Futebol
Próximo jogo do Sporting vai contar com dupla de centrais que só coincidiu em nove jogos
12 Jan 2026 | 14:55
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
21 Mai 2024 | 16:45 |
A Câmara Municipal de Lisboa vai atribuir medalha da cidade a Manuel Fernandes. Carlos Moedas anunciou que, por vontade unânime dos vereadores, se decidiu atribuir a medalha da capital portuguesa à glória do Sporting.
O Presidente da autarquia justificou a escolha da condecoração: “O sucesso não é definitivo e a coragem é que conta para continuar. Se alguém merece viver esse sonho é o grande Manuel Fernandes”, declarou Moedas, acerca do futebolista retirado que, ao longo de três passagens por Alvalade, somou dez temporadas ao serviço do emblema leonino.
Também Tiago Fernandes, filho do atleta que honrou a Listada verde e branca, esteve presente na receção ao Sporting no último dia de celebrações do campeonato, na Praça do Município. “Eu estava lá na visita”, começou por dizer, acerca da presença de Varandas e Gyokeres no hospital com que o pai foi agraciado.
Tiago Fernandes prosseguiu, em declarações sobre o amor que o pai nutre pelo Clube de Alvalade. “Ficou... não sei explicar. Gosta muito dos filhos e da família, mas o Sporting para ele não tem explicação. Vive do Sporting. Esta aproximação do Presidente e do plantel dá ânimo. A cabeça manda muito, não se pode deixar ir abaixo. Somos todos a mesma família, não há ciúmes. O meu pai pertence ao Sporting. Foram muitos jogos e alegrias, foi uma pessoa que perdeu muito por ficar no Sporting”, rematou.
Manuel Fernandes está na História do Clube de Alvalade. De leão ao peito, marcou presença em 433 encontros, onde fez 257 golos – tornando-o no segundo melhor marcador da história do Clube, apenas atrás de Fernando Peyroteo (524).
Nos 12 anos que passou no Sporting (1975 a 1987), o eterno capitão conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. A glória leonina foi ainda internacional pela equipa das quinas em 30 ocasiões, tendo feito o gosto ao pé por sete vezes.
Futebolista está entregue ao departamento médico e não será opção para o encontro da 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic entre leões e gansos
12 Jan 2026 | 17:09 |
O Casa Pia não poderá contar com Kaique Rocha no encontro frente ao Sporting, uma vez que o defesa central ainda não está totalmente recuperado da lesão que o afasta da competição desde o final de novembro. Apesar do período alargado de preparação para este jogo, o jogador brasileiro continua entregue ao departamento médico e não será opção.
A equipa de Pina Manique regressou aos treinos após três dias de folga, aproveitando a paragem competitiva provocada pela final four da Allianz Cup. Este intervalo permitiu ao novo treinador iniciar o seu trabalho com mais tempo, numa fase delicada da temporada, marcada pela recente saída de Gonçalo Brandão do comando técnico.
Além de Kaique, o Casa Pia também não poderá contar com André Geraldes, ex defesa do Sporting, que cumpre castigo, o que limita ainda mais as opções defensivas. Atualmente, os lisboetas encontram-se no 15.º posto, próximos da zona de despromoção, com os mesmos 14 pontos do Arouca.
Por outro lado, o departamento médico dos leões também continua a acompanhar a reabilitação de vários outros jogadores afastados dos relvados, incluindo Eduardo Quaresma, Ricardo Mangas, Nuno Santos, Pedro Gonçalves, Salvador Blopa, Geonvay Quenda e Fotis Ioannidis. Já Ousmane Diomande vai estar disponível depois da eliminação na CAN.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação agora orientada por Álvaro Pacheco, jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.
Em causa está uma reclamação dos dragões pelas declarações do Presidente do Sporting após o triunfo diante do V. Guimarães, na Liga Portugal Betclic
12 Jan 2026 | 16:50 |
O Conselho de Disciplina da FPF decidiu instaurar um processo disciplinar a Frederico Varandas, Presidente do Sporting, na sequência de uma participação apresentada pelo Porto. Em causa estão as declarações proferidas pelo dirigente leonino após a vitória por 4-1 frente ao Vitória de Guimarães, no dia 23 de dezembro de 2025, em jogo da Liga Portugal Betclic.
Recorde-se que na altura, Varandas visou de forma dura os rivais Benfica e Porto. Na altura, falou das críticas de águias e dragões, após a vitória do Sporting em casa do Santa Clara, nomeadamente um penálti que levou o duelo da Taça de Portugal a prolongamento.
“Durante décadas, a arbitragem não era independente…”
“Durante décadas, a arbitragem não era independente, tinha um dono. Porto e Benfica. Décadas. Com nomes. Pinto da Costa, Luís Filipe Vieira. Eu tenho 46 anos, vocês são da minha geração e crescemos assim”, afirmou Frederico Varandas, numa declaração que rapidamente gerou reações.
“É isto que põe em causa a arbitragem?”
Noutra intervenção mais extensa, o líder do Sporting aprofundou a crítica, comparando a situação atual com épocas anteriores e rejeitando que erros pontuais coloquem em causa a arbitragem contemporânea. “São árbitros internacionais e o que é que vocês dizem? Um canto mal marcado? Um lance mal assinalado pelo melhor árbitro português porque foi chamado ao VAR e mal? É isto que põe em causa a arbitragem? Mas lembram-se da arbitragem dos anos 90, 2000, 2015 e 2017? Depois falam de um nível insustentável? São paraquedistas que chegaram agora?”.
Segundo informação apurada pelo jornal Record, os dragões argumentam na queixa que as declarações atentaram contra o bom nome dos organismos que tutelam o futebol nacional e a credibilidade das suas competições ao longo das últimas décadas, assim como, em particular, contra o Porto e o seu antigo presidente Pinto da Costa. Acusam-no ainda de manipular a história, com alegações graves e sem sustentação factual, fomentando a atual desconfiança constante em relação aos intervenientes no futebol nacional.
Dirigente assegurou que há uma grande confiança de todas as partes no desfecho positivo da operação, que deverá ser oficializada nos próximos dias
12 Jan 2026 | 16:17 |
O Sporting está cada vez mais perto de oficializar Souleymane Faye, com a transferência a estar praticamente acertada, mas ainda pendente de alguns detalhes finais. O diretor desportivo do Granada, Miguel Melgar, confirmou que as conversações com os leões estão bastante adiantadas.
“Sobre o negócio não posso dizer nada, pois as negociações estão avançadas”, disse, em declarações à Antena 1. O dirigente assegurou que há grande confiança no desfecho positivo da operação, que ronda os 6,5 milhões de euros mais 10% de uma futura mais-valia.
M. Melgar: "Parece uma opção muito acertada da Direção do Sporting"
Melgar elogiou a antecipação da estrutura do Clube de Alvalade: “Posso dizer que me parece uma opção muito acertada da Direção do Sporting. Viram algo que, em Espanha, só estão a ver agora”. O diretor desportivo explicou ainda que Faye tem despertado interesse em várias equipas da primeira divisão espanhola, mas que as equipas que tentaram contactá-lo agora “já vão tarde…”.
M. Melgar: "É um futebolista que vai gostar muito de Portugal"
Falando sobre o perfil do jogador, o diretor sublinhou que o atleta está pronto para se adaptar ao futebol português: “É o ideal para ele, vai mostrar o jogador que é. É um futebolista que vai gostar muito de Portugal. É muito jovem, muito rápido, tem golo, pode jogar pelos dois corredores, trabalha muito e é intenso", explicou.
Nesta temporada, com a camisola do Granada, Souleymane Faye – avaliado em 1,5 milhões de euros – realizou 21 jogos: 19 na Segunda Divisão e dois na Copa del Rey. Nos 1.649 minutos em que esteve em campo, o avançado, que tinha contrato até 2029, marcou dois golos e fez seis assistências.