
Futebol
Exclusivo Leonino - João Pinheiro no Benfica - Sporting? Varandas treme por todos os lados
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Eduardo Quaresma tem sido o tópico quente no Sporting, depois de marcar o golo da vitória frente ao Gil Vicente, em partida da 32ª. jornada da Liga Portugal Betclic. O jornal A Bola foi falar com Nuno Campos, que orientou o jovem leão em Tondela, que relembrou como foi trabalhar com o defesa central verde e branco.
Nuno Campos, atualmente treinador na equipa sub-20 do Flamengo, no Brasil, começou por abordar o que faltava a Eduardo Quaresma para se ter assumido mais cedo, situação que forçou a sua saída do Sporting rumo a dois empréstimos antes de conseguir conquistar um lugar no plantel.
"Precisava de ter um clique, porque talento nunca lhe faltou. Tem todas as ferramentas para continuar a evoluir, tornar-se uma peça preponderante no Sporting e não deve tardar a chamada à Seleção", começou por explicar o treinador que trabalho com Eduardo Quaresma no Tondela.
Prosseguiu, comentando as qualidades técnicas do defesa central que lhe permitem demonstrar um alto nível pelo Sporting: "É um central diferente, que trata bem a bola e tem depois estes momentos decisivos", explicou Nuno Campos.
Por último, falou do sentimento que Eduardo Quaresma tem pelo emblema de Alvalade: "Tem forte ligação ao Sporting, percebe -se que sente o clube e tem empatia muito especial com os adeptos, que o adoram. Isso é fantástico, porque ou se tem ou não se tem", rematou.
Defesa central neerlandês estará muito perto de abandonar o Clube no final da temporada, mas o processo não se augura nada fácil
|
Jeremiah St. Juste volta a ser tema em Alvalade. Tudo indica que o jogador deixe o Sporting no final da temporada, mas Frederico Varandas está a encontrar problemas inesperados na venda do defesa central: os clubes interessados estão preocupados com a capacidade física do neerlandês, bem como pelo valor pedido pelos verdes e brancos.
Depois da partida frente ao Gil Vicente, as dificuldades de Jeremiah St. Juste voltaram, de novo, a estar em evidência, depois do penálti cometido por Félix Correia. Relembrar que, já por uma vez, o defesa central tinha sido muito criticado por Rui Borges, depois da partida frente ao Arouca, em que escondeu uma lesão para continuar em campo.
Ora, os jogos perdidos devido a lesão, combinado com o contrato com o Sporting que termina no verão de 2026, deixam a porta da saída mais aberta que nunca para Jeremiah St. Juste. Mas o processo de venda do central parece mais complicado que nunca, uma vez que Frederico Varandas está a encontrar entraves inesperados.
O PSV, por exemplo - um dos interessados no central - está com muitas dúvidas em avançar para o investimento no jogador devido aos problemas físicos de St. Juste, que parecem constantes e preocupam o clube dos Países Baixos. Relembrar que o defesa central perdeu 494 dias de trabalho em Alvalade, num período de quase três anos no Clube.
Outro clube interessado, também dos Países Baixos, é o AZ Alkmaar. Para o emblema que o Sporting eliminou nas meias finais da Taça UEFA em 2004/2005, os cerca de 7,5 milhões e meio de euros pedidos por Frederico Varandas assustam. Os leões, no entanto, não têm dúvidas da sua valorização do central, e devem manter-se firmes nesse valor. Caso os responsáveis leoninos não consigam vendê-lo no verão, o mais provável é que saia a custo zero no próximo ano.
Equipa de Alvalade está prestes a entrar em campo para disputar o jogo mais importante da temporada, que pode decidir o campeão nacional
|
Antes de jogar o dérbi com o Benfica, o Sporting defrontou o Gil Vicente em Alvalade, conseguindo uma vitória por 2-1 já em tempo de compensação. Foi a segunda vez que os leões foram buscar pontos nos descontos esta temporada, o que lhes dá um saldo negativo, visto que perderam quatro pontos no período de compensação.
Os leões triunfaram, este fim de semana, contra o Gil Vicente, através de um golo de Eduardo Quaresma já depois dos 90'. Uma vez que o jogo estava empatado, o golo do defesa central valeu dois pontos à formação de Alvalade, importantes na luta pelo título.
O Sporting, de resto, já tinha ganho, por uma ocasião, pontos no período de compensação. Foi fora de casa, contra o Vitória de Guimarães, quando um golo de Trincão para lá do tempo regulamentar salvou a equipa verde e branca de um desaire por 4-3. Mais um ponto salvo, e um total de três pontos ganhos em período de compensação.
O saldo é, então, negativo. Isto porque o Sporting já sofreu, por duas vezes, o empate numa partida em tempo extra. Tanto no dragão, contra o Porto, como em Vila das Aves, com o AVS, os leões sofreram o golo do empate depois dos 90', deixando dois pontos em cada um dos encontros. Encontra-se, assim, o saldo negativo dos verdes e brancos.
Vale a pena destacar que todos estes resultados aconteceram já com Rui Borges aos comandos da equipa. Nem Ruben Amorim, nem João Pereira, ganharam ou perderam pontos pelo Sporting durante o período de descontos, na temporada 24/25.
Treinador português esteve à conversa com os jornalistas acerca do defesa central dos leões, que orientou no período que passou emprestado
|
Eduardo Quaresma é um dos temas do momento no Sporting. Depois de marcar um grande golo para a reviravolta contra o Gil Vicente, o defesa central confirma estar a viver um grande momento em Alvalade. Mas nem sempre foi assim e o craque verde e branco chegou a estar perto da saída do Clube. O jornal A Bola foi falar com quem conheceu o jogador na sua fase de desenvolvimento.
Rafael Barbosa, atualmente no Radomiak Random da Polónia, partilhou o balneário com Quaresma na formação verde e branca e no Tondela. Disse o seguinte: "Aquelas lágrimas foram de um miúdo que tem a noção do que aquele golo pode significar. Em termos emocionais, o Edu, pelo menos em Tondela, era frágil. Acho que o grande segredo dele, do salto e da afirmação no Sporting, se deve muito a isso, porque o talento, a irreverência, esteve sempre lá. Ele fez coisas e ainda agora faz que fico a pensar ele é diferente, tem tudo", começou por partilhar.
Rafael Barbosa explicou, de seguida, que o sonho de 'Edu' sempre foi chegar ao Sporting. Prosseguiu: "Ele não era muito fã de treinar e acho que foi isso que o ajudou a crescer, no Sporting tens de treinar no limite para jogar, então em Tondela chegava aos jogos mesmo a não fazer grandes treinos e era muito bom o que fazia. Tenho a certeza de que com o pensamento certo, com a qualidade dele pode ser uma mais-valia num futuro na Seleção Nacional".
O jornal português também falou com Leonel Pontes, que orientou Quaresma nas camadas de formação dos leões: "Todos os treinadores tiveram uma luta com o Quaresma. Primeiro porque tinha algo de especial: sua a qualidade. Mas era um pouco preguiçoso, um pouco desleixado com o rigor do treino. O facto de ter sido emprestado e ver que existia um caminho a percorrer fez com que pudesse aproveitar o processo diário de trabalho", começou por dizer.
Continuou com o mesmo raciocínio: "Hoje é um jogador que está a ser aposta e isso é sinal que melhorou o seu comportamento profissional. Mais sério e profissional. É cativante porque é um bom miúdo, tem um sorriso fácil, é comunicativo, não é um rapaz tímido, que dá luta para qualquer treinador, porque é necessário ter alguma inteligência para lidar com o Eduardo. São estes jogadores que dão identidade a um clube", rematou Leonel Pontes acerca de Eduardo Quaresma, do Sporting.