos serão muito influenciadas pelas eventuais alterações no marcador.
“Se aos 75 minutos o jogo estiver empatado, Rui Borges, obviamente, vai defender o resultado. Da mesma maneira que Bruno Lage, se estiver a ganhar 1-0 ou 2-1 ou 3-2, não vai arriscar o segundo golo”, começou por referir o jornalista, em declarações no canal televisivo NOW.
Luís Pedro Sousa – que afirmou que Frederico Varandas não tem total confiança em Rui Borges - insiste na ideia: “Obviamente que, nestes jogos, Benfica e Sporting jogam para ganhar. Depois o resultado do jogo ditará a estratégia dos treinadores para a parte final: se arriscam mais ou se arriscam menos”
O chefe de redação do jornal Record comenta também alguns dos resultados possíveis: “Para o Benfica, uma vitória tangencial, não garantindo logo o título, é um ótimo resultado. Da mesma maneira que um empate na Luz é um resultado extraordinário para o Sporting”.
O dérbi entre Benfica e Sporting joga-se a partir das 18h00 deste sábado, no Estádio da Luz, e será arbitrado por João Pinheiro, da Associação de Futebol de Braga. Vale lembrar que, em caso de vitória, os leões celebram a conquista do bicampeonato no terreno do rival. Se o encontro terminar empatado, as contas do título apenas se decidirão na última jornada, sendo que, nesse cenário, o Sporting teria vantagem no confronto direto - o primeiro critério de desempate.
Especialista acredita que jogador do Clube de Alvalade não está na melhor forma e avisa treinador dos verdes e brancos para o dérbi decisivo
|
Morten Hjulmand será titular no Benfica - Sporting, mas o parceiro de meio-campo do capitão dos leões tem sido muito discutido. Ao que tudo indica, Zeno Debast será o escolhido de Rui Borges, decisão que, para Gonçalo Vasconcelos, é a mais acertada, tendo em conta a forma física de Hidemasa Morita.
"Morita é melhor e forma com Hjulmand uma dupla de respeito, mas o facto é que o japonês tem-se debatido com vários problemas físicos e é arriscado colocá-lo num jogo deste calibre, de intensidade máxima, pelo menos de início", garantiu, em declarações ao jornal Record.
No entanto, Gonçalo Vasconcelos admite que "Debast tem sido uma agradável surpresa como médio e justifica a opção de Rui Borges", explicando que o 'camisola 6' "pode decidir numa bola parada", fator que já foi apontado por um ex-jogador dos leões.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - contabiliza 32 encontros: 21 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.850 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo este sábado, dia 10 de maio, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 33.ª jornada e penúltima jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Bruno Lage, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio da Luz.
Especialista acredita que pupilo de Rui Borges não deveria começar dérbi eterno no onze inicial e explica motivos e possível substituto
|
Zeno Debast vai, ao que tudo indica, ser titular no meio-campo do Sporting, diante do Benfica. Daniel Lopes Monteiro acredita que o 'camisola 6' dos verdes e brancos devia, contudo, começar o dérbi eterno no banco de suplentes, dando lugar a Hidemasa Morita.
"Em condições normais, o meio-campo mais forte do Sporting tem dois rostos: Hjulmand e Morita. Aliás, até iria mais longe. Esta é provavelmente a melhor dupla de centrocampistas do campeonato, pelo menos a mais regular", explicou, em declarações ao jornal Record.
No entanto, Daniel Lopes Monteiro garante que a sua opinião "em nada ‘belisca’ a qualidade de Debast que, diga-se, tem dado bem conta do recado mesmo estando fora da sua posição natural". No entanto, acredita que os leões ficariam melhor servidos com o japonês a titular.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast – avaliado em 26 milhões de euros – leva 45 encontros: 29 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.100 minutos que disputou, o internacional belga fez dois golos e quatro assistências.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo este sábado, dia 10 de maio, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 33.ª jornada e penúltima jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Bruno Lage, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio da Luz.
Avançado dos leões atinge marca simbólica com a Listada verde e branca, em partida que será disputada no terreno do eterno rival do Clube de Alvalade
|
Viktor Gyokeres cumpre, diante do Benfica, o 100.º jogo pelo Sporting. O avançado leonino tem motivação extra para o dérbi pois, além de chegar a uma marca simbólica com a Listada verde e branca, tem como objetivo ultrapassar o recorde de Cristiano Ronaldo e Erling Haaland - os mais rápidos a chegarem a 100 golos por um só clube.
A titularidade do 'camisola 9' é um dado praticamente adquirido e Gyokeres tem apresentado um grande rendimento desde que chegou a Alvalade, mesmo diante dos rivais diretos. Em seis jogos diante dos encarnados, o sueco fez três golos e uma assistência.
Neste que será o seu jogo 100 pelo Sporting, Viktor Gyokeres procura voltar a marcar ao Benfica, de forma a conseguir manter-se na liderança da corrida pela Bota de Ouro, que disputa com Mohamed Salah. O avançado do Liverpool tem vantagem no multiplicador da UEFA, visto que cada golo na Premier League vale 2.0 pontos, enquanto em Portugal apenas conta 1.5. Para já, o craque do Sporting soma 57 pontos, frente aos 56 de egípcio que tem, no entanto, um encontro a mais para disputar.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 49 encontros: 31 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.950 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 12 assistências.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo este sábado, dia 10 de maio, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 33.ª jornada e penúltima jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Bruno Lage, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio da Luz.