
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Jogadores
|
Arthur Gomes nasceu a 3 de julho de 1998, na Uberlândia, em Minas Gerais, no Brasil. O extremo - que atualmente representa outro conjunto europeu - esteve apenas um ano no Sporting e, apesar de não ter conquistado qualquer títulos pelo Clube de Alvalade, escreveu um momento épico diante do Tottenham, na Liga dos Campeões, marcando o golo do triunfo nos minutos finais do encontro.
Arthur Gomes é mais um dos inúmeros craques formados no Santos, conjunto brasileiro. O extremo destacou-se desde muito novo, tendo até representado a seleção jovem canarinha que participou no Mundial de sub-17, disputado em 2015, no Chile. O atleta dava nas vistas por ser muito rápido e fortíssimo no um para um, características essas que lhe valeram a estreia pela equipa principal do Santos, em novembro de 2016, quando tinha apenas 18 anos de idade.
Durante os dois anos seguintes, Arthur Gomes ganhou o seu espaço no plantel principal do Santos, mas as coisas haveriam de mudar. Jorge Sampaoli, técnico argentino, chegou ao emblema brasileiro e o extremo perdeu o seu espaço, acabando por ser emprestado ao Chapecoense, em abril de 2019. No novo clube, o atleta fez uma temporada razoável, apontando quatro golos em 30 jogos.
Nos anos seguintes, e depois de um curto regresso ao Santos, Arthur Gomes voltou a ser emprestado, em 2021, mas agora, para o Atlético Goianiense. Após quatro golos e três assistências em 28 partidas, o extremo partiu para a Europa, sendo reforço do Estoril e demonstrando as suas qualidades.
Em Portugal, Arthur Gomes deu logo nas vistas. O craque conquistou a titularidade no Estoril, onde voltou a mostrar a sua habilidade no um para um. Depois de uma temporada positiva (dois golos e quatro assistências em 29 encontros), o extremo despertou o interesse do Sporting, Clube que reforçou em agosto de 2022.
A SAD leonina pagou 2,5 milhões pelo passe de Arthur Gomes ao Estoril Praia, valor que podia ter chegado aos 4 milhões, mediante o cumprimento de determinados objetivos individuais. O craque assinou um vínculo de quatro épocas, com uma cláusula de rescisão fixada nos 60 milhões de euros.
A verdade é que Arthur Gomes ficou apenas um ano no Sporting e, apesar de não ter conquistado títulos, apontou quatro golos e três assistências em 38 partidas. O brasileiro será sempre recordado pelo golaço que marcou numa vitória frente ao Tottenham, por 2-0, numa partida a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões de 2022/23.
Apesar de ter sido útil para os leões, Arthur Gomes nunca se afirmou como titular. Em julho de 2023, o extremo regressou ao Brasil para reforçar o Cruzeiro, que pagou 3 milhões de euros pelo seu passe. Em 2024, o brasileiro assinou pelo Dínamo de Moscovo, da Rússia, pela mesma verba que o craque tinha rendido ao Sporting.
Confira, abaixo, todos os golos de Arthur Gomes no Sporting:
Avançado tornou-se numa das figuras mais especiais da história do Clube, após marcar inúmeros golos com a Listada verde e branca
|
Adolfo Mourão - que é o segundo melhor marcador dos leões frente ao Benfica - nasceu no dia 29 de junho de 1912, em Algés. Pelo Sporting, o português conquistou 10 Campeonatos de Lisboa, três Campeonatos de Portugal, dois Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal e a Taça Império. O craque fez 16 temporadas de leão ao peito, nas quais disputou 348 jogos e apontou 176 golos.
O avançado português, ainda quando era muito jovem, começou a jogar futebol no Carcavelos. Adolfo Mourão tinha 14 anos e falsificava a sua idade para poder jogar na 1.ª categoria do futebol nacional. O craque foi descoberto por António SImões, dirigente leonino, através de uma partida, alheia ao seu clube, que foi disputada em Lisboa.
Adolfo mourão estreou-se pelo Sporting no dia 17 de fevereiro de 1929, numa altura em que o Clube passava por uma remodelação do seu plantel. O craque afirmou-se como titular indiscutível da equipa com apenas 16 anos. O avançado caracterizava-se por ser um jogador completo, que preferia atuar pelo lado direito do ataque.
Apesar da sua preferência, o craque jogava também no lado esquerdo, no centro e, por vezes, até mesmo no meio-campo, por conta da sua disponibilidade física e inteligência dentro das quatro linhas. Adolfo Mourão tornou-se num dos maiores goleadores na história do Sporting ao marcar 176 golos em 348 jogos oficiais.
O extremo português fez parte da grande linha de ataque que antecedeu os 'Cinco Violinos', ao lado de Pireza, Peyroteo, Soeiro e João Cruz. Em 16 temporadas ao serviço do Sporting, Adolfo Mourão conquistou dez Campeonatos de Lisboa, três Campeonatos de Portugal, dois Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal e a Taça Império.
Adolfo Mourão, durante a sua carreira, revelou uma apetência especial para marcar golos ao Benfica, o eterno rival. O craque português apontou 18 remates certeiros em partidas frente aos encarnados. Para além do brulhante percurso pelos leões, o avançado foi 15 vezes internacional pela seleção das quinas.
O avançado português despediu-se dos relvados, aos 32 anos, com a conquista da Taça Império pelo Sporting. O troféu foi criado para o jogo de inauguração do Estádio Nacional do Jamor. Já muito tempo após terminar a carreira, Adolfo Mourão foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria Saudade, em 1977. A 14 de julho de 1981, o craque morreu com 69 anos de idade.
Desde que chegou ao Clube de Alvalade, Pote tem encantado os adeptos leoninos, levando já quase uma centena de golos pelos leões
|
Pedro António Pereira Gonçalves, mais conhecido como ‘Pote’, nasceu 28 de junho de 1998, em Vidago. Após cinco temporadas ao serviço do Sporting, o médio goleador português já conquistou três Campeonatos Nacionais, duas Taças da Liga, uma Taça de Portugal e uma Supertaça, tendo feito balançar as redes adversárias em quase uma centena de vezes.
Pedro Gonçalves - que deve renovar em breve - deu os primeiros passos no futebol pela equipa de infantis do Vidago, passando depois a representar o Chaves durante duas temporadas. Em 2010, ainda como sub-13, o médio transferiu-se para o Braga, clube minhoto onde esteve durante mais cinco anos da sua formação.
Em agosto de 2015, enquanto junior, Pedro Gonçalves foi recrutado pelo Valência. O craque passou duas épocas nos morcegos de Espanha e, posteriormente, em 2017/18, transferiu-se para o Wolverhampton, conjunto britânico. Foi em Inglaterra que Pote se estreou no escalão sénior, em 2018/19, apesar de ter sido opção preferencial para a equipa de sub-23 dos lobos.
Em julho de 2019, o Famalicão avançou para a contratação de Pedro Gonçalves e as coisas não podiam ter corrido melhor. A equipa recém promovida foi a grande sensação do Campeonato Nacional nessa temporada e Pote, que se tornou numa das revelações da época, consolidou-se como o grande patrão dos minhotos.
O ano inesquecível protagonizado pelo craque valeu-lhe uma transferência no ano seguinte. Pote chega ao Sporting em 2020, assinando um vínculo de cinco épocas. A SAD leonina pagou 6,5 milhões de euros pelo passe do médio, com o Famalicão a ficar com 50% de uma futura venda.
Pedro Gonçalves não podia ter aproveitado a oportunidade de melhor forma. A jogar numa posição mais avançada do campo, o médio tornou-se o melhor marcador do Sporting na sua primeira época de leão ao peito. Além disso, com Ruben Amorim no comando técnico, o Clube de Alvalade voltou a conquistar títulos, triunfando na Taça da Liga e no tão desejado Campeonato Nacional.
Apesar de nas duas temporadas seguintes ter vencido 'apenas' a Supertaça e a Taça da Liga, Pedro Gonçalves continuou a ter bons desempenhos. Em 2023/24, Pote, e o Sportinguistas, voltou a ter muitos motivos para sorrir, com a conquista do Campeonato Nacional. As coisas só tinham tendência para melhorar, já que, em 2024/25, mesmo tendo atravessado um longo período por lesão, o internacional português não só conquistou o bicampeonato, como ainda contribuiu para a dobradinha.
Após cinco temporadas ao serviço do Sporting, Pedro Gonçalves conquistou três Campeonatos Nacionais, duas Taças da Liga, uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Pelo leões, o médio goleador já apontou 82 remates certeiros e fez 49 assistências em 198 partidas oficiais, números impressionantes. Apesar de alguns rumores que apontam para uma possível saída do internacional português, o craque deverá permanecer no plantel verde e branco em 2025/26.
*Atualizado a 28 de junho de 2025
Jogadora da equipa de futebol feminino do Clube de Alvalade atingiu números impressionantes com o símbolo de leão ao peito durante quatro anos
|
Brenda Pérez - que tem visto o plantel leonino a ser reformulado - nasceu a 27 de Junho de 1993, em Vilassar de Mar, na Espanha. A craque, que está de saída do Sporting, esteve quatro temporadas no Clube, nas quais venceu duas Supertaças e uma Taça de Portugal. Além disso, a médio ofensivo somou 24 golos e 12 assistências num total de 127 jogos de leão ao peito.
A craque, que é natural da Catalunha, começou a dar os primeiros passos no mundo desportivo quando ainda jogava futsal. A verdade é que o seu percurso desportivo viria a dar uma grande volta, tendo em conta que se virou para os relvados e reforçou as espanholas do Seagull de Badalona.
Foram necessários apenas duas temporadas de experiência no futebol para Brenda Pérez reforçar o Espanhol. No novo conjunto, a atleta conseguiu o salto da equipa B para a principal. Em 2012/13, depois de passar oito anos no clube sediado em Barcelona, a jogadora estava pronta para novos desafios.
Durante os quatro anos seguintes, Brenda Pérez rodou clubes diferentes, mas todos eles espanhóis: CE Sant Gabriel, Valencia, Atlético de Madrid e CD Canillas. A verdade é que a craque acabou por regressar à casa que tinha representado durante as últimas oito épocas, o Espanhol.
Foram mais cinco anos com o símbolo sediado na Catalunha ao peito, até que chegou a altura de atingir voos maiores. Brenda Pérez foi anunciada pelo Sporting em agosto de 2021, numa altura em que o plantel leonino precisava de experiência, após sofrer uma grande reestruturação.
Desde logo, Brenda Pérez mostrou o talento que tinha a atuar pelo meio-campo leonino e contribuiu para as conquistas da Supertaça e da Taça de Portugal, que aconteceram logo no seu primeiro ano com o símbolo do Sporting ao peito. Apesar das restantes épocas não terem sido tão vencedoras, a craque ainda ergueu outro troféu.
A craque espanhola só voltou a erguer um título em 2024/25, na Supertaça, diante do Benfica. Neste momento, a médio ofensivo de 32 anos está em final de contrato com o Sporting e deverá mesmo sair do Clube. Pelas leoas, Brenda Pérez conquistou três títulos, tendo somado 24 golos e 12 assistências em 128 partidas.
*Atualizado a 27 de junho de 2025