Modalidades
Oficial! Varandas contrata prodígio de 17 anos para o Sporting e confirma outro Exclusivo Leonino
25 Jul 2026 | 13:33
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
20 Fev 2020 | 14:29 |
João Vítor Tavares Saraiva. É este o nome do melhor jogador de sempre de futebol de praia, mas todos o conhecem por Madjer. Foram 22 anos de carreira, 14 deles de leão ao peito, que terminaram oficialmente ontem. Madjer já tinha anunciado que ia deixar de jogar na seleção nacional após a conquista do mundial da modalidade em dezembro passado, mas agora deixa também a sua modalidade, pelo menos enquanto jogador, visto que já foi anunciada a sua integração na FPF para o cargo de coordenador para o futebol de praia, deixando de ocupar este cargo no Sporting CP. O antigo camisola 7 dos leões e da seleção foi cinco vezes melhor do Mundo FIFA; quatro vezes melhor da Europa; três vezes Campeão do Mundo; cinco vezes Campeão Europeu, vencedor dos Jogos Europeus de 2019 e duas vezes Campeão Nacional pelo Sporting Clube de Portugal. No estrangeiro conquistou muitas outras competições de clubes. Segundo o site da FPF, Madjer vestiu a camisola da seleção das quinas por 120 jogos, tendo marcado 103 golos. Já o Sporting CP anuncia no seu site 210 jogos e 167 golos. Em entrevista ao Jornal Sporting o jogador explicou porque terminou agora a carreira e o sentimento de jogar de leão ao peito. "Para além de fisicamente já não estar a 100 por cento para acompanhar os “miúdos”, já me estava a preparar para terminar e queria terminar com um grande título. Por tudo isso, juntamente com a minha família, achámos que esta era a altura certa. Fui habituado com o meu pai a ir ao antigo Estádio José Alvalade e a fazer aquele programa familiar que passava por ir também à Nave, e isso marcou-me muito. Eu vivo e sinto mesmo este Clube. Eu amo o Sporting CP. Ter tido a oportunidade de jogar aqui foi… inexplicável".
Fotografia retirada do facebook do Madjer.
Novo jogador será mais uma opção para a baliza leonina a partir da temporada 2026/27 e diz estar muito feliz por assinar pelos leões
26 Jul 2026 | 13:24 |
É oficial. O Sporting anunciou a contratação de António Marante para reforçar a equipa principal de hóquei em patins. O guarda-redes, de 24 anos, chega proveniente do Tomar e será mais uma opção para a baliza leonina a partir da temporada 2026/27.
“É um orgulho poder representar o melhor Clube de Portugal"
A chegada representa um momento especial para o novo guardião, que não escondeu a satisfação por vestir a camisola verde e branca: “É um orgulho poder representar o melhor Clube de Portugal. Jogar aqui era um sonho de pequenino porque o Sporting é um clube que me diz muito, por isso é com muito orgulho que agora pertenço a esta família”, afirmou.
O jogador destacou também o contexto: “Chegar aqui, numa fase tão boa, depois de a equipa ter conquistado três títulos importantíssimos, ainda me enche mais de orgulho. Este grupo fez história e para mim é muito bom agora pertencer a ele”, referiu.
António Marante mostrou-se preparado para a concorrência saudável com Xano Edo e revelou a ambição para a etapa que agora inicia: “Vai ser bom ter o Xano como companheiro de baliza porque, não tenho dúvidas, me vai ajudar a evoluir e, naturalmente, eu também vou puxar por ele porque quanto mais fortes estivermos os dois mais sucesso a equipa terá".
Pedro Gil, coordenador da modalidade, explicou a importância de contar com dois guarda-redes de grande nível: “Cada vez há mais jogos e, por isso, era uma posição que queríamos reforçar. Achamos importante ter dois guarda-redes que possam jogar a qualquer momento e, nesse sentido, estamos felizes por termos connosco o António. Jogou sempre no Tomar e nos últimos anos, como sénior, mostrou muito nível”. Também Nil Cervera foi anunciado como reforço.
Jogador deixa assim emblema do país natal com boas recordações e prepara agora um novo desafio no emblema verde e branco
25 Jul 2026 | 17:23 |
Felipe Rufino despediu-se do Joinville/Krona, clube que representou nas últimas temporadas e onde ganhou destaque no futsal brasileiro. A mensagem surge numa altura em que o jovem pivô de 20 anos está a caminho do Sporting para a próxima época.
A operação vai rondar os 50 mil euros, valor correspondente à cláusula de rescisão. O jogador recorreu às redes sociais para assinalar o fim de uma etapa importante na sua carreira: "Hoje encerro um ciclo muito especial da minha vida no JEC KRONA", começou por escrever.
Na despedida, o futsalista recordou os momentos positivos e os desafios que enfrentou durante a passagem pelo Joinville: "Foram dias de muita alegria, desafios, vitórias, derrotas, sorrisos e aprendizados. Em todos esses momentos, felizes e tristes, cresci como pessoa e como profissional. Posso dizer, de coração, que fui muito feliz vestindo essa camisa".
Felipe Rufino fez questão de agradecer a todos os que contribuíram para o seu percurso no clube brasileiro: "Minha gratidão a todos que fizeram parte dessa caminhada: jogadores, staff, comissão técnica e todas as pessoas que, de alguma forma, contribuíram para essa trajetória. Cada um de vocês deixou uma marca na minha história", escreveu.
F. Rufino: "Levo comigo grandes lembranças, amizades verdadeiras e o sentimento de dever cumprido"
O jovem talento deixa assim o Joinville com boas recordações e prepara agora um novo desafio às ordens de Nuno Dias: "Levo comigo grandes lembranças, amizades verdadeiras e o sentimento de dever cumprido. Isso não é um tchau. É apenas um até logo. Tenho certeza de que nossos caminhos ainda vão se cruzar. Obrigado por tudo".
Decisão do Clube de Alvalade foi anunciada no início de junho e gerou surpresa e descontentamento no universo verde e branco
25 Jul 2026 | 16:58 |
A Federação de Andebol de Portugal (FAP) revelou que está a acompanhar a situação das atletas afetadas pelo fim da formação feminina da modalidade do Sporting. Apesar de não anunciar medidas específicas, o organismo garantiu que está a apoiar a transição das jogadoras para novos projetos, em colaboração com clubes, famílias e associações.
A decisão do Clube de Alvalade de terminar os escalões de formação feminina, anunciada no início de junho, gerou surpresa e descontentamento entre atletas e famílias, colocando fim a um projeto com cerca de três anos de existência, apesar de anteriormente ter sido divulgada a intenção de criar uma equipa sénior feminina na época 2027/28.
A polémica levou à apresentação de uma queixa na Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, que continua em análise. Perante a incerteza criada entre as jovens jogadoras, a Federação assegurou que tem acompanhado o processo desde o anúncio da decisão leonina.
"A Federação de Andebol de Portugal tem acompanhado a situação das atletas abrangidas pela decisão do Sporting, apoiando o seu processo de transição e continuidade na modalidade, em articulação com clubes, famílias e associações", afirmou o organismo em resposta escrita ao DN.
FAP: "A grande maioria das atletas já se encontra integrada"
A FAP revelou ainda que "a grande maioria das atletas já se encontra integrada, ou em processo de integração, noutros projetos desportivos" e garantiu que "continuará a acompanhar as situações ainda em aberto, procurando que todas as atletas que pretendam continuar a praticar andebol possam fazê-lo". A Federação reforçou também que "o desenvolvimento do andebol feminino continua a ser uma prioridade" e que todas as situações com impacto no percurso das atletas continuarão a merecer "atenção e acompanhamento".
Oficial! Varandas contrata prodígio de 17 anos para o Sporting e confirma outro Exclusivo Leonino
25 Jul 2026 | 13:33
Sporting já sabe quem vai enfrentar na 1.ª jornada da Liga dos Campeões
25 Jul 2026 | 11:11
Negócio fechado! Sporting contrata jogador que foi expulso do Porto por problemas disciplinares
24 Jul 2026 | 13:22