Futebol
Rui Borges deixa aviso à navegação antes do Sporting - Estrela da Amadora: "Perigo"
29 Nov 2025 | 12:48
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
29 Nov 2025 | 13:24 |
Rui Silva, Georgios Vagiannidis, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio e Maxi Araújo; Morten Hjulmand e Hidemasa Morita; Geny Catamo, Geovany Quenda, Francisco Trincão e Luis Suárez. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges para a 12ª. jornada da Liga Portugal Betclic.
O Sporting entra em campo para defrontar o Estrela da Amadora, poucos dias depois de ter derrotado o Club Brugge na Liga dos Campeões. Rui Borges deverá apresentar poucas mudanças, que também se prendem com a gestão física de alguns jogadores verdes e brancos.
Na linha defensiva, a grande dúvida é Vagiannidis. Iván Fresneda esteve em bom plano com o Brugge, mas tinha sido utilizado na pausa das Seleções, pelo que é possível que o treinador verde e branco aposte no lateral helénico, para dar algum descanso ao espanhol. O resto da linha defensiva deve manter-se igual à última partida, a não ser que Rui Borges queira poupar um dos centrais, o que abriria caminho à titularidade de Eduardo Quaresma.
No meio campo, também se esperam algumas mudanças. O esperado é que o Sporting tenha mais bola e maior domínio territorial frente ao Estrela da Amadora e, por essa razão, Hidemasa Morita pode entrar para o lugar de João Simões no setor médio dos leões. O capitão Morten Hjulmand deve manter-se no 11 inicial.
Por último, na frente de ataque, a maior dúvida é Pedro Gonçalves. Tendo em conta a restrição de minutos, é possível que o jogador comece no banco, para depois ser lançado, o que iria significar um ataque igual ao que entrou de início com o Brugge, composto por Geny Catamo, Geovany Quenda, Francisco Trincão e Luis Suárez.
Treinador dos leões vai ver o seu conjunto subir ao relvado no próximo domingo, 30 de dezembro, para defrontar a formação tricolor no campeonato
29 Nov 2025 | 13:23 |
Rui Borges esteve presente na conferência de imprensa de antevisão ao Sporting – Estrela da Amadora, encontro da 12ª. Jornada da Liga Portugal Betclic, que se disputa no próximo dia 30 de novembro, no Estádio de Alvalade, pelas 18h00. Falou do regresso de Pedro Gonçalves, da polémica com o Porto, e dos minutos de Geovany Quenda durante a conversa com os jornalistas.
Análise ao Estrela da Amadora
"Acima de tudo é uma equipa competitiva, com um treinador novo a trabalhar a sua ideia de jogo. Mesmo com a mudança, continuou numa linha de 5. Agora tem optado por uma linha de 4, ideia que deve querer para a sua equipa. Vem moralizada, teve a paragem para trabalhar as suas dinâmicas. Tem muitos jogadores novos, uma equipa eficaz em cruzamentos. Dentro das suas qualidade e identidade, vem tentar criar perigo. Jogamos em nossa casa, queremos manter a nossa qualidade de jogo, queremos dar essa continuidade e conseguir os 3 pontos"
Regresso de Pote aos treinos: vai dar minutos amanhã? Já está prestes a completar 50 jogos no banco do Sporting...
"A marca deixa-me feliz, é um número redondo. Valorizar o nosso trajeto enquanto equipa técnica, deixa-me feliz o que fizemos nestes 50 jogos, sermos bicampeões, ganhar a Taça. Irmos metendo a nossa imagem. Continuar a ser feliz como tenho sido. O trabalho responde sempre por nós. Pote? Está convocado, vamos perceber. Não o expor a coisas que não esteja confortável. Está a 100%. É tomar a melhor decisão, é um jogador importante, tem feito um início fantástico. Que volte como estava. É uma referência para todos nós, mesmo para os adversários"
Dérbi e ida a Munique: teve cuidado a passar uma mensagem especial aos jogadores?
"A mensagem é 'E. Amadora'. Não falámos de mais nada, é o próximo jogo. Como dizia o Pote, a nossa Champions é o campeonato. Fizemos um bom jogo, mas foi só um jogo. Agora é focar no Estrela. Apenas e só. Não se fala de mais nada"
Sporting marca há 90 jornadas consecutivas em Alvalade. Caudal ofensivo é o ponto forte? Pote é o trunfo, recebeu-o com um sorriso grande...
"Recebo-os a todos com um sorriso, merecem pelo que são como pessoas e jogadores. O dia na academia é muito feliz, irá jogar, o Quenda irá jogar. Estão prontos para dar a resposta. Respeitam-se muito uns aos outros, facilita o meu trabalho, naquilo que é lidar com pequenas azias. É normal que queiram jogar sempre, temos de saber lidar com isso. Super tranquilo. O Quenda tem dado resposta em todas as posições. Feliz pelo crescimento do Quenda nesse sentido. Somos uma equipa grande, campeões nacionais, naturalmente irá ter um processo ofensivo maior do que o normal, quase todas as equipas. Importante é perceber que temos de continuar nesse senda e melhorar. Também faz parte perceber onde estamos e onde podemos melhorar esse caudal ofensivo, torná-lo mais eficaz, equilibrado, para não estarmos tão expostos às armas. Resta-nos mostrar e tentar fazer crescer o coletivo da equipa para ser mais eficaz"
Calendarização dos jogos: está satisfeito com o calendário do Sporting até ao final do ano?
"Não se trata de estar satisfeito. Foi definido, já jogámos nem 48 horas a seguir para Taça da Liga e não nos queixámos. O FC Porto adiou, tem mais um agora. É o que é. Arranjar soluções mais do que tudo o resto. O jogador quer é jogar, querem jogar de 2 em 2 dias, querem é bola. Não me vou alongar muito sobre isso"
Treinador verde e branco vai ver o seu conjunto subir ao relvado no próximo domingo, 30 de dezembro, para defrontar a formação tricolor no campeonato
29 Nov 2025 | 13:15 |
Rui Borges não encontra motivos de queixa do Porto, em relação à calendarização do campeonato. O treinador verde e branco esteve presente na conferência de imprensa de antevisão ao Sporting – Estrela da Amadora, encontro da 12ª. Jornada da Liga Portugal Betclic, que se disputa no próximo dia 30 de novembro, no Estádio de Alvalade, pelas 18h00.
Rui Borges: "Não se trata de estar satisfeito. Foi definido, já jogámos nem 48 horas a seguir para Taça da Liga e não nos queixámos. O FC Porto adiou, tem mais um agora. É o que é"
O treinador do Sporting foi questionado sobre a mais recente polémica do futebol português, que se prende com críticas feitas pelo Porto à calendarização do futebol português. André Villas-Boas, relembre-se, chegou a ser muito crítico do Clube de Alvalade nas suas declarações.
"Não se trata de estar satisfeito. Foi definido, já jogámos nem 48 horas a seguir para Taça da Liga e não nos queixámos. O FC Porto adiou, tem mais um agora. É o que é", começou por explicar Rui Borges, desmistificando, assim, toda a polémica em torno do tema.
O treinador do Sporting prosseguiu, sem querer tornar o tema da quantidade de jogos numa desculpa: "Arranjar soluções mais do que tudo o resto. O jogador quer é jogar, querem jogar de 2 em 2 dias, querem é bola. Não me vou alongar muito sobre isso".
Sobre a próxima partida do campeonato, Rui Borges deixou uma certeza: "A mensagem é 'E. Amadora'. Não falámos de mais nada, é o próximo jogo. Como dizia o Pote, a nossa Champions é o campeonato. Fizemos um bom jogo, mas foi só um jgoo. Agora é focar no Estrela. Apenas e só. Não se fala de mais nada".
Treinador verde e branco vai ver a sua equipa subir ao relvado no próximo domingo, 30 de dezembro, para defrontar a formação tricolor no campeonato
29 Nov 2025 | 13:08 |
Rui Borges não deu garantias em relação a uma possível titularidade de Pedro Gonçalves. O treinador verde e branco esteve presente na conferência de imprensa de antevisão ao Sporting – Estrela da Amadora, encontro da 12ª. Jornada da Liga Portugal Betclic, que se disputa no próximo dia 30 de novembro, no Estádio de Alvalade, pelas 18h00.
Rui Borges foi questionado sobre se iria dar minutos ao médio dos leões, e começou por explicar: "Está convocado, vamos perceber. Não o expor a coisas que não esteja confortável. Está a 100%. É tomar a melhor decisão, é um jogador importante, tem feito um início fantástico. Que volte como estava. É uma referência para todos nós, mesmo para os adversários".
"Recebo-os a todos com um sorriso, merecem pelo que são como pessoas e jogadores", atirou, de seguida, Rui Borges, sobre a receção que deu a Pedro Gonçalves. Recordar que o jogador verde e branco regressou aos treinos da equipa principal na última sexta-feira, dia 28 de novembro.
Sobre uma possível perda de minutos para outros jogadores, Rui Borges explicou: "O dia na academia é muito feliz, irá jogar, o Quenda irá jogar. Estão prontos para dar a resposta. Respeitam-se muito uns aos outros, facilita o meu trabalho, naquilo que é lidar com pequenas azias".
"É normal que queiram jogar sempre, temos de saber lidar com isso. Super tranquilo. O Quenda tem dado resposta em todas as posições. Feliz pelo crescimento do Quenda nesse sentido", rematou Rui Borges, aproveitando também para deixar elogios ao extremo formado em Alvalade.
Rui Borges deixa aviso à navegação antes do Sporting - Estrela da Amadora: "Perigo"
29 Nov 2025 | 12:48
Abel Ferreira corre atrás da história na Libertadores: "Não me levem a mal, mas..."
29 Nov 2025 | 11:54
Rui Borges cumpre marca especial no Sporting com números de encher o olho
29 Nov 2025 | 11:32