
Futebol
Rodrigo Roquette dá lição monumental a Benfica e Porto; Adepto do Sporting implacável nas palavras
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
É negócio fechado. Arthur Gomes, antigo atacante do Sporting, está a caminho do futebol russo. O Cruzeiro aceitou a proposta do Dínamo de Moscovo pelo extremo, que já viajou para a Rússia. O novo clube do jogador paga cerca de seis milhões de euros, quase o dobro do que o Cruzeiro pagou ao Clube de Alvalade.
O jogador tinha mais dois anos de contrato com o clube brasileiro, mas a proposta dos russos também foi considerada muito vantajosa por parte do atleta e do staff do atleta. Depois de passar pelo campeonato português, o atacante vai rumar assim à sua segunda experiência no futebol europeu.
A janela de transferências no futebol russo ficará aberta até o próximo dia 12 de setembro, pelo que não havia pressa na conclusão do negócio. O Dínamo só voltará a jogar pelo campeonato local no dia 15 de setembro, dando tempo também para Arthur se apresentar e iniciar a adaptação junto dos novos companheiros.
No total, o extremo de 26 anos somou 59 jogos, oito golos e cinco assistências com a camisola do Cruzeiro. Neste ano, deixou de ser titular após a chegada de novos reforços. Desde julho, o jogador disputou 39 partidas com cinco golos marcados e quatro assistências pelo clube que está em quinto lugar no Brasileirão.
Arthur Gomes destacou-se no Estoril em 2021/22 e, em 2022/23, transferiu-se para o Sporting, onde realizou 38 jogos às ordens de Rúben Amorim, com o registo de quatro golos e três assistências. Os leões deverão receber cerca de 3 milhões de euros com a transferência do futebolista agora avaliado em 3 milhões de euros.
Depois de anos de instabilidade, o Clube de Alvalade volta a provar que tem uma fórmula vencedora, e o segredo pode estar mesmo no topo da estrutura
|
O Sporting sagrou-se bicampeão nacional no último sábado, um feito que escapava aos leões há 71 anos. Com a vitória por 2-0 frente ao Vitória de Guimarães, em Alvalade, a equipa conquistou o título que já sonhava desde o arranque da época. O Benfica, que ainda sonhava com o título, não só falhou em vencer como teve uma exibição apática diante do Braga (1-1)
A liderança de Morten Hjulmand dentro de campo refletiu uma estrutura coesa, capaz de superar até a saída de Ruben Amorim. João Pereira assumiu interinamente sem sucesso, mas Rui Borges entrou para consolidar o rumo, provando que a estabilidade estrutural era mais forte que a turbulência no banco. A coesão do grupo, celebrada na Praça Marquês de Pombal com milhares de adeptos é fruto de uma base bem construída, e nesse aspeto, Frederico Varandas merece destaque.
O atual presidente do Sporting pode estar prestes a tornar-se o mais titulado da história do Clube. Ganhou com três treinadores numa só temporada e viu também a equipa B regressar à Liga 2 num cenário igualmente instável. Mais do que sorte ou acaso, este sucesso revela um plano com bases sólidas, sustentado por uma política desportiva que evitou vendas precipitadas e manteve pilares fundamentais no plantel. Nomes como Gonçalo Inácio, Nuno Santos, Daniel Bragança e Pedro Gonçalves formam o núcleo duro que atravessou épocas e treinadores.
Ao longo da Liga, o Sporting utilizou 34 jogadores, cada um com uma média de 73 jogos pelo Clube. Já o Benfica recorreu a 35 jogadores, mas com uma média de apenas 61 jogos. Estes números mostram que o Sporting contou com um grupo mais experiente e habituado a jogar junto, o que ajuda a explicar a solidez da equipa ao longo da época.
Na noite da consagração, Pedro Gonçalves deixou um aviso, atirando o microfone ao chão, sobre um possível adeus de Gyokeres. Mas mesmo que o craque sueco saia, a fundação está lançada. E no centro dela, está um presidente que, afinal, parece estar a fazer muita coisa bem.
Defesa de 21 anos lesionou-se e foi substituído aos 25 minutos do jogo com o Vitória de Guimarães, disputado no sábado, da 34.ª e última jornada da Liga
|
O defesa costa-marfinense Ousmane Diomande esteve hoje ausente durante os 15 minutos do treino do Sporting abertos à comunicação social, no Estádio Nacional, no Jamor, onde os leões vão defrontar o Benfica no domingo, na final da Taça de Portugal.
De acordo com o jornal Record, o defesa-central ficou na Academia de Alcochete e limitou-se a fazer tratamento ao joelho esquerdo. Vale lembrar que o internacional costa-marfinense teve de ser substituído aos 25 minutos do jogo frente ao Vitória de Guimarães, no passado sábado, com muitas queixas no joelho.
Em contrapartida, Rui Borges chamou três jovens jogadores à sessão de treino, no Jamor. Os centrais David Moreira e João Muniz e o médio Eduardo Felicíssimo - habitualmente utilizados na equipa B verde e branca - integraram os trabalhos da formação principal. O técnico dos leões contou ainda com Alisson Santos, extremo brasileiro contratado à União de Leiria, no mercado de inverno, e que apenas na próxima época será opção em jogos oficiais.
De resto, Rui Borges aguarda com expetativa a evolução da condição física de Hidemasa Morita. O médio internacional japonês terminou o encontro frente ao Vitória de Guimarães com dores musculares, mas, ao que tudo indica, estará totalmente apto para o encontro decisivo frente ao clube da Luz.
O Sporting – Benfica, referente à final da Taça de Portugal, joga-se a partir das 17h15 do próximo domingo, dia 25 de maio, no Jamor. No dérbi, o Clube de Alvalade vai procurar conquistar a 18ª prova rainha do seu palmarés e carimbar a conquista da dobradinha, que escapa aos verdes e brancos desde a temporada 2001/02.
Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol anunciou nomeados para duelo decisivo da prova rainha, que se vai disputar no Jamor
|
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, dia 21 de maio, a equipa de arbitragem nomeada para a final da Taça de Portugal. Luís Godinho foi o escolhido para apitar o encontro entre Sporting e Benfica.
O juiz da Associação de Futebol de Évora foi eleito árbitro principal do duelo e contará com Rui Teixeira e Pedro como assistentes. Já o quatro juiz será Sandra Bastos, enquanto que o VAR contará com o contributo de Tiago Martins. Vasco Santos está no AVAR1. Sérgio Jesus será o AVAR2.
Luís Godinho não traz boas memórias aos adeptos do Clube de Alvalade. O jogo entre Braga e Sporting, da 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic, ficou marcado por um lance muito polémico de arbitragem. À passagem dos 21 minutos, depois de cruzamento para a área leonina, Debast tentou aliviar o lance, mas acabou por enviar o esférico para os pés de Ricardo Horta que fez o primeiro da partida. No entanto, Franco Israel acaba por ser derrubado por El Ouazzani e, desta forma, impedido de evitar o remate do internacional português.
Dias depois, Iturralde González, antigo árbitro, garantiu que o juiz do encontro e a equipa responsável pelo VAR erraram de forma grosseira (Reveja o lance AQUI) no lance que abriu o placard na Pedreira, visto que houve falta sobre o guardião uruguaio do emblema verde e branco.
“O golo devia ter sido anulado. Avançado (Gabriel Martinez) do Braga derruba o guarda-redes do Sporting e não deixa que este continue na jogada. O árbitro e o VAR consideraram que não era falta. Para mim, existe um derrube claro do guarda-redes e uma falta do avançado antes do golo, pois deixa o guarda-redes no chão e não lhe dá possibilidade de disputar a bola. Foi falta”, disse, ao jornal Record. Os leões, no entanto, viriam a vencer por 4-2.