
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Hidemasa Morita falhou o treino com o plantel principal do Sporting e está em dúvida para o próximo jogo. O jogador ficou entregue à Unidade de Performance e não subiu ao relvado com os restantes colegas. Também Pedro Gonçalves continua de fora das opções e voltou a não treinar na Academia de Alcochete.
O internacional pela equipa das quinas não é utilizado desde 10 de novembro, altura em que se lesionou frente ao Braga (4-2), no Minho. Havia a esperança de que o camisola 8 já integrasse a sessão de trabalho desta terça-feira, mas a verdade é que o jogador não subiu ao relvado.
Apesar destas ausências, Rui Borges contou com o regresso de Conrad Harder, Morten Hjulmand, Geovany Quenda, Francisco Trincão - que tem três clubes interessados na sua contratação - e Viktor Gyokeres, este último dispensado da seleção sueca. Gonçalo Inácio, Morten Hjulmand e Zeno Debast também não participaram no treino, mas apenas por questões de gestão física.
Com alguns internacionais ainda por regressar – como Ousmane Diomande, Franco Israel, Geny Catamo e Maxi Araújo -, o treinador leonino recorreu à formação, chamando Pedro Miguéis, Alexandre Brito, Kauã Oliveira, Lucas Anjos, Lucas Taibo, Luís Gomes, Rafael Besugo e Adam Arvelo para o treino de hoje.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 29 de março, frente ao Estrela da Amadora. O encontro, a contar para a 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por José Faria, jogar-se-á às 18h00, no Estádio José Gomes.
Antigo jogador do Clube de Alvalade diz que internacional português será uma peça chave nesta reta final da temporada para os leões
|
Pedro Gonçalves continua de fora por lesão desde o último jogo de Ruben Amorim nos leões, em novembro, na vitória por 4-2 em Braga. O “desejado” regresso pode, para Litos, revitalizar os comandados de Rui Borges. Em entrevista à Rádio Renascença, o ex-leão - que fez 193 jogos pelo Clube - acredita que o jogador vai ser uma “peça importante” na corrida pela revalidação do título.
"É aquilo que todos desejávamos, pelo que representa o Pedro Gonçalves para a equipa. Esperando que nada mais aconteça, e acredito que não, porque houve o cuidado de só o colocar a treinar com a equipa, sem estar condicionado, quando já está em plenas condições", começou por dizer o antigo médio.
Litos explica que Pedro Gonçalves será uma peça chave para Rui Borges nesta reta final da temporada para o emblema verde e branco: "Acredito que vai ser uma peça importante para estas oito finais de campeonato e depois as meias-finais e a final de Taça de Portugal", continuou.
Relativamente ao próximo jogo frente ao Estrela da Amadora, o ex-leão alerta para as dificuldades: "É um campo muito difícil, por causa das dimensões do campo e dos adeptos estarem muito em cima do relvado. Há também a incógnita em relação ao Morita, mas havendo Gyokeres na forma que está, com o Trincão, o Quenda, o Geny Catamo… São jogadores que, perante qualquer adversário, podem decidir um jogo", completou.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – leva 12 encontros disputados: oito na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 884 minutos disputados, o internacional português marcou cinco golos e fez seis assistências.
Internacional português em destaque além-fronteiras, depois de ter apontado um bis no encontro da segunda mão dos quartos-de-final da Liga das Nações
|
Francisco Trincão tem estado em destaque além-fronteiras, depois de ter apontado um bis no encontro da segunda mão dos quartos-de-final da Liga das Nações. O internacional português saltou do banco e fez dois golos no triunfo de Portugal frente à Dinamarca (5-2). A noite de sonho não passou em claro aos órgãos de comunicação internacionais.
"Diante dos apelos da Premier League, o Sporting esfrega as mãos... Trincão é um jogador atraente. Faltava-lhe uma grande noite com a sua seleção, e agora ela chegou. Herói nacional. O seu desempenho confirmou a temporada excecional", escreveram os espanhóis.
"Francisco Trincão saiu do banco para marcar duas vezes. Assumiu o controlo, ao marcar aos 86 minutos para fazer o 3-3 no agregado da eliminatória e forçar o prolongamento antes de fazer o bis aos 91 minutos do jogo", destaca o conceituado diário britânico.
"O ex-Barça evitou o desastre português com dois golos para forçar o prolongamento e vencer a eliminatória. Um golaço para um jogador mais acostumado a dar assistências do que a marcar, e em quem Roberto confiou apenas em três jogos", reforça o jornal do país vizinho, apontando a falta de oportunidades do craque do Sporting na seleção.
"O impacto de Trincão foi total na noite de domingo, em Alvalade. O seu jardim. Decorriam 81 minutos de jogo quando Martínez decidiu lançá-lo. E, apenas cinco minutos depois, o número 20 seria visto a celebrar. Veio em socorro do seu país", lê-se na imprensa espanhola, que não esquece o desempenho do extremo pelo Sporting.
Com este rendimento impressionante, Trincão volta a colocar o seu nome no radar de clubes como o Manchester United, Newcastle e Arsenal, que já têm observado o jogador leonino. O futuro atacante canhoto pode passar por Inglaterra, onde o seu talento já começa a fazer eco nos principais emblemas no futebol europeu. Apesar dos olhos atentos dos tubarões europeus, Francisco Trincão demonstra algum interesse em ficar no Sporting.
Pupilo de Rui Borges continua a realizar temporada de alto nível; Estudo do Observatório do Futebol coloca jogador leonino acima de futebolista dos dragões
|
Geovany Quenda integra o terceiro lugar de futebolistas com maior percentagem de dribles bem-sucedidos por jogo, de acordo com um estudo publicado pelo CIES Observatório do Futebol, que reúne dados de 67 ligas. Rodrigo Mora, do Porto, surge apenas no quarto lugar.
O jovem talento do Sporting tem sido um dos principais destaques da temporada e já acertou 66,4% dos dribles que arriscou no campeonato, ficando atrás apenas de dois jogadores sub-20 no mundo. Já o jogador dos dragões está com uma taxa de sucesso de 64,9%, ocupando o quarto lugar da lista.
Os únicos jogadores com números superiores a Quenda são Amario Cozier-Duberry (do Blackburn, com 66,77%) e Kenan Yildiz (67,2%), jovem prodígio da Juventus. Mesmo antes de atingir a maioridade, Geovany Quenda está a afirmar-se como uma das grandes promessas do futebol português.
O extremo é, atualmente, o jogador com mais jogos disputados pelo Sporting esta época (44), tendo sido peça-chave tanto na equipa de Rúben Amorim como agora no esquema ofensivo de Rui Borges. O seu desempenho levou o Chelsea a avançar para a sua contratação, num negócio superior a 50 milhões de euros.
Apesar da sua juventude, Quenda tem sido essencial para os leões, somando dois golos e quatro assistências esta época. A sua capacidade de drible e explosão fazem dele uma das maiores esperanças para o futuro da Seleção Nacional. O extremo leonino apesar de ter sido já contratado pelo Chelsea vai ainda permanecer por mais uma época em Alvalade, rumando só na época 2026/27.
De recordar que, além de ser um dos melhores do mundo a driblar na categoria de sub-20, o Observatório do Futebol (CIES) também verificou que o jovem de 17 anos é o segundo jogador que mais evoluiu nesta temporada fora das cinco principais ligas europeias.
Veja o ranking do CIES: