Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
16 Dez 2025 | 19:48 |
Francisco Seixas da Costa vai ser indemnizado pelo Estado português em cerca de 20 mil euros, na sequência do recurso que apresentou após ter sido condenado a pagar 8.200 euros pelo Tribunal da Relação do Porto por ter chamado "javardo" a Sérgio Conceição nas redes sociais.
A decisão foi comunicada pelo Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, instância para a qual o antigo secretário de Estado dos Assuntos Europeus e adepto do Sporting recorreu. O caso remonta a 31 de março de 2019, quando o antigo embaixador usou a sua conta no 'X' para tecer considerações sobre o então técnico do Porto.
"Sérgio Conceição até parece não ser um mau treinador! Mas é - sejamos claros! - um javardo. Não vale a pena estar com eufemismos. E os adeptos do FCP que se revêm no seu estilo são isso mesmo - uns javardos. Como o são os adeptos do (meu) Sporting que gostam do Bruno de Carvalho", escreveu em 2022.
Depois de um processo colocado por Sérgio Conceição, o Tribunal do Porto condenou Seixas da Costa a uma multa de 2.200 euros e uma indemnização de seis mil euros ao treinador por crime de difamação agravada. O professor universitário recorreu e viu confirmada a condenação, o que o levou a um novo recurso, então ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.
Dois anos volvidos, o Estado e a defesa de Francisco Seixas da Costa chegaram a "acordo amigável", com o primeiro a comprometer-se a pagar um total de 20.450 euros, divididos entre danos patrimoniais (8.200 euros), danos não patrimoniais (9.750€) e despesas processuais (2.500€).
Recorde o tweet em causa:
Antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do emblema verde e branco abordou anúncio da recandidatura do atual dirigente máximo
16 Dez 2025 | 19:09 |
Frederico Varandas vai recandidatar-se ao cargo de dirigente máximo do Sporting, Clube que lidera desde 2018, em eleições marcadas para março de 2026. Jaime Marta Soares, antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral, abordou o cenário e admite votar em "outra pessoa", caso surja um candidato com melhor perfil.
"Não é novidade nenhuma que quisesse recandidatar-se. O que iria fazer? Voltava para diretor clínico do Sporting? É natural e normal que fizesse isso. Não é natural que fosse com tanto tempo de antecedência. Quem toma uma atitude desta, não está seguro que possa aparecer um candidato. Há muita gente que não gosta dele e pode fazer com que venha ao de cima a insatisfação de alguns e aparecesse uma candidatura", começa por dizer ao jornal 'Record'.
Jaime Marta Soares gostava de ver outros nomes chegarem-se à frente: "Queria que aparecesse não uma, mas mais do que uma. Quando foi eleito da primeira vez, houve vários candidatos e decorreu tudo à Sporting e com valores democráticos muito profundos. Mas isso já faz parte do passado. Não é novidade. Novidade sim é de ter feito com tanto tempo para as eleições. Se é para dissociar a hipótese de alguém avançar, pode ter o efeito contrário e alguém apresentar-se. Gostaria de tirar as conclusões para ver como seria com concorrência", começou por explicar.
J. M. Soares: "As coisas podem virar e retira logo a pujança toda que existe a quatro meses de distância. E os meus 20 e não sei quantos votos colocarei na pessoa"
Ainda assim, o ex dirigente não detalhou se espera que surjam concorrentes: "A garantia de êxito de um presidente está nos resultados da equipa principal de futebol. Se porventura existir alguma alteração - e o futebol é uma caixinha de surpresas -, as coisas podem virar e retira logo a pujança toda que existe a quatro meses de distância. E os meus 20 e não sei quantos votos colocarei na pessoa", apontou, antes de analisar algumas bicadas de Frederico Varandas aos rivais.
J. M. Soares: "Os incêndios não se combatem, evitam-se. E a regra no futebol devia ser igual"
"Toda a gente proclama aos quatro ventos que o futebol português está muito mal e tratam-se árbitros abaixo da parte mais baixa do ser humano em si. Errar é próprio dos homens, mas não acredito que a arbitragem esteja tão em baixo que haja perda de honorabilidade dos árbitros. Esta guerrilha recorrente que leva a que haja cenas de pancadaria a pessoas em prisão preventiva e acaba por haver picardias entre dirigentes... isto devia ser resolvido nos locais próprios e com dirigentes da Liga e arbitragem. Se a estupidez pagasse imposto, os dirigentes não tinham espaço para mais carimbos. Não gosto muito de incendiários nem nunca gostei como pessoa ligada aos bombeiros. Os incêndios não se combatem, evitam-se. E a regra no futebol devia ser igual", terminou.
Antigo treinador do Clube de Alvalade reconhece a missão complicada que o Farense terá de enfrentar na partida a contar para os oitavos da Taça de Portugal
16 Dez 2025 | 18:34 |
Silas, antigo treinador do Sporting, reconhece a missão complicada que o Farense terá nesta quarta-feira frente ao Benfica, em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal. O técnico dos leões de Faro afirmou que as águias são a melhor equipa portuguesa na atualidade.
Silas: "Benfica é, provavelmente, neste momento, a melhor equipa em Portugal"
"Sabemos que o Benfica vem de uma série muito boa, não perde há sete jogos e desses ganhou cinco. É, provavelmente, neste momento, a melhor equipa em Portugal. Sabemos do grau de exigência do desafio, mas estamos a jogar em casa e conhecemos bem o nosso estádio, temos a ambição de criar alguma surpresa, até porque nesta competição há sempre muitas surpresas, nós estamos nesta fase por mérito. Portanto, as expetativas são muito altas", começou por afirmar, em conferência de imprensa.
Silas: "É o melhor treinador português da história, não há ninguém que se compare ao mister Mourinho a nível de títulos"
O treinador admite ter admiração por José Mourinho: "Espero um Benfica muito similar, muito forte, com um treinador que factualmente é o melhor treinador português da história, não há ninguém que se compare ao mister Mourinho a nível de títulos. É um treinador que admiro e respeito muito desde o primeiro momento que o conheci, mas dentro do campo o que queremos é competir e essa parte fica de fora", afirmou.
Sobre a gestão dos seus jogadores, considerou que o Farense vai apresentar-se na máxima força: "Vamos tentar fazer uma gestão inteligente, de maneira que possamos ter os jogadores nas melhores condições para poderem representar o Farense, porque representar este clube requer dar o máximo das nossas capacidades. Mas naturalmente que vamos apresentar uma equipa forte, tanto amanhã, como depois no domingo", explicou.
Silas chegou ao Sporting a meio da temporada 2019/20. Realizou 28 jogos, tendo alcançado 17 vitórias. Saiu em março de 2020, após uma derrota frente ao Famalicão (3-1) e confirmou na conferência de imprensa que não era mais o técnico dos leões. O treinador confirmou ainda, mais rápido do que o próprio Sporting, a chegada de Ruben Amorim - que voltou a empatar na Premier League - para o substituir.
Ex-juiz internacional analisou alguns dos principais casos da 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic, nomeadamente um lance do jogo entre leões e avenses
16 Dez 2025 | 17:56 |
Iturralde González, ex juiz internacional, não vê motivos para a exibição do cartão vermelho a Ricardo Mangas, jogador do Sporting, durante a vitória dos leões sobre o AFS (6-0). Por volta dos 12 minutos de jogo, o ala fez uma falta sobre Pedro Lima, mas "apenas para cartão amarelo".
Iturralde: “É uma jogada de cartão amarelo muito claro"
“É uma jogada de cartão amarelo muito claro. Ricardo Mangas faz uma entrada sobre Pedro Lima em posição lateral. Perigosa e sem grandes hipóteses de jogar a bola, mas apenas para cartão amarelo", referiu o antigo árbitro de 58 anos de idade ao jornal 'Record'.
No Estádio José Alvalade, em Lisboa, os bicampeões nacionais venceram os avenses de forma tranquila e marcaram por intermédio do colombiano Luis Suárez (32 e 53 minutos), do uruguaio Maxi Araújo (35' e 47') e do moçambicano Geny Catamo (37' e 90'+3').
Tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, o regresso de Nuno Santos aos relvados, e consequentemente aos convocados do Clube de Alvalade, irá retirar ainda mais espaço a Ricardo Mangas, pelo que a Direção não descarta a saída do jogador no mercado de verão.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ricardo Mangas – avaliado em 2,5 milhões de euros - soma 11 partidas. Ao longo dos 737 minutos em que foi utilizado por Rui Borges, o futebolista algarvio já apontou dois golos, ambos num bis frente ao Arouca.