Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirAndebol
|
0O andebol do Sporting venceu, este sábado, 20 de março, o Avanca por 21-32. O jogo, relativo à 20.ª jornada do Campeonato Placard Andebol 1, começou equilibrado, com as equipas a ‘trocarem’ parciais de três golos. Ainda assim, ao intervalo, o conjunto de Rui Silva já vencia por 8-11. No segundo tempo, os leões aceleraram e conseguiram terminar o encontro com uma vantagem de 11 golos. Veja AQUI como decorreu a contenda. https://twitter.com/SCPModalidades/status/1373311466468691972 No capítulo individual, destaque para Francisco Tavares, que averbou um total de dez golos marcados. Tiago Rocha (5), Edmilson Araújo (3), Jens Schongarth (3) e o jovem Tomás Ferreira (3) foram outros dos jogadores em destaque. Nota ainda para mais uma boa exibição de Manuel Gaspar. Com este triunfo – o terceiro consecutivo – o Sporting soma agora 58 pontos em 20 encontros (19 vitórias e uma derrota). O Porto é líder (60 pontos em 20 partidas) e o Benfica é segundo (52 pontos em 18 jogos). Os leões voltam a entrar em campo já na próxima terça-feira, 23 de março, pelas 19h45, na receção ao Wisla Plock. O jogo diz respeito à primeira mão dos oitavos-de-final da EHF European League.
Fotografia de Sporting
Presidente do Clube de Alvalade não podia estar mais satisfeito com trabalho do treinador ao serviço dos leões. Oficialização deve acontecer nas próximas semanas
|
0Ricardo Costa vai renovar contrato com o Sporting em breve. Neste Exclusivo Leonino, revelamos que Frederico Varandas já chegou a acordo com o técnico do andebol verde e branco para o prolongar do vínculo. A oficialização do acordo deve acontecer nas próximas semanas.
O objetivo da estrutura do Sporting, com Carlos Carneiro (diretor da modalidade dos leões) à cabeça, passa por segurar uma das peças chaves do andebol leonino. Para lá de Francisco Costa e Martim Costa – que têm contrato até 2027 –, o Clube de Alvalade garante, desta forma, que não irá perder um dos comandantes do projeto que tantas alegrias tem dado aos Sportinguistas.
É que a excelente campanha do Sporting na Liga dos Campeões não tem passado despercebida a alguns dos gigantes europeus da modalidade. Para lá dos rumores sobre o alegado interesse em Martim Costa e Francisco Costa, o trabalho de Ricardo Costa tem chamado a atenção de históricos emblemas do andebol europeu.
Ricardo Costa chegou ao comando técnico do Sporting no início da temporada 2021/22, juntamente com Francisco Costa e Martim Costa. Desde então, o trabalho do treinador de 48 anos tem sido bastante positivo, com destaque para a conquista do Campeonato Nacional na época transata, mas também para os triunfos na Taça de Portugal (2021/22, 2022/23 e 2023/24) e na Supertaça (2023/24 e 2024/25).
Nesta temporada, a turma de Ricardo Costa está em grande, liderando o Campeonato Placard Andebol, com 52 pontos em 18 encontros, e estando a realizar uma excelente campanha na Liga dos Campeões, ocupando o terceiro lugar do grupo A, com 13 pontos em 10 encontros, ficando atrás apenas do Veszprém (18 pontos) e do PSG (14 pontos). Importa lembrar que, já está época, os leões venceram a Supertaça.
Desde que chegou ao andebol do Sporting, Ricardo Costa contabiliza 183 encontros, dos quais triunfou em 148, empatou em sete e perdeu 28. Ao todo, ao serviço do Clube de Alvalade, o técnico de 48 anos conquistou seis títulos.
Jogador dos leões mostra-se ambicioso no ataque aos jogos importantes que ainda faltam antes de o apuramento estar assegurado
|
0A seleção portuguesa de andebol tem esta quarta feira, dia 22 de janeiro, um difícil teste no Mundial frente à seleção da Suécia. Martim Costa, lateral do Sporting, falou com a agência Lusa e fez a antevisão a um jogo que espera ser muito complicado, e ao que resta da competição.
"Podemos estar perto, como longe (do apuramento). Basta ter um dia mau e ficamos já longe do objetivo. Temos que agarrar a possibilidade e fazer tudo para conseguir estar nos quartos de final (...) Temos muita qualidade e podemos ganhar a qualquer seleção do mundo. Já provámos na primeira fase e vamos ter que provar agora na segunda. Queremos estar nos quartos de final e temos que ganhar, pelo menos, dois jogos", começou por explicar o jogador dos leões.
Martim Costa falou, depois, sobre o que é preciso para ultrapassar a Main Round e atingir os quartos de final, alertando para o grau de dificuldade dos próximos três jogos, que serão decisivos para as aspirações da Seleção Nacional.
"Temos que preparar bem os jogos, pensar em nós e no que temos de fazer, descansar e jogar como temos jogado, com espírito de sacrifício e entreajuda entre todos (...) Queremos estar nos quartos de final e temos que ganhar pelo menos dois jogos. Sabemos que temos de ganhar a uma dessas duas seleções [Suécia ou Espanha, que disputaram o jogo pela medalha de bronze do último Mundial], o que vai ser muito complicado, mas queremos muito ganhar", explicou.
Relembrar que, na última edição do Mundial, a Seleção portuguesa chegou ao último jogo da Main Round a precisar de vencer, numa partida frente ao, então, anfitrião da prova... a Suécia. A equipa lusa acabou por perder por 32-30 e não conseguiu garantir, na altura, a passagem à fase seguinte da prova.
Jovem internacional português é um dos pilares do andebol verde e branco, mas estrutura do Clube de Alvalade está de pé atrás com o jogador
|
0O Sporting está preocupado com a condição física de Martim Costa. O jogador dos verdes e brancos, atualmente ao serviço da seleção nacional, não foi utilizado durante praticamente toda a segunda parte da vitória lusa portuguesa diante da Noruega, por 31-28.
Embora seja um dos jogadores mais importantes da armada lusa, o lateral do Clube de Alvalade não foi utilizado na segunda metade do encontro. Algumas queixas físicas do 'camisola 79' dos leões estarão na origem da gestão feita pelo selecionador Paulo Jorge Pereira.
Tento em conta o papel crucial de Martim Costa ao serviço do andebol verde e branco, os responsáveis do Sporting tentaram esclarecer a situação física do internacional luso, que ainda apontou três golos durante o tempo em que foi utilizado.
O irmão, Francisco Costa foi o melhor marcador de Portugal (seis) e houve vários jogadores do Clube de Alvalade em destaque. Salvador Salvador (cinco), Pedro Portela, Diogo Branquinho e João Gomes (um) também estiveram em grande plano.
Na ‘main round’, a equipa das Quinas vai integrar o Grupo III, juntamente com Brasil (parte com dois pontos) e Noruega (zero), e também os três primeiros do Grupo F, as equipas que vai defrontar, a Suécia, a Espanha e o vencedor do Japão-Chile de segunda-feira. Os dois primeiros seguem para os ‘quartos’.