
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O negócio do Lyon com o Sporting para contratar Afonso Moreira pode estar de volta, após o emblema francês vencer o recurso ao processo que condenava o clube detido por John Textor à descida para a segunda divisão local, devido a irregularidades na secretaria.
Antes de se conhecer decisão de despromover o Lyon à segunda divisão francesa, o jogador do Sporting, de 20 anos, esteve muito perto de rumar até à equipa francesa, num negócio que ficou congelado até ser conhecido o desfecho da sanção pela qual o clube passava.
Recorde-se que, o recurso agora vencido, surgiu na tentativa de contrariar a decisão instaurada ao emblema gaulês no passado 24 de junho, que visava punir o Lyon devido a uma aparente dívida do clube de John Textor, que ronda os 175 milhões de euros.
Assim, tendo alcançado o desfecho desejado e garantido a permanência na Ligue 1, o Lyon poderá retomar as negociações com o Sporting, e Afonso Moreira deverá mesmo deixar o Clube de Alvalade. O negócio deverá ser concretizado nos 2 milhões de euros, que irão diretamente para os cofres do Clube presidido por Frederico Varandas.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Afonso Moreira – avaliado em 400 mil euros - fez 33 encontros: 24 pela equipa B, seis pelos sub-19 e três no plantel principal. No total, o extremo disputou 2.114 minutos, nos quais marcou nove golos e fez duas assistências.
Emblema encarnado prepara-se para gastar um autêntica fortuna para trazer para Portugal um jogador que esteve referenciado pelo Clube de Alvalade
|
O Benfica está cada vez mais perto de contratar Thiago Almada ao Lyon. A saída iminente de Orkun Kokçu do clube encarnado colocou as águias no mercado, à procura de um médio criativo, e no topo da lista surge o jogador que já foi alvo do Sporting. As notícias surgem apesar de John Textor já se ter recusado a vender o jogador.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, os encarnados estão dispostos a oferecer 26 milhões de euros por 60% do passe do médio de 24 anos. Apesar da iminente transferência se mostrar lucrativa para o clube do Rio de Janeiro, a direção pode apresentar alguma resistência em relação aos valores do negócio.
Caso o negócio por Thiago Almada se venha a confirmar, esta será a segunda aventura europeia do antigo alvo do Sporting, que após ser contratado para o Botafogo 19,5M, proveniente do Atlanta United, foi emprestado na época passada aos franceses do Lyon, outro emblema gerido pelo americano John Textor.
Vale recordar que o interesse dos leões surgiu quando Thiago Almada ainda estava na Argentina: "Tinha uma oferta do Manchester City que me ia emprestar ao Sporting por seis meses, mas não quis sair a custo zero do Vélez e renovei", admitiu o médio, à ESPN, em dezembro de 2024.
Em 2024/25, Thiago Almada - avaliado em 25 milhões de euros - disputou 20 jogos, por empréstimo do Botafogo. No total, o virtuoso médio foi utilizado ao longo de 1.209, nos quais contribuiu com dois golos e registou ainda quatro assistências para companheiros de equipa.
Antigo treinador dos verdes e brancos faz oferta para garantir imprescindível dos leões e aguarda respostas da Direção do Clube de Alvalade
|
Ruben Amorim quer voltar a trabalhar com Gonçalo Inácio. Para tal, o treinador do Manchester United estará a equacionar propor ao Sporting o empréstimo do central português, que figura como um dos jogadores intocáveis do plantel comandado por Rui Borges.
Segundo informação avançada pelo portal Football Transfers, o emblema de Old Trafford irá propor uma cedência que inclua cláusula de compra obrigatória. Para já, não é mencionado qualquer valor, apenas que o Sporting poderá estar inclinado a aceitar a oferta dos ingleses.
A mesma fonte recorda que o Borussia Dortmund também é um dos interessados, depois de os alemães terem visto recusada uma proposta no mercado de janeiro. Gonçalo Inácio tem contrato com o Sporting até 2027 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
O facto de ser jovem e merecer toda a confiança dos técnicos que passaram por Alvalade nos últimos tempos faz de Gonçalo Inácio um dos maiores ativos do Clube verde e branco, além de estar incluído no lote de capitães do Sporting, que quer renovar com o 'camisola 25'.
Em 2024/25, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de euros – marcou presença em 42 encontros, com a camisola do Sporting: 28 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.343 minutos que disputou, o defesa-central formado no Clube de Alvalade marcou seis golos e fez três assistências.
Jogador muito apreciado pelo treinador verde e branco tem uma decisão muito importante a tomar antes do início da próxima temporada
|
Hidemasa Morita ainda não decidiu se quer continuar no Sporting, ou deixar os leões este verão. O nipónico continua à espera que caiam mais propostas em Alvalade, uma vez que tem o objetivo de jogar na Premier League. Caso não consiga a mudança para o Reino Unido, deverá permanecer nos verdes e brancos.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, Morita descartou de imediato o interesse do Besiktas, uma vez que não tenciona reforçar os turcos. Para já, o 'camisola 5' de Rui Borges aguarda propostas de clubes ingleses, sendo apreciado pelo Leeds que, no entanto, terá riscado o nome do jogador de forma parcial.
A mesma fonte revela que, caso decida ficar, a decisão de Morita estará relacionada com a grande relação do médio com Rui Borges, admirador confesso do atleta. Além do mais, o craque do Sporting e a família estão há seis anos em Portugal, estando muito habituados ao país.
Certo é que Morita tem contrato com o Sporting até ao final de 2026 e os leões querem renovar, para evitar uma saída a custo zero. Se for necessário vender o jogador para evitar tal cenário, Frederico Varandas pede aos interessados cerca de 8 milhões de euros.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 13 milhões de euros - contabilizou 35 encontros: 23 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, dois na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.020 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.