Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Viktor Gyokeres tem-se destacado como um dos avançados mais em mais fulgor na Europa, mas, recentemente, chamou a atenção não só pelo seu desempenho, como também por um episódio peculiar durante a derrota do Sporting frente ao Arsenal (5-1) na Liga dos Campeões.
Para além da picardia com Gabriel Magalhães, que imitou o festejo característico do sueco ao marcar um golo, Gyokeres respondeu com humor à provocação. “Não sabia que ele tinha feito isso, mas é engraçado que ele goste do meu festejo. É livre para copiá-lo se não conseguir criar um para ele”, declarou o jogador leonino em entrevista à Viaplay Fotboll, canal sueco que acompanhou o jogo ao vivo.
O sueco revelou que tudo começou durante as férias de inverno de 2022 no Dubai, quando os seus amigos sugeriram que ele adotasse uma celebração própria. “Os meus amigos estavam fartos que eu fizesse vários gestos nos festejos dos golos, então pensaram que eu precisava de um que fosse só meu. Antes, não tinha uma celebração definida. Tudo aconteceu durante a pausa para o Mundial'2022, quando fomos de férias juntos. E depois falámos sobre vários gestos, até que surgiu este”, confessou o avançado.
O gesto nasceu de uma brincadeira com amigos próximos, entre os quais estavam os futebolistas Isac Lidberg e Oliver Stojanovic-Fredin, embora Gyokeres não tenha aprofundado muito sobre os intervenientes. “Há pessoas que estão, sem dúvidas, por trás da celebração. Mas ninguém quer ter muito crédito nisto, porque eles também sabem que estiveram envolvidos. O festejo agora é utilizado por muita gente, até miúdos. Mostra que tive algum impacto”, reconheceu o avançado. Esta temporada, já repetiu a celebração em 33 ocasiões, divididas entre o Sporting e a seleção sueca.
Gyökeres também revelou uma inspiração inesperada para a sua “máscara”: a personagem Bane, do filme O Cavaleiro das Trevas Renasce, da trilogia Batman de Christopher Nolan. A influência foi confirmada pelo próprio jogador nas redes sociais: “No one cared who I was until I put on the mask [Ninguém quis saber quem eu era até que meti a máscara]”, escreveu Gyökeres, citando uma frase icónica da personagem.
O primeiro registo do festejo data de 17 de dezembro de 2022, num jogo entre Coventry e Swansea City, em que Gyökeres marcou e fez uma assistência no empate (3-3). Foi nesse dia que o sueco estreou a “máscara” e começou a moldar a sua identidade como jogador. Antes disso, variava bastante nos festejos, desde o tradicional deslizar de joelhos até imitar os gestos de ídolos como Ronaldo Nazário e Cristiano Ronaldo, com o icónico “calma” dirigido às bancadas.
Após rumar ao Arouca, antigo pupilo dos leões integrou a liga francesa, mas tem deixado os técnico a desejar, com performance pouco atrativa
|
0Rafael Fernandes, jogador formado no Sporting, foi transferido em janeiro de 2024 para o Lille, contudo, fugiu às expetativas iniciais da equipa e não somou nenhum golo até ao momento. Ainda assim, sabe-se que tem sido aliciado por dois clubes da liga francesa.
De acordo com as informações avançadas pela RMC, o português tem sido apontado ao Toulouse e ao Angers, que são respetivamente os 10.º e 14.º classificados da Ligue 1. Porém, o negócio, que poderá realizar-se no mercado de transferências de janeiro, acontecerá por meio de um empréstimo.
Vale a pena recordar que o Lille pagou ao Arouca, clube que era representado por Rafael Fernandes, cerca de 3 milhões de euros em janeiro. No entanto, metade desse valor acabou nos cofres leoninos, que tinham reservado cerca de 50% dos direitos económicos do atleta da formação.
Ao serviço do emblema arouquense durante a temporada 2023/24, Rafael Fernandes participou em 14 encontros oficiais, contabilizando 1.016 minutos dentro das quatro linhas. Ainda assim, o futebolista não conseguiu fazer qualquer golo ou assistência na conta pessoal.
O internacional português representou o Clube de Alvalade durante 13 anos e rumou ao norte a custo zero. Na última temporada a representar os leões, em 2021/22, integrou o plantel da equipa B (16 jogos e três golos), dos sub-23 (12 jogos) e os juniores (dois jogos).
Médio francês está emprestado pelos verdes e brancos ao Lausanne e estreou-se a marcar com as novas cores numa vitória por 3-0
|
0Koba Koindredi vem fazendo uma boa temporada ao serviço do Lausanne. Emprestado pelo Sporting no passado mercado de verão, o francês estreou-se a marcar e dá boas indicações ao emblema suíço, que tem opção de compra sobre o jogador.
O remate certeiro surgiu na vitória caseira, por 3-0, diante do Zurique. O antigo 'camisola 80' dos leões recebeu a bola de Alban Ajdini e, de pé esquerdo, fuzilou as redes adversárias, aos 15 minutos, levando a equipa a vencer para intervalo.
Na segunda parte, o avançado do Kosovo, depois de assistir o primeiro golo, fez o gosto ao pé, aos 64', e bisou aos 73 minutos, para fechar o marcador em 3-0. O Lausanne é, de momento, quarto classificado do campeonato, com 27 pontos, menos quatro que o líder, Lugano (31).
Koba Koindredi – avaliado em 3,5 milhões de euros – contabilizou, ao todo, 17 jogos oficiais pelo Estoril na primeira metade de 2023/24. O jogador que chegou ao Sporting no mercado de inverno somou, ao serviço dos verdes e brancos, oito jogos, num total de 138 minutos dentro das quatro linhas. Em 2024/25, contabiliza 14 jogos ao serviço do clube suíço.
Em janeiro, o futebolista acabou por custar aos cofres leoninos 4,25 milhões de euros – valor que pode chegar aos seis milhões, mediante o cumprimento de objetivos (1,75 milhões). Koba Koindredi tem contrato com o Sporting até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Veja o golo de Koba:
Leões estão com baixas na equipa e especialistas aconselham João Pereira a utilizar o central noutra posição que não a de origem
|
0Rafael Godinho crê que Gonçalo Inácio devia jogar a médio no duelo entre Sporting e Club Brugge. O jornalista acredita que, com as ausências de Hidemasa Morita, Daniel Bragança e Pedro Gonçalves, o 'camisola 25' devia fazer dupla com Morten Hjulmand. Ao que tudo indica, João Simões será aposta.
"Face ao contexto de grande pressão que este jogo representa para o Sporting devido aos recentes maus resultados, seria mais prudente adaptar Gonçalo Inácio ao meio-campo. Trata-se de um jogador que já foi testado nesta posição com Ruben Amorim, joga bem com os pés e tem visão de jogo acima da média. Seria uma aposta segura de João Pereira", disse, ao jornal Record.
Por outro lado, Rafael Soares crê que "O médio (Simões) já trabalhou com João Pereira na equipa B e tem muito potencial. Pode, aliás, perfeitamente ser o quarto médio desta equipa quando todos estiverem disponíveis. Possui uma grande qualidade técnica, mostra personalidade para assumir o jogo e também tem capacidade sem bola. Adaptar um jogador ao miolo é ainda mais arriscado".
Na equipa principal, João Simões já foi opção por duas ocasiões, estreando-se diante do Amarante, para a Taça de Portugal - partida na qual completou 24 minutos. Seguiu-se o duelo com o Arsenal, tendo disputado 2 minutos na Liga dos Campeões.
O Sporting entra em campo nesta terça-feira, dia 10 de dezembro, frente aos belgas do Club Brugge, em jogo relativo à sexta jornada da Champions League. O encontro diante da turma liderada por Nicky Hayen jogar-se-á às 20h00, no Jan Breydel Stadium, em Bruges.