MARTIM E FRANCISCO COSTA A VIVER UM SONHO; JOIAS DO SPORTING NUMA LISTA ONDE TODOS QUEREM ESTAR
Craques do emblema verde e branco têm muitos motivos para celebrar depois de época arrasadora
Redação Leonino
Texto
11 de Junho 2024, 20:51
Martim Costa, Francisco Costa, Kiko Costa, Sporting, Andebol

A EHF anunciou esta terça-feira, dia 11 de junho, a lista de nomeados a ‘Melhor Jogador do Ano’. Martim Costa e Francisco Costa, dupla do andebol do Sporting, realizaram uma temporada de grande nível e integram o lote de candidatos à vitória.

Os prémios EHF Excellence Awards distinguem os melhores jogadores do ano, sete em cada posto específico, tendo sido selecionados os masculinos por um painel com antigos jogadores, entre os quais Alfred Gislason, atual selecionador da Alemanha.

As votações começaram esta terça-feira, dia 11 de junho, e estão abertas a jogadores, treinadores, órgãos de comunicação social e adeptos. Todos podem participar na votação, sendo que os votos de cada um destes grupos representam 25% do resultado global de cada posição. A votação dos adeptos deverá ser realizada através da app da “Home of Handball” até domingo, 23 de junho. Luís Frade, antigo pivô dos leões atualmente no Barcelona, também é um dos nomes na corrida ao galardão.

Francisco Costa e Martim Costa chegaram ao Sporting em 2021, oriundos do Porto, com Frederico Varandas a pagar as respetivas cláusulas de rescisão. Desde então, o mais novo dos manos Costa – Francisco – realizou 144 encontros e marcou 856 golos. Por sua vez, o mais irmão mais velho – Martim – participou em 140 jogos e conseguiu 727 finalizações certeiras. Em Alvalade, os dois já conquistaram cinco títulos: um Campeonato Nacional (2023/24), três Taças de Portugal (2021/22, 2022/23 e 2023/24) e uma Supertaça (2023).

De recordar que o Clube de Alvalade terminou uma época de sonho, vencendo o ‘triplete’. Depois de conquistar a Supertaça frente ao Benfica, o Sporting não deu hipóteses ao Porto e bateu os azuis e brancos em dois jogos decisivos, sagrando-se Campeão Nacional pela 22.ª vez e ‘arrecadando’ a 18.ª Taça de Portugal da história leonina.

  Comentários