Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Curiosidades

Consegue adivinhar todos? São estes os nomes que mais jogos têm pelo Sporting

Em formato de lista, o Leonino apresenta os craques que mais vezes envergaram a camisola verde e branca, ao longo dos vários períodos do Clube

O antigo guarda-redes do Sporting, Vítor Damas, é um dos 11 jogadores com mais jogos de leão ao peito
O antigo guarda-redes do Sporting, Vítor Damas, é um dos 11 jogadores com mais jogos de leão ao peito

  |

Icon Comentário0

O Sporting teve a sua fundação no primeiro dia de julho de 1906, nascendo sob o mote “Queremos que o Sporting seja um clube tão grande como os maiores da Europa”, e o desejo de José de Alvalade tornou-se realidade. Na sua brilhante história, a turma verde e branca teve jogadores que foram autênticos símbolos, que mostraram o orgulho e responsabilidade de carregar o emblema do leão ao peito.


Nesta lista, o Leonino apresenta os 11 jogadores que mais vezes vestiram a camisola do Sporting:


  1. Hilário - O antigo lateral esquerdo do Sporting é o jogador que mais vezes jogou de verde e branco. Esteve por 15 temporadas em Alvalade, entre 1958 até 1973, fazendo um total de 474 jogos de leão ao peito. Sendo membro da famosa ‘seleção dos Magriços’, Hilário apenas marcou um golo pela turma verde e branca, mas venceu três ligas portuguesas, três Taças de Portugal e a Taça das Taças.
  2. Rui Patrício - Formado nas escolas do Sporting, o guarda-redes português defendeu as balizas do Clube de Alvalade por 467 vezes, onde jogou entre as temporadas 2006/07 até 2017/18. No seu percurso de leão ao peito, venceu duas Taças de Portugal, duas Supertaças Cândido de Oliveira e uma Taça da Liga.
  3. Vítor Damas - o guardião é um dos símbolos máximos do Sporting e mesmo nos dias de hoje é recordado e adorado até pelos Adeptos que não o viram jogar. Damas fez 444 jogos pelos leões, Clube que defendeu entre 1966 e 1989, ganhando nesse espaço de tempo duas ligas portuguesas, três Taças de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
  4. Manuel Fernandes - Para além de ser o quarto jogador com mais jogos pelo Sporting, o ‘Leão de Sarilhos’ é também o segundo melhor marcador da história do Clube. Fernandes fez 433 jogos ao serviço da turma verde e branca, marcando 258 golos. No seu percurso em Alvalade, venceu duas ligas portuguesas, duas Taças de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
  5. João Azevedo- Conhecido pelo ‘Violino das Balizas’, Azevedo defendeu as balizas do Sporting por 408 vezes e fez parte de um dos maiores períodos de glória do Clube de Alvalade. O guarda-redes jogou de leão ao peito entre 1935/36 e 1952/53, onde conquistou oito ligas portuguesas e quatro Taças de Portugal.
  6. Oceano - Natural de São Vicente em Cabo Verde, Oceano foi capitão do Sporting e liderou o meio-campo defensivo dos leões por 401 ocasiões diferentes, de 1984 a 1991 e mais tarde de 1994 até 1998. Apesar da sua posição mais recuada, mostrou que tinha veia goleadora, ao apontar 47 golos em Alvalade, conquistando também uma Taça de Portugal e duas Supertaças Cândido de Oliveira.
  7. Sebástian Coates - O central uruguaio é o nome mais recente a compor esta lista, representando o Sporting entre 2015/16 até à temporada passada de 2023/24. Conhecido pelos seus golos ao cair do pano, o defesa marcou 37 golos nos 369 ao serviço do Clube de Alvalade, onde celebrou a conquista de duas ligas portuguesas, uma Taça de Portugal, uma Supertaça Cândido de Oliveira e quatro Taças da Liga.
  8. Manuel Marques - Representando os leões entre as épocas 1935/36 até 1950/51, Marques liderou o meio-campo do Sporting. De leão ao peito, realizou um total de 352 jogos disputados, em que marcou quatro golos,  conquistando também seis ligas portuguesas e quatro Taças de Portugal.
  9. José Carlos - Outro membro da ‘Seleção dos Magriços’. José Carlos foi um central de fino recorte técnico, chegando ao Sporting em 1962, onde permaneceu até 1974. Nesse período de tempo, disputou 352 jogos pelos leões, apontando também quatro golos. No final do seu percurso por Alvalade, venceu a Taça das Taças, três ligas portuguesas e quatro Taças de Portugal.
  10. Anderson Polga - O defesa-central brasileiro foi o primeiro campeão do mundo a jogar em Portugal, chegando ao Sporting proveniente do Grémio, na temporada 2003/04. Polga disputou um total de 342 jogos até à sua saída de Alvalade, em 2011/12, marcando quatro golos. Ao serviço dos leões, celebrou duas Taças de Portugal e duas Supertaças Cândido de Oliveira
  11. Pedro Barbosa - Conhecido por muitos como o ‘Poeta do Futebol’, Barbosa chegou ao Sporting em 1995, onde mostrou toda a magia do seu futebol por 342 ocasiões diferentes, marcando um total de 52 golos. Quando se deu a sua saída de Alvalade em 2005, o capitão venceu duas ligas portuguesas, uma Taça de Portugal e três Supertaças Cândido de Oliveira.



Wiki Leonino

Nuno Mendes sucede a Cristiano Ronaldo em posto que deixa o Sporting orgulhoso

Lateral é uma das grandes figuras do PSG, tendo realizado um desempenho histórico na Liga dos Campeões e ao longo de toda a época desportiva

Nuno Mendes é formado no Sporting e sucede a Cristiano Ronaldo depois de fazer história por clube francês
Nuno Mendes é formado no Sporting e sucede a Cristiano Ronaldo depois de fazer história por clube francês

  |

Icon Comentário0

Cristiano Ronaldo - que pode estar se saída do Al Nassr para o Al Hilal - era o único craque formado no Sporting com o título da Liga dos Campeões, tendo agora sido igualado por um outro craque. Nuno Mendes, lateral que cresceu na academia dos leões, sagrou-se campeão europeu no passado sábado, dia 31 de maio, pelo PSG, num triunfo frente ao Inter de Milão, por 5-0, e deixou, também ele, o Clube de formação com orgulho.


Cristiano Ronaldo, o leão mais titulado da Liga dos Campeões


Nuno Mendes juntou-se assim a Cristiano Ronaldo, ele que é um dos mais titulados, tendo vencido a prova cinco vezes. A conquista da primeira ‘orelhuda’ do capitão da seleção das quinas foi ao serviço do Manchester United, em 2007/08, e as restantes quatro a representar o Real Madrid, nas temporadas 2013/14, 2015/16, 2016/17 e 2017/18.


O capitão da seleção das quinas fez história na formação do Sporting ao tornar-se no único jogador a representar os sub-16, sub-17, sub-18, equipa B e principal, tudo na mesma época. Cristiano Ronaldo chegou ao Clube verde e branco quando tinha apenas 12 anos, depois de ter sido observado pelo mítico Aurélio Pereira, ainda ao serviço do Nacional, emblema madeirense.

Nuno Mendes, craque da história recente do Sporting


Já o atual lateral do PSG conquistou a Liga dos Campeões ao lado de outros três portugueses: João Neves, Vitinha e Gonçalo Ramos. Para além de campeão europeu, Nuno Mendes tem conseguido consolidar-se como um dos melhores da posição no mundo depois de uma época de sonho.

O defesa-esquerdo conquistou tudo o que podia ganhar na época 2024/25 (Supertaça, campeonato francês, Taça de França e Liga dos Campeões), mas ainda pode juntar a todos estes títulos o Campeonato do Mundo de Clubes pelo PSG e a Liga das Nações ao serviço da seleção das quinas.

Nuno Mendes chegou ao Sporting quando tinha apenas nove anos de idade e, desde então, representou todos os escalões de formação leoninos. Para além disso, também fez parte das seleções de Portugal desde os sub-16 até à seleção principal, onde joga atualmente. O lateral estreou-se no Clube verde e branco em 2019/20 e foi campeão no ano seguinte, em 2020/21, sob o comando técnico de Ruben Amorim.

Com a conquista da Liga dos Campeões pelo PSG, Nuno Mendes fez história e tornou-se o 15.º português a ser titular numa final da competição por equipas estrangeiras. O craque formado no Sporting integrou também outro ranking, que reúne os 33 portugueses a vencerem este torneio desde 1992/93.


Wiki Leonino

5 curiosidades sobre Héctor Yazalde, lendário goleador do Sporting

Recorde alguns factos históricos sobre 'Chirola', um dos principais avançados que já passaram pelo Clube de Alvalade e que ficará para sempre na história

Héctor Yazalde é um dos maiores goleadores da história do Sporting. Recorde cinco curiosidades sobre o antigo atleta argentino
Héctor Yazalde é um dos maiores goleadores da história do Sporting. Recorde cinco curiosidades sobre o antigo atleta argentino

  |

Icon Comentário0

Héctor Yazalde é um dos avançados que mais marcou os Sportinguistas. Apesar de só ter passado quatro épocas em Alvalade, "Chirola" esteve cá o tempo suficiente para fazer história pelo Sporting. O craque argentino acabou por deixar os leões com impressionantes 126 golos em somente 131 jogos disputados.


Entre os diversos factos desconhecidos do craque argentino, a lista, em baixo, explica o motivo pelo qual é apelidado de "Chirola" e conta um pouco da tão apreciada vida noturna. Para lá do perfil de Yazalde, o Leonino recorda cinco curiosidades sobre a vida daquele que fica marcado nos livros de história do Sporting como um dos maiores goleadores do Clube:


  1. Porquê "Chirola"? - O craque argentino precisou de começar a trabalhar desde cedo para ajudar a família. Para além de vender jornais, ajudava o irmão com a venda de fruta. Foi nessa altura que surgiu o apelido “Chirola”, uma referência às pequenas moedas argentinas que gostava de trocar para parecer que tinha mais dinheiro nos bolsos;
  2. 5º jogador com melhor média de golos por jogo no Sporting - Yazalde tem uma média de 0,96 e aparece em quinto na lista liderada por Peyroteo, com 1,62. Atrás do 'violino' estão Sidónio Silva (1,48), Mário Jardel (1,06) e Fernando Puglia (1);
  3. 2º argentino com mais jogos de leão ao peito - Acuna é o primeiro nome desta estatística, com 135 jogos pelo Sporting, mas com menos quatro aparece logo Yazalde, com 131 partidas em quatro épocas. Nomes sonantes como Leandro Romagnoli (120), Beto Acosta (99) e Facundo Quiroga (97) completam o top-5.
  4. Melhor marcador argentino da história do Sporting - "Chirola" é indiscutivelmente o maior goleador argentino que já passou pelo Clube de Alvalade. O craque atingiu a marca dos 126 golos e Diego Arizaga, que está em segundo nesta lista, conta apenas com 62 remates certeiros;
  5. Apreciava a vida noturna - Mesmo com um grande desempenho entre as quatro linhas, relatos contam que Yazalde era constantemente encontrado nas noites de Lisboa. Até foi na vida noturna que conheceu a sua mulher, Carmizé, uma atriz portuguesa. Mais tarde, o casamento acabou devido à discordância do casal com o retorno à Argentina.



Wiki Leonino

Dobradinha de Rui Borges e companhia aproxima Sporting do Porto e Benfica

Conjunto verde e branco vence o segundo grande título nacional na mesma época e chega perto da arca dos outros grandes clubes portugueses

Sporting conquista a sétima dobradinha e está cada vez mais próximo dos seus grandes rivais Benfica e Porto
Sporting conquista a sétima dobradinha e está cada vez mais próximo dos seus grandes rivais Benfica e Porto

  |

Icon Comentário0

O Sporting conquistou a sétima dobradinha do seu palmarés, depois de vencer o Benfica na final da Taça de Portugal no passado domingo, dia 25 de maio, por 3-1 após prolongamento – veja (ou reveja) AQUI os golos. Esta conquista aproxima o conjunto verde e branco das águias e dos dragões, que repetiram o feito mais vezes.


O Benfica começou a vencer por 1-0, depois de um remate fora de área de Orkun Kokcu. Já aos 90+10’, Gyokeres marca de grande penalidade e leva o jogo para o prolongamento. Aos 99’, Conrad Harder fez o segundo dos leões e aos 120+1’, Trincão fechou o caixão do eterno rival e consolidou o 3-1 no placar.


Os leões conquistaram as sete dobradinhas em temporadas algo distintas. Os anos do feito são: 1940/41, 1947/48, 1953/54, 1973/74, 1981/82, 2001/02 e 2024/25. Tanto a final da Taça de Portugal de 1973/74 como a mais recente, de 2024/25, foram vencidas em dérbis com o eterno rival.


O maior detentor de dobradinhas

Com 11 dobradinhas no palmarés, o Benfica é o clube, em Portugal, que venceu os dois grandes títulos nacionais na mesma época mais vezes. As conquistas aconteceram nas seguintes épocas: 1942/43, 1954/55, 1956/57, 1963/64, 1968/69, 1971/72, 1980/81, 1982/83, 1986/87, 2013/14 e 2016/17.


A conquista do título da prova rainha em 1954/55 resultou de uma vitória na final sobre o Sporting, por 2-1. Em 1986/87 o feito repetiu-se, com os mesmos números no placar no marcador do Estádio Nacional do Jamor.

Muitos títulos, nenhum em cima do Sporting

O Porto tem mais duas dobradinhas que o Sporting, contando já com nove no currículo. As conquistas dos dragões passaram pelas temporadas: 1955/56, 1987/88, 1997/98, 2002/03, 2005/06, 2008/09, 2010/11, 2019/20, 2021/22.

A equipa azul e branca, vale notar, nunca conquistou a dobradinha sobre o Sporting numa final da Taça de Portugal. Ainda assim, o Porto já venceu o conjunto leonino na prova rainha em 2023/24 e impediu a conquista do segundo dos dois grandes títulos nacionais na mesma época.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting conquista a sétima dobradinha da sua história! Lembra-se de todas?
Wiki Leonino

Sporting conquista a sétima dobradinha da sua história! Lembra-se de todas?

 

Icon Comentário0
Vencer ao Benfica na final da Taça de Portugal? Sporting já o tinha feito e não apenas uma vez
Wiki Leonino

Vencer ao Benfica na final da Taça de Portugal? Sporting já o tinha feito e não apenas uma vez

 

Icon Comentário0
Harder não é o único! Mais 6 suplentes do Sporting que marcaram na final da Taça de Portugal
Wiki Leonino

Harder não é o único! Mais 6 suplentes do Sporting que marcaram na final da Taça de Portugal

 

Icon Comentário0