Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
28 Nov 2025 | 21:07 |
Frederico Varandas voltou a ser visado pelas palavras de André Villas-Boas, presidente do Porto. O líder máximo dos leões foi acusado pelo seu homólogo de fazer parte de uma "santa aliança" com o Benfica, num editorial assinado pelo presidente azul e branco, na revista Dragões - poucos dias depois de uma reunião que juntou os líderes dos três grandes.
O primeiro tópico que mereceu críticas foi a questão da calendarização: "Incrivelmente e contra uma votação de 2-6, o FC Porto vê-se obrigado a jogar na segunda-feira, dia 15 de dezembro, com o Estrela da Amadora, na quinta-feira, dia 18, com o Famalicão para a Taça de Portugal, e novamente, no dia 22, segunda-feira, com o Alverca".
"Tudo normal dirá o leitor, não fosse o facto de o Sporting ter conseguido convencer os demais presentes a dois dias adicionais de descanso antes, joga no sábado dia 13 de dezembro, na quinta-feira dia 18 para a Taça, e recebe um outro dia adicional de descanso depois, pois só joga de novo na terça-feira dia 23. É esta a equidade que é promovida pela Liga depois do famoso episódio sucedido com a marcação do jogo em Arouca. Uma forma de atuar onde o mesmo clube sai sempre prejudicado e onde as santas alianças se revelam despudoradamente. Ainda vamos ver o dérbi de Lisboa terminar com 3 pontos para cada um", atirou, com ironia, André Villas-Boas.
De seguida, abordou as questões sobre a arbitragem: "Reunimos recentemente com o Presidente de Federação Portuguesa de Futebol e com o Presidente do Conselho de Arbitragem, reforçando o nosso pedido de rapidamente ver assegurada uma maior uniformidade de critérios dos árbitros, a implementação da profissionalização desse setor, uma maior coerência na aplicação dos critérios de meritocracia nas nomeações para jogos de maior grau de complexidade e, de novo, uma operacionalização correta das funcionalidades da tecnologia VAR, operando no máximo das suas funcionalidades, uniformizando o número e qualidade das câmaras, em todos os estádios das Ligas Profissionais".
"Sem particularizar e sempre admitindo que as realidades são dinâmicas e necessitam de melhorias e adaptações contínuas, a nossa indignação toma outras proporções perante as tentativas continuadas de dissimular o que são fragilidades evidentes do sistema da Arbitragem em Portugal", rematou o presidente do Porto, que voltou a ser crítico do Sporting, e do rival da segunda circular.
Emblema da Catalunha está a procura de reforçar o seu plantel em breve, e olha para o jogador verde e branco como uma das melhores alternativas
28 Nov 2025 | 20:58 |
Gonçalo Inácio continua no radar do Barcelona, e o emblema da Catalunha pensa mesmo avançar para a contratação do defesa-central. O craque formado em no Sporting é um dos mais valiosos da equipa às ordens de Rui Borges, pelo que o interesse de vários tubarões europeus cria alguma preocupação na Direção liderada por Frederico Varandas.
Depois de vários emblemas da Premier League, com destaque para o Liverpool, é agora o Barcelona que demonstra interesse no jogador. O jornal espanhol Mundo Deportivo avança que as conversas entre Hansi Flick e os responsáveis blaugrana apontam para a necessidade de contratar um defesa-central, com vista à próxima temporada.
Entre o lote de jogadores estudados pelo Barcelona para essa posição, está o nome de Gonçalo Inácio, central do Sporting e da Seleção nacional. Há, ainda, outros nomes a ser considerados, como Murillo (Nottingham Forest), Nico Schlotterbeck (Dortmund), Benedetti (Palmeiras) e Guéhi (Crysrtal Palace).
A informação é, de resto, confirmada pelo especialista em transferências Ekrem Konur. O jornalista turco utilizou a sua conta pessoal da rede social X para fazer uma atualização recente sobre o estado do interesse do Barcelona em Gonçalo Inácio.
Na sua publicação, Ekrem Konur avançou os seguintes detalhes sobre a operação que pode tirar Gonçalo Inácio do Sporting: "O Barcelona está a monitorizar Gonçalo Inácio, defesa-central esquerdino. Uma transferência em janeiro é considerada complicada, devido ao fair play financeiro, e às opções limitadas no mercado de inverno"
Treinador verde e branco voltou a orientar uma sessão de trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo, com vista ao embate com o Estrela da Amadora
28 Nov 2025 | 20:52 |
Rui Borges voltou, finalmente, a contar com Pedro Gonçalves, na sessão de treino que orientou na manhã desta sexta-feira, dia 28 de novembro. Os leões continuam a preparar o encontro com o Estrela da Amadora, referente à 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic, onde já vão poder contar com o médio verde e branco.
Rui Borges orientou mais uma sessão de treino na Academia Cristiano Ronaldo, na manhã desta sexta-feira, dia 28 de novembro. A grande novidade foi o reforço de peso para o treinador verde e branco - Pedro Gonçalves foi dado como apto pela Unidade de Performance, e participou nos trabalhos verdes e brancos com o restante do plantel principal.
Sendo assim, o Sporting passa, agora, a ter apenas quatro jogadores no boletim médico, ainda afastados dos relvados. Zeno Debast e Fotis Ioannidis são jogadores que se lesionaram já no decorrer da temporada, e a essa dupla juntam-se Daniel Bragança e Nuno Santos, com problemas referentes à temporada passada.
Ainda em relação a Pedro Gonçalves, segundo avança o jornal Record, o Sporting quer gerir o seu regresso à competição, também com vista ao dérbi com o Benfica. Por isso, o plano para o internacional português é uma limitação de 45 minutos na partida contra o Estrela da Amadora, de modo a não comprometer a sua participação no encontro com os rivais da segunda circular.
O Sporting volta aos treinos na manhã do próximo sábado, numa sessão à porta fechada, que também será a última antes da próxima partida. O treinador Rui Borges fará, depois, a conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Estrela da Amadora, que se disputa no próximo domingo, dia 30 de novembro, pelas 18h00.
Extremo das camadas de formação do Clube de Alvalade já tinha alinhado sob as ordens de Rui Borges, mas nunca tinha jogado na Champions League
28 Nov 2025 | 20:47 |
Rui Borges deu, recentemente, nova estreia a Salvador Blopa, desta feita na Liga dos Campeões. O jovem jogador verde e branco já reagiu à ocasião especial na sua carreira, e deixou uma promessa de que estes são apenas os primeiros passos do seu percurso.
"Feliz pela a minha estreia na Liga dos Campeões. Obrigado a todos… Isto é só o começo", por Salvador Blopa, jovem do Sporting, numa publicação partilhada na sua conta pessoal da rede social Instagram, pouco depois do fim do encontro com o Club Brugge.
As respostas não se fizeram esperar, tanto da parte dos elementos do plantel principal, como de colegas das camadas jovens verdes e brancas. João Simões comentou "o teu sucesso é o nosso", e Alisson atirou um "Meu menino". Já Hidemasa Morita adicionou apenas uma palavra: "Túnel", em referência à praxe de que Salvador Blopa terá sido alvo no treino seguinte da equipa do Sporting.
Relembrar que Salvador Blopa foi lançado por Rui Borges aos 76' do Sporting - Club Brugge, depois de já ter alinhado por duas vezes ao serviço dos leões esta temporada. O jovem ajudou a confirmar a vitória verde e branca por 3-0, mas acabou por viver um momento complicado mesmo no fim do encontro, quando chocou com o guardião contrário, que acabou por se lesionar.
Esta temporada, Salvador Blopa leva 15 encontros disputados pelo Sporting: nove na Liga 2 pela equipa B, três pelos sub-19 na UEFA Youth League e três no plantel principal. No total, o ala disputou 1.051 minutos, tendo marcado três golos e feito duas assistências.